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Desafios para Integração Regional Brasileira
gsmromeiro
Uma dúvida surgiu lendo seu texto: o tema é sobre a integração do Brasil com outros países latino-americanos ou sobre a integração entre as regiões do Brasil? O assunto tem foco internacional ou nacional? Partindo do entendimento que o foco é internacional: DESENVOLVIMENTO 1: - "hollywoodiana" deveLeia mais
Uma dúvida surgiu lendo seu texto: o tema é sobre a integração do Brasil com outros países latino-americanos ou sobre a integração entre as regiões do Brasil? O assunto tem foco internacional ou nacional?
Partindo do entendimento que o foco é internacional:
DESENVOLVIMENTO 1:
– “hollywoodiana” deve estar entre aspas;
– trocaria “admiradores da cultura estadunidense” por “admiradores da cultura norte-americana”, para evitar repetição de vocabulário;
– “dificultando sua identificação cultural”;
– substituir “hegemônico” por sinônimo (preponderante, predominante), para variar de “hegemonia cultural” usada no tópico frasal.
DESENVOLVIMENTO 2:
– “imperialismo” por “neocolonialismo” ou simplesmente “domínio”;
– colocaria “renomado autor” para destacar a importância de Orwell;
– a popularização de empresas dos EUA por aqui é facilitada e das sul-americanas, não, dificultando…”
– “imperialismo” por “ímpeto econômico fagocítico dos Estados Unidos” para dar impacto e não repetir vocabulário;
CONCLUSÃO:
– Acredito que boicote e embargo econômico são fatores que remetem a uma agressividade para com outros Estados. Logo, eu não utilizaria desses termos para expor minha proposta, mas sim focaria em estratégias que valorizassem as produções nacionais, das mais diversas esferas, em detrimento das internacionais (como a questão dos filmes sobre a cultura latino-americana, por exemplo). Ainda assim, creio que não haja problema algum em sugerir tal intervenção, então meu comentário foi feito apenas para suscitar discussão sobre.
Bem, eu te daria 960, pois creio que você só errou em variar pouco o vocabulário ao longo dos desenvolvimentos, o que te faz perder na Competência 4. Foram poucos erros na Competência 1, então você não perderia pontos – além de escrever muito bem e trazer uma leitura prazerosa ao corretor.
Parabéns!
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gsmromeiro
INTRODUÇÃO: - "do cantor Lulu Santos" deve estar entre vírgulas; - "nessa conjuntura exposta" eu acho que ficaria melhor como "na conjuntura exposta"; - "fatores de" ficaria melhor como "fatores relacionados à [a1] e à [a2]. DESENVOLVIMENTO 1: - fazer "vista grossa" entre aspas pois é uma expressãoLeia mais
INTRODUÇÃO:
– “do cantor Lulu Santos” deve estar entre vírgulas;
– “nessa conjuntura exposta” eu acho que ficaria melhor como “na conjuntura exposta”;
– “fatores de” ficaria melhor como “fatores relacionados à [a1] e à [a2].
DESENVOLVIMENTO 1:
– fazer “vista grossa” entre aspas pois é uma expressão informal;
– entre “prática” e “devido” não se usa vírgula;
– em “se torna longe da realidade para o indivíduo marginalizado, a expectativa de um futuro promissor” não se usa vírgula, pois não se separa sujeito (a expectativa de um futuro promissor) do predicado.
DESENVOLVIMENTO 2:
– “a influência que a lacuna educacional ocasiona” pode ser trocada por “a influência da lacuna educacional”, pois se influencia, ocasiona;
– “Consequentemente, o desrespeito às diferenças ideológicas e, gradativamente, a violência, aumentam”.
CONCLUSÃO:
– “implantarem”;
– “projetos de inclusão social das atividades físicas de diversas modalidades com profissionais adequados para o ensino da prática”;
– eu optaria por “desenvolvimento” em vez de “crescimento”;
– colocaria um sinônimo para “justo”, evitando repetir o uso na introdução.
Maria, eu achei sua redação muito boa, no que diz respeito a capacidade argumentativa e apresentação de proposta de intervenção, então eu te daria 920, pois ao meu ver você pecou apenas na Competência 1 por conta do uso incorreto de vírgula e de erros de concordância. Mas, de resto, você argumenta bem, traz repertórios pertinentes, emprega bem os conectivos e descreve todas as etapas da proposta de intervenção, o que garante a nota máxima nas outras competências.
Parabéns!
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gsmromeiro
Boa tarde, Gislaine. Você escreve muito bem e o modelo de redação utilizado é muito bom para se conseguir uma nota acima de 920. Competência I: 200 O segundo período do terceiro parágrafo possui erro de escrita. Competência II: 200 Competência III: 160 Falta desfecho crítico/reflexivo no seu terceirLeia mais
Boa tarde, Gislaine. Você escreve muito bem e o modelo de redação utilizado é muito bom para se conseguir uma nota acima de 920.
Competência I: 200
O segundo período do terceiro parágrafo possui erro de escrita.
Competência II: 200
Competência III: 160
Falta desfecho crítico/reflexivo no seu terceiro parágrafo, que ficou muito expositivo e pouco argumentativo.
Competência IV: 160
Faltam alguns conectivos.
Obs.: entendi o emprego da palavra “retardamento”, no terceiro parágrafo, porém não acredito que seja a mais adequada, visto que o corretor poderia interpretá-la em um sentido negativo para a permanência do empecilho, inviabilizando sua argumentação. Cuidado!
Competência V: 200
Nota: 920
Parabéns!
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gsmromeiro
Boa tarde, Raquel. Antes de corrigir sua redação seguindo as 5 competências do modelo ENEM, irei comentar seus parágrafos. Você dividiu bem a redação em um parágrafo introdutório, seguido por dois de desenvolvimento e um final para conclusão, o que é um ponto positivo. Parágrafo 1 (Introdução): vocêLeia mais
Boa tarde, Raquel. Antes de corrigir sua redação seguindo as 5 competências do modelo ENEM, irei comentar seus parágrafos. Você dividiu bem a redação em um parágrafo introdutório, seguido por dois de desenvolvimento e um final para conclusão, o que é um ponto positivo.
Parágrafo 1 (Introdução): você introduziu bem o contexto da problemática abordada no tema, além de deixar claro na sua tese os dois argumentos a serem defendidos nos parágrafos subsequentes de desenvolvimento. Porém, há aqui erros de escrita (principalmente pontuação), além da utilização da primeira pessoa em “vivenciamos”, o que não é recomendado (tente sempre manter impessoalidade no texto). Vale ressaltar também que COVID-19 é o nome da doença, não do vírus (o SARS-CoV-2), o que poderia acarretar em perda de pontos na Competência III. Por fim, minha dica é que você siga uma estrutura para a introdução que consiste em: repertório sociocultural + contextualização desse repertório + tese que apresente seus 2 argumentos (um exemplo de repertório seria, por exemplo, citar Bauman, como você fez no seu 2º parágrafo, lembrando sempre que o repertório vai muito além de citações filosóficas; filmes, séries, livros, Constituição Federal de 1988 e acontecimentos históricos nacionais e internacionais, por exemplo, são também boas fontes para serem relacionadas (contextualizadas) com a temática trabalhada).
Parágrafo 2 (1º Desenvolvimento): você trouxe um ótimo argumento otimista para a problemática, o que, de modo geral, torna esse parágrafo um ponto alto de sua redação. Porém, faltam conectivos (mecanismos linguísticos que sinalizam ao leitor/corretor o seu domínio da língua portuguesa como uma ferramenta argumentativa), o que acaba por enfraquecer a nota da Competência IV, a qual se trata especificamente disso. Você escreveu o nome de Zygmunt Bauman de forma incorreta, o que pode acarretar em perda de pontos na Competência III. Confesso que não encontrei a citação a qual você colocou quando joguei no Google, mas não sei se não procurei direito. Também há, aqui, erros de pontuação (vírgula, principalmente). Assim, como fiz no 1º parágrafo, indico que você siga a estrutura: tópico frasal + repertório sociocultural + contextualização + desfecho crítico ou reflexivo. Eu pessoalmente acho os desenvolvimentos mais difíceis de se escrever do que a introdução e a conclusão. Tópico frasal consiste na retomada do argumento da tese (primeiro desenvolvimento retoma o primeiro argumento, e o segundo retoma o segundo argumento), o que seria basicamente o que você fez no início do 3º parágrafo. O desfecho é importante pois demonstra sua argumentação acerca do tema, seja ele crítico (expõe sua indignação com o problema) ou reflexivo (como o nome diz, levanta discussão sobre o tema (esse desfecho é um pouco mais difícil quando a problemática do tema não está muito clara)), que é o propósito da redação; como você não colocou desfecho, o parágrafo ficou apenas expositivo.
Parágrafo 3 (2º Desenvolvimento): você iniciou bem com um claro tópico frasal, o que retomou seu segundo argumento (“prejuízos no processo de ensino e aprendizagem”), além de ter aplicado um maior número de conectivos ao iniciar os períodos, o que é super importante (o ideal é sempre colocar conectivos ao início de períodos, tentando ao máximo evitar a criação de novos períodos sem a presença desses conectivos – pense no corretor do ENEM “batendo o olho” no seu texto e freneticamente procurando a presença de conectivos para a nota da Comp. IV, porque é isso que acontece). Mais uma vez, sem a presença de um desfecho (nesse caso recomendaria um crítico), o texto fica muito expositivo e pouco argumentativo; você expôs muito bem as dificuldades enfrentadas por grande parte dos brasileiros, mas, apesar de claramente isso ser muito ruim para a sociedade, você não deixou clara sua posição acerca desse problema via argumentação, que é o foco da prova de redação. Aqui também há erros de pontuação (vírgula). Você escreveu “sequer” incorretamente. É recomendado que se escreva números que não são datas por extenso, ao invés de “1 em cada 4”.
Parágrafo 4 (Conclusão): Aqui, você estendeu demais seu tópico frasal e utilizou a primeira pessoa do plural, o que comentei na correção da introdução, o que acaba por tirar o espaço de linhas necessário para uma construção robusta da Proposta de Intervenção, referente à Competência V. Você trouxe uma boa proposta de intervenção. Aqui também há erros de pontuação.
Comp. I: 120
Eu considero essa e a Comp. IV as competências mais difíceis, é muito fácil de perder ponto. Os seus erros ortográficos diminuirão com o tempo, conforme você aumentar sua leitura, principalmente de outras redações de notas acima de 960, então atente-se para isso. Ainda há bastante tempo para trabalhar essa dificuldade.
Comp. II: 200
Você demonstrou muito bem conhecer os diferentes repertórios socioculturais. Os corretores adoram atualidades, então sua citação da pandemia da COVID-19 foi uma boa ferramenta.
Comp. III: 120
Mais uma vez, a leitura de diferentes redações irá te ajudar a reconhecer esse “padrão” de argumentação, principalmente para o desenvolvimento, que é a parte mais importante do texto.
Comp. IV: 120
Você distribuiu bem os conectivos na maioria dos parágrafos, mas alguns (introdução e primeiro desenvolvimento) ficaram com poucos.
Comp. V: 200
Você deixou clara sua proposta de intervenção. Ainda dá para melhorar, mas acredito que não haja erros.
Nota: 760
Recomendo fortemente os canais Poxalulu, Umberto Mannarino e Lucas Felpi, no Youtube. Fazem um ótimo trabalho no que tange ensinar a estrutura ideal para as redações do ENEM. 760 é uma ótima nota agora em março, com a dose certa de dedicação você com certeza conseguirá tirar uma nota acima de 920 no ENEM em novembro/dezembro.
Boa sorte nos seus estudos!
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