Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Descriminalização da maconha
gabrielsiron
Olá, tudo bem? Vamos lá: Introdução: - Na minha avaliação, você fez bem. Você disse que trabalharia no desenvolvimento questões sociais e de saúde. Já se sabe, ao menos um pouco, do que o seu texto vai falar. Pra mim, ficou em falta apenas uma clareza maior da sua tese. Desenvolvimento: - Cuidado coLeia mais
Olá, tudo bem? Vamos lá:
Introdução:
– Na minha avaliação, você fez bem. Você disse que trabalharia no desenvolvimento questões sociais e de saúde. Já se sabe, ao menos um pouco, do que o seu texto vai falar. Pra mim, ficou em falta apenas uma clareza maior da sua tese.
Desenvolvimento:
– Cuidado com excesso de formalidade. Parece bonito, mas você tem que lembrar que seu corretor vai estar avaliando VÁRIAS redações num único dia, e ele não vai estar com vontade de pegar um dicionário pra entender o que você disse (como em “Precipuamente, é fulcral”).
– Tudo que você falou pode ser verdade, mas não tem uma fonte trazida no texto. Você disse “O Governo dos Estados Unidos da América assume que a cannabis pode de fato matar células cancerígenas”, mas você não consegue me provar isso. Evite citar estudos que você não tem a fonte (nem o ano) do estudo. Quando você coloca esse tipo de argumento no texto, mas sem fonte, ele soa como opinião, não como verdade.
– No segundo parágrafo, você usa uma pesquisa de um Instituto. Ótimo. Você concluiu que a liberação da maconha seria prejudicial, pois haveria um aumento no tráfico. O argumento pró liberação da maconha vai exatamente no oposto a isso. A ideia é que, estando liberada, não haveria necessidade de contrabando, qualquer um poderia vender, o que enfraqueceria o crime organizado. Mas o argumento é seu, você pode concluir diferente disso, só trouxe a informação pra você ter um contraponto de seu ponto de vista.
Conclusão:
– A conclusão tem a maior parte dos elementos necessários. Acho que faltou um pouco mais no detalhamento de sua solução.
Você cometeu alguns erros de concordância (como em “a maconha é uma das drogas populares mais disponível [o correto seria disponíveis]”) e também faltou o seu ponto de vista, sua opinião. Num texto do tipo dissertativo argumentativo, estilo ENEM, você precisa se posicionar. Lá em cima, eu falei que não ficou clara a sua tese. Isso porque você não deu a sua opinião sobre o tema. Sua tese carrega seu ponto de vista sobre essa situação, e ela deve aparecer já na introdução.
Abraços e bons estudos!
See lessA importância da cidadania no Brasil
gabrielsiron
Olá, tudo bem? Então, vamos por partes: Introdução: - O tema é A Importância da Cidadania no Brasil. Na sua introdução, você passa a ideia de que o pleno exercício da cidadania no Brasil é limitado a certas pessoas (então, aqui eu já consigo enxergar claramente a sua tese), mas você acaba por não diLeia mais
Olá, tudo bem? Então, vamos por partes:
Introdução:
– O tema é A Importância da Cidadania no Brasil. Na sua introdução, você passa a ideia de que o pleno exercício da cidadania no Brasil é limitado a certas pessoas (então, aqui eu já consigo enxergar claramente a sua tese), mas você acaba por não dizer o porquê da cidadania ser importante (lembrando que esse é o tema da redação). Isso poderia diminuir um pouco sua pontuação por uma fuga parcial do tema. Você ainda fala de cidadania, mas não a importância dela. Por exemplo, você trouxe que a cidadania na Grécia era limitada a poucos, mas em que o exercício da cidadania na Grécia influenciava? Os cidadãos gregos tinham o direito de ir a ágora, participar das decisões políticas do local, promover debates sobre infinitas questões, etc. Isso seria a importância da cidadania, e o motivo pelo qual deveríamos resolver esse problema no país. Um último detalhe: você diz “convêm analisar os diferentes âmbitos dente empasse no território nacional”, mas é preferível que você já cite quais são seus diferentes âmbitos na introdução. Eu não sabia, por exemplo, que você ia citar a desigualdade social como fator de limitação do exercício da cidadania. Cite seus principais pontos na introdução, e destrinche-os no desenvolvimento.
Desenvolvimento 1:
– Você coloca a ideia de que um problema para o exercício da cidadania é a miséria, e que o descaso por parte do Estado acentua o problema. Quando você diz ” parte significativa da população brasileira encontra-se em situação de miserabilidade”, seria interessante que você trouxesse um dado estatístico que comprovasse o que você disse, caso contrário soa como opinião. Por mais que seja verdade (e todos sabem disso), seu texto deve ter embasamentos em dados reais, e eles devem ser mostrados. Se você não pode provar uma ideia (não lembra a fonte ou os dados), procure construir a argumentação de outra forma, isso pode te prejudicar.
Por não citar na introdução a importância da cidadania, o argumento do John Locke pode parecer deslocado no texto. Você não citou a importância da cidadania, você não disse o que ser cidadão me garante e, no desenvolvimento, você coloca o John Locke como argumento de autoridade para a ideia de que o Estado deve garantir isso para todos. Mas isso o que? entende? Isso também pode te prejudicar na construção da redação. Fale desde o início sobre seu tema, o referencial de “porque a cidadania é importante” deveria ser o centro de sua argumentação nesse tema.
Desenvolvimento 2:
– Assim como no primeiro parágrafo de desenvolvimento, eu consigo entender a sua ideia, mas faltam dados. Quando você diz “os aspectos supracitados contribuem demasiadamente para existência de segregações sociais que beneficiam as liberdades das classes privilegiadas”, o que você pode trazer para comprovar isso que vá além de sua opinião sobre o fato?
No trecho “o que demonstra a inaceitável concepção de que no Brasil a cidadania exista de maneira ilusória”, perceba, você diz que a concepção de que a cidadania existe de forma ilusória é inaceitável. Ou seja, significa dizer que a cidadania no Brasil é exercida de forma plena, e isso é o inverso do que você trouxe em toda sua base argumentativa. Provavelmente esse foi um erro apenas de falta de atenção, você provavelmente usou a palavra errada no lugar errado. Mas isso, se presente no seu texto final, pode confundir o leitor.
– Conclusão:
A conclusão tem todos os elementos que ela deve ter (o que, quem, modo, detalhamento e finalidade), contudo você retomou sua tese no final da conclusão. Você disse “medidas interventoras precisam ser adotadas para atenuar tais problemáticas”, mas quais problemáticas? tente falar sobre a sua tese aqui e, após isso, dê prosseguimento a conclusão do texto.
———————————————
Seu texto foi escrito com base na norma culta, então isso já daria uma boa pontuação a você. Sua conclusão tem tudo que deveria ter. A estrutura do texto (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão) também está correta. Seu texto está coeso e interligado.
Para fechar, acho que o mais importante seria analisar bem o tema proposto e a sua tese. O seu objeto de análise deveria ser “a importância da cidadania”, e não “os problemas enfrentados no Brasil para o exercício da cidadania”. Você pode falar disso, mas sem esquecer da temática principal.
See less