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Somos nós os verdadeiros vilões do mundo?
Helbert
C1: 80 (apresenta vários problemas de concordância, de uso da vírgula). Você precisa saber se expressar melhor. Além do que já foi citado tem o seguinte erro: "devido á grandes perdas" (não tem acento no A). C2: 120 C3: 120 C4: 80 C5: 40 quem: órgãos ambientis (genérico) o que: reforçar os efeitos qLeia mais
C1: 80 (apresenta vários problemas de concordância, de uso da vírgula). Você precisa saber se expressar melhor. Além do que já foi citado tem o seguinte erro: “devido á grandes perdas” (não tem acento no A).
See lessC2: 120
C3: 120
C4: 80
C5: 40
quem: órgãos ambientis (genérico)
o que: reforçar os efeitos que surtirão futuramente (quer agravar o problema? Quer que órgãos ambientais reforcem os problemas existentes?). Extremamente genérico, nada que amenize o problema (talvéz piore, tome cuidado com a maneira de se expressar). Ação nula.
como: campanhas
para que: (indiretamente entendi que as campanhas irão alarmar as pessoas) você disse: “para esclarecer que existem diversos meios que podem ser utilizados para limpar a terra sem correr o risco de desencadear um incêndio em massa”. Eu acho que deveria ter esclarecido anteriormente o processo que causa as queimadas. Também não vi nenhuma relação direta da sua “proposta de intervenção” com esta consequência que você indicou (mostrar “o quão alarmante é o futuro” com “esclarecer processos melhores para limpeza de terras”).Sempre procure sem bem claro em tudo o que for dizer ou suas palavras não expressarão as suas ideias.
Total: 440
Não deixe de praticar, tenho certeza que consegue fazer muito melhor.
MOBILIDADE URBANA
Helbert
Oi Sheila, vou corrigir de acordo com minhas impressões sobre o seu texto. Bem, para falar a verdade eu não achei que o texto foi muito desenvolvido e as suas teses não me pareceram muito boas. Você disse: o problema da mobilidade urbana é causada pela 1 falta de fluxo (no trânsito, provavelmente oLeia mais
Oi Sheila, vou corrigir de acordo com minhas impressões sobre o seu texto.
Bem, para falar a verdade eu não achei que o texto foi muito desenvolvido e as suas teses não me pareceram muito boas.
Você disse: o problema da mobilidade urbana é causada pela 1 falta de fluxo (no trânsito, provavelmente o engarrafamento) e 2 poluição ambiental (será que é a poluição ambiental que causa o problema da mobilidade urbana? Você precisa me convencer disso durante o texto).
Poderia ser mais clara e específica. Você disse “esse panorama supracitado é capaz de sobrecarregar o espaço”, mas eu nem consegui identificar qual é o panorama que você quer trazer (ficou confuso). Você disse que a falta de mobilidade sobrecarrega o espaço, mas poderia ter dito algo como ‘o excesso de veículos no trânsito causa o engarrafamento e prejudica o deslocamento humano’. (é o engarrafamento que causa imobilidade e não o contrário).
No terceiro parágrafo: a questão da poluição ambiental é uma consequência do uso excessivo de automóveis e não um causador de imobilidade urbana. Me pareceu que você saiu um pouco do tema, pois ficou desconexa e ainda por cima começou a falar sobre poluição sonora e doenças psicológicas.
Você focou em seu texto bastante nas consequências da problemática da mobilidade ao invés de identificar os reais causadores do tema. O que demonstra falta de planejamento e enfraquece qualquer argumentação.
Competência 1: 160 (não acho que ficou um texto formal)
See lessCompetência 2: 120 (precisa elaborar as suas teses e defendê-las por argumentos)
Competência 3: 80 (precisa de mais repertório produtivo com a argumentação)
Competência 4: 120
Competência 5: 160 [você falou 1 Quem? (ministério da informação), 2 O quê? (ciclovia e conscientização) e 3 Para quê? (mobilidade e saúde) 4 detalhamento (foi um pouco no 1 e 2).
Nota 640.
Continue praticando e se aprimorando com mais treino tenho certeza que você consegue ir muito bem. Desculpa se eu fui muito crítico, é para te ajudar. Fica firme na jornada dos estudos e vamos rumo aos 900+!
Tema: Desmatamento e surgimento de novas doenças
Helbert
Você escolheu uma proposta de redação bem difícil, são dois temas em um só, muito difícil ser claro e objetivo, em um texto com esse tema. Você ainda usou algumas palavras que ninguém conhece (para complicar ainda mais), também usou errado (efemeridade) e demonstrou que não possui um bom domínio daLeia mais
Você escolheu uma proposta de redação bem difícil, são dois temas em um só, muito difícil ser claro e objetivo, em um texto com esse tema. Você ainda usou algumas palavras que ninguém conhece (para complicar ainda mais), também usou errado (efemeridade) e demonstrou que não possui um bom domínio da norma culta da língua portuguesa e penas decorou essas palavras.
See lessNa introdução seu argumento deu a entender que foi por causa do desmatamento perdemos a cultura politeísta do Egito antigo (você escreveu: essa boa relação com a natureza não é observada nos dias atuais, visto que o desmatamento…).
O trecho ‘vários Deuses com formas animais e elementos ambientais também eram considerados Deuses’ – poderia ter falar ‘demonstrada em sua cultura politeísta em seus Deuses com traços de animais e o culto/endeusamento de elementos da natureza’.
O grande problema eu acho que foi explicar e demonstrar porquê o desmatamento leva ao surgimento de novas doenças (focar no tema e argumentar sobre).
No final do segundo e do terceiro parágrafo você mostrou duas raízes para o problema ‘falta de fiscalização’ e ‘ações públicas’. Mas faltou mostrar como (expliquei no parágrafo anterior) e argumentar sobre.
Proposta de intervenção
De acordo com o INEP a sua ação é nula (por ser vaga). Tem que falar:
1 Quem? (o geverno, ministério tal, congresso, instituiçõe, etc),
2 O que? (criar qual lei, fazer o que, ao invés de alguem criar alguma lei),
3 Como? (por meio de quais recursos, de que jeito)
4 detalhamento (eu acho que você fez um pouco ao falar ‘formas de fiscalização mais fortes em áreas com potencial de desmatamento e que podem prejudicar a saúde humana’, mas poderia ser mais específico como – ‘esse novo modelo de fiscalização deve ser reforçado em áreas que apresentam maiores riscos à saúde humana se forem destruídos, como por exemplo a floresta Amazônica’)
5 Para quê? (você fez ao dizer ‘evitar futuras doenças e manter o meio ambiente equilibrado’).
‘efemeridades’, ao invés de ‘enfermidades’.
‘influência’ nesse contexto não vai acento.
Desculpe se eu critiquei demais (eu sou muito crítico). Mas você já está muito bem, parabéns por ter conseguido escrever sobre um tema tão complicado. Tenho certeza que ao revisar essa redação você poderá estar muito mais preparado para qualquer tema.
A importância do acesso à leitura para a formação do cidadão crítico.
Helbert
Sou novo na plataforma, mas vou tentar fazer uma correção de acordo com o que percebi. Eu achei que foi uma boa redação. O tema era sobre a importância do acesso à leitura e seus argumentos foram 1 'lacuna educacional (na qual você falou que problemas educacionais causam problemas sociais e que é imLeia mais
Sou novo na plataforma, mas vou tentar fazer uma correção de acordo com o que percebi. Eu achei que foi uma boa redação.
See lessO tema era sobre a importância do acesso à leitura e seus argumentos foram 1 ‘lacuna educacional (na qual você falou que problemas educacionais causam problemas sociais e que é importante combater os problemas sociais e que a leitura não é fomentada no ambiente educacional) e 2 ‘ineficaz aduação governamental’ ( você falou sobre…
E disse que 1 e 2 emergem em um problema complexo, mas não disse qual problema complexo e não mostrou grandes problemáticas na redação.
Na minha opinião faltou uma melhor argumentação (não me convenceu muito). Você sabe fazer um bom modelo de texto mas precisa focar no tema (faltou falar sobre importância e acesso) e argumentar. Você tem um excelente repertório sociocultural.
Sobre a proposta de intervenção eu acho que vale 200. Apresenta: 1 quem (MEC), 2 o que (bibliotecas públicas), 3 como (financiar), 4 para que (compreender a importância da leitura, cidadãos críticos. Podia ter falado sobre acesso já que é justamente o que pede o tema) e 5 detalhamento (gama de livros, livre acesso).