Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Caminhos para combater o tabagismo na sociedade brasileira
Galatic0
Olá, tema interessante. Vou falar um pouco sobre cada parágrafo da sua redação. Sua introdução é curta, ela não apresenta uma contextualização do tema e começa de um modo meio confuso, não há uma tese clara e a apresentação dos argumentos que você defenderá está um pouco vaga. É uma introdução bem iLeia mais
Olá, tema interessante. Vou falar um pouco sobre cada parágrafo da sua redação.
Sua introdução é curta, ela não apresenta uma contextualização do tema e começa de um modo meio confuso, não há uma tese clara e a apresentação dos argumentos que você defenderá está um pouco vaga. É uma introdução bem incompleta. Procure começar com um repertório, depois escrever sua tese e logo em seguida aponte os argumentos que você ira defender, nesse caso você poderia colocar: ”A problemática do vício e as consequências nocivas do tabaco para a saúde devem ser analisadas.”. Se você tiver alguma dúvida sobre o que falei, vá no youtube e procure por ”introdução perfeita enem” ou algo nesse tipo.
Sobre seu primeiro desenvolvimento, está muito expositivo, você mostra e diz informações sobre o tabaco, tem um repertório legal do Ministério da Saúde, mas você não ARGUMENTA sobre como ele é ruim para as pessoas. Sempre procure problematizar o tema e buscar palavras que mostrem que o tema é um problema. Vou te mostrar um exemplo de argumentação nesse tema: ”O infeliz vício no tabaco transcorre um problema de saúde pública, visto que os gastos com o tabagismo pelo Governo Federal beira os 50 bilhões por ano. Ademais, é fácil que viciados acabem desenvolvendo doenças mentais graves como depressão e ansiedade, o que reduz mais ainda a facilidade do processo de reabilitação do indivíduo.”. Enfim, é um exemplo bem básico, mas dá pra ter uma ideia. Se tiver dúvidas, procure sobre ”argumentação no ENEM” no youtube.
O seu segundo desenvolvimento está mais argumentativo que o primeiro, você falou sobre os problemas que o tabagismo causa, bem legal, mas ainda assim está carente de palavras, tente colocar um repertório sociocultural, por exemplo que a Organização Mundial da Saúde diz que o tabaco mata 8 milhões de pessoas por ano, com um repertório seu texto fica mais rico e sua argumentação mais forte.
Sobre sua conclusão, você tiraria zero na proposta de intervenção, pois está faltando todos os cinco pontos que formam a nota. Procure no youtube vídeos sobre ”proposta de intervenção enem”.
Espero ter ajudado :).
See lessO individualismo escondido
Galatic0
Acho que esse é um tema difícil de cair no ENEM. Mas vamos lá, vou começar falando de sua introdução. Sua introdução tem um período excessivo e não creio que citar o covid-19 seja legal, já que é um momento passageiro e nem sempre foi um problema social, mas vejo que talvez faça parte do tema, entãoLeia mais
Acho que esse é um tema difícil de cair no ENEM. Mas vamos lá, vou começar falando de sua introdução.
Sua introdução tem um período excessivo e não creio que citar o covid-19 seja legal, já que é um momento passageiro e nem sempre foi um problema social, mas vejo que talvez faça parte do tema, então beleza. Ademais, sua tese não está tão clara, apesar de identificável. Assim, você poderia ter dividido sua introdução em três períodos, no segundo apresenta a tese falando sobre a negatividade da doença e no terceiro mostra os argumentos que vai defender, desse modo: colocar um ponto final em ”isolamento social,” e continuar com um ”Sendo assim, é apresentado…”. Enfim, é uma introdução boa que pode melhorar.
Sobre seu primeiro desenvolvimento: Penso que se houvesse um conectivo na contextualização do Aristóteles ficaria melhor, por exemplo ”…, pois, de acordo com o filósofo grego…”. Agora na próxima frase, você escreveu ”já que no começo da quarentena, não havia lugares com máscaras e álcool em gel disponíveis.”, achei um pouco sem sentido, qual a relação disso com o capitalismo e o egocentrismo? Daí em diante, eu entendi que você iria criar uma relação com essa frase, mas você escreveu: ”Esse acontecimento mostra a preocupação daqueles com alto poder aquisitivo, que estoca para uso dele mesmo.”, estoca o quê? Antes você disse ”lugares com máscaras e álcool em gel disponíveis” e depois ”preocupação daqueles com alto poder aquisitivo, que estoca para uso dele mesmo”, você não deixa entendido uma relação entre as duas orações, o que causa uma confusão no texto. E o repertório do Bauman poderia ser descartado e você poderia colocar uma marca de autoria sua, por exemplo: ”Infelizmente a cultura do individualismo atrapalha os direitos civis…”.
Sobre o segundo parágrafo, a frase: ”Ademais, a precariedade dos serviços médicos não possui estrutura para lidar…” possuí um erro de sintaxe, você poderia escrever: ”Ademais, o precário serviço médico público não possuí estrutura para lidar…”
Para além disso, está um desenvolvimento legal.
Sobre sua conclusão, ela está incompleta, você deveria detalhar mais. Você escreveu: ”Além disso, o posicionamento dos governantes deve mudar urgentemente, começando por criar estruturas capaz de atender todos os necessitados…”, note que a conclusão é o momento onde você deve falar que estruturas essas devem ser criadas, tu tem que ser criativa e escrever um plano para amenizar o problema e detalhar ele o máximo possível. Não se esqueça dos cinco pontos: Agente, ação, modo, detalhamento e finalidade da sua proposta de intervenção, no caso a sua proposta apenas teve agente ação e modo, que estão todas em ”Por meio da internet, o Ministério da Saúde promoverá campanhas sobre saúde mental na quarentena através dos chamados ‘influenciadores’.”, tente também retomar o primeiro repertório no final da redação com a finalidade da proposta, assim: ”Com o intuito de evitar as mesmas situações ocorridas em O Senhor das Moscas”.
Enfim, espero ter ajudado. :)
Sobre sua nota, acho que tiraria um 600+.
See lessOS CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL NO BRASIL
Galatic0
Vou começar falando um pouco sobre sua introdução. Primeiramente, tente apresentar um repertório no começo, pode ser algo simples como a constituição federal, que prevê a saúde para todos, por exemplo e também esqueça o Covid 19 nas redações, é algo passageiro que não acontece sempre. Ademais, vocêLeia mais
Vou começar falando um pouco sobre sua introdução.
Primeiramente, tente apresentar um repertório no começo, pode ser algo simples como a constituição federal, que prevê a saúde para todos, por exemplo e também esqueça o Covid 19 nas redações, é algo passageiro que não acontece sempre. Ademais, você seguiu a ordem certa, mostrou a tese e depois os dois argumentos, só faltou mesmo o repertório.
O primeiro desenvolvimento está muito expositivo, você não argumentou, não falou sobre a desinformação acerca da saúde mental e como ela afeta negativamente a vida das pessoas, apenas jogou informações, além de ser um parágrafo curto e pouco desenvolvido. Assim, tente sempre argumentar que o tema é problemático e causa danos, por exemplo, você poderia ter falado sobre como a mídia ainda não aborda os problemas mentais frequentemente, sobre setembro amarelo e o esquecimento dos problemas após esse mês, o preconceito por via de pessoas mais conservadoras etc…
Tente sempre agregar mais informações que defendam seu ponto de vista no texto.
O segundo desenvolvimento está mais argumentativo, mas você poderia ter contextualizado no começo e depois argumentado. E também há o repertório do Hobbes, que está fora de contexto e não serve para argumentar.
Sua conclusão está faltado o modo. Você não diz com que recursos o Ministério da Saúde vai fazer essa ação. Quando eu faço redação eu memorizo a ordem, assim: coloco agente, modo (sempre uso ”por meio de verbas governamentais”), acão, detalhamento e depois a finalidade (já em outra frase, finalizando e voltando no primeiro repertório da introdução).
See lessos cuidados com a saúde mental no Brasil
Galatic0
Sua redação está bem organizada, eu gostaria de destacar alguns pontos sobre ela. Na introdução você tem apenas dois períodos e um deles está excessivamente grande, você poderia ter colocado um ponto final no FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA e a seguir um conectivo que apresentariam os dois argumentos, por eLeia mais
Sua redação está bem organizada, eu gostaria de destacar alguns pontos sobre ela.
Na introdução você tem apenas dois períodos e um deles está excessivamente grande, você poderia ter colocado um ponto final no FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA e a seguir um conectivo que apresentariam os dois argumentos, por exemplo: ”Nesse contexto:”. Ademais, ainda tiraria os ”SEJAS” e adicionaria um E, ficaria assim: seja pela falta de atendimento adequado E TAMBÉM pela escassez de campanhas que ressaltam a importância da saúde mental atualmente.
Pois o ”seja” deixa meio vago sobre qual dos dois vão ser os argumentos.
Sobre o primeiro desenvolvimento, acho que sua citação do Hobbes ficaria melhor caso viesse primeiro e depois você contextualizava argumentando, pois achei que o repertório ficou um pouco jogado, sabe? Mas também não achei que desse modo está errado, ficou bom. E também acho que você poderia mudar um pouco a última frase, pois elas estão no estilo de intervenção, ficaria melhor algo como: ”…INFELIZMENTE O DESCASO DO GOVERNO IMPOSSIBILITA UMA MELHORA NA SAÚDE POPULACIONAL…”, Também serve para a última frase do segundo desenvolvimento.
O segundo desenvolvimento está mais expositivo do que argumentativo. você tem que falar sobre essas ”INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS” que não são apresentadas ao público, fale sobre o desconhecimento dos CAPS, sobre o preconceito com remédios, desconhecimento e preconceito com as doenças mentais, enfim, você tem que colocar coisas que não são necessariamente repertórios, mas que agregam na argumentação.
Sobre sua conclusão, creio que está faltando detalhamento. Quando eu faço redação eu memorizo as coisas primeiro, assim: coloco agente, modo (sempre uso ”por meio de verbas governamentais”), acão, detalhamento e depois a finalidade (já em outra frase, finalizando e voltando no primeiro repertório da introdução).
Enfim, creio que tu tiraria um 700+ aí… Espero ter ajudado e não sou nenhum professor, apenas estudante igual tu kkkkk não leve minhas palavras tão a sério.
See lessFalta de água e saneamento básico
Galatic0
FALTA DE ÁGUA E SANEAMENTO BÁSICO Competência 1 (120) - Há repetições de palavras. Competência 2 (120) - Há muita informação jogada e não contextualizada como um argumento. Competência 3 (120) - Não há marcas de autoria nos 2° e 3° parágrafo. Falta argumentação. Faltou um planejamento prévio da redaLeia mais
FALTA DE ÁGUA E SANEAMENTO BÁSICO
See lessCompetência 1 (120) – Há repetições de palavras.
Competência 2 (120) – Há muita informação jogada e não contextualizada como um argumento.
Competência 3 (120) – Não há marcas de autoria nos 2° e 3° parágrafo. Falta argumentação. Faltou um planejamento prévio da redação. A tese não está explicita.
Competência 4 (120) – Poderia explorar melhor os conectivos.
Competência 5 (120) – Não há os cinco elementos necessários, falta o modo/meio/como, finalidade e o detalhamento.
Nota final: 600. (OBS: Não sou nenhum especialista. Pode ser que a nota valha mais ou que valha menos, é apenas minha opinião pessoal e não profissional) Parabéns.
Vacinação
Galatic0
Competência 1 (120) - Alguns erros de pontuação e repetição de palavras. Competência 2 (120) - Argumentação mal explorada. Desenvolvimentos previsíveis. Parágrafos curtos pouco desenvolvidos. Competência 3 (120) - Repertórios não tão bem contextualizados. Parágrafo 2 e 3 não possuem marca de autoriaLeia mais
Competência 1 (120) – Alguns erros de pontuação e repetição de palavras.
See lessCompetência 2 (120) – Argumentação mal explorada. Desenvolvimentos previsíveis. Parágrafos curtos pouco desenvolvidos.
Competência 3 (120) – Repertórios não tão bem contextualizados. Parágrafo 2 e 3 não possuem marca de autoria.
Competência 4 (120) – Poderia explorar mais os conectivos. É aconselhável usar conectivos sempre depois de um ponto final. Redação bem articulada.
Competência 5 (120) – Não apresenta o meio/modo/como da intervenção, nem finalidade e nem detalhamento.
Nota final: 600. (OBS: Não sou nenhum especialista. Pode ser que a nota valha mais ou que valha menos, é apenas minha opinião pessoal e não profissional) Parabéns.
DESAFIOS PARA COMBATER A DEPRESSÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Galatic0
Competência 1 (200) - Ótima escolha de registro. Uso de sinônimos muito bem apropriado. Competência 2 (200) - Argumentação consistente e repertório produtivo. Competência 3 (200) - Define muito bem na tese a problemática que será analisada e argumenta de forma direta o que é proposto na tese com repLeia mais
Competência 1 (200) – Ótima escolha de registro. Uso de sinônimos muito bem apropriado.
See lessCompetência 2 (200) – Argumentação consistente e repertório produtivo.
Competência 3 (200) – Define muito bem na tese a problemática que será analisada e argumenta de forma direta o que é proposto na tese com repertório bem contextualizado e produtivo. Poderia ter retomado a citação de Platão no final da redação.
Competência 4 (200) – Ótimo uso de conectivos.
Competência 5 (200) – Proposta completa com os 5 elementos. (Creio que se trocasse o Governo por ”o Ministério da saúde, por meio de verbas governamentais, deve criar…’ ficaria melhor.)
Nota final: 1000. (OBS: Não sou nenhum especialista. Pode ser que a nota valha mais ou que valha menos, é apenas minha opinião pessoal e não profissional) Parabéns :).
Os efeitos da falta do autoconhecimento na era digital
Galatic0
Competência 1 (160) - Na 3° linha do 1° parágrafo, ''conhecença'' é uma palavra muito estranha, poderia ser substituída na frase por ''necessidade de se auto conhecer, pois sem esse conhecimento os indivíduos...''. Faz um bom uso de sinônimos no 1° parágrafo. 1° linha e 2°linha do 2° parágrafo: ''asLeia mais
Competência 1 (160) – Na 3° linha do 1° parágrafo, ”conhecença” é uma palavra muito estranha, poderia ser substituída na frase por ”necessidade de se auto conhecer, pois sem esse conhecimento os indivíduos…”. Faz um bom uso de sinônimos no 1° parágrafo. 1° linha e 2°linha do 2° parágrafo: ”as pessoas expõem”, ”não mostrem”. Repetiu duas vezes ”efeitos” no 1° parágrafo.
See lessCompetência 2 (160) – Argumentação boa e condiz com o tema.
Competência 3 (160) – Ótimo repertório e contextualizado. A tese poderia ter sido mais refinada sobre quais problemas seriam abordados.
Competência 4 (120) – Poderia explorar melhor os conectivos.
Competência 5 (200) – Há os 5 elementos propostos. (Interpretei a frase: ”Assim podemos ter mais pessoas com autoconhecimento na era digital.” como a finalidade, porém não fica claro se realmente é a finalidade.)
Nota final: 800. (OBS: Não sou nenhum especialista. Pode ser que a nota valha mais ou que valha menos, é apenas minha opinião pessoal e não profissional). Parabéns.
Os perigos das fake news na era da informação
Galatic0
Competência 1 (160) - Há alguns erros de gramatica e pontuação na sua redação. Competência 2 (160) - Ótima argumentação e repertório produtivo. Redação um pouco má organizada. Competência 3 (200) - Ótimo repertório contextualizado e argumentação muito boa. Competência 4 (120) - Poderia explorar melhLeia mais
Competência 1 (160) – Há alguns erros de gramatica e pontuação na sua redação.
See lessCompetência 2 (160) – Ótima argumentação e repertório produtivo. Redação um pouco má organizada.
Competência 3 (200) – Ótimo repertório contextualizado e argumentação muito boa.
Competência 4 (120) – Poderia explorar melhor os conectivos.
Competência 5 (120) – Falta a finalidade da intervenção.
Nota final: 760. (OBS: Não sou nenhum especialista. Pode ser que a nota valha mais ou que valha menos, é apenas minha opinião pessoal e não profissional). Parabéns :).
Enem e o isolamento social
Galatic0
Competência 1 (160) - 5° Linha, ponto antes do visto que. 11° Linha, acesso à internet. Competência 2 (120) - Você não cita o ENEM em nenhum dos dois desenvolvimentos. É esperado que as palavras do tema apareçam ao decorrer da redação e da argumentação. Seu 1° desenvolvimento é muito mais informaçõeLeia mais
Competência 1 (160) – 5° Linha, ponto antes do visto que. 11° Linha, acesso à internet.
See lessCompetência 2 (120) – Você não cita o ENEM em nenhum dos dois desenvolvimentos. É esperado que as palavras do tema apareçam ao decorrer da redação e da argumentação. Seu 1° desenvolvimento é muito mais informações jogadas do que uma argumentação.
Competência 3 (120) – Senti falta de uma tese mais explicita, pois não fica claro na introdução o que é que você vai defender. Faltou marca de autoria no 1° parágrafo, você só jogou informações e não ”opinou” o bastante.
Competência 4 (160) – Faltou repertório no 2° Desenvolvimento. Repertório sem fonte na introdução. Se parar para analisar bem, a série 3% pouco tem a ver com o tema ”Enem e o isolamento social”, mas você conseguiu contextualizar com o tema, porém tome cuidado nisso. Seu 1° desenvolvimento e a conclusão estão em apenas 1 período, tome cuidado com isso também.
Competência 5 (160) – Faltou o meio de como irá realizar a intervenção e a finalidade dela. Ministério da Cultura agora é o Ministério da Cidadania.
Nota final: 720. (OBS: Não sou nenhum especialista. Pode ser que a nota valha mais ou que valha menos, é apenas minha opinião pessoal e não profissional) Parabéns :).