Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: PASSADO PRESENTE E FUTURO
Ace
Boa tarde, EmiliGB! A minha crítica principal em relação ao seu texto é a confusão. Seu texto aparenta estar desorganizado. Há certos fatores que levam a isso: frases muito longas que poderiam ser divididas entre duas ou mais períodos menores, problemas de pontuação, falta de brainstorming/planejameLeia mais
Boa tarde, EmiliGB!
A minha crítica principal em relação ao seu texto é a confusão. Seu texto aparenta estar desorganizado. Há certos fatores que levam a isso: frases muito longas que poderiam ser divididas entre duas ou mais períodos menores, problemas de pontuação, falta de brainstorming/planejamento prévio à escrita da redação…
Mas, principalmente, a falta de foco no tópico. Eu não tive um senso, na primeira leitura, de quais eram os tema e tese do texto. No primeiro parágrafo, você fala sobre o ensino tradicional, e como o aluno não tinha opinião sobre o que aprenderia. Todavia, esse fator não é relevante ao tema e, se você formou alguma conexão entre a falta de poder do aluno em escola com a alfabetização no Brasil, esta conexão não ficou clara.
Esse padrão repetiu-se ao longo do texto, com informações desconexas que não agem em sinergia para formar uma opinião sobre o assunto. Por causa disso, o texto acabou sendo mais expositivo do que argumentativo. Se este era seu objetivo, beleza, mas só expor fatos não é o ideal se seu propósito é redigir um texto dissertativo-argumentativo. Logo, preste atenção nisso, e separe um tempo antes do texto para organizar seus pensamentos.
Agora, este foi um pequeno erro que notei e não posso deixar passar: atente-se ao uso da palavra “onde”. No português formal, deve-se evitar usar esta palavra para conceitos abstratos, e limitá-la somente a lugares físicos (ex.: “A biblioteca onde eu estava era espaçosa”). No contexto em que você a empregou, o ideal é utilizar “no qual”. Fica a dica ;)
Espero que minha correção tenha ajudado. Boa sorte com seus estudos!
See lessImportância da leitura na infância
Ace
Bom dia, Júlia! É uma pena que não haja correções para sua redação, e espero que não seja muito tarde para eu te ajudar com minha avaliação! C1: 120 (Há alguns erros de pontuação e escrita) C2: 80 (Eu diria que você divergiu um pouco do que foi pedido. O tema é "Importância da Leitura na Infância",Leia mais
Bom dia, Júlia! É uma pena que não haja correções para sua redação, e espero que não seja muito tarde para eu te ajudar com minha avaliação!
C1: 120 (Há alguns erros de pontuação e escrita)
C2: 80 (Eu diria que você divergiu um pouco do que foi pedido. O tema é “Importância da Leitura na Infância”, mas você abordou mais a falta do incentivo do que justificou o porquê é importante nos preocuparmos com essa problemática. Sua citação de Pitágoras é um bom exemplo do modo certo de abordar o tema; todavia, essa mesma abordagem deveria ter sido implementada no resto do texto.)
C3: 120 (Senti falta de argumentos mais convincentes para seu ponto de vista. Por exemplo, ao falar do papel dos pais no incentivo literário da criança, você não explicou porquê os pais têm esse dever. Por que não deixar a educação acadêmica toda para a escola, correto? Entendo que seja senso comum que é dever dos pais educar os filhos, mas você deve demonstrar uma linha de raciocínio clara e fora do padrão. Continuando neste exemplo dos pais, você poderia mencionar sobre como a família é um grupo social primário de acordo com Charles Horton Cooley, e isso significa que esta é a maior responsável quando se trata do desenvolvimento da criança.)
C4: 120 (O texto tem frases muito longas, o que atrapalha o fluxo da leitura. Além disso, há os erros de pontuação mencionados na primeira competência.)
C5: 200 (A conclusão atendeu a todos os requisitos da redação estilo Enem.)
TOTAL: 640
See lessEstigma associado às doenças mentais mentais na sociedade brasileira
Ace
Bom dia! Primeiramente, hei de concordar com a Marianess: você distanciou-se bastante do que foi pedido pelo tema. Quando falando de estigma associado às doenças mentais, tratamos sobre como elas e seus portadores são mal-vistos, como esses problemas psicológicos muitas vezes são tabus, ou são menosLeia mais
Bom dia! Primeiramente, hei de concordar com a Marianess: você distanciou-se bastante do que foi pedido pelo tema. Quando falando de estigma associado às doenças mentais, tratamos sobre como elas e seus portadores são mal-vistos, como esses problemas psicológicos muitas vezes são tabus, ou são menosprezados por não serem tangíveis, e muito fora da compreensão daqueles que não sofrem com estas.
Dito isso, sua estrutura também deixa a desejar. Procure ter entre 4 a cinco parágrafos, sendo dois deles dedicados às introdução e conclusão. Lembre-se que parágrafos servem para dividir o texto em assuntos, logo, nem pense em fazer um único parágrafo para uma única frase! A não ser que você anseia por uma ênfase extrema, evite-os como a praga.
Fora, isso, percebi dificuldades com vírgulas e crases ao longo da redação. Aconselho sempre revisar a gramática e as regrinhas básicas da escrita portuguesa, a fim de mantê-las frescas na mente.
Espero ter ajudado, e boa sorte com sua escrita e estudos!
See lessEstigma associado às doenças mentais
Ace
Primeiramente, parabéns pelo seu desempenho nesta redação! O português está bom, sua bagagem cultural aparenta ser cheia e o você desenvolveu bem os argumentos, e conectou todos até o final do texto, na conclusão, conseguindo assim uma redação bem coesa e fluída. A única parte que me incomodou muitoLeia mais
Primeiramente, parabéns pelo seu desempenho nesta redação! O português está bom, sua bagagem cultural aparenta ser cheia e o você desenvolveu bem os argumentos, e conectou todos até o final do texto, na conclusão, conseguindo assim uma redação bem coesa e fluída. A única parte que me incomodou muito foi o início do segundo parágrafo:
“Em primeira análise, é válido ressaltar que a naturalização do estigma no corpo social contribui para perpetuação da problemática. Visto que, Segundo a filósofa Hannah Arendt o pior mal é o corriqueiro, cotidiano, pois a sociedade enxerga como algo normal.”
Por muito eu fiquei empacada no “visto que”, porque não entendi direito o que você quis dizer. “Visto que” é uma locução conjuntiva, ou seja, conecta duas orações. Portanto, essa parte do texto melhoraria muito se você não os dividisse em duas frases distintas. Aqui está uma sugestão de mudança, na qual tomei a liberdade de alterar outros erros pequenos:
Em primeira análise, é válido ressaltar que a naturalização do estigma no corpo social contribui para a perpetuação da problemática, visto que, segundo a filósofa Hannah Arendt, o pior mal é o corriqueiro, pois a sociedade o enxerga como norma.
(obs.: troquei “algo normal” por “norma” porque não é aconselhável usar termos como “algo”, “coisa”, etc., quando pode-se substituí-los por uma palavra mais objetiva e clara. Nesses momentos em que você precisa usar seu vocabulário para passar sua mensagem da melhor forma possível.)
Além disso, a última parte do primeiro parágrafo
” como: a naturalização desse comportamento na sociedade aliada a ineficiência estatal.”
Neste caso, não há necessidade de empregar os dois pontos, a oração está boa sem ela. Há modos de usá-los efetivamente, talvez cortando o “como”:
“[…] os fatores contribuintes de tal conjuntura: a naturalização desse comportamento na sociedade aliada a ineficiência estatal.”
Todas as reescritas são sugestões, e eu lhe encorajo a refletir nos pontos citados e pensar em como você resolveria esses problemas ao seu modo.
Espero que minha correção tenha ajudado, desejo-lhe boa sorte, bons estudos, e não esqueça de continuar escrevendo e estudando!
See lessduvida se sai do tema ou não, estigmas associados a doenças mentais no Brasil(enem2020), correção com as competências pfv
Ace
João, lhe asseguro que você não saiu do tema, já que abordou os estigmas associados às doenças mentais no texto. Em questão de nota, nem passarei pelas competências, pois daria nota 1000, ou algo próximo. Não percebo quaisquer erros gritantes, seu português está bom, seus argumentos são sólidos, e sLeia mais
João, lhe asseguro que você não saiu do tema, já que abordou os estigmas associados às doenças mentais no texto.
See lessEm questão de nota, nem passarei pelas competências, pois daria nota 1000, ou algo próximo. Não percebo quaisquer erros gritantes, seu português está bom, seus argumentos são sólidos, e sua conclusão está bem feita.
O único problema é o uso da primeira pessoa (“é necessário destacarmos…” ;”teremos uma sociedade…”). Lembre-se de que a redação dissertativa tem de ser impessoal, portanto nunca use primeira pessoa, mesmo que no plural.
Espero ter ajudado!
Estigma Associado à Doenças Mentais na Sociedade Brasileira
Ace
Primeiramente, parabéns pelo seu desempenho nesta redação. Seus argumentos estão claros, a bagagem cultural é aparente e a conclusão está boa. Apenas notei a falta de "modo" na conclusão -- isto é, como o programa proposta funcionaria, ou se sustentaria financeiramente? Deixe esses aspectos evidenteLeia mais
Primeiramente, parabéns pelo seu desempenho nesta redação. Seus argumentos estão claros, a bagagem cultural é aparente e a conclusão está boa. Apenas notei a falta de “modo” na conclusão — isto é, como o programa proposta funcionaria, ou se sustentaria financeiramente? Deixe esses aspectos evidentes. Ademais, as ideias parecem que não se conectam, dificultando a fluidez do texto. Talvez colocar mais conectivos ajude, mas sugiro ler o texto em voz alta para ter certeza de que as frases fluem bem juntas, de modo coesivo e compreensível. Fora isso, ótimo texto! Desejo-lhe boa sorte e bons estudos.
See lessEnergia e sustentabilidade no Brasil: desafios na diversificação da matriz energética.
Ace
Boa noite, Matheus! Primeiramente, parabéns pelo seu desempenho nessa redação! Está bem escrita e demonstra bem seus conhecimentos. Dito isso, passemos às observações. Em questão de conteúdo, diria que está tudo perfeito. Sua bagagem cultural foi explorada o suficiente, seu vocabulário é extenso e sLeia mais
Boa noite, Matheus!
See lessPrimeiramente, parabéns pelo seu desempenho nessa redação! Está bem escrita e demonstra bem seus conhecimentos.
Dito isso, passemos às observações.
Em questão de conteúdo, diria que está tudo perfeito. Sua bagagem cultural foi explorada o suficiente, seu vocabulário é extenso e sua conclusão possui uma proposta de intervenção bem elaborada. Logo, nas competências I, III e V, você provavelmente gabaritaria, ou ao menos alcançaria uma nota altíssima.
Por outro lado, seu texto não bate direito com o tema. Sim, você falou da energia e sustentabilidade no Brasil e na diversificação da matriz energética, mas sua tese foi que “deve diversificar a matriz energética dispondo-se a combater a pobreza: com incentivos em inovação na produção de energia sustentável.”
A tese é boa, e sua redação faz um bom trabalho defendendo-a. O problema é que sua tese foca em um tópico não relevante ao tema (o combate à pobreza).
Para facilitar a conexão do tema com a tese e ter certeza de que os dois sempre dialogarão entre si, pense neles como uma pergunta e uma resposta, respectivamente.
A pergunta proposta pelo tema, como reforçado pelos textos de apoio, é mais ou menos esta:
“quais são os desafios na diversificação da matriz energética no Brasil que dificultam a sustentabilidade (desenvolvimento), e como eles podem ser resolvidos? (conclusão)”
Sua resposta precisa ser algo parecido com: “os desafios são X e estes podem ser resolvidos se Y for feito.”
Como você focou em resolver a pobreza, sua redação falhou em responder a pergunta.
Sua resposta ainda poderia conter o tópico da pobreza, mas em posição de causa do problema (o desafio vêm da pobreza, e se ela for resolvida, a energia brasileira será mais sustentável), não posição de problema principal, como você escreveu.
Na verdade, sinto até que você sabe disso, visto que seu tópico frasal no segundo parágrafo (“Em primeiro plano, a renda é um fator discriminatório ao acesso a fontes de eletricidade que venham de recursos naturalmente repostos”) revela isso. Porém, ao fim do parágrafo, essa ideia parece abandonada para dar espaço à outra, que a popularização de painéis solares resultaria na diminuição da pobreza (note, novamente, que aqui a pobreza foi posta como o problema principal a ser resolvido, e a sustentabilidade, um meio para resolvê-la; No entanto, o mais ideal seria a pobreza ser um fator que *dificulta a sustentabilidade* <– o tópico principal.)
Em suma, sua redação foi excelente, só que não para esse tema.
Como eu disse, ajuda significantemente pensar no tema e na tese como uma pergunta e uma resposta, e recomendo que você sempre converta a proposta de redação numa pergunta. Esse método é sempre possível, pois absolutamente todo texto é fruto de uma pergunta. Por exemplo, o tema da redação do ENEM de 2016 "caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil" pode ser convertido para "o que pode ser feito para combater a intolerância religiosa no Brasil?" (perceba que, nesse caso, ainda há a pergunta implícita de quais são as causas para haver intolerância religiosa no Brasil, uma vez que é impossível você resolver um problema sem saber sua raiz); "Publicidade infantil em questão no Brasil," no ENEM de 2014, pode ser "a publicidade infantil é um problema no brasil? por que sim/não? [Se for um problema,] que medidas devem ser tomadas para resolver isto?". Atente-se sempre na conversão do tema para uma pergunta, porque se esta for feita erroneamente, prejudicará sua resposta. Por exemplo, se o tema for "violência policial e racismo" e você converter em "violência policial e racismo é ruim?", sua resposta será irrelevante, pois essa verdade — de que racismo e violência policial é ruim — é axiomática, não é necessário confirmá-la. Neste caso hipotético, a melhor conversão seria para: "qual a relação entre racismo e violência policial, e como estes podem ser resolvidos?".
Tirando isso, há pouquíssimos erros em seu texto.
No segundo parágrafo, o seguinte trecho:
"a renda é um fator discriminatório ao acesso a fontes de eletricidade que venham de recursos naturalmente repostos, pois segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), em 2018, metade da população vivia com renda mensal de pouco mais de R$: 400."
Aqui, deveria haver uma vírgula após o "pois", isolando a passagem "segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad)", devido ao fato de que esta informação pode ser retirada do texto e não modificaria seu sentido intrínseco. Isto é, é um aposto.
Ainda nesse parágrafo, há o seguinte trecho:
"[…] porque sob esta condição, torna-se inviável a instalação de painéis solares, por exemplo, dado o atual valor de mercado. (remover por exemplo, não adiciona em nada; o "porque" já é o suficiente)"
"por exemplo", aqui, poderia ser cortado. Além de sua presença não ser significativa, ela distrai o leitor da frase, pois tem mais um "obstáculo" para chegar ao seu fim.
Enfim, como já comentado, seu texto está ótimo, salvo os problemas indicados. Continue escrevendo e experimente implementar as sugestões ao redigir sua próxima redação. Espero que minhas observações tenham ajudado.
Bons estudos!
A interiorização da violência no Brasil contemporâneo.
Ace
Boa noite! Vou começar sugerindo que preste mais atenção a reformulação do texto no computador, pois o texto ficou muito confuso e distrai muito a leitura. Sei que é só erro de formatação do computador/celular, mas sempre atente-se a isso quando for publicar textos na internet. Vou deixar minha corrLeia mais
Boa noite!
See lessVou começar sugerindo que preste mais atenção a reformulação do texto no computador, pois o texto ficou muito confuso e distrai muito a leitura. Sei que é só erro de formatação do computador/celular, mas sempre atente-se a isso quando for publicar textos na internet.
Vou deixar minha correção resumida porque outros corretores aqui elaboraram muito bem, e não quero ficar repetindo a mesma coisa que eles já disseram.
Houve alguns erros de vírgula, sempre atente-se a estes;
Concordo com a reflexão de Paulo sobre como não faz sentido que algo que seja causa de revoltas seja banalizado; entretanto, acho que entendi o que você quis dizer: os oprimidos socialmente revoltam-se contra tais violências, mas estes atos são banalizados por àqueles que não os experienciam, a.k.a aqueles pertencentes à elite, não minorias, de classe alta. Se foi essa a mensagem que quis passar, devo dizer que é muito boa. Mesmo assim, deveria ter deixado essa noção mais clara.
Gostei da citação de Luther King, mas ela sobrecarregou um pouco o parágrafo, já que, no mesmo, há outra referência a algo. Talvez a frase caberia melhor no final da redação, como um fechamento.
Espero que minhas observações tenham te ajudado!
Desejo-lhe ótimos estudos ;)
“Teste em Animais: experimentos condenáveis ou justificáveis?”
Ace
Boa noite, Renata! Em primeiro lugar, agradeço por sua correção na minha redação ;) agora estou aqui para retribuir o favor... hahaha C1 -- 200 (até cheguei a ver uns raros erros de escrita, mas não foram o suficiente para descontar de sua nota. Só sugiro mais atenção a possíveis erros, lembrando-seLeia mais
Boa noite, Renata!
Em primeiro lugar, agradeço por sua correção na minha redação ;) agora estou aqui para retribuir o favor… hahaha
C1 — 200 (até cheguei a ver uns raros erros de escrita, mas não foram o suficiente para descontar de sua nota. Só sugiro mais atenção a possíveis erros, lembrando-se sempre da pontuação, do uso da crase e de acentos tônicos e coesão de frases (vide a primeira frase da redação, na qual o termo “,na qual diz que:” prejudica a coesão, podendo ser retirada) Tirando isso, tudo perfeito!)
C2 — 200 (Você demonstra estar bem informada com o tema, além de trazer conhecimentos de várias áreas.)
C3 — 120 (Dita minha observação na segunda competência, acho que você não aplicou suas informações muito bem no terceiro parágrafo. Este ficou curtíssimo, o que prova que você poderia ter adicionado muito mais. Além disso, sua observação sobre a vivissecção está um tanto equivocada. Você argumentou que ela não possui benefícios aos seres humanos, mas essa prática é feita justamente com o propósito de fazerem testes e desenvolverem medicinas, etc. Não estou, de qualquer forma, defendendo-a, mas você poderia ter elaborado mais em porque não é ético fazer experimentos em animais vivos. Pode ser óbvio, mas é seu trabalho como dissertadora explicar seu ponto de vista ao leitor. Dito isso, o segundo parágrafo poderia focar no porquê é antiético machucar animais — poderia até mesmo “puxar” essa reflexão a partir do que disse ao final do segundo parágrafo, provando que animais são capazes de sentir emoções. — ou poderia focar na moralidade em si, defendendo que há modos mais civilizados e eficientes de obter conhecimento científico. No caso de estudos que precisariam de um ser vivo para funcionar, pode ser usado o argumento que é mais correto usar voluntários humanos, que têm o poder de decisão final no assunto, diferente de animais. Você até mesmo poderia aprofundar-se no que exatamente torna os experimentos em animais um ato imoral — é por que machucam/matam animais? nesse sentindo, o ato de comer carne não é diferente e ninguém deveria comer carne, o que é um tema até bem polêmico. Neste âmbito, uma boa argumentação seria que o que faz esses experimentos serem imorais é o fato de que o homem tem a escolha de não fazê-lo, ao contrário de consumir carne, uma vez que ele é, por natureza, carnívoro. Há várias argumentações possíveis, então sinta-se livre a pensar por si mesmas outras mais que você ache que valem a pena serem refletidas sobre na redação.)
C4 – 200 (apesar dos problemas comentados na primeira competência, não acho que há nada que vale descontar da sua nota)
C5 — 200 (Conclusão completíssima e respeita os direitos humanos)
TOTAL:920
Enfim, sua redação foi maravilhosa! Bons argumentos, vocabulário extenso e você abordou o tema com maestria.
Espero que meu comentário tenha lhe ajudado de algum modo!
See lessContinue praticando sempre, desejo ótimos estudos ;)
Cibercondria – Doença da era digital (FUVEST)
Ace
Boa tarde, Pedro! Sua redação está muito bom, parabéns. Adorei a introdução, sou fã de quando o assunto de uma redação é abordado com criatividade! Percebi alguns erros de pontuação, de vírgula, para ser mais específica. Por exemplo: "Na mitologia grega Cassandra...." --> Na mitologia grega, CassLeia mais
Boa tarde, Pedro!
Sua redação está muito bom, parabéns. Adorei a introdução, sou fã de quando o assunto de uma redação é abordado com criatividade!
Percebi alguns erros de pontuação, de vírgula, para ser mais específica.
Por exemplo:
“Na mitologia grega Cassandra….” –> Na mitologia grega, Cassandra…
” é fato que desde o surgimento da internet até os dias atuais,” –> é fato que, desde o surgimento da internet até os dias atuais,
” o engano causado pela rede, leva a população a crer,” –> o engano causado pela rede leva a população a crer, (sem vírgula, pois não separa o sujeito (“o engano causado pela rede”) do verbo (“leva”))
Esses são alguns deles, pra ter uma ideia. Pra resolver isso, sugiro que estude um pouco sobre o uso da vírgula, há vários sites de português na internet que possuem guias completíssimos.
Achei que sua redação podia apresentar mais coisas que apoiassem seu ponto de vista. Perceba como o terceiro parágrafo não possui nenhuma referência que faça o leitor se convencer da sua argumentação. Você poderia fazer uma citação, ou algo do gênero. Como você chegou a mencionar movimentos que negam a ciência, você poderia ter dito sobre o movimento anti-vacina, cujas desinformações são difundidas principalmente ´pela internet.
Por último, sua conclusão foi muito fraca. Não houve agente, nem meio, nem finalidade explícita. Adicione-os e sua conclusão será bem melhor. Mesmo assim, sua primeira frase do último parágrafo, conectando com o que você disse até o momento, foi boa.
Continue sempre escrevendo e treinando, espero que minha correção tenha ajudado.
See lessBons estudos! :)