Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Caminhos para promover a diminuição da automutilação de jovens brasileiros
Garciaju
oii, boa noite!! Espero que esteja bem, quero primeiramente dizer o enorme privilégio que tenho de poder corrigir sua redação e logo te parabenizar pelo esforço que você está tendo para uma melhoria. Bom, vamos lá.. Segundo o livro “Confissões de um Adolescente Depressivo”, escrito por Kevin Breel,Leia mais
oii, boa noite!! Espero que esteja bem, quero primeiramente dizer o enorme privilégio que tenho de poder corrigir sua redação e logo te parabenizar pelo esforço que você está tendo para uma melhoria.
Bom, vamos lá..
Segundo o livro “Confissões de um Adolescente Depressivo”, escrito por Kevin Breel, percebe-se que a automutilação está presente, principalmente entre os jovens, no mundo, inclusive no Brasil, país que conta com um elevado número de adolescentes que sentem a necessidade de aliviar uma dor emocional ou angústia através da automutilação, com as quais não conseguem lidar. Nesse sentido, faz-se necessário avaliar os caminhos para promover a diminuição da automutilação de jovens brasileiros, visto que se trata de um problema silencioso e delicado. Para tanto, algumas questões devem ser consideradas, como o acompanhamento familiar e escolar do comportamento do adolescente e a conexão limitada à internet.
Boa introdução, mas há muita informação que pode ser descartada, achei muito grande o seu trecho, não é necessário tudo isso. Também achei que ficou um tanto quanto incoerente algumas partes da sua introdução, segue um ajuste que eu faria com (com as suas mesmas palavras)
Segundo o livro “Confissões de um Adolescente Depressivo”, escrito por Kevin Breel, percebe-se que a automutilação (EXISTE), (E ESTÁ PRESENTE) principalmente entre os jovens (BRASILEIROS). Nesse sentido, faz-se necessário avaliar os caminhos para promover a diminuição da automutilação. Para tanto, algumas questões devem ser consideradas, como o acompanhamento familiar e escolar do comportamento do adolescente e a conexão limitada à internet.
Em primeiro plano, observa-se que a família tem um papel fundamental na vida e no desenvolvimento da criança, sendo que, se essa apresentar saúde mental e emocional abaladas, a mesma vai necessitar de ajuda e participação de seus progenitores. Ainda, destaca-se que a escola, junto aos professores ou cuidadores, deve colaborar com esse processo, uma vez que os profissionais da instituição passam mais tempo com os jovens na maioria dos casos, logo estão mais suscetíveis a analisar e perceber padrões de comportamento que indicam a prática da automutilação, como cortes pelo corpo ou condutas depressivas, baixa autoestima, problemas de insegurança, crises de ansiedade, entre outros.
Bom, percebi que você tem um bom vocabulário, tem uma boa escrita também!!
No início do parágrafo até vi que você começou bem, mas se está estudando para melhoria de uma redação com foco no Enem indico que veja alguns modelos de redações já prontos.
O enem precisa de fatos, eu vi que você colocou muita informação, mas o que garante isso? O Enem quer saber, quer dados, como você pode provar que de alguma forma os profissionais de uma instituição pode ajudar um jovem?
Eu sei que pra gente isso é fato, mas o enem quer dados, informações!!
(Senti até uma “pitada” de proposta de intervenção nesse parágrafo, quando você diz que os professores deve colaborar com o processo, isso não pode ocorrer!! Apenas na conclusão)
Ademais, vale destacar que o acesso ilimitado ao mundo digital e, consequentemente, ao excesso de informações pode afetar a realidade dos adolescentes de diferentes formas, como a presença de padrões de beleza impostos pela mídia consegue deteriorar a autoestima de muitos, ou o bombardeamento de notícias que, por ser constante, não oferece tempo para processar cada detalhe e é capaz de desenvolver ansiedade nos indivíduos.
*Cadê os dados?
não vou comentar muito esse desenvolvimento 2, pois seria quase os mesmos comentários do D1
Depreende-se, portanto, a necessidade de medidas eficientes para diminuir tal auto violência praticada pelos jovens no Brasil. Dessa forma, o Ministério da Educação, ao lado do Ministério da Saúde, deve reforçar aos meios escolar e familiar a importância de criar protocolos capazes de lidar com a situação e que superem o problema de desinformação nas escolas, e a importância de uma boa influência familiar, respectivamente, através de canais de atendimento que facilitem o acesso aos jovens, como nas próprias escolas ou linhas telefônicas e serviços online, com o objetivo de antever e precaver tal situação. Somente assim, a sociedade brasileira estará mais perto de superar os desafios do combate à automutilação entre adolescentes e promover tal diminuição.
Muito boa a conclusão!!
Bom, em geral parabéns!!
See lessPeço desculpa se em alguma fala ofendi o seu texto, o intuito da correção é apenas apontar alguns erros dos quais eu já cometi e essas mesmas correções me ajudaram, enfim, eu corrigi com base no modelo enem, caso não for esse o seu intuito, está no caminho certo, mas se quer prestar o enem e tirar uma nota 900+, indico você dar uma olhadinha nas vídeo aulas que falam sobre redações voltadas ao enem mesmo (tem alguns vídeos de redações coringa que te ajudará bastante também), no mais, boa sorte e rumo ao sucesso!!
TEMA: A falta de acessibilidade para os deficientes físicos: como resolver esse problema?
Garciaju
Conceitua-se deficiência, pelo consenso geral, como uma dificuldade, física ou mental, presente no indivíduo incapaz de realizar determinada ação que, geralmente, é comum à maioria da sociedade. Vivencia-se, no Brasil, infelizmente, os portadores de necessidades especiais sofrerem com a falta de aceLeia mais
Conceitua-se deficiência, pelo consenso geral, como uma dificuldade, física ou mental, presente no indivíduo incapaz de realizar determinada ação que, geralmente, é comum à maioria da sociedade. Vivencia-se, no Brasil, infelizmente, os portadores de necessidades especiais sofrerem com a falta de acessibilidade em inúmeros locais. Isso ocorre devido à: falta de apoio do Governo em áreas sem acessibilidade e desvalorização dos deficientes pela população brasileira.
Ótimo início, apontou os dois caminhos para os desenvolvimentos do texto.
Em primeira instância, todas as regiões devem ser acessíveis a todos os indivíduos. Nesse viés, a Constituição Federal, promulgada em 1988, garante assistência a todos os deficientes, sendo essa, de responsabilidade do Governo. Entretanto, vê-se um cenário distinto ao previsto na Constituição brasileira, na qual inúmeros locais não são acessíveis a esta parcela da população. Por conseguinte, a segregação aumenta, de forma inaceitável, aos portadores de deficiências, tornando-os alheios de seus direitos como cidadãos brasileiros.
Gostei bastante, mas quando você diz “vê-se um cenário distinto ao previsto na constituição”, isso ficaria mais legal se você apresentasse um dado, você está apresentando um fato, mas como você vai sustentar isso?? Quem garante que o que está previsto na constituição não ocorre?? (Provavelmente esse dado está em algum texto motivador)
Seria um pouco melhor se colocasse
“De acordo com o …, muitos deficientes reclamar por falta de …” enfim, seria um dado verídico.
Ademais, o preconceito da sociedade quanto aos deficientes físicos fomenta o agravamento desse óbice. Nesse contexto, em governos ditatoriais, por exemplo, pregam-se discursos elitizados e majoritários que inibem os direitos das minorias – entre elas, os deficientes – que são vítimas de uma sociedade autoritária e preconceituosa. De maneira análoga, atualmente, no Brasil, os portadores são vistos como pessoas atrasadas, e isentos de seus direitos básicos, tornando-os, consequentemente, uma classe social cada vez mais desvalorizada.
Ótimo!!
Verifica-se, portanto, a urgência de uma mudança social para aumentar a acessibilidade dos deficientes físicos no Brasil. Dessa maneira, cabe à esfera estadual, com o fito de tornar os municípios mais acessíveis a todos, o dever de mudar a infraestrutura dos locais públicos e inserir cartazes sobre a deficiência física – uma vez que isto tornará os espaços públicos mais acessíveis e minimizará a segregação desta classe – por meio de acordos com empresas regionais e com o Poder Executivo Federal. Dessa forma, a sociedade brasileira aproximar-se-á do que condiz em sua Constituição.
Ficou muito boa sua conclusão, mas não achei evidente que todas as competências foram atingidas, precisa deixar mais explícito alguns pontos, por exemplo:
PARA QUEM?
Precisa detalhar um pouco mais.
Enfim, quero te parabenizar pelo ótimo vocabulário, as concordâncias gramaticais também ficaram muito boas, a única sugestão é que você não deixasse seu texto com muitas pausas e corrigisse as coisas que citei acima. Entretanto, nenhum dos erros cometidos comprometeria muito sua nota, afinal -se estiver estudando para o enem- os corretores dão a nota apenas a um desenvolvimento, caso um tiver completo já garante seus 200 nessa competência. Enfim, parabéns mais uma vez.
See lessNão vou detalhar a nota, mas certeza que ficaria algo próximo de 900.
Democratização do acesso ao cinema – ENEM (tema)
Garciaju
Segundo Winston Churchill, o sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo. Nesse contexto, essa problemática da democratização do acesso ao cinema, tem sido um constante fracasso, sendo resultado de uma irreverente desigualdade social, que alimenta o individualismo da população, sendLeia mais
Segundo Winston Churchill, o sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo. Nesse contexto, essa problemática da democratização do acesso ao cinema, tem sido um constante fracasso, sendo resultado de uma irreverente desigualdade social, que alimenta o individualismo da população, sendo que muitos não receberam tal benefício, que é o cinema, antes foram esquecidos a margem da sociedade. Diante deste quadro, cabe entender as raízes do pensamento humano, para que assim haja uma inversão de padrões sociais.
ÓTIMA introdução, parabéns!! Deixou bem claro o que você vai desenvolver ao decorrer do texto, mas apresentou apenas um caminho que foi “as raizes do pensamento humano”, poderia citar outra coisa para não ficar algo maçante e repetitivo nos dois desenvolvimentos.
Conforme, escreveu Platão, que vencer a si próprio é a maior das vitórias. Assim, a sociedade deve vencer a si mesma, pois ao longo dos anos, se construiu um pensamento individualista e prepotente, que considera as necessidades do outro, como menores e insignificantes, que na maioria dos casos, essa ideia, gera pessoas voltadas para si, sem questionar o meio social em que estão inseridas, às vezes ricas, outras vezes pobres. Portanto, necessita-se uma renovação do pensamento humano em geral, considerando ainda a ética pessoal de cada um, trazendo um maior equilíbrio, que por sua vez não exclui ninguém que esteja a margem da sociedade, aumentando dessa o pensamento crítico de cada individuo na sociedade moderna.
Foi bem perceptível a retomada de um assunto que você citou logo na introdução, que foi “as raizes dos pensamentos humanos” e logo comparou isso com problemas sociais, isso ficou muito bom!! Mas consegui identificar bastante erros gramaticais (nas vírgulas)
Logo, cabe lembrar nossas origens, que como escreveu Max Weber, o homem é um animal preso na teia de significados que ele mesmo teceu. É fundamental, portanto, entender de onde viemos, sabendo que os seres humanos, até os dias de hoje, prejudicam a si próprios por causa do egoísmo, e isso vem de nossas raízes, deve-se então anular o individualismo, é possível ver isso, na criação das nações, guerras e organizações, ou seja, isso muitas vezes nos separa e não nos uni como sociedade, antes causa o crescimento do pensamento egocêntrico. Em vista disso, o maior desafio que se encontra no meio social, é o próprio homem, que rejeitando qualquer entendimento da união entre as pessoas, se aproveita para, infelizmente, concretizar seus planos de vaidade com si mesmo.
O conectivo “Logo” é mais correto usá-lo na conclusão de um parágrafo, você iniciou um parágrafo com um conectivo de conclusão, isso não ficou muito bom!! Sugiro que logo na introdução do parágrafo do desenvolvimento 2 coloque conectivos diferentes, como “Outrossim, Ademais, Além disso”, como você apresentou apenas um “caminho” na introdução, então falou novamente das raizes humanas, como dito, ficou um pouco repetitivo, seria legal que você abordasse outro argumento nesse desenvolvimento e logo o acrescentasse também na introdução. Notei muitas vírgulas que não deveriam estar onde elas estavam..
Justamente por isso são necessárias medidas para melhorar esse quadro. É importante a criação de propagandas, pela mídia, que incentivem o questionamento de como viver e como se unir com os outros para uma sociedade melhor e com pensamento voltando a conexão das pessoas. Ademais, é necessário o apoio por parte do governo a sociólogos e filósofos, que farão palestras gratuitas, com o intuito de melhorar a consciência tantos dos ricos quanto dos pobres e incentivar o questionamento de como viver e como se unir com os outros para uma sociedade melhor e com pensamento voltando a conexão das pessoas. Ademais, é necessário o apoio por parte do governo a sociólogos e filósofos, que farão palestras gratuitas, com o intuito de melhorar a consciência tantos dos abastados quanto dos desprovidos de uma boa condição econômica e incentivar o julgamento crítico de cada um. A partir disso é esperado uma melhora na condição dos indivíduos e no meio social, sendo que todos tenham o direito do cinema.
Gostei, está bem completinha, mas repetiu o conectivo “ademais”, e não precisa colocar muitas propostas, mas apenas uma que esteja completa.
Ainda assim notei presença de alguns erros gramaticais.
Não vou detalhar certinho a nota, mas acredito que em modelo enem tiraria algo próximo de 700
See lessPreconceito Linguístico
Garciaju
A gramática normativa busca prescrever as regras gramaticais de uma língua. Todavia, muitas pessoas desconhecem suas normas, portanto, é perceptível a presença do preconceito linguístico no Brasil, visto que, a estereotipação e a repulsa em relação a amplitude de culturas são fatores preponderantesLeia mais
A gramática normativa busca prescrever as regras gramaticais de uma língua. Todavia, muitas pessoas desconhecem suas normas, portanto, é perceptível a presença do preconceito linguístico no Brasil, visto que, a estereotipação e a repulsa em relação a amplitude de culturas são fatores preponderantes para o agravamento desse prejulgamento.
*Senti falta de algumas pausas (pontos finais) na sua introdução, você colocou muita informação e os conectivos ao invés de colocar pontos finais, colocou vírgulas.
Achei que sua introdução em si ficou um pouco sem sentido, precisa especificar e separar mais as coisas. Exemplo:
A gramática normativa busca prescrever as regras gramaticais de uma língua. Todavia, muitas pessoas desconhecem suas normas, ASSIM, FAVORECENDO A presença do preconceito linguístico no Brasil. NESSE SENTIDO, CABE CITAR a estereotipação e a repulsa em relação a amplitude de culturas COMO fatores preponderantes para o agravamento desse prejulgamento.
*Só uma sugestão, acho que agora ficou mais organizado e específico ao corretor.
Convém ressaltar, a princípio, que a estereotipação auxilia para a persistência do problema. Na obra “Preconceito Linguístico” de Marcos Bagno é relatado que a descriminação e a exclusão em relação a negros, pobres, nordestinos, analfabetos etc, são acentuadas, logo, esses grupos são vistos por outros cidadãos e pela mídia como inferiores apenas por falarem de um modo pouco convencional.
*DISCRIMINAÇÃO
Achei bom, mas ainda assim muito desorganizado por conta dos pontos finais e conectivos, é aconselhável que a cada duas linhas e meia exista um ponto final com um conectivo.
Precisa de algumas alterações também, por exemplo
Convém ressaltar, a princípio, que a estereotipação auxilia para a persistência do problema. Na obra “Preconceito Linguístico” de Marcos Bagno é relatado que a DISCRIMINAÇÃO e a exclusão em relação a negros, pobres, nordestinos, analfabetos etc, são acentuadas, (Por que são acentuadas??), POR CONTA DO SOTAQUE E DA FORMA DIFERENTE DE SE PRONUNCIAR (exemplo). NESSE VIÉS, esses grupos são vistos por outros cidadãos e pela mídia como inferiores apenas por falarem de um modo pouco convencional. (Achei que isso pode ser complementado)
Além disso, o Brasil, por ser um país extremamente miscigenado, possui uma grande variedade de culturas, contribuindo assim, para a riqueza de idioma. Entretanto, esse pensamento não é compartilhado por algumas pessoas, refletindo na criação de esteriótipos que excluem parte da população, alimentando uma intolerancia que contradiz a Constituição de 1988, onde é assegurada a liberdade de todos os cidadãos.( Cadê a conclusão do parágrafo?)
Dado o exposto, o preconceito linguístico é ocorrente no Brasil. Portanto, a solução viável para o seu combate é uma intervenção do Ministério de Educação, alterando a forma com que as variedades linguísticas são tratadas nas escolas, através do incentivo a discursos de como a norma culta deve ser utilizada. Objetivando assim, desconstruir esteriótipos e acabar com a exclusão de parcela da população por conta do modo de falar. (Faltou alguma competência, acho que poderia especificar mais)
*Achei por completo muito boa, precisa apenas de uma modificações e acrescentar algumas coisas também, senti muito a falta de conectivos e pontos finais, também não vi a sua personalidade no texto, faltou argumentação. Caso estiver estudando pra uma redação nota 1000 no enem, sugiro da uma pesquisada de como é cobrado argumentação e estrutura do texto. Por fim, parabéns, todas as críticas tem como objetivo te ajudar a obter a nota máxima a qual procura, parabéns e rumo ao 1000!!
See lessA prática da cultura do cancelamento virtual e suas implicações na atual sociedade brasileira
Garciaju
Redação completa, consegui perceber todos os pontos a que se espelha o modelo enem, achei rico seu vocabulário e o modo a qual você se expressou no texto. Ótima introdução, citou Bauman e conseguiu interligar o tema com a analogia feita por ele. No desenvolvimento remete algo da introdução, fala sobLeia mais
Redação completa, consegui perceber todos os pontos a que se espelha o modelo enem, achei rico seu vocabulário e o modo a qual você se expressou no texto.
Ótima introdução, citou Bauman e conseguiu interligar o tema com a analogia feita por ele.
No desenvolvimento remete algo da introdução, fala sobre alguns termos e faz um fechamento com sua opinião.
*Só senti falta de alguma alusão histórica, talvez um dado estatístico também, não que seja extremamente necessário, mas deixaria um pouco melhor o conteúdo apresentado
A conclusão também ficou ótima, achei bem detalhada e completa.
Não vai detalhar a nota, mas acredito que em uma nota máxima de 1000, você alcançaria algo superior a 900
See lessEducação em tempos de isolamento social. Como equalizar o ensino nesse cenário?
Garciaju
Introdução: achei muito boa, mas em modelo de enem, a introdução precisa proporcionar ao menos dois caminhos, são esses que você vai citar e abranger em cada desenvolvimento. Uma sugestão é logo na introdução você apresentar o porque é importante o setor educacional, não vi seu ponto de vista claroLeia mais
Introdução: achei muito boa, mas em modelo de enem, a introdução precisa proporcionar ao menos dois caminhos, são esses que você vai citar e abranger em cada desenvolvimento. Uma sugestão é logo na introdução você apresentar o porque é importante o setor educacional, não vi seu ponto de vista claro logo no início, o que é importante, pois logo na introdução o corretor vai saber o que você vai defender ao longo do texto, resumindo, você só apontou um fato, que a pandemia está prejudicando a educação e está tendo dificuldade em sua retomada. Seria mais viável após apresentar o tema igual você fez, colocar “Nesse sentido, convém analisar as causas e consequências dessa problemática”, ou ainda “Nesse sentido, convém citar as dificuldades digitais e a desigualdade por parte do ensino público como fatores inteiramente ligados a esse impasse”, você até sinalou isso na sua introdução, mas não facilitou muito ao corretor, precisa deixar bem explícito os assuntos que você vai relacionar ao tema, pois são estes que vão dar a base ao resto do texto.
No desenvolvimento mais uma vez só vi fatos, não há um ponto de vista, uma argumentação firme, senti falta de um “é inadmissível por causa de …”, “isso não deve ser aceito pela sociedade por …” Ou seja, você apresenta o fato, igual você fez, mas precisa complementar com uma opinião pessoal, uma conclusão do que você deixou expôs. Senti falta de conectivos como “Nesse viés, Logo, Assim, Ademais, Além disso” entre outros, é viável que a cada duas linhas e meia coloque um conectivo.
Conclusão: Faltou uma introdução logo no início, um exemplo de introdução “Portanto, é necessário que medidas precisam ser tomadas a respeito desse problema” e assim começar a proposta de intervenção, você apresentou duas propostas, mas nenhuma por completo, nenhuma atingiu as 5 competências, é melhor apresentar uma só com todas as competências.
Enfim, depois de muita crítica (espero que construtiva, sério) vou elogiar muito você pelo portfólio e afins, gostei bastante do seu vocabulário, achei um vocabulário rico e tenho certeza que você é capaz de desenvolver uma redação do enem nota 1000.
Sua redação está ótima, mas com foco no enem muitas coisas precisam ser acrescentadas, indico algumas vídeo aulas a respeito pra você ter uma base de como deve fazer redação modelo enem, foi isso que muito me ajudou, tenho certeza que depois que você pegar a prática vai ser só sucesso.
Parabéns e foco no 1000!!
See less