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Os desafios da inclusão escolar de pessoas portadoras de autismo
RodrigoMartins10
Olá, Ester! Gostaria de pontuar sua redação a partir de cada competência da redação modelo Enem (acredito q seja, pois há uma proposta de intervenção kk). C.1 (Norma culta padrão da língua portuguesa) - "Segundo o filósofo Immanuel Kant(ausência de vírgula) “O ser humano é aquilo que a educação fazLeia mais
Olá, Ester! Gostaria de pontuar sua redação a partir de cada competência da redação modelo Enem (acredito q seja, pois há uma proposta de intervenção kk).
C.1 (Norma culta padrão da língua portuguesa) – “Segundo o filósofo Immanuel Kant(ausência de vírgula) “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”,(aqui, caberia melhor o ponto final (.)) entretanto, muitas escolas estão inaptas a receber(erro de concordância; deve seguir no plural – “receberem”) alunos com deficiências, como os autistas, que necessitam de atenção redobrada para que haja progressão em seu desenvolvimento.
Primeiramente, o número de pessoas com autismo matriculadas em escolas públicas,(uso indevido de vírgula) crescem em torno de 37% ao ano,(aqui, caberia melhor o ponto final) desse modo, as instituições que não tem(erro de concordância; “têm”) os requisitos necessários para atender(erro de concordância; “atenderem”) estes estudantes,(uso indevido de vírgula) acabam se adaptando para transmitir(erro de concordância; “transmitirem”) o conteúdo a eles. Muita das vezes(ausência de vírgula) a falta de profissionais especializados para trabalhar(erro de concordância; “trabalharem”) com crianças e adolescentes portadoras do TEA (transtorno do espectro autista),(uso indevido de vírgula) influencia fortemente no aprendizado desses alunos, pois eles deveriam ter aulas especiais, com isso eles teriam o mesmo nível estudo que os demais colegas de classe.
Segundamente, de acordo com a lei de Berenice Piana, todo indivíduo com autismo tem direito ao acesso a(“à”) educação. Assim como o filme (A boy called PO)(coloque entre aspas(“”), e não entre parênteses), que relata as dificuldades de Patrick(ausência de vírgula) que possui o TEA, em ter uma vida normal em sociedade,(aqui, caberia melhor o ponto final) com isso(ausência de vírgula) ele cria um universo paralelo onde se encontra na fase infantil. Esta obra cinematográfica tem como finalidade,(uso indevido de vírgula) destacar de forma indireta sobre a exclusão social, o que é muito presente nas escolas onde jovens que possuem esse distúrbio neurológico são vítimas de bullying, preconceito e exceção entre os demais.
Por fim, salienta-se a importância do Ministério da Educação(ausência de vírgula) juntamente ao Ministério da saúde,(faltou o conectivo! no caso, “de”) criarem um programa de atendimento especial a(“à”) pessoas autistas, por meio de aulas em salas separadas com atividades mais dinâmicas, proporcionando então um ensinamento mais amplo e de fácil aprendizado.”
See lessPortanto, 100.
C.2 (Abordagem/repertório/gênero) – 200. A abordagem do tema foi mt boa, além de apresentar um bom repertório sócio cultural (como a citação de Kant, como os dados( obs: é meio arriscado usar dados sem citar a fonte; por isso, te indico a nn usar!), entre outros) e tbm construir o texto dissertativo argumentativo de forma correta.
C.3 (Coerência) – 140. Nn ficou boa a relação q vc fez com frase de Kant e a temática, como tbm nn ficou mt bom o seu segundo parágrafo, visto q vc inicia com uma frase e pouca desenvolve sobre oq foi abordado nela. Na minha opinião, vc n deveria ter citado o filme depois da frase (ou só citaria o filme e nn a frase). Por fim, nn fez mt sentido vc dizer, no segundo parágrafo, q há uma exclusão do indivíduo autista e sua proposta ser justamente excludente (uma vez q, na proposta, eles teriam aulas separadamente).
C.4 (Coesão) – 160. O uso de pontuações indevidas ao longo do redação ompromete a coesão das partes de seu texto.
C.5 (Proposta de Intervenção) – 200. Cumpriu bem todos os quesitos da PI(que é a AÇÃO, o AGENTE, o COMO/MODO e o FIM/OBJETIVO da ação). Oq eu te indico é q vc pense um pouco antes de construí-la, para ver se ela “resolve” os problemas abordados e se ela está coerente com os argumentos.
Total: 800.
Portanto, espero ter ajudado! Gostaria de dizer pra vc nn levar tão sério a pontuação, já q eu nn sou corretor PRO kk. Contudo, é um número aproximado do q vc realmente receberia, e tbm já serve como base. Logo, busque corrigir seus erros!
Nessa reta final, te indico q vc leia redações exemplares (nota mil), como tbm treine bastantes redações, pois assim vc alcançará um grande texto! ;)
Os desafios para combater o tegismo
RodrigoMartins10
Olá, Paulo! Gostaria de avaliar sua redação a partir das cinco competências da redação Enem (acredito q sua redação seja modelo Enem, visto q há proposta de intervenção rs). C.1 - "De acordo com a Constituição Federal de 1988,documento jurídico mais importante do Brasil(ausência de vírgula) prevê(trLeia mais
Olá, Paulo! Gostaria de avaliar sua redação a partir das cinco competências da redação Enem (acredito q sua redação seja modelo Enem, visto q há proposta de intervenção rs).
C.1 – “De acordo com a Constituição Federal de 1988,documento jurídico mais importante do Brasil(ausência de vírgula) prevê(troque por “está previsto”; coloque uma vírgula tbm) em seu artigo 6°,o direito a(ausência de crase – “à”) saúde.Entretanto(ausência de vírgula) o combate ao tabagismo não vem sendo eficaz,desse modo dificultando a universalização desse direito social tão importante.
Em uma primeira análise(ausência de vírgula) deve-se ressaltar à(crase indevida; coloque somente o “a”) ausência de medidas governamentais para o combate ao tabagismo,(pontuação indevida; coloque pinto final (.)) nesse(ao iniciar depois de ponto final, não esqueça da letra maiúscula) sentido(ausência de vírgula) vale mencionar a falta de informação sobre o risco do tabaco para a saúde,como o câncer de pulmão e outras doenças respiratórias.Essa conjuntura(ausência de vírgula) segundo o filósofo Jonh Locke,configura-se como uma violação do “Contrato Social”,ja(ausência de acento; “já”) que o estado(deve ser escrito com “e” maiúsculo – “Estado”) não cumpre sua função de garantir aos cidadãos desfrutem(é um complemento, e não é verbo de “cidadãos; troque por “desfrutar”) de um direito tao(ausência de acento; “tão”) indispensável.
É importante mencionar que o mercado do tabaco e(falta de acento; “é”) muito lucrativo,desse modo deixando o cobate(erro de ortografia; “combate”) ao tabagismo muito difícil,(pontuação indevida; troque por ponto final) um exemplo muito bom e(é) a propaganda da marca de cigarros marbolro(ausência de vírgula) chamade(erro de ortografia; “chamada”) de “Cowboy da Marbolro”(ausência de vírgula) que na decada(ausência de acento; “década”) de 70 direcionava principalmente para as mulheres,que depois da segunda guerra,onde(não use o advérbio de lugar “onde” a não ser q represente algum local físico) começaram á(acento indevido; “a”) abragir liberdade e o impoderamento feminino.
Depende-se(acredito eu q seja “depreende-se”);(ausência de vírgula) portanto(ausência de vírgula) a nessecidade do combate ao tabagismo,(pontuação indevida; use ponto final)para isso(ausência de vírgula) e(ausência de acento; “é”) indispensável que o governo(ausência de vírgula) por meio do uso da tecnologia e da internet(ausência de vírgula) faça como o que(acredito eu q seja melhor “com que” á(acento indevido; “a”) informação dos prejuizos do tabaco,(NUNCA separe verbo e sujeito por vírgula) chegue com mais veemência,(uso indevido de vírgula) para a população,e com isso aconteça mais palestras escolares sobre esse risco que pode ser para a saúde.Assim se consiliderá(erro ortográfico; “consolidará”) uma cidade melhor segundo o filósofo Jonh Locke.”
See lessPortanto, 80.
C.2 – 200. Apresentou ótimas ideias relacionadas ao tema, assim como aparenta um rico repertório sócio cultural (como a citação de Locke e o exemplo da propaganda da Malboro). Tbm construiu o texto nós padrões do dissertativo argumentativo.
C.3 – 140. Apesar de boas as ideias, faltou a coerência entre elas. Primeiramente, a contextualização nn ficou bem relacionada com sua ideia(tese). Como eu já disse, suas ideias estavam boas, só que no 2 desenvolvimento, ao usar o exemplo da propaganda da Malboro e mostrar q os cigarros dariam empoderamento às mulheres, faltou vc concluir o texto fazer a relação com o Estado em não “se importar” com a saúde do povo. Ademais, na proposta, ficou incoerente a questão do governo usar tecnologias e assim a escola fazer mais palestras.
C.4 – 160. A constante falta e erro de pontuação prejudicou a plena coesão de seu texto.
C.5 – 160. Quase concluiu todos os quesitos da proposta ( que é a AÇÃO, o AGENTE, o COMO/MODO, o FIM da ação e o detalhamento). Presenciei a ausência do fim da ação, como tbm de um maior detalhamento.
Soma total: 740.
Enfim, espero ter ajudado vc a melhor presenciar seus erros! Gostaria de dizer q não é pra vc levar tão sério minha nota, pelo fato de eu nn ser um corretor PRO kk. Mesmo assim, serve como base, pois é uma nota aproximada, pra vc.
Oq eu te indico é q leia BASTANTES redações exemplares (nota mil), como tbm treine muito. Ainda há um bom tempo até o Enem, logo, se empenhe q assim vc conquistará um ótima redação! ;)
Evasão escolar no Brasil
RodrigoMartins10
Olá, Kauã! Acredito q sua redação seja modelo Enem, visto q há uma proposta de intervenção na conclusão, logo, gostaria de pontuar cada competência, apesar de n ser corretor PRO, a fim de te ajudar. C.1 - "Segundo o filósofo Emmauel(Immanuel) Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele(aconselhoLeia mais
Olá, Kauã! Acredito q sua redação seja modelo Enem, visto q há uma proposta de intervenção na conclusão, logo, gostaria de pontuar cada competência, apesar de n ser corretor PRO, a fim de te ajudar.
See lessC.1 – “Segundo o filósofo Emmauel(Immanuel) Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele(aconselho colocar entre aspas a citação do autor). Contudo, no Brasil, o abandono escolar é recorrente, principalmente, na parte da população considerada vunerável.Com isso, pode-se afirmar que isso ocorre por conta da negligencia( ausência de acento – negligência) governamental e ausencia(ausência de acento – ausência) de uma maior acessibilidade no ambito(ausência de acento – âmbito) escolar.
Primeiramente, a constituição de 1988 assegura ao indivíduo o direito da educação. Porém, jovens abandonam escolas diariamente, porque muitos precisam trabalhar. Nesssa óptica, os indivíduos são obrigados a sair(erro de concordância; deve ficar “saírem”) da escola para trabalhar para ajudar a familia com a renda mensal. Dessa maneira, é persepitível a negligencia(ausência de acento – negligência) do governo por não disponibilizar pacotes para esses estudantes ajudar(erro de concordância; deve ficar “ajudarem) sua familia( se vc citou “estudantes”, continue no plural, ou seja, deveria ficar “suas famílias).
Outrossim, é valido ressaltar que a acessibilidade na maioria das escolas públicas são précarias( erro de concordância; preste atenção no sujeito! Ele está no singular (acessibilidade), logo, deveria ser “é precária”). Nessa perspectiva, pessoas deficientes(ausência de vírgula aq) entre outros, são os mais afetados, isso( conectivo indevido; troque por “o que pode”) provoca(“provocar”) a desistencia(ausência de acento – desistência) dos estudos, pois se sentem desconfortáveis no ambiente .Nesse viés, enquanto o acesso no ambito(ausência de acento) estudantil não for prioridade, cada dia terá uma porcentagem maior de abjuração estudantil.
É necessário, portanto, que me medidas sejam tomadas para resolver a evasão escolar no Brasil .Posto isso, o Ministério da educação(ausência de vírgula aq) por meio de um amplo debate com o ministério de infraestrutura e profissionais da área,(faltou o verbo para exigir tal complemento; poderia colocar “deve”/”pode”) lançar um plano de “acessibilidade escolar”(ausência de vírgula aq) a fim de dar um maior acesso ao(o artigo deve seguir no plural(“aos”) assim como o substantivo) indivíduos no ambito(ausência de acento) escolar.Tal plano, devera focar, sobretudo, na criação de rampas e,(uso indevido da vírgula) na adequação de banheiros e salas para os deficientes. Ademais, o ministério da economia deve,(uso indevido da vírgula; NUNCA separe verbo do seu complemento, assim como sujeito do verbo) oferecer aos estudantes de baixa renda,(uso indevido de vírgula) um auxilio extra, com o intuito de ajudar a familia nas despesas do mes(ausência de acento – mês). Dessa forma ,os Brasileiros se tornaram(tornarão) cada vez mais homens e mulheres estudados.”
Com esse número de erros, merece 100.
C.2 – 200. Acredito q vc abordou bem o tema. Ademais, construiu bem o gênero dissertativo argumentativo.
C.3 – 160. Nn fez mt sentido a relação q vc fez entre a frase de Kant e o tema. Além disso, no 2 parágrafo, vc citou um tal de “pacotes”, q poderiam ser disponibilizados pelo governo, contudo, ficou mt superficial e pouco abordada tal questão. Aprofunde mais as suas ideias!
C.4 – 160. Há alguns erros, como o uso do “isso” no terceiro parágrafo, como tbm a repetição do “para” 3 vezes no segundo. Gostaria de ressaltar o uso do sinônimo de desistência, “abjuração”. É mt importante vc conhecer sinônimos de palavras, pode ajudar bastante na hr de evitar as repetições.
C.5 – 200. Elaborou uma proposta bem detalhada, assim como cumpriu bem todos os quesitos.
Portanto, gostaria de finalizar e dizer q tal pontuação é somente uma “aproximação” do q vc realmente receberia, pelo fato de eu n ser corretor msm kk.
Mas de qualquer forma, espero ter ajudado!
Oq eu te indico é q vc leia redações exemplares ( nota mil), para vc se basear, como tbm treine bastante, a fim de corrigir seus erros, q assim vc alcançará um GRANDE texto! ;)
O mercado de trabalho para os jovens
RodrigoMartins10
Olá, Lidia! Gostaria de pontuar a sua redação a partir das competências da redação Enem(acredito q seja redação modelo Enem, visto q apresentou proposta de Intervenção rsr). C.1 - "Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto,Leia mais
Olá, Lidia! Gostaria de pontuar a sua redação a partir das competências da redação Enem(acredito q seja redação modelo Enem, visto q apresentou proposta de Intervenção rsr).
C.1 – “Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando o assunto é as dificuldades da entrada dos jovens no mercado de trabalho, muitas vezes, essa mobilidade não é vista. Nesse prisma, deve-se analisar a falta de preparação e a pouca oportunidade oferecida para uma chance de emprego.
Nesse sentido, ressalta-se(ausência de conectivo “que”) a carência na preparação dos jovens é um dos obstáculos. Segundo o pedagogo Paulo Freire, ”a educação transforma as pessoas e essas mudam o mundo”. Através disso, evidencia-se a importância da educação na formação cidadã do indivíduo, influenciado, posteriormente, na preparação, tal como cursos técnicos. Assim, facilita(o correto seria “facilita-se”) o ingresso deles ao primeiro emprego.
Ademais, atrelado a(necessita de crase(à)) qualificação inadequada, salienta-se que são oferecidas poucas chances ao primeiro emprego. Devido as(necessita de crase) empresas, com a necessidade de otimizar(erro de concordância; o correto seria “otimizarem”) a produção, optam(com o conectivo “devido”, o verbo deveria estar no passado, ou seja, “optarem”; para manter o verbo na forma “optam”, eu indicaria trocar devido por “pois”) por indivíduos com experiência. Além de que, os jovens apresentam falhas em sua inteligência emocional, em que não conseguem lidar com a pressão ou não reagem bem as(necessita de crase) críticas. Assim, os experientes sobressai deles(o melhor seria “sobressaem-se a eles”)
Portanto, medidas são necessárias para melhorar o panorama em questão. Destarte, o Ministério da Educação,(NUNCA separe o sujeito do verbo por vírgula) deve oferecer cursos profissionalizantes, por meio de investimentos, com o intuito a(a preposição “a” deve ser trocada por “de”) reparar as necessidades do mercado. Outrossim, os Governos Municipais, em parceria com empresas(ausência de vírgula) devem oferecer estágios para os estudantes, por meio de programas. Assim, a sociedade progride mobilizado(“sociedade” é feminino, logo, mobilizado deve ser “mobilizada”) pelas oportunidades.”
See lessLogo, 120.
C.2 – 200. Abordou mt bem o tema. O texto dissertativo argumentativo foi corretamente construído.
C.3 – 200. Organizou bem as ideias e fez sentido, portanto, ficou bem coerente.
C.4 – 160. Apesar de não apresentar mts repetições, percebe-se que houve ainda erros e ausências de conectivos.
C.5 – 200. Estou dando a nota máxima, mas indico a vc detalhar mais a sua proposta.
Por fim, indico q vc leia bastante redações exemplares (nota mil) e q treine bastante — pois ainda há um bom tempo antes do Enem — q assim vc alcançará seus objetivos! ;)
A persistência do abandono escolar
Yasmin Gomes Pereira
Análise do Parágrafo 1: - Ausência de vírgula após “Merlí”; - Erro de concordância em “erradicado” o correto é erradicada; - Erro gramatical em "mais interesse pelos estudos" > o correto seria mais interesses pelos estudos; - Teses NÃO explícitas (penalidade na Competência 2); - “A evasão escolarLeia mais
Análise do Parágrafo 1:
– Ausência de vírgula após “Merlí”;
– Erro de concordância em “erradicado” o correto é erradicada;
– Erro gramatical em “mais interesse pelos estudos” > o correto seria mais interesses pelos estudos;
– Teses NÃO explícitas (penalidade na Competência 2);
– “A evasão escolar” > erro de convenção de escrita (maiúsculo e minúsculo);
– O tema deve ser problematizado, especialmente, a realidade brasileira.
Análise do Parágrafo 2:
– Ausência de conectivo inter paragrafal;
– O que comprova tal fato? Você poderia ter trago algum repertório ou dado, para comprovar seus argumentos.
– Evite usar gerúndio > palavras terminadas em NDO;
– Ao final do parágrafo recomendo a antecipação da proposta de intervenção, como por exemplo, “assim, medidas são necessárias com o objetivo de converter o revés”.
Análise do Parágrafo 3:
– Seu tópico frasal ficou confuso e nota-se uma divergência entre desenvolvimento 1 e 2;
– Não precisa colocar a sigla IBGE, já que você não retomou ela em nenhuma parte do texto;
– Não têm vírgula após “atrativo”;
– Desenvolvimento de somente algumas informações (penalidade na C3).
Análise do Parágrafo 4:
– Repetição de “alunos” 3 vezes no parágrafo;
– “Governo” não deve iniciar em maiúsculo; (penalidade na C1)
– Ação de intervenção ficou desconexa, poderia ter falado um pouco mais;
– Cuidado com o uso do termo “através”;
– Falta o Detalhamento.
Notas por competência:
C1: 160 > Estrutura sintática boa e alguns erros.
C2: 120 > Repertório legítimo, pertinente, mas não foi explorado de maneira produtiva. Além disso, nessa competência também é avaliado as teses e argumentos, na qual deixa falhas na produção do seu texto.
C3: 120 > Desenvolvimento de algumas informações.
C4: 120 > Utilização regular de conectivos.
C5: 160 > Faltou apenas o detalhamento.
Nota Final: 680
See lessTema: Tabagismo/ Proposta Enem.
Yane
INTRODUÇÃO: - Achei bem vaga. Uma sugestão seria escrever assim: "A moda dos anos 70/80 divulgou amplamente uma cultura tabagista, na qual o hábito de fumar era visto como um símbolo de status e beleza. No entanto, no Brasil..." - Os dois argumentos não foram bem apontados, o ideal é deixar bem clarLeia mais
INTRODUÇÃO:
– Achei bem vaga. Uma sugestão seria escrever assim: “A moda dos anos 70/80 divulgou amplamente uma cultura tabagista, na qual o hábito de fumar era visto como um símbolo de status e beleza. No entanto, no Brasil…”
– Os dois argumentos não foram bem apontados, o ideal é deixar bem claro pro seu corretor, porque assim ganha pontos na competência de planejamento textual.
DESENVOLVIMENTOS:
– Faltou repertório. Trouxe ideias interessantes, mas não comprovou. Caberia algum filósofo que fale sobre como o capitalismo selvagem pode ser nocivo aos indivíduos (uma vez que as empresas do cigarro vendem a “morte”)
CONCLUSÃO:
-Não consegui identificar bem os elementos, achei confusa. E “bem como” não funciona como detalhamento.
No mais, boa redação! Continue treinando
See lessA obesidade
Yane
INTRODUÇÃO: - A relação entre obesidade e Revolução Industrial não foi bem explicada. Poderia ter feito assim (só uma sugestão): "A Revolução Industrial, que teve início no século XVIII, na Inglaterra, foi responsável pela intensificação da obesidade, tendo em vista que expôs os indivíduos da épocaLeia mais
INTRODUÇÃO:
– A relação entre obesidade e Revolução Industrial não foi bem explicada. Poderia ter feito assim (só uma sugestão): “A Revolução Industrial, que teve início no século XVIII, na Inglaterra, foi responsável pela intensificação da obesidade, tendo em vista que expôs os indivíduos da época a hábitos pouco saudáveis, os quais perduram até os dias atuais”
– Dois argumentos bem explicados
DESENVOLVIMENTOS:
– Senti falta de uma argumentação mais consistente. Você colocou informações, mas sem expor sua opinião. Em alguns temas, é bom construir a redação de forma a apresentar uma causa e uma consequência, dessa forma seu corretor vai entender a relevância do problema para a sociedade.
CONCLUSÃO:
– O correto seria “Portanto, são necessárias”
– Só pude contar 3 agentes, e ficou bem vaga. Lembre-se que, no caso de optar por duas propostas, a mais completa que será aceita.
parabéns!! continue treinando
See lessManipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
RodrigoMartins10
Olá, Carlos! Gostaria de fazer algumas observações, de forma rápida e clara, sobre a sua redação. Uma dica: antes de usufruir de vocábulos mais formais, te indico investir no mais básico! -Apresenta mts erros gramaticais. Vírgula: "o que aumenta, o consumismo exacerbado" - nunca se separa, por vírguLeia mais
Olá, Carlos! Gostaria de fazer algumas observações, de forma rápida e clara, sobre a sua redação.
See lessUma dica: antes de usufruir de vocábulos mais formais, te indico investir no mais básico!
-Apresenta mts erros gramaticais.
Vírgula: “o que aumenta, o consumismo exacerbado” – nunca se separa, por vírgula, verbo do seu complemento (no caso) e do seu sujeito.
Concordância: “necessita-se que os Estados, por meio de leis e investimentos, com um planejamento adequado, estabelece” – o verbo “estabelecer” deve ficar no plural, estabeleçam, seguindo o sujeito “Estados”.
– Falta de coerência. A contextualização sobre “A Utopia” não fez mt sentido c a situação atual da temática, pois deixa a entender q vivemos em uma distopia, q é o contrário.
– Coesão. No 1 desenvolvimento (parágrafo 2), vc repete a palavra “atualmente”(e logo bem próximas uma da outra), o q poderia fazer c q vc perdesse pontos na C.4. Invista em sinônimos, como hodiernamente, por ex..
Contudo, gostei mt da sua redação! Apesar dos erros, vc dispõe de um ótimo repertório sócio cultural. Fez uma boa tese, bons argumentos, ótimas citações, como Bauman e Steve Jobs. Além disso, uma proposta bem desenvolvida e bem detalhada.
Logo, o q eu te indico é q vc leia mts redações exemplares, nota mil, para vc se basear, e q tbm treine bastante, q assim vc alcançará seus objetivos! ;)
Mobilidade urbana em questão no Brasil
Yane
Oii! Alguns pontos: INTRODUÇÃO - Não entendi a relação entre Machado de Assis e o problema, ficou bem vago, parecendo até argumento coringa. - No final do parágrafo, era esperado que você mostrasse seus argumentos, assim você ganharia pontos na competência de planejamento de texto. DESENVOLVIMENTO 1Leia mais
Oii! Alguns pontos:
INTRODUÇÃO
– Não entendi a relação entre Machado de Assis e o problema, ficou bem vago, parecendo até argumento coringa.
– No final do parágrafo, era esperado que você mostrasse seus argumentos, assim você ganharia pontos na competência de planejamento de texto.
DESENVOLVIMENTO 1
– Parece que você tangenciou o tema, não ficou muito clara a relação entre mobilidade e segregação espacial (pela fragilidade dos repertórios socioculturais, já que a citação do antropólogo não comprovou em nenhum momento o que você disse). Uma dica pra isso não acontecer é sempre repetir alguma palavra ou sinônimo do tema no seu parágrafo, no caso mobilidade ou descolamento urbano
DESENVOLVIMENTO 2
– Faltou aprofundamento. Foi pontuado que o carro é um item de status, por isso o ônibus é desvalorizado. No entanto, no Brasil, os veículos mais comercializados são justamente os carros populares, ou seja, talvez o problema seja realmente o transporte público. A superlotação, a má organização e o alto custo das passagens poderia explicar o impasse.
CONCLUSÃO
– 5 elementos!
Parabéns e continue escrevendo! Presumo que sua nota fique entre 880 e 920.
See lessO papel da literatura na formação dos valores da sociedade brasileira
Yane
Oii! Excelente a sua redação, mas vamos a alguns pontos: - Na introdução, o trecho "Em comparação com tal barbárie" poderia ser substituído por "em contrariedade", ou "contrariamente", já que a realidade da Alemanha Nazista não se aplica ao contexto atual. - No desenvolvimento 1, "Fundação Victor CiLeia mais
Oii! Excelente a sua redação, mas vamos a alguns pontos:
– Na introdução, o trecho “Em comparação com tal barbárie” poderia ser substituído por “em contrariedade”, ou “contrariamente”, já que a realidade da Alemanha Nazista não se aplica ao contexto atual.
See less– No desenvolvimento 1, “Fundação Victor Civita, segundo ela : apenas 19% dos jovens…”, esse trecho poderia ter sido escrito de forma direta, como: “Consoante dados da Fundação Victor Civita, apenas…”. Assim você se ‘apropria’ do repertório, o que é muito bom.
– “Embora muitos pensem” é um termo considerado genérico. Muitos quem? Populações com menor formação eduacacional? É bem importante sempre deixar claro suas ideias.
– Nesse parágrafo senti falta de um aprofundamento dos argumentos. Como seria a “maneira abruptamente mal” que os grandes autores são expostos? Poderia ter colocado que a obrigatoriedade da leitura desses clássicos provocam aversão no estudante.
– No segundo desenvolvimento, senti falta da argumentação. Expor dados não é argumentar.
– A conclusão, ao meu ver, está correta. Mas uma dica: fuja dessas conclusões que apresentam primeiro a finalidade. Eu usava essa também, mas dá um nó na cabeça dos corretores e é mais fácil de se perder também. O modelo mais utilizado nas redações 1000 é (agente) + (meio/modo) + (ação) + (detalhamento) + (finalidade).
– Enfim, não vou falar sobre grafia porque não é o meu forte, mas acredito que a correção acima já abordou bem. Continue praticando e parabéns!!!!!!