Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Caminhos para o combate à fome no Brasil
Gabrielle Menezes
Conforme a Constituição Federal de 1988 (CF/88), a alimentação é direito social dos brasileiros. Da mesma forma, o artigo 5º da lei ainda certifica que o salário-mínimo é capaz de garantir o básico para ”sobrevivencia" do povo, entre essas a alimentação é mencionada novamente. Mas há controvérsias:Leia mais
Conforme a Constituição Federal de 1988 (CF/88), a alimentação é direito social dos brasileiros. Da mesma forma, o artigo 5º da lei ainda certifica que o salário-mínimo é capaz de garantir o básico para ”sobrevivencia” do povo, entre essas a alimentação é mencionada novamente. Mas há controvérsias: o Brasil enfrenta fome e uma grande parcela populacional carente busca por empregabilidade.
Hodiernamente, 125,2 milhões de pessoas no país passam por dificuldade alimentar em casa, mostra a pesquisa realizada pela rede Penssan. Isto é, mais da metade da população. Com a pandemia, o impacto gerou mais problemas sociais, pois através dela veio o desemprego, sistema de saúde precário e, por fim, a falta de alimentos na mesa de mais de 63 milhões de indivíduos no Brasil, em que os mesmos ganham uma renda que não ultrapassa R$497 por mês.
Assim dizia Martin Luther King, “Temos de aprender a viver todos como irmãos ou morreremos todos como loucos”. Enquanto o país continuar com três em cada dez brasileiros desempregados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e também, milhões de pessoas com algum grau de insegurança alimentar, haverá mais desigualdade social.
Portanto, faz-se necessário que o Poder Executivo da União, Estados, do Distrito Federal e dos Municípios – devido a competência comum-, junto ao Ministério da Cidadania desenvolvam projetos contínuos estimuladores do microempreendedorismo no país, de forma mais interativa para a população, em busca de: “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais” como diz o art. 3° da constituição sobre objetivos fundamentais da república do Brasil. Além de cursos comunitários acessíveis e mobilidade urbana de qualidade. Enquanto, com o Ministério da Educação, o compromisso de fornecimento de cursos preparatórios para jovens e adultos ingressarem em instituições de ensino técnico, superior e concursos públicos.
See less