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Impactos da hiperconectividade na sociedade
Dio_Hyun~
TEMA: Impactos da hiperconectividade na sociedade INTRODUÇÃO: A internet surgiu na guerra fria (*Guerra Fria), uma vez que, por ter (*terem) medo (?) ataques soviéticos (*Vírgula aqui) (*os) americanos criaram um mecanismo de compartilhamento de informações. Passando anos, a criação dessa ferramentaLeia mais
TEMA: Impactos da hiperconectividade na sociedade
INTRODUÇÃO:
A internet surgiu na guerra fria (*Guerra Fria), uma vez que, por ter (*terem) medo (?) ataques soviéticos (*Vírgula aqui) (*os) americanos criaram um mecanismo de compartilhamento de informações. Passando anos, a criação dessa ferramenta proporcionou a (*à) sociedade moderna muitos avanços. No entanto, no Brasil, o seu acesso traz inúmeros problemas, tais como a hiperconectividade. Logo (*vírgula aqui) é visível a mudança de comportamento e a angústia respectivamente, (s/vírgula aqui) causas desse fenômeno|1|.
1 – Aqui houve uma certa falta de coerência, seria: “Logo, é visível a mudança de comportamento e a angústia que são causadas por esse fenômeno”?
— Essa introdução cumpriu o seu papel. possui uma tese (o acesso a internet traz à sociedade problemas, como a hiperconectividade) e trouxe um repertório legítimo, pertinente e produtivo; apenas a conclusão que deixou a desejar pela falta de coerência associada a erros coesivos.
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DESENVOLVIMENTO 01:
É relevante abordar, primeiramente, que a transição de conduta é uma das razões pela qual o problema persiste. Acerca disso, de acordo com o filósofo alemão Émile Durkheim, as atitudes humanas decorrem da coerção exercida por padrões sociais estabelecidos. Nessa lógica, devido a (à) prioridade de estar conectado com as notícias do mundo afora (*vírgula) muitos perdem o controle e se tornam ansiosos, caso esteja (*estejam) sem o acesso à internet.
— Esse desenvolvimento está bem estruturado (Com intro, des e conclusão), no entanto, ainda está vago, pois sua conexão com o repertório está muito superficial. Acredito que se você tivesse explicado o porquê damos (nós, brasileiros) tanta primazia à conexão, que é por sermos influenciados pelas mídias que massifica nossa mente (como bem diz Adorno), estaria muito bem ligado com a premissa de Durkheim sobre as atitudes humanas serem influenciadas pela padronização.
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DESENVOLVIMENTO 02:
Ademais, a inquietação dificulta a superação do uso excessivo da tecnologia. O medo de perder informações importantes é extremamente assustador na vida de pessoas que desempenham seu trabalho através deste meio. O uso sem supervisão dos pais intensifica o isolamento social e a convergência a conteúdos inapropriados para menores de idade.
— Aqui tivemos uma estrutura não tão adequada para um texto dissertativo-argumentativo, visto que frases soltas deixam um sentido vago. Não há desenvolvimento, tampouco conclusão.
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CONCLUSÃO:
Portanto, com urgência, é preciso desconstruir as bases da conexão redundante. Para isso, cabe à família (AGENTE) (*vírgula aqui) por meio (MEIO) das discussões pertinentes e o controle dos acontecimentos virtuais |1| (*vírgula aqui) estabelecer (AÇÃO) modos para que (OBJETIVO) os adolescentes não sejam alvos da dependência da internet.
1 – Controle dos acontecimentos virtuais? Como assim?
— Uma conclusão vaga, e com uma proposta não tão completa (falta o Detalhamento de algum elemento).
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C1: 160 – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2: 200 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
C3: 160 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
C4: 160 – Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
C5: 160 – Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
TOTAL: 840
— Muito bem!! Apenas seja mais cautelosa quanto à estrutura dos parágrafos, tente estudar um pouco mais sobre esse tipo de estruturação. Lembre-se: a prática leva à excelência! Boa sorte, e cuide-se!!
See lessIntolerância religiosa no Brasil
Dio_Hyun~
Tema: Intolerância religiosa no Brasil INTRODUÇÃO: Em meados do século XXI, a Intolerância religiosa tem se problematizado no Brasil. Por um lado (vírgula aqui) o país é laico, (s/ vírgula aqui) e defende a liberdade de crenças. Por outro (vírgula aqui) tem a falta de habilidade ou da vontade em recLeia mais
Tema:
Intolerância religiosa no Brasil
INTRODUÇÃO:
Em meados do século XXI, a Intolerância religiosa tem se problematizado no Brasil. Por um lado (vírgula aqui) o país é laico, (s/ vírgula aqui) e defende a liberdade de crenças. Por outro (vírgula aqui) tem a falta de habilidade ou da vontade em reconhecer e respeitar essas praticas (práticas).
Essa introdução é um tanto contraditória, como seria um país laico e que defende a liberdade de crença, mas, simultaneamente, não possui a vontade de reconhecer e respeitar as crenças? Seria bom que você usasse algum tipo de estratégia para encabeçar essa argumentação, como exemplo: “Embora o país tupiniquim seja considerado laico, o índice crescente da intolerância revela que tal adjetivo não se conecta com a atual realidade brasileira.” Seja direto e claro quanto a sua tese.
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DESENVOLVIMENTO 01:
O Brasil é uma mistura |1| de religiões e etnias, e perante a Constituição Federal que |2| a escolha de religião é totalmente livre. Diante disso, a legislação que assegura a liberdade de crenças religiosa (religiosas), quando vista em prática não são bem aceitas e respeitadas|3|. Assim, romantizar essa situação não é bem uma opção, mas um motivo de preocupação.|4|
1 – Substitua o termo “mistura”, para algo como “diversidade”, ou seja, o Brasil possui uma diversidade de religiões e etnias. Entendi o sentido, mas acredito que o termo “misturar” traz uma certa informalidade para o texto dissertativo.
2 – Aqui há um típico erro quanto à coesão do texto, o qual interfere na leitura, você poderá perceber se lê-lo.
3 – Por quê? O que não é aceito e respeitado e por que não é aceito e respeitado? Tente sempre explicar e preencher a sua argumentação com fatos, opiniões.
4 – Por que seria um motivo de preocupação? Quais são as consequências?
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DESENVOLVIMENTO 02:
Segundo dados do Instituto de Pesquisa do (*da) USP, a cada mês são registrados (*registradas) pelo menos 10 |1| denúncias de intolerância religiosa (*vírgula aqui) e dessas 15% envolvem violência física, sendo as principais vitimas (vítimas) fieis (fiéis) afro-brasileiras. Partindo disso, esse problema está causando um grande desrespeito|2|, por algo que é liberado. Além de causar perseguições, pode haver espancamentos, e esses são mais um dos motivos para o combate, e só assim torna o Brasil mais tolerante.|!|
1 – Regra geral p/ redação – Escreva por extenso os números de zero a dez. Escreva com algarismos os números de 11 a 999. A partir de mil, escreva com algarismo mais a palavra dos números redondos, como 5 mil, 77 milhões, 1,3 bilhão. Números não redondos devem ser apresentados com algarismos por completo: 98.765. Não use 1 mil, apenas mil.
2 – Seria mais apropriado escrever que esta situação de intolerância está causando violência ou caos ou desarmonia.
Senti falta de uma conclusão mais fechada, aliás, esse final está desconexo.
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CONCLUSÃO:
Portanto, a adoção de medidas que venham amenizar o desrespeito com as religiões|1|. Com isso, cabe a Constituição Federal (AGENTE) usar |2| (*Vírgula aqui) através |2| da mídia e da educação, anúncios e o aprendizado (MEIO), com o intuito (OBJETIVO) de solucionar essa controversa (controvérsia), assim, as pessoas serem (*serão) cada vez mais influenciadas a compartilhar o respeito no mundo (DETALHAMENTO DO OBJ).
1 – Essa frase está incompleta.
2 – Esqueceu da ação.
Conclusão boa, embora tenha esquecido de um elemento essencial como é o caso da ação.
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1C: 120 – Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
2C: 160 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão
3C: 80 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados e contraditórios, em defesa de um ponto de vista.
4C: 160 – Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
5C: 160 – Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
TOTAL: 680
Não tenha medo de usar mais linhas para explicar suas ideias, pelo contrário, aproveite-as o máximo que puder para deixar as suas ideias claras e bem explicadas! Lembre-se: a prática leva à excelência! Boa sorte na sua jornada, cuide-se!!
See lessCyberbullying e crimes virtuais
Dio_Hyun~
Tema: Cyberbullying e crimes virtuais INTRODUÇÃO: “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”. A frase da escritora e filósofa Simone de Beauvoir serve de metáfora para a problemática do cyberbullying e crimes em ambientes virtuais na contemporaneidade. Tal conjuntura corrobora dLeia mais
Tema: Cyberbullying e crimes virtuais
INTRODUÇÃO:
“O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”. A frase da escritora e filósofa Simone de Beauvoir serve de metáfora para a problemática do cyberbullying e crimes em ambientes virtuais na contemporaneidade. Tal conjuntura corrobora da |1| inobservância não só das instituições educacionais, mas também do poder público.
1 – Pelo que entendi dessa frase, o verbo “corroborar” está no sentido de ‘confirmar’, ou seja, “Tal conjuntura confirma a inobservância não só…”, isso significa que sua transitividade é direta, não é necessário usar a prep. “de” aqui.
– Esse parágrafo está agradável, você apresentou repertório e foi objetivo na tese “a conjuntura de crimes virtuais (sabendo que cyberbulling se encaixa nessa espécie) acontece devido às questões educacionais e governamentais.”
Entretanto, ao ler o começo fiquei tipo “Por que a citação de Simone serve como metáfora a conjuntura dada?”.
Então, lhe sugiro que tente conectar o repertório à tese para uma melhor compreensão da sua proposta.
Por exemplo: “(…) serve de metáfora para a problemática do cyberbullying e crimes em ambientes virtuais na contemporaneidade, uma vez que boa parte dos internautas sequer buscam denunciar crimes desse gênero ao pensarem que tais atitudes no ambiente online é algo banal.” Entende?
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DESENVOLVIMENTO 01:
Primeiramente, nota-se a ausência de medidas coercitivas a esse tipo de violência dentro do ambiente escolar. Segundo Paulo Freire, a educação essencialmente deve possuir caráter liberador, à medida que nos paramenta com ferramentas e nos torna capazes de questionar a realidade. Contudo, o contexto escolar muitas vezes é reduzido apenas ao aprendizado tecnicista, se distanciando (*segundo a regra de colocação pronominal, aqui deveria estar “distanciando-se”) do modelo pedagógico do educador brasileiro.
– Seria pertinente, na conclusão desse desenvolvimento, reforçar mais a questão de que o meio escolar sofre de escassez quanto ao incentivo de pensamento crítico nos estudantes, o que colabora com a permanência da violência e a ausência de métodos intervencionistas nas relações virtuais. Apesar de ser um pouco estranho colocar “ medidas coercitivas” em um ambiente de ensino, preferiria que esse meio conscientizasse mais os alunos sobre esse tipo de violência que se estende na internet.
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DESENVOLVIMENTO 02:
Em segundo plano, a lacuna na atuação Estatal (*estatal) também contribui na potencialização da problemática. Esse contexto ilustra o Estado Natural (*vírgula aqui) que, segundo os contratualistas, não se observava (*observa) nenhuma organização política, ameaçando, assim, os direitos naturais humanos. Paralelamente, hoje a condução inicial de procedimentos judiciais para crimes virtuais ainda se mantém restrita a grandes centros urbanos, dificultando a assistência em comunidades remotas.
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CONCLUSÃO:
Portanto, observa-se que (*a) educação e (*a) atuação governamental possuem papeis (papéis) fundamentais na manutenção dos direitos básicos. Desse modo, a fim de instruir as novas gerações para a melhoria do corpo social |OBJETIVO|, é necessário que as instituições de ensino |AGENTE| abranjam |AÇÃO| também temáticas que se incorporem ao contexto da vida real, através |1| de disciplinas específicas ou tarefas extracurriculares |MEIOS|. Não somente, cabe ao poder público |AGENTE2| a melhoria da assistência legal para todo o território nacional|AÇÃO2|, através |!| de departamentos especializados nas delegacias de polícia |MEIO|. Sendo assim, é possível se distanciar do contexto deplorável observado por Simone de Beauvoir |DETALHAMENTO|.
1 – Não mais use a expressão “através de”, pois remete mais ao ato de atravessar algo, prefira o “por meio” e seus sinônimos.
ps: evite omitir os artigos.
– Excelente conclusão. Só uma dica, para que não gastes tantas linhas para a conclusão, não é necessário fazer mais de uma proposta de intervenção, uma vez que sua nota não aumenta, apenas cresce as chances de você acabar se perdendo em alguma coisa, só faça uma proposta completa (com agente, ação, meio, objetivo e o detalhamento) e que esteja coesa com sua proposta.
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1C: 160 – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
2C: 200 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
3C: 160 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
4C: 200 – Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
5C: 200 – Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
TOTAL: 920
Você está indo muito bem! Lembre-se: a prática leva à excelência. Boa sorte em sua jornada, cuide-se!
See lessA persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira (ENEM 2015).
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Na escravidão que durou do Período Colonial até o Segundo Reinado do Brasil, as escravas eram submissas aos seus colonizadores, permitindo(1) eles violentá-las de todas as formas(2) sem julgamento.(5) Atualmente, embora o Brasil possua leis(3) como a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio, é notóLeia mais
Na escravidão que durou do Período Colonial até o Segundo Reinado do Brasil, as escravas eram submissas aos seus colonizadores, permitindo(1) eles violentá-las de todas as formas(2) sem julgamento.(5) Atualmente, embora o Brasil possua leis(3) como a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio, é notório que a violência contra a mulher persiste na sociedade brasileira. Nesse sentido, isso se deve aos estereótipos não superados da cultura patriarcal, que resulta em maneiras de “justificar” o crime.(4)
1 – verbo permitir precisa de uma preposição ‘a’: “Permitindo a eles”.
2 – Evita generalizar, “de todas as formas” é uma generalização.
3 – Usa-se vírgulas para isolar um aposto explicativo.
4 – tese: causa – estereótipos não superados; consequência – maneiras de justificar o crime.
5 – Veja: “de todas as formas sem julgamento”, deveria haver um “e” para separar o “de todas as formas” e o “sem julgamento”, pois ambos se referem ao modo pelo qual os colonizadores violentavam as mulheres. No momento em que você escreve sem o “e”, dá a impressão que o “sem julgamento” se refere a “de todas as formas”.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que os padrões da cultura machista ainda não foram erradicados. Nessa perspectiva, a série “One day at a time” retrata que o personagem Scott não aceita o fato de Penelope trabalhar na enfermaria(7). Fora da ficção, no Brasil, é possível observar rótulos que impõem a submissão das mulheres, como “lugar de mulher é na cozinha” e “mulher deve cuidar das crianças”(8). Assim, quando tais estereótipos não são totalmente cumpridos, a violência é efetuada.(6)
6 – Evitar generalizações.
7 – O fato de ele não aceitar ela trabalhar na enfermaria poderia ser por outros motivos, não necessariamente por estereótipos.
8 – Explique o motivo de esses rótulos serem negativos. Qual o problema de dizerem que lugar de mulher é na cozinha e que deve cuidar de crianças? Tenta problematizar mais a situação, por exemplo poderia trazer os fatos históricos de que antes as mulheres não podiam trabalhar, votar e não eram consideradas cidadãs. Além disso, poderia também abordar que esses rótulos fazem com que elas sejam, por vezes, sobrecarregadas pelos trabalhos de casa, uma vez que os homens muitas vezes deixam de as ajudar devido à mentalidade estereotipada. Por fim, aprofunde seus argumentos
Consequentemente, os criminosos buscam justificar a agressão por meio dos rótulos supracitados. Sob esse viés, cabe mencionar o caso DJ Ivis, no qual o cantor procurou justificar a violência contra sua esposa Pamella por causa de uma briga doméstica. Dessa forma, infere-se que a pressão exercida nas mulheres para fazer as tarefas domésticas pode ir além e provocar a violência, tendo em vista as “insatisfações” dos homens em relação às atividades domésticas.(9)
9 – Qual a relação da pressão exercida para fazer as tarefas domésticas com o caso Dj Ivis? Ângelo, será mesmo que ele violentou a esposa devido ao fato de ela não querer realizar as tarefas domésticas? Pense bem no que está escrevendo.]]
Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos(MMFDH)(agente) deve romper os estereótipos da cultura do patriarcado(ação), por meio de políticas públicas e campanhas de divulgação em massa(meio), as quais alertarão sobre os rótulos existentes e como superá-los, informando número para denúncias e incentivando relatos pelas redes sociais(detalhamento). Assim, tal ação terá a finalidade de igualar as mulheres na cidadania e impedir a violência contra elas na sociedade brasileira.(finalidade)
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Saneamento Básico no Brasil
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Saneamento Básico no Brasil A Constituição de 1988 prevê o direito à saúde em todo o Brasil. Todavia, o país nem sempre põe em prática tal garantia, visto que tanto a desigualdade social quanto omissões estatais são causas da falta de saneamento básico em muitos locais.(3) Logo, é válido discutir aLeia mais
Saneamento Básico no Brasil
A Constituição de 1988 prevê o direito à saúde em todo o Brasil. Todavia, o país nem sempre põe em prática tal garantia, visto que tanto a desigualdade social quanto omissões estatais são causas da falta de saneamento básico em muitos locais.(3) Logo, é válido discutir a problemática.
3 – Tese por causas: desigualdade social e omissões estatais(não seria melhor “omissão estatal”?).
Diante desse cenário, cabe ressaltar a desigualdade social(4) como fator desse quadro. Nesse sentido, Aristóteles argumenta que a política deve ser utilizada para promover justiça e equilíbrio. Entretanto, o fato de muitas famílias pobres, sem moradia, ocuparem locais sem sistemas de esgotos demonstra que o pensamento do filósofo está longe de se tornar uma realidade no país. Consequentemente, pode haver poluição de lençóis freáticos pelos resíduos sólidos(1) produzidos por tais grupos familiares, pondo em risco a saúde pública. Assim, nota-se que o equilíbrio socioeconômico poderia combater o problema.(5)
1 – Penso que faltou explicar melhor a relação dessa poluição de lençóis freáticos por resíduos sólidos, a sugestão é você deixar bem claro o porquê de a poluição de lençóis freáticos ser uma consequência da falta de saneamento básico.
4 – Parabéns por sempre retomar a tese, seguindo o projeto de texto.
5 – Não é que esteja errado, mas você poderia deixar ainda mais claro o porquê de as famílias pobres ocupando locais insalubres terem relação com a política governamental. É uma sugestão de melhora, mas você não perde ponto aqui.
Ademais, o descaso estatal em muitos locais brasileiros representa outro agravante. Segundo Durkheim, o Estado deve assegurar o funcionamento correto da sociedade. Contudo, ao se omitir da responsabilidade de fornecer água tratada para parte da população, o governo brasileiro deixa de seguir a lógica do sociólogo. Em decorrência disso, esse grupo populacional pode contrair doenças e infecções provenientes do consumo da água não tratada(2). Por conseguinte, fica evidente a necessidade de ações do Ministério da Saúde nesses lugares.
2 – Creio que aqui está completo, você trouxe as consequências do problema(doenças e infecções) e demonstrou quem é o responsável pelo problema(Governo). Se você quiser fazer uma argumentação ainda melhor, sugiro aprofundar a argumentação no sentido de mostrar o motivo de o Governo não seguir a lógica do sociólogo, o que o leva a isso? Como já havia dito, ao meu ver o texto dissertativo-argumentativo do ENEM visa atingir o cerne de um problema, a fim de solucioná-lo. Nesse caso, seria mostrar de modo ainda mais concreto os motivos de o Governo não solucionar esses problemas, podendo ser o individualismo, a corrupção, a lavagem de dinheiro, etc.
Portanto, é imprescindível superar as causas dessa situação. Nesse viés, o Poder Executivo(agente) deve diminuir a desigualdade de renda no Brasil(ação), por meio do aumento do auxílio do programa Bolsa Família(meio) — valor que deve ser igual a 2 salários mínimos para cada núcleo familiar(detalhamento) —, a fim de garantir capital para o aluguel de moradias em locais com esgotos e água tratada(finalidade). Paralelamente, o Ministério da Saúde(agente 2) deve promover o saneamento básico para todas as regiões brasileiras(ação 2), a fim de garantir boas condições sanitárias(finalidade 2) para toda a população. Desse modo, o país facilitará o direito à saúde previsto na Carta Magna(detalhamento 2).
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A importância da conservação dos oceanos para a manutenção da vida na terra (Nota)
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O coordenador do curso de Oceanologia da “Universidade Federal do Rio Grande” (FURG) José Luiz Azevedo afirma que “a proteção dos oceanos é crítica para a sobrevivência da espécie humana.”(1) Entretanto, é observado na sociedade brasileira algumas ações opostas à(2) de proteção, uma vez que as recorLeia mais
O coordenador do curso de Oceanologia da “Universidade Federal do Rio Grande” (FURG) José Luiz Azevedo afirma que “a proteção dos oceanos é crítica para a sobrevivência da espécie humana.”(1) Entretanto, é observado na sociedade brasileira algumas ações opostas à(2) de proteção, uma vez que as recorrentes atividades humanas, como a emissão constante de dióxido de carbono, prejudicam os oceanos e mares do planeta. Com isso, a não preservação das águas do mar gera impactos tanto na vida das pessoas, como também no clima global.(3)
1 – Quando a citação não inicia, mas encerra a frase, o ponto final fica depois das aspas.
Ex.: Segundo Fernando Pessoa, “viver não é necessário, o necessário é criar”.
2 – não se usa crase antes de preposição. O uso da crase é feito antes de palavras femininas.
3 – tese: impactos na vida das pessoas e também no clima global.
Em primeiro lugar, a falta de manutenção dos mares causam(4) problemas na vida dos seres humanos. Sob essa perspectiva, segundo um estudo da “Pontifícia Universidade Católica” (PUC) do Rio Grande do Sul, os setores da economia dos oceanos correspondem a 19% do PIB do Brasil. Diante desse fato, torna-se evidente que as águas do mar são uma importante fonte de renda do país, especialmente para quem depende dos recursos marinhos, já que(6), sem os cuidados necessários para com os mares, pescadores, biólogos e outros profissionais do ambiente marinho não conseguem o sustento para viver. Nesse sentido, nota-se a importância de se cuidar das águas do mar.(5)
4 – erro de concordância verbal: a falta de manutenção / causa.
5 – Muito bem! Está seguindo o projeto de texto, mostrando qual a importância da conservação dos oceanos para a vida das pessoas.
6 – Recomendo trocar por “uma vez que”.
Ademais, as mudanças climáticas são vulneráveis a não preservação dos oceanos. Nesse âmbito, vale ressaltar o branqueamento e a morte dos recifes de corais, causado pelo aumento da temperatura das águas e pela sua acidificação, resultado do aquecimento global e do efeito estufa. À vista disso, percebe-se que as atividades humanas são as principais causas dos problemas no meio aquático, os quais geram impactos na vida marinha, visto que as águas absorvem o dióxido de carbono, que alavanca a elevação da temperatura e a(8) acidez dos mares e(7) que, consequentemente, leva à morte de muitos animais. Logo, medidas devem ser tomadas para solucionar o impasse.(9)
7 – Recomendo tirar o “e”.
8 – não precisava do “a”
9 – Excelente, você demonstrou muito bom conhecimento sobre o assunto, além de ter seguido o projeto de texto proposto na introdução.
Faz-se necessário, pois, superar os problemas ocasionados pela falta de preservação dos oceanos. Cabe, portanto, ao (agente)IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), por meio da coerção e do uso de sanções(meio), alertar e conscientizar a população(ação) sobre o descarte ilegal de lixo plástico nas águas do mar, para que os animais não venham a óbito pelo consumo(finalidade) e, também, para que os profissionais do meio aquático possam trabalhar e cuidar dos animais(detalhamento). Além disso, é essencial que a humanidade(agente 2) diminua o lançamento de dióxido de carbono na atmosfera(ação 2), a fim de manter(finalidade 2) as águas limpas e preservadas. Assim, será garantida a sobrevivência da espécie humana(detalhamento 2), tal como afirma o coordenador José Luiz.(10)
10 – Toma mais cuidado com o detalhamento, eu considerei a conclusão como completa, mas um corretor mais rígido poderia não considerar.
See lessTema: As dificuldades do turismo brasileiro na sociedade contemporânea
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Em um episódio do desenho animado “Os Simpsons”, a família protagonista da animação embarca de férias ao Brasil com a finalidade de conhecer as belezas naturais do país. Contudo, ao chegarem ao destino(1) logo deparam-se(2) com uma nação detentora de uma infraestrutura precária e a falta de segurançLeia mais
Em um episódio do desenho animado “Os Simpsons”, a família protagonista da animação embarca de férias ao Brasil com a finalidade de conhecer as belezas naturais do país. Contudo, ao chegarem ao destino(1) logo deparam-se(2) com uma nação detentora de uma infraestrutura precária e a falta de segurança pública. Fora da ficção, os problemas observados pelos personagens fazem parte da realidade e expõem as dificuldades do turismo brasileiro na sociedade contemporânea(3). Nesse sentido, dois aspectos configuram-se relevantes: o não cumprimento da Constituição Federal e(4) carência de políticas públicas.(5)
See less1 – vírgula para separar o advérbio de tempo.
2 – se deparam(devido ao advérbio “logo”).
3 – Bom uso de repertório para contextualizar o tema.
4 – e ( a ) carência -> paralelismo.
5 – tese: causas do problema.
Diante desse panorama, urge salientar que a Constituição Federal assegura a todo cidadão o direito de acesso à lazer(6). Entretanto, muitos não experimentam esse postulado na prática, visto que a concentração de renda no Brasil contribui para a elitização das viagens e pontos turísticos do Brasil, quer em âmbito regional, quer em nacional, uma vez que os altos preços das passagens somado(7) às hospedagens torna inviável para as classes menos favorecidas financeiramente a possibilidade de conhecer novos lugares. Com isso, têm-se concretizado na prática as ideias do escritor Gilberto Dimenstein, em sua obra “Cidadão de Papel”, que aborda a perspectiva teórica do Estado no asseguramento das leis nacionais, mas que na prática há o claro descumprimento com essas regras. Logo, fica evidente a necessidade de medidas para atenuar essa questão.(8)
6 – lazer é uma palavra masculina, logo não tem crase.
7 – altos preços / somados
8 – Muito boa a sua argumentação.
Ademais, vale destacar a carência de políticas públicas como agente contribuinte para essa problemática. Consoante a historiadora Vânia Cury, durante o século XX(9) países como os Estados Unidos e Japão adotaram programas midiáticos que visavam promover o turismo por parte dos cidadãos. O Brasil, contudo, não segue de maneira adequada tais exemplos, e negligência o papel da mídia como propagadora e influenciadora do turismo, fato que se responsabiliza pelo desconhecimento dos destinos diversos de um país continental por parte de sua população. Outrossim, a recorrente insegurança(10) e ações concretizadas de assaltos e furtos torna menos(11) o Brasil menos atrativo internacionalmente(13) na lista de países dos melhores destinos, garantindo-se(12) assim, que os turistas de outras nacionalidades não tenham a nação tupiniquim como preferência. Assim, é urgente a realização de ações para mitigar esses desafios.
9 – vírgula – advérbio de tempo.
10 – Retoma a falta de segurança pública da introdução. Bom projeto de texto.
11 – Não precisava desse “menos”.
12 – precisava de vírgula aqui para isolar o “assim”.
13 – não precisava do ‘internacionalmente’, evita redundância.
Destarte, cabe ao Governo Federal(agente) criar o programa “Mais turismo, mais cidadania”(ação) que tem como objetivo(finalidade) oferecer desconto em passagens e hospedagens para a população de baixa renda. Para isso, seria criado um site no qual o interessado realiza seu cadastro e escolhe previamente um destino e uma hospedagem – se necessário – para viajar no prazo de 12 meses(detalhamento), a partir disso(14) seria oferecido um incentivo de 20 por cento nos custos, o qual poderia ser pago ao Estado no prazo de até 2 anos após a viagem com correção apenas da inflação. Também, cabe aos estados e municípios(14) em conjunto com o Ministério do Turismo(14)(Agente) selecionar um quantitativo especifico de policiais treinados e qualificados(ação) com finalidade(finalidade) de garantir maior segurança aos visitantes dos espaços turísticos. Espera-se com isso, que o Brasil venha a ser um exemplo no turismo, e que cenas como as dos Simpsons seja parte apenas da ficção
14 – vírgula
Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil (ENEM 2013).
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Na série “Sex Education”, é retratado que o irmão da personagem Maeve aconselha seu namorado Jackson a não dirigir após ele consumir bebida alcoólica. Fora da ficção, no Brasil, embora exista a Lei Seca, lei que penaliza motoristas alcoolizados, sua implantação não reduziu de maneira significativa oLeia mais
Na série “Sex Education”, é retratado que o irmão da personagem Maeve aconselha seu namorado Jackson a não dirigir após ele consumir bebida alcoólica. Fora da ficção, no Brasil, embora exista a Lei Seca, lei que penaliza motoristas alcoolizados, sua implantação não reduziu de maneira significativa os casos de condutores que dirigem embriagados. Nesse sentido, isso se deve à falta de conscientização em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas(principalmente bares), que resulta no aumento de casos de motoristas sob efeito do álcool.(1)
1 – tese: causa(falta de conscientização em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas) e consequência(aumento de casos de motoristas sob efeito do álcool).
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a ausência da conscientização sobre tal lei é um problema. No cotidiano, é possível observar que (6)em bares e outros lugares(6) não há nenhuma forma de conscientização(2), como cartazes, avisos ou alertas(7) sobre os problemas de dirigir alcoolizado, nem avisos sobre a Lei Seca são colocados, o que minimiza seus efeitos, Dessa forma, é possível perceber que, com a ausência dessa conscientização, principalmente em locais que são “fonte”(3) do problema, os impactos no trânsito são significativos, tendo em vista que haverá mais condutores embriagados. Então, providências devem ser tomadas.
2 – Evita generalizar. E se houver algum bar com cartaz?
3 – fontes
6 – vírgula(advérbio de lugar).
7 – vírgula(exemplificação).
Consequentemente, o aumento de casos de motoristas afetados pelo álcool afeta no tráfego do país. Segundo Associação Brasileira de Medicina de Tráfego(Abranet), 30% dos acidentes de trânsito ocorrem devido ao consumo de álcool antes da condução do veículo e, segundo Ministério da Saúde, metade deles resultam em morte. Logo, infere-se que a direção dos condutores embriagados resultam(4) em graves consequências, podendo inserir vítimas que não possuem ligação com esses motoristas, haja vista a desorientação deles(5) causada pelo álcool.
4 – a direção / resulta.
5 – Não precisa do “deles”, pois causa ambiguidade entre “motoristas” e “vítimas”.
Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério da Saúde(agente) deve divulgar a Lei Seca(ação) e abordar sobre seus efeitos, por meio(meio) de políticas públicas e campanhas de divulgação em massa, as quais devem ser divulgadas tanto em meios gerais(redes sociais, lugares públicos, entre outros) quanto em locais que vendem bebidas alcoólicas, incluindo bares(detalhamento). Assim, tal ação terá a finalidade de permitir um trânsito seguro e maior eficiência da Lei Seca no Brasil. (finalidade)
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Pobreza Menstrual no Brasil
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A constituição de 1988 prevê o direito à saúde em todo o Brasil. Todavia(1) o país nem sempre põe em prática tal garantia, visto que tanto a desigualdade social quanto a falta de saneamento básico para parte da população representam causas da pobreza menstrual(2). Logo, cabe discutir esses dois tópiLeia mais
A constituição de 1988 prevê o direito à saúde em todo o Brasil. Todavia(1) o país nem sempre põe em prática tal garantia, visto que tanto a desigualdade social quanto a falta de saneamento básico para parte da população representam causas da pobreza menstrual(2). Logo, cabe discutir esses dois tópicos.
See less1 – vírgula.
2 – tese: causas do problema(desigualdade social e falta de saneamento básico).
Diante desse cenário, é válido ressaltar, a princípio, a desigualdade social como fator da problemática. Nesse sentido, Aristóteles argumenta que a política deve ser utilizada para promover justiça e equilíbrio(3). Entretanto, o fato de muitas mulheres não possuírem recursos para comprar produtos destinados à higiene menstrual demonstra que o pensamento do filósofo está longe de se tornar uma realidade no país. Consequentemente, pode haver evasão escolar por parte desse público, o qual talvez não encontre formas seguras de conter o sangramento durante o período letivo(4). Assim, nota-se que o equilíbrio socioeconômico poderia combater o problema.
3 – Ficou vago a ideia de “política para promover justiça e igualdade”, quais políticas seriam essas?
4 – Certo, você relacionou a pobreza menstrual a outra consequência negativa, que é a evasão escolar, para demonstrar os efeitos do problema.
Ademais, a falta de saneamento básico em algumas regiões do Brasil representa outro agravante(5). Sob essa ótica, segundo a ONG “Trata Brasil”, mais de 25 milhões de brasileiros moram em lugares sem esgoto e mais de 10 milhões não recebem água tratada. Em decorrência disso, essa população pode sofrer com infecções por conta da má higienização relacionada à menstruação(6), além de diversas doenças. Por conseguinte, fica evidente a necessidade de ações do Ministério da Saúde nesses lugares(7).
5 – Muito bem, sempre retomando a tese que você citou na introdução.
6 – Aqui houve um problema na construção da frase, o mais adequado seria: “Essa população pode sofrer com infecções relacionadas à menstruação por conta da má higienização”.
7 – Cuidado para não citar muitos dados e repertórios e se esquecer de argumentar em cima deles, o principal no desenvolvimento é a argumentação. Nesse parágrafo, ficou um pouco expositivo, faltando o desenvolvimento de informações.
Portanto, é imprescindível superar as causas dessa situação. Nesse viés, o Poder Executivo(agente), aliado ao Ministério da Economia, deve diminuir a desigualdade(ação) de renda no Brasil(8) por meio(meio) do aumento do auxílio do programa Bolsa Família — valor que deve ser igual a 2 salários mínimos(detalhamento) para cada núcleo familiar —, a fim de erradicar a pobreza menstrual(finalidade). Paralelamente, o Ministério da Saúde(agente 2) deve promover o saneamento básico(ação 2) para todas as regiões brasileiras, a fim de garantir(finalidade 2) a dignidade feminina durante a menstruação. Desse modo, o país facilitará o direito à saúde previsto na Carta Magna brasileira.(detalhamento 2)
8 – vírgula
Parabéns pela evolução!
As novas tecnologias voltadas ao ensino-aprendizagem no Brasil: desafios e perspectivas.
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O filósofo Gustave Flaubert afirma: “A vida deve ser uma constante educação”, tal afirmação permite inferir que, não importa o quadro vivenciado, a educação deve continuar(1). Paralelamente, no Brasil, após a pandemia da COVID-19, os meios tecnológicos passaram a ser usados para substituir o ensinoLeia mais
O filósofo Gustave Flaubert afirma: “A vida deve ser uma constante educação”, tal afirmação permite inferir que, não importa o quadro vivenciado, a educação deve continuar(1). Paralelamente, no Brasil, após a pandemia da COVID-19, os meios tecnológicos passaram a ser usados para substituir o ensino presencial, contudo, esta forma de aprendizado não está 100% adaptada. Nesse sentido, isso se deve ao fato de que professores e alunos não estão adaptados, o que resulta em um sistema de ensino de baixa qualidade.(2)
1 – Ficou um pouco aberto esse conceito de ‘educação’, seriam as aulas nas escolas? Ou a educação familiar?
2 – tese
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que os conjuntos docente e discente não estão totalmente preparados para controlar essa forma de aprendizagem. Nessa perspectiva, cabe mencionar o caso reportado no jornal “Fantástico”, no qual uma aula virtual foi invadida e o invasor compartilhou vídeos ilícitos, interrompendo a professora e o aprendizado dos alunos. Dessa forma, é possível observar que as aulas online não estão seguras para o ensinamento do professor, e essa falta de segurança prejudica no aprendizado dos estudantes, já que(3) para conseguir aprender, terão que estudar por conta própria, o que é mais difícil.(4)
3 – vírgula
4 – Achei um pouco estranha a argumentação, pois você relacionou a falta de preparo à falta de segurança, o que não é muito visível, visto que o aprendizado em casa tende a ser mais seguro que nas escolas públicas.
Consequentemente, o sistema de ensino, além de perigoso, torna-se uma forma de aprendizagem de baixa qualidade. Sob esse viés, segundo Ministério da Educação(MEC), de todos os alunos que concluem um curso de faculdade à distância, 75% deles tiram abaixo da pontuação 50 no Enade(Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) em uma escala de 0 a 100. Logo, infere-se que por causa da falta de interatividade entre professor e aluno, além das distrações, seja em casa, seja nas redes sociais ou plataformas de lazer, o aprendizado é menor, podendo ser prejudicial para a futura geração de profissionais.(5)
5 – Aqui sua argumentação melhorou. Você relacionou os problemas do ensino a distância à distração, devido às redes sociais e plataformas de lazer, e ainda usou uma fonte que comprovou bem a tese. Muito bem!
Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério das Comunicações(MCom) (agente), em parceria com o Ministério da Educação, deve criar uma plataforma(ação) de vídeo chamada(6) segura com funções que auxiliem tanto o professor como o aluno, por meio(meio) de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, o qual constará que tal aplicativo deve ser disponibilizado gratuitamente e que poderá ser executado em qualquer dispositivo(detalhamento), seja ele recente ou não. Assim, tal ação terá a finalidade de adaptar os alunos a um ensino a distância de qualidade(finalidade).
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Parabéns!
See less6 – videochamada