Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Importância da Participação do Jovem na Sociedade
Letícia_Kamp
Olá! Tudo bem? :) Bom, existem erros gramaticais que é importante estar atento, como: "...DAR uma boa educação para as crianças...", no primeiro parágrafo. Ainda no primeiro parágrafo você escreveu na primeira pessoa do plural, o que estaria errado: "Nós podemos observar o personagem Sonny". SempreLeia mais
Olá! Tudo bem? :)
Bom, existem erros gramaticais que é importante estar atento, como: “…DAR uma boa educação para as crianças…”, no primeiro parágrafo.
Ainda no primeiro parágrafo você escreveu na primeira pessoa do plural, o que estaria errado: “Nós podemos observar o personagem Sonny”. Sempre escreva na terceira pessoa!
→Desenvolvimento←: Você precisa organizara melhor as suas ideias, em algumas partes não deu pra entender o que estava sendo apresentado.
“Como resultado da falta de participação do jovem na sociedade e a(da) ausência do cumprimento dos seus deveres da maneira que deveria ser, primeiramente(erro de concordância) temos o indivíduo colocado à margem da sociedade, em outros termos, o indivíduo é marginalizado tanto pelo Estado quanto por outros cidadãos. Em sequência, o indivíduo tem a perda dos direitos básicos, como educação, saúde, segurança e outros.”
→ Dica: Seja mais detalhista no seu desenvolvimento, coloque mais informações.
A sua proposta de intervenção está muito boa. Mas outra dica que dou é: não repetir frases e palavras. Busque sinônimos!
“Deveres (ou direitos) como cidadão”, foi usado duas vezes, e isso pode descontar na sua nota.
Precisa apenas de ajustes. Continue assim!
See lessCRISE HÍDRICA
Letícia_Kamp
Olá, Marcela! Tudo bem? Vamos lá. Na competência 1 (domínio da norma padrão da língua escrita), houve um erro de concordância. No trecho: "No artigo 5º da Constituição Federal afirma que...", o pronome pessoal "No" não é compatível com o verbo "Afirmar" nesse contexto. O correto seria: "O artigo 5ºLeia mais
Olá, Marcela! Tudo bem? Vamos lá.
Na competência 1 (domínio da norma padrão da língua escrita), houve um erro de concordância.
No trecho: “No artigo 5º da Constituição Federal afirma que…”, o pronome pessoal “No” não é compatível com o verbo “Afirmar” nesse contexto.
O correto seria: “O artigo 5º da Constituição Federal afirma que…”
ou
” No artigo 5º da Constituição Federal é afirmado que…”
Além disso, precisa ter mais elementos sobre o tema. A introdução é justamente para isso, para você apresentar o tema com uma certa riqueza de informações.
No desenvolvimento, seria interessante você acrescentar a sua opinião em relação à citação. Assim o texto ficaria mais encorpado e você apresentaria o seu ponto de vista, o que daria vida a sua redação.
Já a proposta de intervenção é preciso de mais um incremento. Respeitando os 5 elementos: ação, agente, modo, efeito e detalhamentos.
Mas gostei das escolhas dos conectivos! :) Parabéns!
See lessCRISE HÍDRICA
JohanS
Oi, Marcela. Tudo bom? -Bom, pra começar, acho que ficaria melhor "O" em vez de "No" ou então você poderia mudar algumas coisas dessa primeira frase para que encaixe melhor. Ex: "No artigo 5º da Constituição Federal, é declarado que..." -Você esqueceu de colocar sua tese na introdução. -Já no D1 e DLeia mais
Oi, Marcela. Tudo bom?
-Bom, pra começar, acho que ficaria melhor “O” em vez de “No” ou então você poderia mudar algumas coisas dessa primeira frase para que encaixe melhor. Ex: “No artigo 5º da Constituição Federal, é declarado que…”
-Você esqueceu de colocar sua tese na introdução.
-Já no D1 e D2, você deveria colocar um tópico frasal apresentando uma síntese do argumento que irá apresentar nele, seguindo com um conectivo e desenvolvimento dele; coloque o repertório como a segunda parte.
Conclusão: agente: OK; ação:(promova?) não ficou muito claro; meio/modo: ?; detalhamento: faltou um pouco; finalidade:?
Você escreve bem e tem um bom vocabulário. Se melhorar esses pontos, certamente vai conseguir uma boa nota.
See lessEspero ter ajudado!
Problemas da Mobilidade Urbana no Brasil
JohanS
L1:"De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa 99, o brasileiro gasta, em média, 127 minutos diários no trânsito." Fez bem em colocar um dado para redação, no entanto, falta colocar a fonte. Outra coisa: aconselho a usar ele no desenvolvimento ao defender o seu argumento. L2: Inicie com um coLeia mais
L1:”De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa 99, o brasileiro gasta, em média, 127 minutos diários no trânsito.” Fez bem em colocar um dado para redação, no entanto, falta colocar a fonte. Outra coisa: aconselho a usar ele no desenvolvimento ao defender o seu argumento.
See lessL2: Inicie com um conectivo para conectar o que você vai falar com o que já foi dito antes. ex: “Nesse sentido, percebe-se que a precariedade…”
L3: Você poderia ter se aprofundado mais no tema e na tese e construir uma “ponte” que liga o seu texto com ela; Tente-se perguntar que tipo processos históricos e sociais e especificar eles.
L4: Deve iniciar com um tópico frasal apresentando seu argumento para depois citar a situação dos escravos como auxilio pra ele. (mais uma vez: não se esqueça de usar conectivos);
L5: Fez bem em usar “atualmente” para retomar aos tempos de hoje.
L8: Tudo certo aqui. :)
Gostei da sua conclusão, mas você poderia melhorar detalhando mais.
Espero ter ajudado.
Ações governamentais para a redução da gravidez precoce no Brasil
Letícia_Kamp
Achei o texto bom, mas acredito que deveria ter mais informações, para demonstrar maior repertório. Em relação ao primeiro parágrafo, recomendaria antes de tudo, apresentar o tema proposto para o leitor. O que é a gravidez precoce? Quais as consequências? etc. Tenta imaginar que os seus leitores nunLeia mais
Achei o texto bom, mas acredito que deveria ter mais informações, para demonstrar maior repertório.
Em relação ao primeiro parágrafo, recomendaria antes de tudo, apresentar o tema proposto para o leitor. O que é a gravidez precoce? Quais as consequências? etc.
Tenta imaginar que os seus leitores nunca foram apresentados ao tema, assim você precisa ser o mais detalhista e claro possível.
Espero ter ajudado! Sua redação está muito boa. Abraços!
See lessA importância da Educação financeira no Brasil
Letícia_Kamp
Olá!! Bom, eu preciso destacar que houve alguns erros gramaticais e de concordância. Como "licito", o correto é ter um acento no primeiro "i". Assim como nos casos de crase, que é bom dar uma revisada. Os trechos "devido a má...", "à curto prazo..." e "as finanças..." estão errados. Vamos lá! 1. "deLeia mais
Olá!!
Bom, eu preciso destacar que houve alguns erros gramaticais e de concordância. Como “licito”, o correto é ter um acento no primeiro “i”. Assim como nos casos de crase, que é bom dar uma revisada. Os trechos “devido a má…”, “à curto prazo…” e “as finanças…” estão errados. Vamos lá!
1. “devido à má gestão…”, possui crase por anteceder a um adjetivo feminino que pede a preposição “a”.
2. “a curto prazo…”, não possui crase, por “curto” ser um adjetivo MASCULINO. A crase não pode ser empregada junto a palavras masculinas, somente femininas.
3. “às finanças…”, neste caso, possui crase. Vamos tentar deixar um pouco mais didático:
Primeiro caso: “Voltada as finanças.” – Analisando, chegamos à conclusão de que o sentido da frase é de que as finanças “voltaram”.
Segundo caso: “Voltada às finanças.” – Já neste caso, o sentido é de que é voltada PARA as finanças.
É preciso ter os olhos atentos para os erros gramaticais, para poder garantir os primeiros 200 pontos da competência 1.
Também houve muitas repetições de palavras, como “gestão” e “inadimplência”. Precisa ter uma maior variação de palavras. Como por exemplo: Administração (no caso da “gestão”).
Agora vamos para a última competência: a proposta de intervenção. Os agentes foram respeitos (ação, agente, modo, efeito e detalhamentos). Em suma está bom, talvez um pouco mais de detalhamentos. E acredito que seria interessante ligar e retomar a série citada. Ficando assim: “… apenas ao âmbito ficcional da série “Round 6″, citada anteriormente”. Além disso, poderia ter mais pausas neste parágrafo para inserir mais conectivos.
Algumas observações: Cuidado para escrever os autores das suas citações corretamente. Jean-Paul Sartre é o filósofo, contendo o hífen.
Finalizando, e respondendo a sua pergunta: Acho que praticamente todos os temas de redação possuem essa indagação sobre a importância do assunto. A diferença é que alguns ficam subentendidos e outros não.
Exemplo: “Caminhos para combater o racismo no Brasil”, que foi tema da redação do Enem de 2016. Automaticamente fica implicado a IMPORTÂNCIA do combate ao racismo no Brasil.
Espero que tenha esclarecido e ajudado, de verdade. Esse é o caminho! Um abraço!! :)
See less” A importância da Educação Financeira no século XIX ”. (Modelo ENEM)
JohanS
Introdução: Melhor tiras as aspas e deixar em terceira pessoa, por ex: é definida pelo processo...; cumpre* D1: Você pode usar "evidencia-se", "percebe-se" ou outro parecido que é mais formal do que "vê-se"; tirar a vírgula antes de "população brasileira" D2: Tirar vírgula antes de "elitização"; maiLeia mais
Introdução: Melhor tiras as aspas e deixar em terceira pessoa, por ex: é definida pelo processo…; cumpre*
See lessD1: Você pode usar “evidencia-se”, “percebe-se” ou outro parecido que é mais formal do que “vê-se”; tirar a vírgula antes de “população brasileira”
D2: Tirar vírgula antes de “elitização”; mais uma vez, discurso indireto > direto; direcionamento financeiro*
Conclusão: “Torna-se evidente, portanto,…”; educação financeira*; através do Ministério da Economia,
É isso. Gostei da sua redação :)