Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A “uberização” do trabalho na era tecnológica: precarização ou liberdade?
Maciel Rodrigues
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos sobre o teu texto. Só alguns detalhes mais essenciais. |1° Parágrafo| Então, logo na primeira frase do primeiro parágrafo tu utilizou um período longo para estabelecer o primeiro contato do leitor com o teu texto. Além de correr um sério risco que incorrer em desvLeia mais
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos sobre o teu texto.
Só alguns detalhes mais essenciais.
|1° Parágrafo| Então, logo na primeira frase do primeiro parágrafo tu utilizou um período longo para estabelecer o primeiro contato do leitor com o teu texto. Além de correr um sério risco que incorrer em desvios (como foi o caso) e não ser conciso. Ainda não foi claro.
“um modelo que pode ser estabelecido”
“na teoria”
“seguindo uma demanda e sendo organizado”
Melhor seria fazer uma afirmação simples.
Ex: A “uberização” se da através da precarização do trabalho, onde o trabalhador é refém dos contratos descentralizados.
(Ou talvez trazer alguma relação histórica)
Não precisar explicar tudo antes do ponto final, se usar um conector pode estabelecer relação com a frase anterior e seguir desenvolvendo o raciocínio.
|2° e 3° Parágrafos| evitar repetições *(usar sinônimos)*
“é um fato alarmante”
“estado alarmante”
“ou seja” “ou seja”
Procurar manter os parágrafos com a mesma estética (quantidade de linhas próximas ou iguais, argumentação e problemática divida entre ambos)
|4° parágrafo| caso seja pro Enem, detalhamento segue essa lógica >>> quem? *como se dará?* que consequências terá?
See lessTEMA: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
Maciel Rodrigues
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos no teu texto! |1° Parágrafo| Bem estruturado e coeso com o restante do texto |2° e 3° Parágrafos| Desvio de pontuação, uso de expressões coloquiais, ortografia, concordância verbal e falta de concisão nas orações. |4° Parágrafo| Seguem os mesmos pontos a serem corLeia mais
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos no teu texto!
|1° Parágrafo| Bem estruturado e coeso com o restante do texto
|2° e 3° Parágrafos| Desvio de pontuação, uso de expressões coloquiais, ortografia, concordância verbal e falta de concisão nas orações.
|4° Parágrafo| Seguem os mesmos pontos a serem corrigidos no desenvolvimento.
Observa-se que muitas discussões têm ocorrido acerca dos desafios para valorização das comunidades e povos tradicionais no Brasil. Isso ocorre devido ao silenciamento midiático e à negligência governamental; fatos que culminam em preocupantes mazelas. Desse modo, é imprescindível refletir e intervir em tais problemáticas em prol da plena harmonia social.
*Diante desse cenário,* segundo o filósofo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nesse contexto, observa-se que a mídia, *em vez de* promover debates que elevem o nível de informação da população sobre povos e comunidades tradicionais – por exemplo, os indígenas e ribeirinhos – que foram importantes na organização social e econômica do Brasil, *influência* no *silenciamento* midiático, já que – em redes sociais, programas de TV – não há debates satisfatórios para *gerar* senso crítico, visto que a população não se preocupa com esse imbróglio. Como consequência, esses povos acabam sendo esquecidos, podendo até sofrer preconceito pelas pessoas a sua volta, o que gera a não aceitação da sua origem.
Ademais, a situação de negligência governamental contra indivíduos *de* (em) situação (de) vulnerabilidade social, como a falta de direito e de valorização, é retratado na música “Brasil Colônia”, da banda Oriente: “Lágrimas de sangue escorrem dos filhos deste solo e irrigam esse solo; crianças pedem colo e a pátria-mãe se isola”. Nesse sentido, a música denuncia que questões básicas, por exemplo, a dignidade, não são *garantidos* a população tradicional, visto que o Estado não cumpre seu papel de mãe-gentil. Por conseguinte, a maioria das indústrias e fábricas conseguem burlar os poucos direitos dessa população para o desmatamento de áreas que são propriedade, por exemplo, dos índios, não respeitando a própria natureza, o que pode ocasionar, também, o desaparecimento de tribos, com tradições, religiões e línguas de um certo grupo.
Portanto, cabe as *Ongs* (,)que defendem os direitos da sociedade tradicional(,) criarem campanhas informativas em plataformas de “streaming”, como (”)YouTube(”), (”)Netflix(”), (”)TikTok(”), tendo como porta-voz especialistas no assunto, por exemplo, representantes da PNPCT (Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais). Isso acontecerá por meio de (filmes/documentários?) (de?) *curta-metragens* e vídeos lúdicos sobre a importância da valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. Por fim, tal ação será feita com a finalidade de remediar não só o *silenciamento* midiático, mas também, a negligência governamental, contrapondo o elucidado por Bourdieu.
C1 = 80
See lessC2 = 200
C3 = 120
C4 = 120
C5 = 160
NOTA = 680
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (ENEM)
Maciel Rodrigues
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos no teu texto: |1º Parágrafo| - pequenos desvios na sintaxe - faltou explorar mais o que seria tratado ao longo do texto. |2° e 3° Parágrafos| - poucos desvios de ortografia e de concordância verbal. |4° Parágrafo| - falta de atenção. Na Alegoria da Caverna, PlatãoLeia mais
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos no teu texto:
|1º Parágrafo| – pequenos desvios na sintaxe – faltou explorar mais o que seria tratado ao longo do texto.
|2° e 3° Parágrafos| – poucos desvios de ortografia e de concordância verbal.
|4° Parágrafo| – falta de atenção.
Na Alegoria da Caverna, Platão afirmou que *se* é necessário sair do mundo da ilusão *e* buscar o conhecimento. Hoje, evidencia-se a Alegoria de Platão no estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, uma vez que esta é uma questão ignorada pela coletividade. Nesse sentido, percebe-se um delicado problema, em virtude do preconceito e *a* omissão governamental.
Convém ressaltar, a princípio, que o preconceito é um fator para a persistência *deste* estigma na sociedade. A respeito disso, Saramgo conceituou a “cegueira moral” em que o indivíduo age com egoísmo no corpo social. De mesmo modo, *atua* muitos brasileiros, agindo com preconceito e egoísmo, com o pensamento inadequado de que doenças psiquiátricas são sinônimo de “frescura”. Nesse viés, é necessário mudar esta realidade *(como?) (de que modo?)*.
Outrossim, a omissão governamental é um grande impasse ao tema. De acordo com a Constituição de 1988, é dever do Estado assegurar segurança, lazer, educação e saúde aos brasileiros. Entretanto, não se observa uma atuação *do mesmo*, o que agrava a persistência do estigma sofrido pelos que têm uma doença mental. Nesse sentido, *é preciso fazer*(quem?) cumprir a lei.
Isto posto, uma intervenção deve ser feita urgentemente. Assim, urge que o Ministério da Saúde promova uma campanha de conscientização, por meio das grandes mídias, como redes sociais e televisão, com a finalidade de trazer visibilidade e diminuir o estigma *ás* doenças mentais. Feito isso, a Alegoria da Caverna não mais representará a comunidade brasileira, sendo uma questão elucidada e não mais ignorada.
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 120
C5: 200
Nota: 840
See lessPROFISSÕES DO FUTURO: O DESAFIO DA PREPARAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
ANA LAURA
Dicas: revise uso da vírgula, concordância, uso de conectivos e outros aspectos gramaticais. Além disso, se aprofunde no estudo dos repertórios socioculturais utilizados visto que a contextualização foi muito rasa. Gostei dos argumentos,percebi q vc entende sobre o assunto mas não soube coloca~ló coLeia mais
Dicas: revise uso da vírgula, concordância, uso de conectivos e outros aspectos gramaticais. Além disso, se aprofunde no estudo dos repertórios socioculturais utilizados visto que a contextualização foi muito rasa.
See lessGostei dos argumentos,percebi q vc entende sobre o assunto mas não soube coloca~ló corretamente no texto por isso ficou meio difícil de compreender.
A conclusão não tem exatamente, a resolução para o problema, procure deixa claro no desenvolvimento qual é realmente o assunto e o problema, mostrando sua tese, e procure concluir com uma real medida para o problema,espero ter ajudado. bjoos
O consumo ganancioso e irresponsável
ANA LAURA
Olá boa tarde Não sou boa em correção de redações, até porque sou uma estudante, mas vou verificar os pontos principais de sua redação. Na introdução vemos que você usou um repertório cultural, mostrando uma alusão através da citação de um livro ”carta sobre felicidade”, além da apresentação da probLeia mais
Olá boa tarde
Não sou boa em correção de redações, até porque sou uma estudante, mas vou verificar os pontos principais de sua redação.
Na introdução vemos que você usou um repertório cultural, mostrando uma alusão através da citação de um livro ”carta sobre felicidade”, além da apresentação da problemática e tese definida.
Nos desenvolvimentos você apresentou seu argumentos(opiniões) e em seguida uma comprovação do que foi dito. A única coisa que sugiro e que talvez dê pra você explanar mais o D1, porque ficou curto e breve. Mas no geral ficou bom ambos os parágrafos.
Na conclusão você precisa detalhar a proposta que vai ser escrita. No inicio, eu sugiro: ”Portanto, é de suma importância medidas para o controle da preservação ambiental nas industrias e na agropecuária.” porque do jeito que foi colocado subentende que você foi direto ao ponto da proposta, e o melhor e você fazer tipo um resumo breve que na maioria dos casos eles chamam de trópico frasal.
Já no segundo período ficou bom, mas não detalhado, sugiro também que você responda as perguntinhas que assim fica mais fácil de detalhar. Quem, o que, como e porque( agente, ação, meio/modo, finalidade). Seu fechamento ficou muitoooo bom porque você usou uma alusão para fechar o texto, mas se quisesse poderia retomar a mesma alusão da introdução, deixando em ambos os exemplos o texto amarradinho,kkkk
Enfim, texto bem estruturado, só ajustar o D1, uso de conectivos diversificados e um bom repertório sociocultural.
See lessContinue praticando e sempre atento a alguns pontos citados e nas competências.
BOA SORTE!!
Caminhos para combater a violência urbana no Brasil
Maciel Rodrigues
COMENTÁRIO GERAL: Texto bem estruturado, com argumentação, apesar de dentro do senso comum, pertinente e razoável. Os problemas da dissertação estão na prolixidade e nas redundâncias. Há também uso incorreto ou falta de vírgulas. Isso só se resolve com muita leitura até se adquirir uma escolha de reLeia mais
COMENTÁRIO GERAL:
Texto bem estruturado, com argumentação, apesar de dentro do senso comum, pertinente e razoável. Os problemas da dissertação estão na prolixidade e nas redundâncias. Há também uso incorreto ou falta de vírgulas.
Isso só se resolve com muita leitura até se adquirir uma escolha de registro autêntica e dentro da norma padrão da língua portuguesa.
COMPETENCIAS:
C1 : 140
C2 : 160
C3 : 160
C4 : 160
C5 : 200
NOTA : 820
See lessConsequências do Uso Excessivo das Redes de Internet no Brasil
Maciel Rodrigues
INTRODUÇÃO: Entretanto, na conjuntura hodierna brasileira, essa não é uma realidade para as pessoas que utilizam excessivamente tecnologias atuais, já que tais práticas vêm sido associadas à problemas de saúde e resultam em malefícios ao bem-estar social do usuário, segundo fontes do site UOL. EVITELeia mais
INTRODUÇÃO:
Entretanto, na conjuntura hodierna brasileira, essa não é uma realidade para as pessoas que utilizam excessivamente tecnologias atuais, já que tais práticas vêm sido associadas à problemas de saúde e resultam em malefícios ao bem-estar social do usuário, segundo fontes do site UOL.
EVITE REDUNDANCIAS E PERIODOS LONGOS. ALÉM DISSO, FIQUE ATENTA AO NEXO DE LIGAÇÃO NAS ORAÇÕES SUBORDINDAS ADJETIVAS EXPLICATIVAS.
Entretanto, na conjuntura hodierna brasileira, essa não é a realidade das pessoas que utilizam excessivamente as tecnologias; pois tais práticas têm ( o vêm precede gerúndio ) sido associadas a ( com, portanto sem crase ) problemas de saúde e resultam em malefícios ao bem-estar do usuário, segundo o site UOL.
DESENVOLVIMENTOS:
A palavra comensurar está inadequada. Melhor seria mensurar.
Repetição de Conectivos
Argumentação parcialmente sem embasamento.
Vícios de linguagem ( principalmente o uso do pronome *que* )
CONCLUSÃO;
O.K
COMPETENCIAS:
C1: 140
C2: 160
C3: 160
C4: 140
C5: 200
NOTA : 800
See lessLegalização da maconha para fins medicinais
Maciel Rodrigues
" Ademais, uma maior flexibilização poderá culminar em um certo desvio do produto, apesar de não ser muito rentável para quem se corrompe a essa prática, o afrouxamento das leis poderá ter um impacto enorme no futuro. " 1 - Não ficou claro que impacto seria esse ( se será negativo ou positivo). NemLeia mais
” Ademais, uma maior flexibilização poderá culminar em um certo desvio do produto, apesar de não ser muito rentável para quem se corrompe a essa prática, o afrouxamento das leis poderá ter um impacto enorme no futuro. ”
1 – Não ficou claro que impacto seria esse ( se será negativo ou positivo). Nem o por que. Nem mesmo a maneira como foi exposto. Afrouxar que Lei? Quem seria beneficiado? E o tráfico não retalharia? Perderia suas vendas e não faria nada a respeito?
2 – A dissertação gira em torno de uma flexibilização e a da falta de estrutura para suprir a tal flexibilização. Mas em nenhum momento fica claro que estrutura é essa. Espaços físicos? Produção? Regulamentação da ANVISA ?
3 – Plural ( 3 parágrafo ). Uso limitado de recursos coesivos.
See lessDesafio no descarte adequado de resíduos sólidos urbanos no Brasil
Maciel Rodrigues
*** Nesse sentido, nota-se que esse dado demonstra um grave problema. Uma vez que o abandono de lixo nos centros urbanos é grande e a dificuldade de nos policiar é difícil, emerge uma falha que precisa ser revertida. *** USO DE PRIMEIRA PESSOA ( NOS POLICIAR ) ALÉM DO ERRO DE CONCORDÂNCIA VERBAL. **Leia mais
*** Nesse sentido, nota-se que esse dado demonstra um grave problema. Uma vez que o abandono de lixo nos centros urbanos é grande e a dificuldade de nos policiar é difícil, emerge uma falha que precisa ser revertida. ***
USO DE PRIMEIRA PESSOA ( NOS POLICIAR ) ALÉM DO ERRO DE CONCORDÂNCIA VERBAL.
*** Primeiramente, é preciso salientar que o descarte de maneira não ecológica de resíduos sólidos urbanos no Brasil é uma causa latente do desafio. Segundo Hobbes, o homem é o lobo do homem, diante disso, verifica-se que mesmo com a tentativa de conscientização da mídia sobre o tema em questão a resolução ainda é complicada. ***
A CITAÇÃO NÃO ESTÁ DE ACORDO COM O TEMA. AO QUE PARECE FOI JOGADA APENAS PARA TER UMA CITAÇÃO NO TEXTO.
*** Em segundo plano, uma severa causa do problema é a nossa ignorância em relação a isso. ***
NOVAMENTE PRIMEIRA PESSOA. NÃO SE PODE USAR: NÓS, NOSSO, NOSSA, CONOSCO, PARA NOS MANTERMOS, ESTAOS, VAMOS, EU, MEU.
NEM SEGUNDA PESSOA.
NA DISSERTAÇÃO ENEM USA-SE APENAS A TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR E DO PLURAL. A NÃO SER QUE SEJA ALGUMA CITAÇÃO COMO A DO BAUMAN, LOGO EM SEGUIDA. COMO A FRASE É NÃO HÁ PROBLEMA.
NOTA: 700
See lessO tabagismo
Maciel Rodrigues
COMENTARIO GERAL: Dissertação bem argumentada e contextualizada, mas com sérios problemas sintáticos e de coesão que tiram a fluidez da leitura. COMPETÊNCIAS: C1 : 100 C2 : 160 C3 : 120 C4 : 140 C5 : 160 NOTA: 680 OBSERVAÇÃO : Apesar de ser uma boa forma de treino, o tema não faz muito sentido já quLeia mais
COMENTARIO GERAL:
Dissertação bem argumentada e contextualizada, mas com sérios problemas sintáticos e de coesão que tiram a fluidez da leitura.
COMPETÊNCIAS:
C1 : 100
C2 : 160
C3 : 120
C4 : 140
C5 : 160
NOTA: 680
OBSERVAÇÃO :
Apesar de ser uma boa forma de treino, o tema não faz muito sentido já que o cigarro é legalizado no país. Além disso, o próprio Ministério da Saúde já desempenha campanhas contra a prática nas embalagens dos produtos.
See less