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Movimento imigratório para o Brasil no século XXI [tema do ENEM 2012]
gabrielfilipe1409
Bom dia Hatake, primeiramente irei realizar alguns comentários: - Algumas palavras depois de ponto estão com a primeira minúscula (como pode ter sido um erro de digitação, não irei considerar) - Em " superpovoamento, processo pelo qual os recursos sociais e económicos não são suficientes para a manuLeia mais
Bom dia Hatake, primeiramente irei realizar alguns comentários:
See less– Algumas palavras depois de ponto estão com a primeira minúscula (como pode ter sido um erro de digitação, não irei considerar)
– Em ” superpovoamento, processo pelo qual os recursos sociais e económicos não são suficientes para a manutenção da sociedade, assim e possível …”. Troque a segunda vírgula por um ponto.
– Em “Nesse sentido, de acordo com uma pesquisa publicada no jornal, folha de São Paulo, 3 em cada 10 brasileiros. Não há a necessidade de colocar Folha de São Paulo entre vírgulas, não é um aposto.
– Há ausência de um período conclusivo no terceiro parágrafo.
– Sua proposta de intervenção fixou muito boa, mas procure focar em um agente e uma ação, você utilizou dois: o governo e a grande mídia.
De acordo com a grade do ENEM:
COMPETÊNCIA 1: 160, há poucos erros de pontuação
COMPETÊNCIA 2 : 200, o repertório utilizado é pertinente ao tema e foi utilizado em seu desenvolvimento argumentativo
COMPETÊNCIA 3: 120, pela ausência de um período conclusivo no 3º parágrafo, e por seu texto não ter uma direção, isto todas ideias estão articuladas entre si.
COMPETÊNCIA 4: 160, há um uso dos conectivos muito bem feito, mas em alguns momentos os conectivos se mostram ineficientes na articulação das partes do texto.
COMPETÊNCIA 5: 200, proposta de intervenção com agente, ação, meio, efeito e detalhamento.
Final: 840
Continue treinando, boa sorte!!!!
Desafios para a democratização tecnológica no Brasil contemporâneo
gabrielfilipe1409
Boa tarde Antony, Primeiramente, irei realizar alguns comentários - É melhor para o desenvolvimento do seu texto, apresentar de fato os desafios para a democratização da tecnologia no brasil em sua tese. A forma "Portanto, convêm verificarmos algumas causas desta problemática." é vaga. - Inclua coneLeia mais
Boa tarde Antony,
See lessPrimeiramente, irei realizar alguns comentários
– É melhor para o desenvolvimento do seu texto, apresentar de fato os desafios para a democratização da tecnologia no brasil em sua tese. A forma “Portanto, convêm verificarmos algumas causas desta problemática.” é vaga.
– Inclua conectivos no inicio dos parágrafos argumentativos.
– Não há o desenvolvimento argumentativo conciso no seu segundo parágrafo, para a ideia de que com a industrialização, há a redução da desigualdade. E no terceiro parágrafo, há ausência de uma argumentação.
DE ACORDO COM A GRADE DO ENEM:
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 200
Há erros estilísticos, que não cabem ao desconto de nota.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias
áreas de conhecimento para desenvolver o tema: 20
O repertório utilizado não se torna pertinente ao tema, e passível de tangenciamento.
Competência 3 -Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 80
Não há um desenvolvimento argumentativo nos parágrafos, somente uma exposição de ideias.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos
necessários para a construção da argumentação: 80
Presença pontual de elementos conectivos, há ausência de conectivos que interliguem os parágrafos entre si
Competência 5- Proposta de intervenção: 160.
Há a ausência de detalhamento.
Final 540.
Leia Redações nota 1000 de anos anteriores, isso ajudará muito.
Não desista, boa sorte.
As dificuldades para o aumento da doação de órgãos no Brasil
gabrielfilipe1409
Boa tarde lola, Primeiramente, irei realizar alguns comentários: 1. Não há um contextualização do tema conectada á tese. 2. Na 4ª linha do 1º Parágrafo, "No Brasil, atualmente possui dificuldades", o correto seria "há dificuldades". 3. Na 3ª linha do 2º Parágrafo, "há uma parcela que possuem essa inLeia mais
Boa tarde lola,
See lessPrimeiramente, irei realizar alguns comentários:
1. Não há um contextualização do tema conectada á tese.
2. Na 4ª linha do 1º Parágrafo, “No Brasil, atualmente possui dificuldades”, o correto seria “há dificuldades”.
3. Na 3ª linha do 2º Parágrafo, “há uma parcela que possuem essa informação e agem”, há um erro de concordância verbal. ERRO GRAVE
4. Na há uma coerência lógica, no 2º parágrafo, você colocou “a doação de órgãos, por muitas pessoas, é vista de forma errônea pois poucas pessoas sabem que após uma morte cerebral é possível doar os órgãos”, e não houve o desenvolvimento dessa afirmação.
5. No 3° parágrafo há um erro de coesão, ao utilizar as conjunções “por conseguinte” e “todavia” indevidamente.
6. Não há um desenvolvimento argumentativo do 3º parágrafo, este é somente expositivo.
7. Há a ausência do “modo” na proposta de intervenção.
De acordo com a grade do ENEM:
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 80
Por ter um erro que é considerado grave (concordância verbal), além de outros erros gramaticais.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias
áreas de conhecimento para desenvolver o tema: 80
O repertório utilizado, da ideia de individualidade do sociólogo Zygmund Baumann, foi mal desenvolvido, desse modo aparenta que o repertório não é pertinente ao tema.
Competência 3 -Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 80
Não há um desenvolvimento argumentativo no 3º parágrafo, e este feito de forma pouco coerente no 2º parágrafo.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos
necessários para a construção da argumentação: 120
Presença regular de elementos coesivos inter e intraparágrafos, além de inadequações.
Competência 5- Proposta de intervenção: 160.
Há a ausência do Modo.
ENEM 2009: “O indivíduo frente à ética nacional.”
gabrielfilipe1409
Boa tarde Ana, irei corrigir sua redação de acordo com a Grade do Enem. COMPETÊNCIA I. ADEQUAÇÃO À NORMA CULTA - 120: Há erros de pontuação, bem como vírgulas mal posicionadas, e pontos finais desnecessárias para a marcação de períodos. COMPETÊNCIA II. ESTRUTURA ARGUMENTATIVA - 80: Sua argumentaçãoLeia mais
Boa tarde Ana, irei corrigir sua redação de acordo com a Grade do Enem.
See lessCOMPETÊNCIA I. ADEQUAÇÃO À NORMA CULTA – 120: Há erros de pontuação, bem como vírgulas mal posicionadas, e pontos finais desnecessárias para a marcação de períodos.
COMPETÊNCIA II. ESTRUTURA ARGUMENTATIVA – 80: Sua argumentação é muito rasa, não há aprofundamento do tema.
“O filósofo Aristóteles certa vez disse que o homem é um animal político(zoom politikon), todavia os brasileiros possuem orgulho de dizer “Eu não me meto com política”. Por esse comportamento de analfabeto político, nossos representantes deixam de ser fiscalizados por aqueles que os colocaram lá dentro. Tal posição compactua com o comportamento anti-ético dos nossos representantes”.
Não é possível identificar argumentos para a afirmação de que o brasileiro é um analfabeto político. Utilize dados estatísticos ou aprofunde seu argumento com pensadores ou conhecimentos ao nível do ensino médio, ou superiores.
COMPETÊNCIA III. ESTRUTURA TEXTUAL -120. Você apresenta fatos e opiniões muito limitados aos texto motivadores da proposta. Além de serem informações aleatórias e dispersas. Em um primeiro momento há um uso de uma comédia nacional que se faz pertinente, mas há o desenvolvimento aleatório baseado em um pensamento da Grécia Antiga, procure tornar seu texto linear.
COMPETÊNCIA IV. COESÃO E COERÊNCIA – 120. Há um uso ineficaz dos conectivos ao longo do texto, e como comentado anteriormente, não há uma linearidade lógica textual. Não há encaixe sintático entre as ideias apresentadas.
COMPETÊNCIA V. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO – 120. Há a ausência do MEIO dessa proposta, além do DETALHAMENTO.
NOTA FINAL: 560
O crescente número de viciados em aparelhos celulares.
gabrielfilipe1409
Boa Noite, Irei avaliar de acordo com a grade do ENEM COMPETÊNCIA I - DOMÍNIO DA NORMA CULTA: 200. Não há erros gramaticais. COMPETÊNCIA II- ARGUMENTAÇÃO: 160. Acredito que você propôs uma proposta argumentativa muito boa, e que conhece muito bem tal estrutura. No entanto, faltou a apresentação de uLeia mais
Boa Noite, Irei avaliar de acordo com a grade do ENEM
See lessCOMPETÊNCIA I – DOMÍNIO DA NORMA CULTA: 200. Não há erros gramaticais.
COMPETÊNCIA II- ARGUMENTAÇÃO: 160. Acredito que você propôs uma proposta argumentativa muito boa, e que conhece muito bem tal estrutura. No entanto, faltou a apresentação de um repertório sociocultural em sua argumentação, enriqueça sua argumentação com a apresentação de ideias de sociólogos e filósofos, mas que sejam pertinentes ao tema.
COMPETÊNCIA III – ESTRURA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: 200. Há a apresentação do tema de forma coerente e bem estruturada.
COMPETÊNCIA IV -COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL: 160. Há uma boa articulação de todas as partes do texto, mas há muitas informações secundárias, são essas que fizeram com que seu texto ficasse muito grande.
COMPETÊNCIA V – PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: 200. Há a apresentação de agente, ação, meio, efeito e detalhamento.
Viver em Rede no século XXI: os limites entre o público e o privad
gabrielfilipe1409
Bom dia, segue a correção de acordo com a grade de correção do ENEM. COMP. I - 120, Na primeira linha há um erro de vírgula e de falta de aspas: "No livro (")1984(") (,)de George Orwell, é demonstrado um futuro distópico". UTILIZE FRASES NA ORDEM DIRETA ISTO É: SUJEITO-VERBO-PREDICADO, PARA FACILITALeia mais
Bom dia, segue a correção de acordo com a grade de correção do ENEM.
See lessCOMP. I – 120, Na primeira linha há um erro de vírgula e de falta de aspas: “No livro (“)1984(“) (,)de George Orwell, é demonstrado um futuro distópico”. UTILIZE FRASES NA ORDEM DIRETA ISTO É: SUJEITO-VERBO-PREDICADO, PARA FACILITAR COERÊNCIA E NA COLOCAÇÃO DE VÍRGULAS. Além de outro erros por uso de verbo na 1ª pessoa do plural como “disponibilizamos”. UTILIZE VERBOS IMPESSOAIS.
COMP. II – 80, Não há uma argumentação com repertório externo ou legitimado. DESENVOLVA COM EXEMPLOS E DADOS, QUE APOIEM SUA ARGUMENTAÇÃO.
COMP. III – 160, Há a estrutura de um texto dissertativo e argumentativo, apresentando fatos e opiniões, sua nota é prejudicada pela ausência de um desenvolvimento argumentativo pertinente.
COMP. IV – 120. Há a ausência de conjunções e advérbios que estejam presentes no desenvolvimento de um parágrafo argumentativo, com o intuído de haver clareza em seu posicionamento quanto ao tema em questão.
COMP. V – 80. Não há modo/ meio que configurem sua proposta, além da falta de detalhamento.
FINAL: 560.
Procure desenvolver sua argumentação devidamente, isso fará com que o seu texto ganhe de inúmeras formas.
Porte de armas no Brasil:Avanço ou Retrocesso? *Por favor por a nota das competências *
gabrielfilipe1409
Competência 1 (domínio na escrita formal) – 80, há muitos erros de escrita, que demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal. Competência 2 (compreender a proposta e aplicar conceitos de outras áreas do conhecimento) – 80, o repertório apresentado não é pertinente ao tema, com uma argLeia mais
Competência 1 (domínio na escrita formal) – 80, há muitos erros de escrita, que demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal.
See lessCompetência 2 (compreender a proposta e aplicar conceitos de outras áreas do conhecimento) – 80, o repertório apresentado não é pertinente ao tema, com uma argumentação mediana perante a um número muito grande de possibilidades.
Competência 3 (relacionar e organizar argumentos/coerência) – 40, o seu posicionamento não é claro no texto, isto é, a tese não aparece em seu texto. Prejudicando todo o texto.
Competência 4 (conhecimento de mecanismos para argumentação/coesão) – 40, Há repetição de palavras, não há uso de advérbios e de conjunções que tornem o texto coeso e coerente.
Competência 5 (elaborar uma proposta de intervenção) – 80, Uma proposta de intervenção deve ter Agente, Ação, Meio, Efeito e Detalhamento
NOTA: 320
Os desafios para a redução dos acidentes de trânsito no Brasil
gabrielfilipe1409
Boa noite Gabriel, irei corrigir sua redação segundo a grade de correção do ENEM. COMP. I GRAMÁTICA: 200. Não há falhas ortográficas. COMP. II ARGUMENTAÇÃO: 200. Há um desenvolvimento correto do tema, que é consistente, e a inserção de repertório sociocultural. COMP. III ESTRUTURA: 160. Os parágrafoLeia mais
Boa noite Gabriel, irei corrigir sua redação segundo a grade de correção do ENEM.
See lessCOMP. I GRAMÁTICA: 200. Não há falhas ortográficas.
COMP. II ARGUMENTAÇÃO: 200. Há um desenvolvimento correto do tema, que é consistente, e a inserção de repertório sociocultural.
COMP. III ESTRUTURA: 160. Os parágrafos estão interligados de maneira correta, mas a repetição de conjunções é um desconto nesse quesito.
COMP. IV COESÃO. 160. Há a boa utilização de recursos coesivos, no entanto há a repetição de conjunções.
COMP. V PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. 200. Há uma proposta de intervenção excelente.
NOTA FINAL: 920
Seu poder argumentativo é muito bom, somente há o desconto perante aos recursos coesivos.
JUVENTUDE E ALCOOLISMO: PROBLEMA SOCIAL?
gabrielfilipe1409
Boa noite Haylla, irei corrigir de acordo com a grade do ENEM COMP I - GRAMÁTICA: 80. Há pouquíssimos erro gramaticais como "significavelmente", mas há um erro grave que é de concordância em sua proposta de intervenção e isso é visto de maneira muito ruim pelo corretores do ENEM. COMP II - ARGUMENTALeia mais
Boa noite Haylla, irei corrigir de acordo com a grade do ENEM
See lessCOMP I – GRAMÁTICA: 80. Há pouquíssimos erro gramaticais como “significavelmente”, mas há um erro grave que é de concordância em sua proposta de intervenção e isso é visto de maneira muito ruim pelo corretores do ENEM.
COMP II – ARGUMENTAÇÃO: 120. Senti a falta de um “argumento completo”, isto é que retome sua tese, a desenvolva, e ,posteriormente, a conclua. Além de ser um desenvolvimento previsível do tema.
COMP III – ESTRUTURA: 120. Em decorrência de uma tese pouco clara, seu ponto de vista não é muito claro, e sua argumentação é muito dispersa, isto é, não tendo um foco argumentativo.
COMP IV – COESÃO: 40. Sua articulação é feita de forma precária. Há a ausência de conectivos, e a palavra “jovem” é repetida diversas vezes, utilize repertório vocabular. Por fim, os períodos são muito longos, prejudicando a coerência e leitura do texto.
COMP V – PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: 0. Há somente um ideia solta. Tenha uma proposta com Agente, Ação, Meio, Modo, Finalidade e Detalhamento.
TOTAL: 360
Procure ler redações notas mil desse tema, e reescreva sua redação.
Espero ter ajudado! : )
O suicídio entre os jovens brasileiros – como enfrentar esse problema?
gabrielfilipe1409
COMP I - 180 GRAFIA. O texto possui poucos desvios gramaticais, somente o posicionamento de vírgulas que também atrapalha na coerência textual. COMP II -80 INTERTEXTUALIDADE. O se texto é pobre em argumentos, mencione sociólogos e filósofos, como Émile Durkhein que trata do suicídio. Além disso, suaLeia mais
COMP I – 180 GRAFIA. O texto possui poucos desvios gramaticais, somente o posicionamento de vírgulas que também atrapalha na coerência textual.
See lessCOMP II -80 INTERTEXTUALIDADE. O se texto é pobre em argumentos, mencione sociólogos e filósofos, como Émile Durkhein que trata do suicídio. Além disso, sua tese não é bem clara, havendo uma tendência ao tangenciamento do tema.
COM III- 40 ESTRUTURA. Seu texto é desconexo, na tese há um pressuposto que não é desenvolvido. Procure elaborar um tese desenvolvê-la ao longo de todo texto e buscar uma resolução á ela na proposta de intervenção
COM IV- 40 COESÃO. A articulação do texto é feita de forma precária. Utilize conjunções, como: portanto, uma vez que, a medida que, Apesar de, etc.
COM V- 180 INTERVENÇÃO. Há uma elaboração correta, no entanto procure mencionar Agentes válidos, “o governo” é bem amplo utilize Ministérios ou um setor político em específico.