Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Tema: A supervalorização dos laços sanguíneos leva a sociedade a ignorar problemas familiares?
Matheus Mello
Essa redação foi corrigida por um profissional, que deu a nota 960, devido ao seguinte fato: Em relação ao projeto de texto, alegou estar impecável, havendo sempre uma retomada do que foi dito. Os repertórios foram produtivos e relacionados com o tema, exemplificando a argumentação, sem deixar lacunLeia mais
Essa redação foi corrigida por um profissional, que deu a nota 960, devido ao seguinte fato:
Em relação ao projeto de texto, alegou estar impecável, havendo sempre uma retomada do que foi dito.
Os repertórios foram produtivos e relacionados com o tema, exemplificando a argumentação, sem deixar lacunas no desenvolvimento. Logo, as competências 2 e 3 recebem a nota máxima.
Os elementos coesivos estão presentes com frequência ao longo do texto, dando uma continuidade (coerência) no que é dito. Além disso, não há repetições excessivas e próximas, uma vez que utilizei sinônimos. Dessa forma, garanti 200 na competência 4.
A conclusão retoma todos os ideais já mencionados. Há, também, os 5 elementos na proposta de intervenção:
Agente: Governo Federal, que, embora não apresentado antes, cumpre o o papel de solucionar a consequência à saúde, como dito no meu argumento 2.
Ação: disponibilizar sessões mensais à população de terapia familiar.
Meio/modo: por meio de investimentos na área da saúde.
Finalidade: reduzir a inocência acerca da toxidade parental e evitar fatos de instabilidade mental. Resolve os problemas apresentados no desenvolvimento, o que evidencia um projeto de texto.
Detalhamento: “sobretudo no que tange à psiquiatria e à psicologia” e “que é banalizada”.
Dessa forma, a competência 5 recebe nota máxima.
O meu erro foi na competência 1, em que, no final do primeiro parágrafo, fiz um período muito longo. Deveria ter separado alguma das orações com um ponto final e, apenas por este erro, recebi 160 na competência 1.
De acordo com o manual de correção do Enem, são aceitados, aproximadamente, 2 ou 3 erros gramaticais. Em diversas redações 1000 há tal quantidade. Essa redação, tendo apenas um erro, pode receber 1000, mas estou satisfeito com a nota do meu corretor, que me exige sempre a busca da perfeição no texto. O 1000 é, também, político, então, não dá para dizer que um texto receberá tal nota, se há algum mínimo erro, porque depende da boa vontade de dois corretores, mesmo que a redação mereça 1000.
Diante disso, essa redação é 960!
See lessO papel e os desafios da mídia no contexto brasileiro
Matheus Mello
Seu texto está muito bomm! Ótima escolha lexical, argumentou muito bem, utilizando variadas fundamentações. Não há dúvidas de que ele alcança 900+ Um porém que devo citar é a conclusão de seus argumentos. Na última linha dos seus parágrafos de desenvolvimento faça um resumo de tudo o que vc quis falLeia mais
Seu texto está muito bomm!
Ótima escolha lexical, argumentou muito bem, utilizando variadas fundamentações. Não há dúvidas de que ele alcança 900+
Um porém que devo citar é a conclusão de seus argumentos. Na última linha dos seus parágrafos de desenvolvimento faça um resumo de tudo o que vc quis falar. Isso ajuda o leitor entender a sua opinião e te auxilia a alcançar 200 na C3.
Espero ter te ajudado (sei que não têm muito o que ajudar, porque você já está quase no topo). Parabéns ;)
See lessCaminhos para combater o descarte indevido do lixo no Brasil
Matheus Mello
Seu texto está muito bom, realmente. Só não alcança o 1000, pois encontrei uns 4 erros de vírgula mais ou menos, o que ultrapassa o limite permitido pelo Enem. Muita gente não consegue fechar a competência 1. Isso ocorre devido não só aos erros ortográficos, mas também à excelência da língua portuguLeia mais
Seu texto está muito bom, realmente. Só não alcança o 1000, pois encontrei uns 4 erros de vírgula mais ou menos, o que ultrapassa o limite permitido pelo Enem.
Muita gente não consegue fechar a competência 1. Isso ocorre devido não só aos erros ortográficos, mas também à excelência da língua portuguesa que é cobrada na prova, ou seja, é preciso apresentar um certo domínio, o que inclui o uso de orações invertidas, travessões, dois pontos e etc.
Sua nota já é muito boa, 900+ nessa redação, mas uma das minhas dicas é você tentar incluir esse domínio da língua portuguesa.
*Cuidado, também, com a repetição de conectivos, por exemplo, você repetiu “consequentemente” e “assim” ao longo do texto. Isso pode gerar algum prejuízo na sua nota final pela competência 4. Busque sinônimos para esses conectores e logo você alcança suas metas.
Parabéns pelo texto! ;)
See lessA importância da educação socioemocional nas escolas para a construção do cidadão do futuro.
Matheus Mello
INTRODUÇÃO No seriado ”Sex Education”, é retratado o cotidiano dos jovens que estudam na escola Moordale[1] em que muitos desses adolescentes são cheios de problemas psicológicos e[2] dificuldades sociais típicas da escola, mas encontram refúgio nos concelhos do aluno Otis e da sua mãe[3] que é teraLeia mais
INTRODUÇÃO
No seriado ”Sex Education”, é retratado o cotidiano dos jovens que estudam na escola Moordale[1] em que muitos desses adolescentes são cheios de problemas psicológicos e[2] dificuldades sociais típicas da escola, mas encontram refúgio nos concelhos do aluno Otis e da sua mãe[3] que é terapeuta sexual e ajuda os alunos psicologicamente e emocionalmente em diversas áreas da vida. Saindo da ficção[4], observa-se que a realidade da maioria dos jovens brasileiros assemelha-se a dos jovens[5] de Moordale, pois não há uma devida atenção do corpo docente a questão emocional dos mesmos. Nesse viés, faz-se necessário tratar sobre a importância da educação social emocional[6] nas escolas brasileiras, a fim de entender qual a barreira para que isso não aconteça e destruí-la.
Eu achei a contextualização um pouco grande, mas, em relação à estrutura, sua introdução está boa.
1 – faltou vírgula
2 – faltou a preposição “de” depois do “e”
3 – faltou vírgula
4 – eu aconselho você substituir por “Fora da ficção” ou por “Embora ficcional”, pois não é errado usar verbos no gerúndio, mas, quando possível evitar, é melhor
5 – repetiu a palavra jovens na mesma frase, já tendo usado, também, anteriormente. Procure evitar repetições constantes e próximas, pois elas fazem você perder pontos na C4 e na C1
6 – seria socioemocional?
《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》
DESENVOLVIMENTO 1
O primeiro aspecto a se considerar é que a educação socioemocional fortalece o jovem[1] construindo positivamente sua personalidade e é[2] imprescindível para a sociedade melhorar. De certo, ela atua como fator de construção de um corpo social consciente e emocionalmente instável[3], além disso é importante para desconstruir preconceitos que impedem os jovens de crescer como um bom cidadão para o futuro. Desse modo, o educador Paulo Freire discute essa ideia,[4] ao trazer a análise de que a educação transforma o indivíduo e este transforma o mundo, ou seja, se há um ato educacional saudável, este formará pessoas plenas nos mais amplos aspectos e que[5] por consequência[6] serão cidadãos mais responsáveis, que saibam tomar decisões e tenham habilidades para lidar com suas próprias emoções. Por tudo isso a educação socioemocional é indispensável para os tempos atuais e futuros.
Seu repertório está bem produtivo nesse parágrafo, além da sua argumentação estar boa, pois você explicou cada ponto que escreve, apesar de eu achar que faltou uma reflexão crítica.
1 – faltou vírgula
2 – não ficou tão legal esse “e é”… substitua por “além de ser”, porque acho que ficaria melhor
3 – seria estável né?
4 – não tem vírgula nesse caso
5 – faltou vírgula
6 – faltou vírgula
*você cometeu bastante queísmo durante o texto. Isso te prejudica na C4
《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》
DESENVOLVIMENTO 2
Ademais, vale ressaltar que o tratamento psicológico, por ser ainda tratado como um tabu na sociedade, que reflete na educação infanto-juvenil, muitas vezes é negligenciado[1] mesmo sendo uma parcela fundamental da formação do futuro. Isso advém de um patriarcalismo enraizado, no qual a parte emocional do indivíduo é prejudicada[2] uma vez que ocorre a omissão do ensinamento socioemocional[3] principalmente do autocontrole e[4] autoconhecimento, desde casa até a escola, moldando o comportamento e a personalidade do adolescente em formação. Sob esse aspecto, através[5] da obra ”Raízes do Brasil” no capítulo ”Homem Cordial”, Sergio Buarque de Olanda apresenta a ”cordialidade”[6] o que seria agir com emoção frente a razão, inclusive a cordialidade pode significar agir de maneira violenta. Ou seja, nota-se que o jovem que não tem autocontrole de suas emoções está mais propenso a agir de maneira erronia, o que contribui para o mundo distópico. [7]
Você até comentou de problemas psicológicos na introdução, mas isso não ficou tão claro. Se você quiser trazer seus argumentos no repertório, que também é uma forma, leia a redação do Matheus Vitorino (tá na cartilha do Felpi desse ano).
1 – faltou vírgula
2 – faltou vírgula
3 – faltou vírgula
4 – faltou a preposição “do” depois do “e”
5 – “através de” é uma expressão que remete à lugar, atravessar algo. Troque por “mediante”, “por meio de” ou por “por intermédio de”
6 – faltou vírgula
7 – faltou um fechamento de suas ideias. Você argumentou e tals, mas no final ficou tipo… o que você quis dizer? Isso porque não houve uma conclusão dos seus argumentos.
《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》
CONCLUSÃO
Portanto, é notório[1] a importância da inclusão da educação socioemocional no currículo das escolas brasileiras, visto seus benefícios. Cabe ao estado[2] promover a capacitação do corpo docente por meio de cursos técnicos, os quais instruam técnicas de desenvolver a capacidade emocional dos jovens, a fim de trazer futuramente para o corpo discente o pleno desenvolvimento dessas capacidades. Afinal, assim como os jovens de Moordale todos precisam de refúgio e aprendizado.
A proposta de intervenção está completa.
1 – seria notória
2 – Estado é em letra maiuscula
C1 – 160 (arriscaria até dizer que um corretor poderia te dar 120)
C2 – 200
C3 – 160
C4 – 160
C5 – 200
Parabénss! Espero ter te ajudado com essa correção ;)
See lessA problemática situação de evasão escolar no Brasil.
Matheus Mello
Oii Izabela! Como pedido, vim te ajudar em como melhorar, um pouco atrasado me desculpa. INTRODUÇÃO A obra ”utopia”, do escritor inglês Thomas More, retrata uma sociedade perfeita na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade coLeia mais
Oii Izabela! Como pedido, vim te ajudar em como melhorar, um pouco atrasado me desculpa.
INTRODUÇÃO
A obra ”utopia”, do escritor inglês Thomas More, retrata uma sociedade perfeita na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a situação de evasão escolar continua sendo um grande problema para o Brasil o qual dificulta a concretização dos planos de More. A partir desse contexto, é fundamental discutir as principais causas do abandono escolar na sociedade brasileira, bem como o principal impacto dessa questão para o indivíduo, a fim de propor medidas para combater o problema.
Você contextualiza e apresenta o tema muito bem. Embora seja um repertório genérico, você soube filtrar ele e encaixa-lo no tema, apresentando TODAS as palavras-chave da temática. Muito bem! Aconselho apenas a fazer uma breve apresentação dos seus argumentos, a fim de mostrar ao corretor o projeto de texto.
Não apontarei os erros gramaticais para não angustia-la, já que falta pouco tempo para o Enem, mas fiquei tranquila, porque você escreve muito bem!
《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》
DESENVOLVIMENTO 1
O primeiro aspecto a se considerar é o processo educacional falho como sendo um dos fatores que fazem a barreira da evasão ser ainda mais branda. Afinal, não há prioridade com um sistema educacional que forme indivíduos com capacidade crítica de transformação, acresce ainda a falta de interesse dos jovens, principalmente, do ensino médio, por conta do conteúdo estudado ser exagerado ou descontextualizado, também o fato de algumas escolas públicas serem desestruturadas. Outrossim, outra causa para evasão escolar é a situação econômica pois os estudantes acabam tendo que escolher entre os estudos ou terem autonomia financeira e muitos precisam ajudar seus pais em casa, dessa maneira acabam optando pelo trabalho, esse fator é um dos que auxiliam o país a continuar com seu posto de subdesenvolvido como estudado pelo sociólogo do século xx Celso Furtado o qual afirma que a principal causa de todos os problemas sociais do país é o subdesenvolvimento. Portanto, há uma educação ainda ligada a aspectos tradicionais associada a situação de um Brasil menos desenvolvido e isso contribui para uma população sem censo crítico.
Você faz uma argumentação muito consistente ao apresentar seu ponto de vista e utilizar de adjetivos para fortalece-lo. Minha sugestão seria você trazer o repertório um pouco antes, para ficar melhor de desenvolve-lo. Outra coisa para se destacar são os períodos, você fez períodos muito exagerados e colocou, muitas vezes, vírgula onde o adequado seria um ponto.
《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》
DESENVOLVIMENTO 2
Faz-se necessário pontuar, ainda, que a naturalização problemas sociais como a evasão do ambiente de ensino acarreta em sérios problemas. Isso se dá pelo fato de que, sendo desescolarizados e sem formações profissionais, os jovens estão propícios ao desemprego e entrar no mercado do trabalho se torna uma tarefa difícil. Por consequência os serviços prestados são nivelados por baixo, tal como sua remuneração, isso resulta na manutenção da desigualdade social e no aumento da pobreza. Sob esse âmbito, segundo o INEP de acordo com Censo escolar realizado entre 2014 a 2015 o ensino médio lidera com 11,2% de alunos fora da escola, o que não deveria ocorrer visto que o Brasil tem a 2° maior concentração de renda do mundo sendo a 9° maior economia, segundo a ONU, percebe-se claramente que pouco se investe na educação fazendo vista grossa para muitos problemas sociais e a evasão escolar é um deles.
Você utiliza muito bem os conectivos e interliga cada trecho do seu texto com pronomes. Se você quer uma dica de gramática seria entender um pouco mais da vírgula, o inimigo de todos. No entanto, você até que apresentou domínio dela, falhando apenas em um ou outro ponto. Tente, também, variar um pouco as palavras, para não ficar tão repetitivo (procura no Google por sinônimos mesmo, agora é momento de estudar e isso faz parte da evolução).
《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》《》
CONCLUSÃO
Urge portanto, que se obtenha uma visão revolucionária sobre tal questão. Para mitigar o problema, o Governo Federal juntamente com a Secretária de Educação deve criar, por meio de verbas, um plano de reestruturação educacional reformando e distribuindo novos materiais para as escolas públicas, a fim de tornar o ambiente educacional mais atrativo e qualitativo fazendo com que os alunos enxerguem a escola de uma nova forma diminuindo o abandono dessas instituições. Desse modo, em médio e longo prazo a evasão escolar diminuirá e a sociedade brasileira alcançará a ”utopia” de More.
Sua proposta de intervenção está completa e você retoma um repertório citado antes, o que acho essencial pelo menos em algum momento do texto.
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 160
C4 – 160
C5 – 200
Você sabe muito bem como argumentar! Parabéns pelo texto e espero ter te ajudado ;)
See lessPs: desculpa o atraso também…
Desafios e perspectivas da educação a distância em tempo de isolamento social
Matheus Mello
INTRODUÇÃO No século XVI[1] os colonizadores chegaram ao Brasil e[2] a partir da vinda deles[3] a desigualdade social chegou* no país. Com isso[4] a educação a distância, em tempos de isolamento social, enfrenta dificuldades devido às diferenças presentes na sociedade. Por isso, muitos alunos não têLeia mais
INTRODUÇÃO
No século XVI[1] os colonizadores chegaram ao Brasil e[2] a partir da vinda deles[3] a desigualdade social chegou* no país. Com isso[4] a educação a distância, em tempos de isolamento social, enfrenta dificuldades devido às diferenças presentes na sociedade. Por isso, muitos alunos não têm acesso à “internet” e não possuem suporte escolar e familiar, apresenta como resultado um déficit na educação. Ademais, os discentes acabam não tendo uma perspectiva favorável sobre o seu futuro na educação.
Contextualizou bem o tema e o explicou. Acho que você deveria ligar um pouco melhor a contextualização com o tema em si, pra ficar mais coerente (mais contínuo).
1 – faltou vírgula
2 – faltou vírgula
3 – faltou vírgula
* cuidado com a repetição de palavras (não é que não pode repetir, mas na mesmo linha é um pouco arriscado pois isso demonstra que você não tem um vocabulário amplo para o corretor)
4 – faltou vírgula
Você tem bastante dúvida em que lugar colocar a vírgula… te explicando brevemente, a vírgula serve para separação e inversão das frases, ou seja, você utiliza ela quando é um aposto, vocativo ou alguma outra palavra que se separa do assunto e quando as frases não estão na ordem “padrão” (que seria a inversão do sujeito, verbo e complemento). É bem resumido como eu expliquei, então, te aconselho a assistir uma vídeo aula só de vírgula.
_______________________________________________________
DESENVOLVIMENTO 1
Em primeira análise, podemos[1] observar a grande dificuldade que é estudar remotamente, os estudantes não possuem o mesmo acompanhamento do presencial, surgindo dificuldades de concentração e de acesso ao ensino. Nesse ínterim, segundo o relatório da Unicef, um terço das crianças do mundo não conseguem ter acesso ao ensino remoto,[2] desde que as escolas foram fechadas devido à pandemia. Logo[3] essas crianças ficarão com deficiência na aprendizagem e isso irá gerar um impacto na educação do país.
Seu desenvolvimento está bom, só tente argumentar mais, visto que é um texto dissertativo-argumentativo e o mais importante é a sua argumentação (não apenas apresentar dados). Nesse sentido, respondendo a correção anterior, a marca de autoria não está no uso de repertório, mas na sua argumentação. O repertório pode demonstrar criatividade, mas não é o mais importante (não se sinta obrigado a usar um tipo de repertório, pois é livre desde que relacione ao tema).
1 – primeira pessoa do plural não é totalmente excluída de um texto dissertativo-argumentativo, mas te aconselho a evitar.
2 – não tem vírgula nesse caso
3 – faltou vírgula
_______________________________________________________
DESENVOLVIMENTO 2
Em segunda análise[1], os professores não estavam adaptados com a tecnologia associada ao ensino, muitos tiveram que aprender sozinhos a utilizar essas ferramentas. Assim, dados da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – mostra que 9 em cada 10 professores da rede pública não tinham experiência para dar aulas remotas. Dessa forma, os alunos ficam frustrados,[2] pelo fato dos docentes possuírem dificuldades de repassar os conteúdos e eles acabam obtendo uma perspectiva desanimadora para o seu futuro acadêmico.
Eu fiquei com uma dúvida… por que a falta de experiência dos professores atrapalha no ensino a distância? Talvez seja óbvio e para mim também, mas você tem que explicar TUDO para o corretor. Ele não pode ter nenhuma dúvida em relação ao seu texto.
1 – “em segunda análise” não é um conectivo interparágrafo
2 – não tem vírgula nesse caso
_______________________________________________________
CONCLUSÃO
Portanto, tendo em vista que a educação deve ser de melhor qualidade para todos.[1] Cabe as Secretárias Municipais de Educação – secretaria responsável por desenvolver e manter o sistema municipal de ensino – de cada município, com as Secretarias estaduais de Educação, oferecer planos de internet e auxílio para a compra de aparelho eletrônico,[2] caso o aluno não tenha, fazendo também formações para ensinar aos professores como utilizar o ensino remoto, através de investimos financeiros. De modo a garantir o acesso à educação de forma igualitária e evitar efeitos que podem surgir futuramente.
Não sei se é modelo Enem, mas se for a sua proposta de intervenção está incompleta. Sua conclusão está boa, te aconselho a retomar seus antigos argumentos na conclusão, para demonstrar um projeto de texto.
1 – não entendi o porquê desse ponto final, pois você não tinha terminado o período… (ponto final é utilizado no fim de um período)
2 – não tem vírgula nesse caso
Enfim, você escreve muito bem. Há apenas alguns detalhes para melhorar que podem te prejudicar de forma significativa. Siga essas dicas que te dei e tenho certeza que você vai evoluir muito. Não deixarei a nota, pois o mais importante são essas dicas, mas você escreve bem sim.
Parabéns pelo texto e espero ter te ajudado na sua jornada para concluir seus objetivos ;)
See lessA mercantilização da felicidade na sociedade contemporânea.
Matheus Mello
O primeiro ponto a se destacar é o tamanho da introdução. Não é necessário perder tantas linhas contextulizando e explicando o tema, então, tente trazer uma alusão que se relacione de forma mais direta ao tema para facilitar isso. Acho que já comentei com você sobre projeto de texto... a apresentaçãLeia mais
O primeiro ponto a se destacar é o tamanho da introdução. Não é necessário perder tantas linhas contextulizando e explicando o tema, então, tente trazer uma alusão que se relacione de forma mais direta ao tema para facilitar isso. Acho que já comentei com você sobre projeto de texto… a apresentação de seus argumentos logo na introdução e a retomada de citações contribui para o corretor identificar seu projeto de texto, ou seja, a continuidade da sua linha de raciocínio.
Sobre os desenvolvimentos, faltou aquela famosa “porrada” na argumentação. Para melhorar isso você pode usar de diferentes estratégias, como a escolha lexical sendo uma delas. Eu sempre tenho em mente que não é bom você terminar os desenvolvimentos sem uma conclusão deles, porque evidencia que sua linha de raciocínio, seus argumentos, não teve um fim. Sinceramente, não se preocupe com os repertórios, porque o texto é dissertativo-argumentativo, logo, o mais importante é argumentar.
Sua proposta de intervenção está completa, mas… você não falou da mídia (argumento do seu desenvolvimento 2) na conclusão. Novamente, isso não demonstra um projeto textual ao corretor.
Percebi que sua maior dificuldade esta na competência 3, e realmente é a que consideram a mais difícil. Minha dica é que você ligue todas as suas ideias apresentadas no texto no decorrer dos parágrafos (dar continuidade ao seu pensamento). Outra coisa é você entender como a argumentação deve ser feita. Para isso, leia redações nota 1000 e perceba como argumentar por intermédio da escrita. Falam que argumentar é difícil, mas o difícil é escrever a argumentação no papel, porque para convencer os pais sobre algo é fácil argumentar… kkkkkk
Enfim, eu não acho esse tema tão fácil assim, isso pode ter te dificultado também na construção de argumentos. Muitas vezes, por não ser diretamente um problema sociocultural, torna-se mais dificil de desenvolver o texto. Mas procure por estratégias argumentativas que possibilitam você produzir um texto dissertativo-argumentativo independente do tema.
Vou te dar uma nota, mas não leve isso como base, pois o mais importante são as dicas.
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 120
C4 – 160
C5 – 200
Você escreve muito bem, é só alguns detalhes que te atrapalham. Tente seguir essas dicas e tenho certeza que você irá evoluir muito mais! Espero ter te ajudado ;)
See lessO papel e os limites do humor na sociedade
Matheus Mello
620 palavras... É um ótimo texto dissertativo-argumentativo, mas se você está se preparando para um vestibular recomendo contornar esse pensamento de quanto mais escrever melhor será a redação. No Enem, a maior redação 1000 que já li tinha 540 palavras (o que já é demais, visto que seu objetivo nãoLeia mais
620 palavras…
See lessÉ um ótimo texto dissertativo-argumentativo, mas se você está se preparando para um vestibular recomendo contornar esse pensamento de quanto mais escrever melhor será a redação. No Enem, a maior redação 1000 que já li tinha 540 palavras (o que já é demais, visto que seu objetivo não deve só realizar a redação, mas conseguir resolver as questões). Se tem redação 1000 com 370 palavras, seu objetivo deve ser esse (assim como eu, que também escrevo muito nos meus textos, mas estou procurando diminuir a escrita para conciliar a prova com a redação).
Algo que notei é que sua argumentação está muito expositiva, ou seja, você se preocupou muito em trazer dados, acontecimentos, filósofos, períodos históricos… e esqueceu que o mais importante em um texto dissertativo-argumentativo é a ARGUMENTAÇÃO. Os repertórios são importantes para o texto (comprova o seu ponto de vista), mas o mais importante é a argumentação. Uma metáfora para melhor compreensão: a argumentação é um bolo e os repertórios (aquilo que você vai trazer de conhecimento para comprovar seu ponto de vista) é o recheio desse bolo, o toque que vai fortalecer seus argumentos.
A estrutura está boa, você aparenta saber fazer um texto dissertativo-argumentativo. No entanto, você se preocupou demais em comprovar suas ideias e esqueceu que o principal é desenvolve-las, argumentando.
Agora pegue uma folha com as medidas de redação do Enem (17 cm o comprimento da linha), vê se a redação serve no papel. Se serviu ok, mas quanto tempo você levou para passar a redação no papel?
Outra coisa que poderia te prejudicar é a quantidade de repetições, sobretudo de conectivos. Talvez, por você ter escrito demais, ficou sem opções de conectivos e repetiu alguns durante o texto. Eu não acho justo isso, em partes, mas se o Enem e outros vestibulares descontam ponto por isso é melhor evitar. Tenha em mente que nem sempre um texto grande é o melhor texto. Com isso, busque fazer do seu texto o melhor e, para desenvolver as questões além da produção de redação, a melhor opção é fazer uma redação com uma quantidade de palavras que não te faça gastar mais de 1h e 30min do seu tempo de prova, o que não faz dela uma redação ruim, pois há muitos textos 1000 com 370 palavras.
Enfim, alguém muito sábio me disse que se você gosta de escrever (o que aparenta ser pelo tamanho do texto) não desgaste isso com redações de vestibulares, porque elas são muito irreais, artificiais e, sinceramente, você vai produzi-las com o objetivo de passar em faculdade. Caso a escrita seja um hobby para você, procure desenvolver isso em textos concretos, que alguém “normal” (quem não está se preparando para um vestibular) tenha interesse de ler, como narrativas, contos, poemas, livros mesmo, etc.
Resumindo, você escreve muito bem, mas não prenda sua escrita em textos de vestibulares, ainda mais porque eles são muito padronizados (te limitam a um modelo). E se seu foco for um vestibular mesmo, tente reduzir sua redação, porque as questões também são importantes (não é só o texto que vai fazer você passar em uma faculdade).
O esporte na construção social brasileira
Matheus Mello
INTRODUÇÃO Na Grécia Antiga, a prática esportiva era uma forma de transmissão cultural, tinha caráter sagrado e buscava celebrar a honra dos deuses. Por analogia, na sociedade brasileira contemporânea, assim como na Grécia, o esporte tem papel fundamental na construção social, permitindo que eventosLeia mais
INTRODUÇÃO
Na Grécia Antiga, a prática esportiva era uma forma de transmissão cultural, tinha caráter sagrado e buscava celebrar a honra dos deuses. Por analogia, na sociedade brasileira contemporânea, assim como na Grécia, o esporte tem papel fundamental na construção social, permitindo que eventos[1] como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, sejam considerados datas importantes no calendário brasileiro. Entretanto, apesar de muito valorizado, é uma modalidade pouco inclusiva nacionalmente, havendo[2] baixo incentivo às práticas esportivas. Assim, faz-se imperativo democratizar o acesso ao esporte e incentivar a prática dessas modalidades.
Contextualização e explicação do tema bem feita. Atualmente, analisando as redações nota 1000, o Enem pede que você insira seus argumentos já na introdução, para demonstrar um projeto de texto.
1 – faltou vírgula
2 – evite verbos no gerúndio
_______________________________________________________
DESENVOLVIMENTO 1
Deve-se pontuar[1] de início, que há uma padronização no esporte brasileiro. Além do futebol, poucas modalidades são acessíveis ou valorizadas nacionalmente, o que impede os jovens de optarem por outras práticas. Ademais, a falta de infraestrutura para deficientes físicos no âmbito esportivo,[2] piora o cenário antidemocrático que o Brasil se encontra. Dito isso, destaca-se o que já dizia Oscar Wilde[3], “a insatisfação, é o primeiro passo para o progresso de um homem ou uma nação.” . Enquanto a sociedade não se mover para mudar o cenário atual, tais problemáticas continuarão sendo negligenciadas.
Sua argumentação está muito expositiva. Utilize mais da sua escolha lexical. Leia as redações nota 1000 e perceba o padrão estrutural nelas, isso ajuda muito a vice perceber como desenvolver um parágrafo.
1 – faltou vírgula
2 – não tem vírgula nesse caso
3 – primeiro, para o repertório ser pertinente, você deve dizer quem é Oscar Wilde, e segundo, para o repertório ser produtivo, você precisa argumentar e relaciona-lo a tese (você apenas trouxe como uma exemplificação).
_______________________________________________________
DESENVOLVIMENTO 2
Ademais[1], é imperativo ressaltar,[2] que o esporte deve ser visto como apto à retirada de jovens da situação de pobreza. Porém, tal situação é pouco comum no Brasil, devido a falta de incentivo às práticas esportivas em periferias e escolas públicas. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. No entanto, isso não ocorre em território nacional. Pouca verba é destinada à criação de quadras esportivas e projetos estruturantes, o que inviabiliza,[3] o jovem brasileiro de baixa renda,[4] de entrar no mundo do esporte.
Existem algumas estratégias para deixar a argumentação mais consistente. Procure por isso, vai te ajudar na competência 3. Nesse caso, você soube deixar o repertório pertinente e produtivo, mas atente-se a isso (se salvou na C2).
1 – evite AO MÁXIMO repetir conectivos. Você pode perder 40 pontos na competência 4 só por essa bobeira
2 – não tem vírgula nesse caso
3 – não tem vírgula nesse caso
4 – não tem vírgula nesse caso
_______________________________________________________
CONCLUSÃO
Em suma, é incontrovertível que o esporte tem papel fundamental na construção social brasileira. À vista disso, cabe ao Governo Federal, órgão responsável por cuidar da política pública nacional, destinar a verba necessária para o investimento de quadras nas periferias do Brasil. Juntamente, as Escolas[1] devem garantir acesso a diferentes modalidades esportivas aos alunos, inclusive aos deficientes físicos, através* de aulas práticas. Com a finalidade de uma sociedade mais justa e igualitária. Deste modo, o Brasil superaria a problemática.
Proposta de intervenção completa.
1 – escolas é substantivo comum, então se escreve com letra minúscula (a não ser que seja em início de frase, o que não é o caso)
* através remete ao verbo atravessar, então evite usar nesses casos. Troque por “por meio de”, “por intermédio de”, “mediante a”…
Sobre a gramática: te aconselho a estudar vírgula e regência. Procure fazer períodos mais complexos e coerentes, o contrário de apenas períodos frasais. Procure também por sinônimos para não repetir muitas palavras no texto.
C1 – 160
C2 – 200 (o repertório do Thomas Hobbes te salvou)
C3 – 120 (tente melhorar sua argumentação e demonstrar projeto de texto ao corretor) dica: quinta-feira o canal do prof. Henrique Araújo irá fazer uma live sobre argumentação (te aconselho a assistir)
C4 – 160 (não repita conectivos)
C5 – 200
Nota: 840 (é apenas uma simulação baseada nos erros, concentre-se mais nas dicas, porque são elas que vão te fazer evoluir)
Parabénss!!
Tenho certeza que logo você alcança o 900+ e, assim, concluirá seus objetivos ;)
See lessAs duas faces da indústria farmacêutica
Matheus Mello
INTRODUÇÃO A indústria farmacêutica é um dos negócios mais rentáveis em nossa[1] sociedade, gerando bilhões por ano em diversos países, de acordo com dados da IQVIA, empresa que participa do setor farmacêutico. Contudo, esse rendimento não pode ser considerado totalmente positivo, tendo em vista queLeia mais
INTRODUÇÃO
A indústria farmacêutica é um dos negócios mais rentáveis em nossa[1] sociedade, gerando bilhões por ano em diversos países, de acordo com dados da IQVIA, empresa que participa do setor farmacêutico. Contudo, esse rendimento não pode ser considerado totalmente positivo, tendo em vista que, mesmo com esses lucros absurdos, medicamentos e outros cuidados — especialmente aqueles que exigem uma atenção mais específica — acabam tendo um valor extremamente alto. Sendo assim, o alto[2] preço que se paga em remédios e a falta de medidas que evitem esse exagero são as principais causas para a problemática.
Sua introdução está ótima! Contém tudo que a estrutura da introdução pede.
1 – você até pode usar 1° pessoa do plural, mas evite, principalmente nesse caso que é possível trocar sem perder o sentido.
2 – use um sinônimo para “alto”, você repetiu em lugares muito próximos. Sugestão: elevado
_______________________________________________________
DESENVOLVIMENTO 1
Dessarte, o preço a se pagar por medicamentos que consegue[1] curar doenças “raras” é extremamente alto[2]. Dessa forma, um exemplo é o medicamento[3] conhecido como “Zolgensma”, que é responsável por curar, na grande maioria dos casos, a Atrofia Muscular Espinhal (AME). Porém, essa medicação acaba tendo o valor de 12 milhões de reais, sendo um valor absurdo para a maioria das famílias que tenham indivíduos com essa doença. Entretanto, justificativas para esses valores existem: a criação de fármacos que possuem baixa utilização e demanda requerem mais pesquisas e investimentos, sendo essa a explicação por parte da indústria para tais preços.
Desenvolvimento de ideias consistente. Entretanto, a argumentação está um pouco rasa. A sua escolha lexical pode melhorar isso. Dica: quinta-feira o canal do prof. Henrique Araújo irá fazer uma live as 18h sobre a argumentação (a #porrada, como ele diz).
1 – troque esse “que consegue” por capazes (você comete o “queísmo” com isso e aula um erro de concordância)
2 – mais uma vez, procure ampliar o vocabulário (utilize sinônimos)
3 – procure por um sinônimo também, como “remédios”
_______________________________________________________
DESENVOLVIMENTO 2
Em consequência disso, surge a escassez de ações que possam mudar esse cenário. Segundo o artigo 196 da Constituição Federal Brasileira: “A saúde é direito de todos e dever do Estado”. Todavia, esse direito não está presente para todos e há justificavas para esse fato: o Governo Federal, o estado[1] ou qualquer munícipio[2] não conseguiria fornecer medicamentos de milhões de reais para apenas uma única pessoa, uma vez que não existiria verba suficiente para isso. No entanto, todos os indivíduos tem[3] o direito de entrar com uma ação contra o estado[4], município e União[5] exigindo qualquer medicamento que não possui condições financeiras para pagar, porém sem a certeza de que receberá o tratamento financiado pelo Estado.
Nesse caso, a argumentação está mais consistente. Todavia, evite verbos no futuro em um texto dissertativo-argumentativo, pois isso dificulta a argumentação e a dissertação.
Repertório muito bem utilizado, está produtivo.
1 – Estado é em letra maiúscula quando se refere ao governo
2 – o acento está no lugar errado da palavra (atente-se com a sílaba tônica)
3 – faltou acento no “tem” (têm)
4 – Estado é com letra maiúscula nesse caso
5 – faltou vírgula
_______________________________________________________
CONCLUSÃO
É evidente, portanto, que medidas estratégicas precisam ser tomadas. Para que isso ocorra, o Ministério da Saúde, juntamente com meios midiáticos — como televisão, rádio, internet e jornais — deve procurar sensibilizar a população e os próprios laboratórios farmacêuticos, com a justificativa de que medicamentos com valores absurdos não podem ser acessível a toda sociedade. Assim, essa sensibilização deve ser feita demonstrando casos de pessoas que vivem com doenças que exigem fármacos com preços altos, buscando o desenvolvimento de arrecadações por parte da sociedade, para que assim esses indivíduos consigam alguma ajuda financeira, e que forneça consciência à indústria farmacêutica, para que ocorra uma diminuição desses preços. A partir dessas ações, espera-se amenizar o problema farmacêutico.
Deixe explícito o meio/modo. O corretor, no Enem, precisa ler rápido sua redação e quanto mais a mostra você deixar, menos chances terá de você perder nota.
Atente-se a quantidade de “que” que tem no seu texto. O “que” tem várias funções, então, troque ele por um sinônimo de acordo com a ocasião para não ser prejudicado na C4.
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 160
C4 – 160
C5 – 180 (sua proposta de intervenção está completa, mas, por você não deixar explícito, na pressa, pode passar despercebido pelo corretor – isso ocorre MUITO. Então, deixe evidente e bem claro todos os termos da proposta de intervenção)
Nota: 860
Parabénss!!
Você está muito próximo do 900+
Creio que alcançará seus objetivos ;)
See less