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Os etigmas associados a doenças mentais na sociedade brasileira.
DanJCardoso
Olá! Muito obrigado a todos pelas correções. A nota obtida foi de 920 pontos, sendo: C1 = 160; C2 = 200; C3 = 180; C4 = 180; C5 = 200. Para mim, a nota foi plausível, uma vez que estava no 2° EM no ano da pandemia. Novamente meu obrigado a todos pelo tempo e esforço cedido nas correções!
Olá! Muito obrigado a todos pelas correções. A nota obtida foi de 920 pontos, sendo:
See lessC1 = 160; C2 = 200; C3 = 180; C4 = 180; C5 = 200.
Para mim, a nota foi plausível, uma vez que estava no 2° EM no ano da pandemia.
Novamente meu obrigado a todos pelo tempo e esforço cedido nas correções!
A mobilidade urbana no Brasil e seus desafios
DanJCardoso
Boa redação. Corrija erros no plural de alguns pronomes, por exemplo no D1 o correto seria "deram origem" já que o verbo está se referindo a "avanços industriais" (mais de um). Tiro 40 pontos na C1 e 40 na C5, já que vc deveria ter apresentado duas propostas, já que foram apresentados dois problemasLeia mais
Boa redação. Corrija erros no plural de alguns pronomes, por exemplo no D1 o correto seria “deram origem” já que o verbo está se referindo a “avanços industriais” (mais de um).
See lessTiro 40 pontos na C1 e 40 na C5, já que vc deveria ter apresentado duas propostas, já que foram apresentados dois problemas.
920.
Os estigmas das doenças mentais na sociedade
DanJCardoso
Introdução: Não é pra falar como doenças mentais surgem ou porque ou em que frequência, e sim sobre os preconceitos que a sociedade tem para com essas pessoas. "do ingresso". Sua segunda tese não tem nada a ver com preconceitos. A primeira levanta suspeitas em relação ao que você realmente vai falarLeia mais
Introdução: Não é pra falar como doenças mentais surgem ou porque ou em que frequência, e sim sobre os preconceitos que a sociedade tem para com essas pessoas. “do ingresso”. Sua segunda tese não tem nada a ver com preconceitos. A primeira levanta suspeitas em relação ao que você realmente vai falar, mas vamos ver.
Desenvolvimento 1: não há argumentos para a tese 1 nem nada que siga o padrão dissertativo-argumentativo para um desenvolvimento. Disparidade na quantidade de escrita do segundo parágrafo para os demais.
Desenvolvimento 2: A sociedade tem uma parcela de que culpa? Não fale sobre porque a depressão surge ou se mantém e sim o preconceito que as pessoas que tem doenças mentais no geral sofrem diariamente. Não cite a pandemia de 2020 como algo que todos os leitores sabem, seu texto é atemporal e todos os fatos históricos apresentados devem ser detalhados. Sua argumentação está muito pessoal, é regra impessoalidade no texto dissertativo-argumentativo.
Conclusão: Você aponta que o jeito de acabar com os estigmas é acabando com a doença, sendo que doenças mentais em sua grande parcela não possuem cura, apenas tratamento, como por exemplo a hegemonia dos casos de depressão. Para acabar com as agressões contra indivíduos psicossomáticos, precisamos acabar com os agressores (seja por uma conscientização social ou algo assim) e não acabar com as vítimas (como se todos fossem obrigados a estarem bem e quem não estiver ser taxado de “anormal”.
Nota: 320 pontos.
See less(ENEM 2020) O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
Bruna157
C1 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. C2- Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente dLeia mais
C1 – Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2- Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório
sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo argumentativo.
C3- Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada,
com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista
C4 – Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos
coesivos.
C5 – Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e
articulada à discussão desenvolvida no texto.
C1 – 120
C2 – 200
C3 – 160
C4- 160
C5 – 180
Total = 820
Espero ter ajudado!
See lessO Estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (analisem em forma do Enem) (corrijo de volta)
Bruna157
Competência 1 - Demonstra bom domínio da escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convecção de escrita. Competência 2 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proLeia mais
Competência 1 – Demonstra bom domínio da escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convecção de escrita.
Competência 2 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 – Apresenta fatos, informações e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 – Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 – Elabora bem a proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada á discussão desenvolvida no texto.
Notas:
C1- 160
C2 – 160
C3 – 160
C4- 200
C5 -160
Total = 840
Espero ter ajudado!
See lessOS ESTGMAS ASSOCIADO ÀS DOENÇAS MENTAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA – RETRIBUO A CORREÇÃO
DanJCardoso
Introdução: Muito cuidado ao citar Tomás de Aquino, lembre-se que Aquino foi o pai da patrística, que por tentar unir razão e fé, taxava quem não tinham ambas de louco para queimar na fogueira da inquisição! Use vírgula ou travessões depois de Brasil. Feche com vírgula ou travessão após mentais. SóLeia mais
Introdução: Muito cuidado ao citar Tomás de Aquino, lembre-se que Aquino foi o pai da patrística, que por tentar unir razão e fé, taxava quem não tinham ambas de louco para queimar na fogueira da inquisição! Use vírgula ou travessões depois de Brasil. Feche com vírgula ou travessão após mentais. Só 1 estigma? Tome cuidado com um numeral e artigo. Ótima explanação das teses, porém, procure culpar sempre agentes diferentes em cada uma, por exemplo, qual a culpa que o estado tem? E as redes sociais? Justifique porque debater o tema: “Sendo assim, faz-se necessário debater os estigmas associados às doenças mentais …” . No geral, o texto apresentou: Repertório (25%), Contextualização (25%), Teses (25%), mas faltou justificar o debate. Portanto, a introdução alcançou 75% do objetivo.
Desenvolvimento 1: Usou conectivo, excelente. Terceiro período muito longo, deveria ter conjugado com o quarto. Desenvolvimento perfeito. No geral, o desenvolvimento 1 apresentou: Argumento (25%), Repertório (25%), contextualização (25%) e conclusão (25%). Portanto, o desenvolvimento 1 alcançou 100% do objetivo.
Desenvolvimento 2: Propagadas, propaganda é só no intervalo da novela das nove. Use ponto final para separar sua contextualização da conclusão. Vírgula não substitui ponto final, deixa o período muito longo e dificulta a leitura, porque falta ar e raciocínio para continuar lendo tudo em sequência. No geral o desenvolvimento 2 apresentou: Argumento (25%), Repertório (25%), Contextualização (20%) e conclusão (20%) ainda que conjugados. Portanto, o desenvolvimento 2 alcançou 90% do objetivo.
Conclusão: Retomou o tema! Deveria não, ou ele “deve” ou “não deve”, dá a entender que você tem medo dos órgãos ou uma humildade exagerada. Parceria não substitui detalhamento, só acrescenta mais agentes. Quem deve esses PDFs? Ou “é” pertinente ou “não é”. Cuidado com o uso de linguagens próprias das redes (#), não tenho a informação se é um problema, mas melhor não se arriscar. De que modo e aumentar o alcance de quê? Fechou o tema com o repertório inicial, excelente ( apesar de Tomás de Aquino querer isso para todas as pessoas cristãs, católicas e fervorosas, tal qual o modelo da Idade Média). Uma proposta de intervenção não é extensão da outra! Cada uma deve apresentar solução para cada uma das teses da introdução na ordem que você apresentou, geralmente os corretores são instruídos a ler primeiro a introdução e a conclusão para formar uma ideia sobre a qualidade geral do texto, valorize ambos. No geral, a conclusão apresentou: Retomada (10%), Intervenção com 4 dos 5 elementos fundamentais (60%) e Fechamento (10%). Portanto, a conclusão atingiu 80% do objetivo.
Nota gera: 87% ou 900
Competência 1: 180 pontos (estude a pontuação);
Competência 2, 4 e 4 (usarei a nota geral dos parágrafos): 180, 180 e 180.
Competência 5: 160 pontos (cuidado com a elaboração que não segue os critérios.
Nota geral: 880
See lessNota real 900+ (os corretores não tem tempo para serem tão rígidos).
Excelente redação! Extraordinária para o tempo e condições do ENEM.
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.
DanJCardoso
Introdução: erro ortográfico ao inserir um "e" no repertório, que por não ter função dificulta a leitura e o entendimento. Repertório mal interpretado, teses fracas por tangenciarem o tema, foi solicitado o enfoque nos estigmas, preconceitos, e não em como surgem as doenças mentais ou como elas sãoLeia mais
Introdução: erro ortográfico ao inserir um “e” no repertório, que por não ter função dificulta a leitura e o entendimento. Repertório mal interpretado, teses fracas por tangenciarem o tema, foi solicitado o enfoque nos estigmas, preconceitos, e não em como surgem as doenças mentais ou como elas são tratadas. Faltou justificar o tema.
Desenvolvimento 1: A sociedade “vivencia”. Ótimo repertório. Faltou a interpretação pessoal a cerca do repertório e porque ele se relaciona ao argumento. A sociedade só vivencia? Então quem comete o preconceito? Casos de que?
Desenvolvimento 2: São gastos cerca de um trilhão de DÓLARES. Mas o que que a falta de acesso ao tratamento tem a ver com os estigmas? Tangenciou o tema.
Conclusão: Medidas devem ser ou deverão ser tomadas, tratasse de um verbo auxiliar e um principal, sendo que somente o principal varia em número (singular plural). Medidas vão disseminar o problema? Medidas devem resolver o problema! O Ministério da Saúde deverá se atentar. Profissionais de que área? Profissionais são formados em palestras e campanhas ou em cursos e universidades? reflexão sobre o quê? Você deve combater os preconceitos para atingir equilíbrio social e não diminuir as pessoas doentes. As pessoas doentes existem e não são uma praga que deve ser eliminada e sim respeitada! Leve violação dos direitos humanos.
Competência 1: Ortografia: 120 pontos;
Competência 2: Compreensão da proposta: 80 pontos;
Competência 3: Seleção e organização das informações: 80 pontos;
Competência 4: Argumentação do texto: 80 pontos;
Competência 5: Proposta de Intervenção: 80 pontos;
Nota: 440.
See lessO estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
DanJCardoso
Ótima redação! Porém tome cuidado com a prolixidade - verborragia de palavras de elevado gabarito sem que haja necessidade - uma vez que se trata de um texto dissertativo-argumentativo voltado a comunidade estudantil com nível médio de formação. O uso do repertório foi bem empregado. Você deveria teLeia mais
Ótima redação! Porém tome cuidado com a prolixidade – verborragia de palavras de elevado gabarito sem que haja necessidade – uma vez que se trata de um texto dissertativo-argumentativo voltado a comunidade estudantil com nível médio de formação. O uso do repertório foi bem empregado. Você deveria telo retomado na ultima oração da conclusão para gerar um elo conclusivo entre os textos. Sua conclusão vai bem, mas você não detalhou a segunda proposta, mesmo que será considerada somente uma, lembre-se de que você não pode deixar teses sem solução dentro do texto e que o detalhamento e as 4 áreas da conclusão de cada uma das teses é muito importante. A nota geral seria 980 a 1000 por não haverem maiores entraves ao entendimento e seguir impecavelmente a proposta dissertativa-argumentativa e o tema.
See lessQUANTO ACHAM QUE TIRO???? O ESTIGMA ASSOCIADO ÀS DOENÇAS MENTAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA
DanJCardoso
Faltam alguns pontos do texto dissertação argumentativo! Não cite o nome de artísticas como fez, use aspas no nome do livro. Cadê o agente, ação, meio e detalhamento da proposta? Ou o governo "poderia" ou ele pode, e deve. Repertórios aceitáveis. Tome cuidado com períodos muito longos, vírgulas nãoLeia mais
Faltam alguns pontos do texto dissertação argumentativo! Não cite o nome de artísticas como fez, use aspas no nome do livro. Cadê o agente, ação, meio e detalhamento da proposta? Ou o governo “poderia” ou ele pode, e deve. Repertórios aceitáveis. Tome cuidado com períodos muito longos, vírgulas não substituem ponto final. No mais, excelente redação. Acho que caberia 900+
See lessOs estigmas associados às doenças mentais na sociedade brasileira
DanJCardoso
Olá! Irei analisar sua redação em relação aos parágrafos e as 5 competências. Introdução: Repertório distante do tema estigmas e entrando na ceara da educação feminina. Há repetição em "paquistanesas" e "paquistã" ("islâmica" seria mais coerente). "Fora da ficção" já serviria de elemento de contextuLeia mais
Olá! Irei analisar sua redação em relação aos parágrafos e as 5 competências.
Introdução: Repertório distante do tema estigmas e entrando na ceara da educação feminina. Há repetição em “paquistanesas” e “paquistã” (“islâmica” seria mais coerente). “Fora da ficção” já serviria de elemento de contextualização. Tese 1 muito bem elaborada. Tese dois bem elaborada, mas estigmas já são preconceitos, logo estigmas não geram preconceitos, são preconceitos. Cuidado com a repetição de “imposição”. Não houve justificativa do tema. No geral, a introdução apresentou: Repertório (20%), contextualização (25%), Teses 20%, mas faltou justificar porque debater o tema (0%). Portanto, a introdução alcançou 65% do objetivo.
Desenvolvimento 1: use vírgulas ou travessões para separar a explicação da teoria do autor do restante da oração. Não use vírgulas como pontos finais, antes do “mas”, por exemplo, criando períodos muito longos. Não explique porque doenças surgem, mas como os estigmas surgem e o que eles causam. Não seja subjetiva ao usar aspas em “presas”, textos dissertativos argumentativos exigem objetividade.Leve tangenciamento do tema. Houve apresentação de argumentos que sustentasse a tese 1, embora a subjetividade gere a quebra da leitura para se pensar no que a autora quis dizer. No geral, o desenvolvimento 1 apresentou: Repertório (25%), Contextualização (25%) Argumento para a tese 1, ainda que subjetivo (20%), conclusão das ideias, ainda que em levemente tangenciada (15%). Portanto, o Desenvolvimento 1 alcançou 85% do objetivo.
Desenvolvimento 2: use virgulas para separar as opções a as explicações. A ausência de elementos de coesão e de conexão no texto, bem como o uso equivocada em ” também fora da ficção, descreve uma realidade atual” ou ele narra ficção ou uma realidade atual. Períodos muito longos atrapalham o entendimento. Use pontos finais ao final do repertório, da contextualização, da argumentação e da conclusão. No geral, o texto apresentou: Repertório, ainda que corrompido por mal uso de conector e sinais gráficos (20%), contextualização, ainda que corrompida por sinais gráficos e períodos longos (20%), argumentação 25% e conclusão (25%), ainda que não bem divididas orações separadas. Portanto, o desenvolvimento 2 alcançou 90% do objetivo.
Conclusão: Não retomou o tema ou as teses. Parcerias não substituem modo/meio, só acrescentam o agente. Falta detalhamento das porpostas. Não utilize “poderiam”, ou eles podem ou não podem. Trate do problema no Brasil, seu país deve ser o foco da sua intervenção. Houve fechamento através da retomada do repertório 1, o que atribui conexão ao texto. No geral, a conclusão apresentou: Agente (20%), ação (20%) e finalidade (20%), faltando o modo/meio (0%) e o detalhamento (0%). Portanto a conclusão atingiu 60% do objetivo.
Média geral: 75%
Competência 1: 160.
Use vírgulas e travessões para separar locuções no seu texto. Não substitua pontos finais por vírgulas e não faça períodos muito longos, dificultam a leitura e o entendimento. Fracione as ideias e as conduza a síntese final.
Competências 2,3 e 4, usarei a média geral dos parágrafos: 150, 150 e 150.
Competência 5: usarei a nota da conclusão: 120.
Nota final definitiva: 730 pontos.
Você escreve muito bem, mas a quantidade de coisas que você escreve passam uma certa insegurança em relação a escrita, como o uso do “Em contrapartida” antes da “fora da ficção”, já que o segundo já servirá perfeitamente. Dê valor a introdução e a conclusão, os corretores leem primeiro elas, para só depois ler os desenvolvimentos. Estude a conclusão. Parcerias não substituem o modo/meio, só acrescentão agentes. Faça um detalhamento, por exemplo: “o Ministério da Saúde – órgão responsável pelo SUS – deve …”, houve um detalhamento do agente através de um aposto que explica algo sobre o agente. Tenho certeza que os corretores não serão tão rígidos. Foi um prazer corrigir sua redação! Rumo ao 1000!
PS: depois me conta o que fez pra caber na folha de redação…
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