Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O excesso Da Tecnologia Na Infância na era Cibercultura.
gigiviana
Olá, tudo bem? a estrutura da redação ENEM envolve apenas 4 parágrafos: INTRODUÇÃO, DOIS DESENVOLVIMENTOS E CONCLUSÃO. Notei uma dificuldade na sua escrita em fazer concordâncias e pontuação, exemplo: A geração Z, FORAM E CONTINUAM. O ideal seria FOI E CONTINUA e não seria necessário vírgula. Mas veLeia mais
Olá, tudo bem?
a estrutura da redação ENEM envolve apenas 4 parágrafos: INTRODUÇÃO, DOIS DESENVOLVIMENTOS E CONCLUSÃO.
Notei uma dificuldade na sua escrita em fazer concordâncias e pontuação, exemplo: A geração Z, FORAM E CONTINUAM. O ideal seria FOI E CONTINUA e não seria necessário vírgula.
Mas vejo que seu texto já está caminhando bem.
Uma dica de ouro que posso dar a você é assistir aulas de gramática para uma melhor compreensão da escrita e além disso algumas de estruturas de redação.
BOA SORTE! VAI DAR CERTO!
See lessTEMA: PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO BRASIL
gigiviana
Durante a revolução industrial, período que marcou a idade moderna. (USO INADEQUADO DA PONTUAÇÃO, DEVERIA SER ",") A industrialização e a produção em escala foram pioneiros na precarização do trabalho. No Brasil a violação aos direitos do trabalhador se repete tal como no passado. (SEM CONCTIVO) IssLeia mais
Durante a revolução industrial, período que marcou a idade moderna. (USO INADEQUADO DA PONTUAÇÃO, DEVERIA SER “,”) A industrialização e a produção em escala foram pioneiros na precarização do trabalho. No Brasil a violação aos direitos do trabalhador se repete tal como no passado. (SEM CONCTIVO) Isso porque, como no passado muitos empresários brasileiros violam as cláusulas trabalhistas. (ERRO DE PONTUAÇÃO) Seja, obrigando a cobrir horas extras de trabalho não remuneradas, ou não pagando o salário mínimo obrigatório às horas de trabalho servidas. (ERRO DE PNTUAÇÃO) Tudo em busca de um lucro que cubra os gastos, mesmo que ilegalmente.
Seguindo o ponto de vista anterior, o abuso de produtividade em razão do aumento de lucro exponencial já foi pauta em processos trabalhistas à empresários de grandes lojas como Havan e Magazine Luiza, acusados de violarem os direitos legais de seus funcionários. Tendo em vista isto, é necessário mencionar como o romantismo a meritocracia induz varios empregados a acreditarem que a precarização do trabalho faz parte do caminho ate a estabilidade financeira, fato este que é desmentido pelo filosofo Paul Lafargue em sua teoria “O direito a preguiça”. Na obra o filosofo esclarece que a produção em larga escala não aumenta os lucros ou estimula qualquer avanço econômico ao trabalhador. De acordo com Lafargue, não são as horas trabalhadas que garantiram um lucro em produção, mas a estabilidade fisica e mental do trabalhador que assim poderá trabalhar melhor e produzir mais.
Deu para observar a tese, porém usou muitos repertórios e não foi objetivo,
Logo a despeito dos fatos mencionados torna se claro a necessidade de intervenção do Estado. A começar, pelo Ministério da Justiça e do trabalho que garanta o seguimento da constituição trabalhista em todas as empresas registradas no Brasil, seja através de propagandas por todos os meios comunicativos que conscientize a regularização trabalhista, como a supervisão direta do Ministério em cada empresa registrada. Assim sendo capaz de tornar a justiça acessível a todas as classes como reitera King.
Boa proposta, ainda falta organizar as informações de maneira clara e objetiva.
Recomendo você dá algumas olhadinhas em aulas gramaticais e de estruturas de redação, VAI DA CERTO <3
See lessO trabalho remoto e seus impactos para a saúde mental
gigiviana
Bom dia! Introdução muito boa! REPERTÓRIO - TESE - CAUSAS OK ARG1: Em primeiro plano, a desigualdade social é um complexo dificultador. Segundo Claude Lévi-Strauss, o adequado entendimento dos fatos históricos proporciona compreensão da realidade. Nesse contexto, o trabalho remoto e seus impactos paLeia mais
Bom dia!
Introdução muito boa! REPERTÓRIO – TESE – CAUSAS OK
ARG1: Em primeiro plano, a desigualdade social é um complexo dificultador. Segundo Claude Lévi-Strauss, o adequado entendimento dos fatos históricos proporciona compreensão da realidade. Nesse contexto, o trabalho remoto e seus impactos para a saúde mental relaciona-se com a história do Brasil desde os tempos de colônia, assim, torna-se clara a potencial relação negativa entre o passado brasileiro e a problemática em questão
Não desenvolveu bem, pois não deixou claro a sua opinião. Você cita bem que isso se relaciona com o passado histório do Brasil e foi negativo, mas sua citação exige que você explique como a falta de entendimento do passado se relaciona com a desigualdade social e afeta a problemática.
d2: Além disso, faz-se válido salientar a morosidade do Estado como promotor do problema. Conforme Pierre Bourdieu, sociólogo francês, “aquilo que foi criado para se tornar instrumento de democracia direta não deve ser convertida em mecanismo de opressão simbólica”. Desse modo, é necessário a concretização e realização de mutirões, com entrega de “outdoors” informativos e campanhas virtuais, por intermédio de, influenciadores digitais, essas ferramentas são essências para a formação cidadã dos brasileiros, para que o cenário visto pelo trabalho remoto no Brasil deixe de ferir a Declaração Universal dos Direitos Humanos e se modifique posicionalmente.
A mesma coisa foi observada aqui, você não relacionou sua citação com o seu argumento, não explicou o porque o Estado é negligente nessa situação ou como a realidade do governo está relacionado a citação (o que faz dele hj ser contraditório e se apresentar como um instrumento de opressão simbólica).
CONCLUSÃO PERFEITA, ARRASOU!
C1: 160
C2: 160
C3: 120
c4: 160
c5: 200
( NÃO SOU CORRETORA PROFISSIONAL)
See lessVidas Secas
gigiviana
Olá, tudo bem? Gostei bastante do repertório sociocultural, viu? Porém, você poderia ter resumido mais, deu a impressão que tu iniciou com uma resenha ao contrário de uma contextualização :) Minha sugestão: O filme “Vidas Seca” de Nelson Pereira dos Santos estreado no ano de 1963 retrata a históriaLeia mais
Olá, tudo bem?
Gostei bastante do repertório sociocultural, viu? Porém, você poderia ter resumido mais, deu a impressão que tu iniciou com uma resenha ao contrário de uma contextualização :)
Minha sugestão:
O filme “Vidas Seca” de Nelson Pereira dos Santos estreado no ano de 1963 retrata a história de uma família do sertão Nordestino que enfrentou uma das piores estiagem do Brasil, atravessando o sertão em busca de meios para sobreviver. No entanto, no cenário brasileiro hodierno, ainda observa-se os desafios da expansão da seca no Brasil. Nesse contexto, é oportuno pontuar a negligência governamental (causa1) e a omissão midiática (causa2)
—–> Vc precisa OBRIGATORIAMENTE apresentar essas duas causas na sua introdução.
No desenvolvimento vc iria defender suas duas causas apartir de repertórios socioculturais também, para cada causa é um parágrafo e sugiro que seja no máximo umas 8 ou 9 linhas.
See lessProblemas da mobilidade urbana no Brasil
gigiviana
Olá, tudo bem? Sua estrutura não está bem em estilo ENEM :( O que se exige é que se tenha 4 parágrafos Na sua introdução você começara com um repertório socio-cultural, defendendo sua tese e apresentando as causa - são duas - para o problema. Nos desenvolvimentos você trará as duas causas e comprovaLeia mais
Olá, tudo bem?
Sua estrutura não está bem em estilo ENEM :(
O que se exige é que se tenha 4 parágrafos
Na sua introdução você começara com um repertório socio-cultural, defendendo sua tese e apresentando as causa – são duas – para o problema.
Nos desenvolvimentos você trará as duas causas e comprovará elas atráves de repertórios socioculturais também
e na conclusã você deve achar uma proposta de intervenção para o problema
Por isso, FOCO NA REDAÇÃO, dê seu máximo e tudo dará certo :)
See lessCAMINHOS PARA GARANTIR O ACESSO AO LIVRO NO BRASIL
gigiviana
Olá, tudo bem? INTRODUÇÃO: Segundo o filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman, em sua teoria sobre a vida líquida, os seres humanos tem práticas egoístas e superficiais. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro no que diz respeito à aquisição da leitura no Brasil. Sua iLeia mais
Olá, tudo bem?
INTRODUÇÃO: Segundo o filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman, em sua teoria sobre a vida líquida, os seres humanos tem práticas egoístas e superficiais. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro no que diz respeito à aquisição da leitura no Brasil.
Sua introdução não apresenta sua tese ou causas para a problemática, devemos sempre apresentar uma frase que falem que o Brasil apresenta esse problema e das causas logo na introdução:
Segundo o filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman, em sua teoria sobre a vida líquida, os seres humanos têm práticas egoístas e superficiais. Análogo a isso, o Brasil apresenta um comportamento egocêntrico em relação ao consumo literário, visto que poucos possuem acesso. Diante dessa perspectiva, é importante ressaltar a falta de incentivo familiar (seu argumento 1) e a desigualdade social (seu argumento 2) como fatores que favorecem esse quadro no que diz respeito à aquisição da leitura no Brasil.
Em relação aos dois parágrafos de argumentos, sinto muito a falta de repertório sociocultural que validem seus argumentos e de fechamentos de parágrafos.
Conclusão: Tendo em vista os aspectos mencionados (NÃO RECOMENDO ESCREVER QUE VOCÊ JÁ CITOU AO INVÉS DISSO USE FRASES COMO: Em suma, observa-se a necessidade de atenuar os desafios relacionados escassez de acesso ao livro no país – , é indubitável que o governo implemente bibliotecas públicas através do Ministério da Educação em municípios desprovidos de medidas educacionais extras, de modo a promover a diminuição de alfabetos funcionais e a disseminação da leitura no país. Assim, os desafios atrelados ao acesso a livros no Brasil serão amenizados e o pensamento de Bauman poderá ser refutado.
See lessTema: medidas para a redução da violência no trânsito brasileiro
gigiviana
Olá, tudo bem? Não sou expert em correções de redação para lhe dar uma nota, porém, com base nos meus conhecimentos, posso guiar vc :) Gostei muito da sua introdução, apresenta um repertório sociocultural, uma tese e as causas do problema. No entanto, existem alguns erros de pontuação. Também gosteiLeia mais
Olá, tudo bem?
Não sou expert em correções de redação para lhe dar uma nota, porém, com base nos meus conhecimentos, posso guiar vc :)
Gostei muito da sua introdução, apresenta um repertório sociocultural, uma tese e as causas do problema. No entanto, existem alguns erros de pontuação.
Também gostei dos argumentos que você usou, mas falta colocar uma crítica mais aprofundada no fechamento. observe:
ARG1: Em primeiro lugar, percebe-se que a falta de punição dos infratores como percursor para essa situação. Sob essa perspectiva, o filósofo grego Platão defende que a política existe em função de garantir o bem comum, como a segurança, á sociedade mediano o cumprimento da justiça. Todavia, o que realmente acontece no Brasil é a ineficácia de estratégias de combate aos infratores de trânsito. Logo, tal negligência inviabiliza a dissolução dessa conjuntura inaceitável.
ARG2: Além disso, observa-se que o não cumprimento das leis de trânsito contribuem para a prevalência dessa situação. Nesse panorama, segundo o célebre filósofo alemão Immanuel Kant ”o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Desse modo, o despreparo educacional do motorista representa um impasse preocupante, visto que o desconhecimento da legislação de trânsito brasileira acarreta, com efeito, à violação desta. Assim, são necessários meios que visem a promoção das práticas corretas da lei.
Conclusãoooo perfeeeita! apenas sinto falta do fechamento com chave de ouro, apenas uma pequena frase como:
See lessCom efeito, espera-se a consolidação do artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Saúde Mental como Desafio da Sociedade Contemporânea
gigiviana
Olá, tudo bem? Senti falta da estrutura de conclusão para a proposta de intervenção. Geralmete usamos cinco elementos: - Ação (o que?) - Agente (quem?) - Modo (como?) - Efeito (para quê?) - Detalhamento (explicação e exemplos) EXEMPLO DE CONCLUSÃO USANDO A ESTRUTURA DE INTERVENÇÃO BASEADO NO SEU TEXLeia mais
Olá, tudo bem?
Senti falta da estrutura de conclusão para a proposta de intervenção.
See lessGeralmete usamos cinco elementos:
– Ação (o que?)
– Agente (quem?)
– Modo (como?)
– Efeito (para quê?)
– Detalhamento (explicação e exemplos)
EXEMPLO DE CONCLUSÃO USANDO A ESTRUTURA DE INTERVENÇÃO BASEADO NO SEU TEXTO:
Por fim, a saúde mental no Brasil tem sido negligenciada corroborando para o aumento de casos. Logo, é preciso que o Estado (AGENTE) responsável por garantir a dignidade dos cidadãos (DETALHAMENTO), realize, por meio de projetos que integre a família e os afetados (MEIO), a divulgação de informações sobre saúde mental, bem como o investimento na melhoria de equipamentos e qualificação profissiona (AÇÃO), com o intuito de tornar a sociedade mais aberta para o público com transtornos mentais. (EFEITO). Dessa maneira, pode-se superar a falta de inclusão com os não saudáveis mentalmente no país.
Falta e precariedade de moradias no Brasil
gigiviana
Na introdução poderia ter usado a constituição de 1988, por exemplo: Sob a afirmação da Constituição de 1988, a saúde e bem-estar, conforme o artigo 6° é assegurada como direito social à população. No entanto, a falta e precaridade de moradias no Brasil se torna um obstáculo para aquilo que está naLeia mais
Na introdução poderia ter usado a constituição de 1988, por exemplo:
See lessSob a afirmação da Constituição de 1988, a saúde e bem-estar, conforme o artigo 6° é assegurada como direito social à população. No entanto, a falta e precaridade de moradias no Brasil se torna um obstáculo para aquilo que está na teoria. (PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA). Diante disso, faz-se importante analisar como a falta de planejamento por parte do governo (TESE 1) e a má distribuição de recursos (TESE 2) contribuem para o aumento do problema.
SEMPRE TENTE COLOCAR A PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA E AS TESES, PELO MENOS 2, NA INTRODUÇÃO.