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O papel do Estado na garantia de qualidade da educação
gabrielzin
Esse texto aborda de forma muito pertinente o papel do Estado na garantia da qualidade da educação no Brasil. Ele discute não apenas a negligência nas políticas públicas voltadas para a infraestrutura das escolas públicas, mas também a desigualdade de oportunidades que afeta alunos de diferentes camLeia mais
Esse texto aborda de forma muito pertinente o papel do Estado na garantia da qualidade da educação no Brasil. Ele discute não apenas a negligência nas políticas públicas voltadas para a infraestrutura das escolas públicas, mas também a desigualdade de oportunidades que afeta alunos de diferentes camadas sociais. O trecho menciona a música “País do Sonho”, de Elza Soares, como um ponto de partida para refletir sobre as aspirações de uma sociedade mais justa e igualitária, onde a educação seria um direito de todos, sem distinção.
O texto pontua com precisão que, apesar da Constituição de 1988 garantir o direito a uma educação de qualidade, a falta de investimentos e políticas públicas concretas resulta em escolas sem estrutura adequada. Isso impacta diretamente no trabalho dos professores e na qualidade do ensino, criando um ciclo de desinteresse e desistência, o que só agrava o problema.
Além disso, a crítica à desigualdade de oportunidades entre alunos da rede pública e privada reflete um problema sistêmico e estrutural que ainda persiste no Brasil. A dificuldade enfrentada por alunos em situação de vulnerabilidade, que precisam trabalhar para ajudar a família, é um reflexo claro da desigualdade social que atravessa o sistema educacional.
O texto propõe, de forma assertiva, a criação de um projeto de lei que garanta a fiscalização e a manutenção das escolas públicas, bem como a assistência a alunos que necessitam de apoio para continuar seus estudos. Isso reforça a ideia de que a responsabilidade do Estado vai além da criação de leis, envolvendo também a implementação efetiva e a fiscalização constante dessas leis, para garantir um ambiente de aprendizagem adequado e igualitário para todos.
Seria interessante, também, mencionar mais sobre como a sociedade civil pode se envolver nesse processo, seja por meio de organizações não governamentais, movimentos sociais ou outras formas de participação popular, para fortalecer a cobrança sobre o poder público.
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