Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Tema: A integração social da pessoa com síndrome de down.
Gislâine Martins de Souza
Olá, boa noite! Sua redação está muito boa por sinal, porém, notei alguns pontos importantes: Introdução: Deveria ter iniciado salientando que a constituição brasileira fora aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte em 1988, ao invés de promulgada pelo Governo Federal em 1988, ficaria mais óbviLeia mais
Olá, boa noite! Sua redação está muito boa por sinal, porém, notei alguns pontos importantes:
See lessIntrodução: Deveria ter iniciado salientando que a constituição brasileira fora aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte em 1988, ao invés de promulgada pelo Governo Federal em 1988, ficaria mais óbvio.
D1: Apresenta bem o tema com argumentação consistente e bem posicionada. Conquanto, achei a frase de Voltaire pouco explicada nesse parágrafo, causando incoerência.
D2: houve uma grande incoerência neste no trecho: “Segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, conquanto, isso não ocorre definitivamente no Brasil. ( sem necessidade de outro período)Devido à falta de atuação das autoridades em detrimento de diretrizes viabilizando uma estrutura social aos portadores da doença, como a falta de convênios escolares e profissionais especializados, o que corrobora para ausência de estruturas voltadas a tais indivíduos,deixando-os…”
Conclusão: Apresenta todos os cinco elementos e elenca muito bem a possível resolução para a problemática. Parabéns.
Notas:
I – 160 : Isso por causa da incoerência e erro de vírgula antes de Voltaire
ll – 200: Apresenta bem o tema e argumenta bem
lll – 190: usa repertórios mas alguns ficaram pouco explícitos.
lV – 200: ótimos conectivos
V – 200: ótima proposta e utilização dos 5 elementos conclusivos.
Total: 950
Parabéns pelo empenho!!!👏👏
TEMA: Superlotação da população carcerária no Brasil
Gislâine Martins de Souza
Muito bom seu texto. O mesmo apresenta margem argumentativa consistente com forte presença de opinião e um domínio considerável da norma culta padrão da língua portuguesa. No entanto, sua alusão está errada. A datação da promulgação da Declaração Universal dos Direitos humanos não é de 1789, mas simLeia mais
Muito bom seu texto. O mesmo apresenta margem argumentativa consistente com forte presença de opinião e um domínio considerável da norma culta padrão da língua portuguesa. No entanto, sua alusão está errada. A datação da promulgação da Declaração Universal dos Direitos humanos não é de 1789, mas sim de 1948, pela ONU, isso te faria perder pontos nas competências II e III. Também notei o uso indevido de ênclise na frase ” Entretanto, quando analisa-se o sistema carcerário brasileiro, ” o certo seria o uso da próclise, isto é, o pronome antes do verbo, portanto, a frase ficaria: Entretanto, quando SE ANALISA o sistema carcerário brasileiro, “. Isso ocorre por causa do advérbio de tempo “quando” antes do verbo. A última frase de seu texto está errada, o correto não é “promovendo melhorias nos presidiários.”, mas sim “promovendo melhorias nos presídios.” Fora isso, não notei mas nenhuma informalidade.
See lessDica: te aconselho a estudar mais gramática e a pesquisar antes de colocar uma alusão, para que não erre novamente. Tirando isso, seu texto está ótimo.
Notas por competência:
I = 190 ( por conta da informalidade na última frase)
II = 180 ( por fator da datação errada da promulgação da Declaração Universal dos Direitos humanos)
III = 180 ( Faltou um pouco mais de fatos, alusões ou embasamentos teóricos para construção da argumentação, além do erro acima)
IV = 190 ( não por falta de conectivos mas pelo uso de ênclise quando era necessário próclise)
V = 190 ( faltou retomar a superlotação nos presídios ao invés de melhorias no presídio, pelo ou menos eu acho mais formal, e também o detalhamento da última proprosta “devem atuar na promoção de debates da temática em locais abertos”.
NÃO SOU PROFISSIONAL MAS ESPERO TER AJUDADO! 😊
Tema:a questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores
Gislâine Martins de Souza
Ao observar seu texto, percebi que fez uso de sentimentalismo, o que é proibido pela banca examinadora, ao empregar a palavra "infelismente" que, em adição, ainda foi escrita de forma errada,sendo a grafia correta da palavra: (infelizmente). Sua introdução também ficou muito pequena, assim como o teLeia mais
Ao observar seu texto, percebi que fez uso de sentimentalismo, o que é proibido pela banca examinadora, ao empregar a palavra “infelismente” que, em adição, ainda foi escrita de forma errada,sendo a grafia correta da palavra: (infelizmente). Sua introdução também ficou muito pequena, assim como o texto no geral. O uso da vírgula no trecho ” “Outro aspecto importante, que pode ser…”, está errado não sendo necessário o uso da vírgula entre a palavra importante e a conjunção “que”. Ademais,a estrutura do texto dissertativo-argumentativo não foi respeitada, uma vez que a praragrafação e a organização das ideias durante a dissertação não respeitam as normas ditadas pela mesma. Sugiro que leia mais e aprimore seus conhecimentos acerca da estrutura do texto dissertativo- argumentativo bem como da norma culta da língua portuguesa. Essas foram criticas construtivas que farão de você uma excelente escritora. Espero ter ajudado❣.Boa sorte em seus estudos e muito sucesso!
See lessSistema prisional brasileiro no século 21
Gislâine Martins de Souza
Seu texto fugiu parcialmente do tema e não apresentou boa estruturação nem tese de opinião antecedida ao encaminhamento argumentativo . Ao falar do jovem que se inseriu no crime, não houve relação desse fato com o tema, o que feriu a coerência e clareza dos argumentos utilizados, sem contar que , aoLeia mais
Seu texto fugiu parcialmente do tema e não apresentou boa estruturação nem tese de opinião antecedida ao encaminhamento argumentativo . Ao falar do jovem que se inseriu no crime, não houve relação desse fato com o tema, o que feriu a coerência e clareza dos argumentos utilizados, sem contar que , ao argumentar no desenvolvimento, você falou vagamente sobre o sistema prisional brasileiro sem relacionar sua alusão com esse argumento, o que poderia ter sido feito por meio de conectivos e retomada das ideias,se tornando ainda mais fácil se estivesse expressa na introdução sua opinião (tese) acerca do tema em discussão. Houve fuga parcial do tema na conclusão,tendo em vista a evasão escolar que nada tinha que ver com o que fora dito anteriormente. Vale também notar a praragrafação do texto, em que os parágrafos não se interligam de forma coesa nem são feitos de forma correta, constituídos de só um período e sem nenhuma ligação entre as ideias de um parágrafo e outro, como da introdução com a conclusão e desta com os demais parágrafos. Falta a esquematização das ideias antes de escrever, a melhor compreensão do tema, a tese, isto é, sua opinião sobre o tema e muitos outros aspectos estruturais em seu texto que devem ser revistos urgentemente . Aparentemente você possuía conhecimento sobre o sistema prisional do Brasil, só não soube esquematizar e relacionar umas com as outras as informações que possuía durante a argumentação. Para tanto, te aconselho a ler mais e a respeitar o modelo dissertativo-argumentativo, exigido na redação do enem, para que na próxima vez não fuja parcialmente do tema nem apresente informações sem relação alguma com o mesmo. Procure ajuda profissional e melhore sua autoria. Espero ter ajudado.
See less