Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A persistência do abandono paternal
AyameAntunes
Oiee, tudo ok? Vamos a alguns apontamentos sobre seu texto: Introdução Faltou especificar sua tese. D1 Muito legal que você trouxe dados estatísticos, isso mostra maior confiabilidade das informações que você está passando. D2 Talvez se você tivesse citado a lei a qual se refere, seu texto ficasse mLeia mais
Oiee, tudo ok?
Vamos a alguns apontamentos sobre seu texto:
Introdução
Faltou especificar sua tese.
D1
Muito legal que você trouxe dados estatísticos, isso mostra maior confiabilidade das informações que você está passando.
D2
Talvez se você tivesse citado a lei a qual se refere, seu texto ficasse mais completo, entretanto, da forma como você fez também ficou muito bom.
INTERVENÇÃO
Você trouxe o agente, a ação, os meios, a finalidade, ou seja, tudo que é desejado para o fechamento da sua redação, isso é muito bom.
Em suma, parabéns pelo seu trabalho, sua redação ficou muito boa. Espero ter lhe ajudado em algo.
See lessCaminhos para reduzir a violência urbana no Brasil
AyameAntunes
Olá, tudo bem? Não me sinto capacitada ainda para corrigir sua redação e atribuir nota, mas após lê-la, lhe mostrarei uns apontamentos, ok?! Sua introdução ficou muito legal, você mostrou repertório, contextualizou, e ainda trouxe sua tese. Seus desenvolvimentos também ficaram bem fechados, fazendoLeia mais
Olá, tudo bem?
Não me sinto capacitada ainda para corrigir sua redação e atribuir nota, mas após lê-la, lhe mostrarei uns apontamentos, ok?!
Sua introdução ficou muito legal, você mostrou repertório, contextualizou, e ainda trouxe sua tese. Seus desenvolvimentos também ficaram bem fechados, fazendo com que o leitor se envolva com seu ponto de vista e compreenda a situação como um todo. Sua intervenção também ficou interessante, entretanto, minha sugestão seria de substituir um dos “assim”, somente para não ficar repetitivo.
Em suma, parabéns pelo seu trabalho, sua redação ficou incrível. Espero ter lhe ajudado em algo.
See lessCultura do consumo no Brasil
AyameAntunes
Olá, tudo bem? Depois de ler sua redação, vou fazer uns apontamentos para avaliarmos seu texto, ok?! Primeiramente, parabéns por ter citado o documentário ”Cowspiracy” na sua introdução, ele é muito interessante, e quando assisti, mudou muito minha visão sobre muitas questões voltadas ao consumo. D1Leia mais
Olá, tudo bem?
Depois de ler sua redação, vou fazer uns apontamentos para avaliarmos seu texto, ok?!
Primeiramente, parabéns por ter citado o documentário ”Cowspiracy” na sua introdução, ele é muito interessante, e quando assisti, mudou muito minha visão sobre muitas questões voltadas ao consumo.
D1
Acredito que na sua primeira frase, faltou concordância, e confunde um pouco o leitor. Uma sugestão seria:
“Em primeiro plano, as crianças e adolescentes aprendem desde cedo a exagerar no consumo dos produtos, e isso, com o incentivo dos pais.”
Acredito que você deveria utilizar outra palavra sinônima de “mais novos”, isso confundiu um pouco sua intenção no texto. Talvez usar “produtos de lançamento”, seria uma boa opção.
D2
Muito legal que você trouxe dados estatísticos, isso mostra maior confiabilidade das informações que você está passando.
INTERVENÇÃO
Você trouxe o agente, a ação, os meios, a finalidade, ou seja, tudo que é desejado para o fechamento da sua redação, isso é muito bom.
No mais, parabéns pelo seu trabalho. Espero ter lhe ajudado.
See lessDesafios para o aumento da doação de órgãos no Brasil
AyameAntunes
Olá, tudo bem? Depois de ler sua redação, vou fazer uns apontamentos para avaliarmos seu texto, ok?! D1 - avalie se citar tráfico de órgãos foi algo proveitoso e somativo à sua argumentação, ou se somente deixará seu leitor confuso, tentando entender sua linha de raciocínio. Pense comigo: você estavLeia mais
Olá, tudo bem?
Depois de ler sua redação, vou fazer uns apontamentos para avaliarmos seu texto, ok?!
D1
– avalie se citar tráfico de órgãos foi algo proveitoso e somativo à sua argumentação, ou se somente deixará seu leitor confuso, tentando entender sua linha de raciocínio. Pense comigo: você estava falando sobre o medo do paciente e da família em querer e autorizar a doação, onde o tráfico prejudica? Isso poderia ser um outro argumento a ser melhor discutido.
D2
– nesse, você tem um foco nos locais que não possuem estruturas, mas também retoma as famílias que não autorizam. Acredito que deixar somente para falar da falta de infraestrutura seria a melhor opção, visto que o outro argumento já foi discorrido, para que não fique repetitivo.
INTERVENÇÃO
– você deve focar no tratamento do problema a partir das causas que você citou e discorreu, ou seja, como disse na sua tese: “Desse modo, entre os fatores que contribuem para esse cenário negativo, estão o medo da sociedade e a falta de infraestrutura.”
No mais, parabéns pelo seu trabalho. Espero ter lhe ajudado.
See lessDemocratização do acesso ao livro no Brasil
AyameAntunes
Olá, tudo bem? Depois de ler sua redação, vou fazer uns apontamentos para avaliarmos seu texto, ok?! INTRODUÇÃO - se você vai citar uma pesquisa, nome de site, algo assim, deve deixar evidente, ou seja, entre aspas, para que o leitor entenda. - cuidado com a gramática das palavras, "silenciamente",Leia mais
Olá, tudo bem?
Depois de ler sua redação, vou fazer uns apontamentos para avaliarmos seu texto, ok?!
INTRODUÇÃO
– se você vai citar uma pesquisa, nome de site, algo assim, deve deixar evidente, ou seja, entre aspas, para que o leitor entenda.
– cuidado com a gramática das palavras, “silenciamente”, onde deveria ser “silenciamento”, isso pode prejudicar seu texto.
D2
– concordância, em: “Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna,muitos discurso são silenciados para estruturas de poder sejam mantidas.”. Talvez, ficaria melhor sendo: “Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos discursos são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas.”
D3
– bem explicativo, trouxe repertório, justificou.
INTERVENÇÃO
– mas as escolas não recebem auxílio do Ministério da Educação? Não fazem parte?
– uma sugestão, é que as ações poderiam acontecer de forma extraclasse também.
Seu texto ficou bem direto, explicativo, justificado, e você trouxe a intervenção nas causas do problema, o que é excelente.
No mais, parabéns pelo seu trabalho. Espero ter lhe ajudado.
See lessTema: O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO BRASIL
AyameAntunes
Oiee, tudo bem? O tema da sua redação é interessante, e os repertórios que você trouxe foram de grande valia, enriquecendo ainda mais seu ponto de vista. Muito bom que você tenha citado dados estatísticos e fatos atuais para comprovar seus argumentos. Minha sugestão, seria que você melhor pensasse nLeia mais
Oiee, tudo bem?
O tema da sua redação é interessante, e os repertórios que você trouxe foram de grande valia, enriquecendo ainda mais seu ponto de vista.
Muito bom que você tenha citado dados estatísticos e fatos atuais para comprovar seus argumentos.
Minha sugestão, seria que você melhor pensasse na sua conclusão, visto que é a sua intervenção ao tema. Ou seja, propor coisas para evitar que o problema aconteça, trabalhar nas causas. Pois, seu texto ficou mais ou menos nessa linha de raciocínio:
Na introdução sua tese é:
“A desigualdade social e a falta de informação da população intensifica o desperdício de alimentos no Brasil.”
1 parágrafo, argumento= efeito da desigualdade social no desperdício de alimentos
2 parágrafo, argumento= falta de informação da população
Você deve avaliar sua intervenção de acordo com seus argumentos: como trabalhar para que o problema diminua?
No mais, parabéns pelo seu trabalho. Espero ter lhe ajudado.
See lessDiscurso de Ódio e Liberdade de Expressão
AyameAntunes
Oiee, tudo bem? Sua escrita é muito interessante, e os repertórios que você trouxe foram de grande valia, enriquecendo ainda mais seu ponto de vista. Muito bom que você tenha citado fatos atuais e legislação para comprovar seus argumentos. Minha sugestão, seria que você melhor pensasse na sua concluLeia mais
Oiee, tudo bem?
Sua escrita é muito interessante, e os repertórios que você trouxe foram de grande valia, enriquecendo ainda mais seu ponto de vista.
Muito bom que você tenha citado fatos atuais e legislação para comprovar seus argumentos.
Minha sugestão, seria que você melhor pensasse na sua conclusão, visto que é a sua intervenção ao tema. Ou seja, propor coisas para evitar que o problema aconteça, trabalhar nas causas. Ah, e atenção também a escrita dos nomes das empresas citadas, é importante.
Outra questão é que, se seu foco for ENEM, se atente ao tamanho do texto, para não exceder aos limites e lhe retirarem pontos.
No mais, parabéns pelo seu trabalho. Espero ter lhe ajudado.
See lessCibercondria: a doença das redes sociais
David017
C1 - 80. Muitos erros gramaticais: "No livro de John Green (vírgula) “tartarugas até lá em baixo”, (a personagem) Aza (vírgula) motivada pela sua mente hipocondríaca (vírgula) acredita na letalidade até de pequenos gestos, como beijos. Com o avanço da internet e a facilidade de se obter vastas inforLeia mais
C1 – 80. Muitos erros gramaticais:
See less“No livro de John Green (vírgula) “tartarugas até lá em baixo”, (a personagem) Aza (vírgula) motivada pela sua mente hipocondríaca (vírgula) acredita na letalidade até de pequenos gestos, como beijos. Com o avanço da internet e a facilidade de se obter vastas informações (vírgula) surgiu uma nova vertente para essa problemática: a cibercondria, que se caracteriza pela preocupação exagerada de se obter (em adquirir) alguma doença grave baseado em “consulta(s)” em ferramentas de pesquisa. O que se deve em grande parte a (crase) falta de equidade ao acesso a saúde e ainda o comodismo da população.”
“..recorrem primeiramente a internet ao se depara(r) com algum problema de saúde”. Em primeira instância, o sistema único de saúde (sus em maiúsculo) vigente no pais é precário e de difícil acesso, o que influencia uma parcela da sociedade que, sem condições de pagar por uma consulta particular, acabam por recorrer ao “Dr. Google” em casos de algum sintoma. Ampliando (vírgula) assim (vírgula) outra problemática hodierna da nossa sociedade (dois pontos) a automedicação.
Segundo o escritor estadunidense Ralph Waldo (vírgula) “a maior riqueza é a saúde “. Em segunda instância o comodismo social (vírgula) aliado ao pensamento de que ”tem tudo na internet” e ainda a falta de tempo da maioria da população (vírgula) transformou a web..
Portanto, é mister que o Estado tome providências para mudar o cenário atual. Pra (para) isso, o Ministério da saúde deve elaborar um plano de combate a (crase) cibercondria no brasil, melhorando o atendimento em postos públicos e disponibilizando médicos especialistas para a população. (ponto incorreto) Além de (vírgula) junto com o ministério da educação (vírgula) promover palestras e campanhas em escolas e universidades sobre a importância com o (importância do..) cuidado do (com) seu bem estar..”
C2 – 120
No primeiro parágrafo faltou informações que sustentassem o seu argumento. Invés de trazer o dado dos 26%, seria melhor trazer algo que mostre a precariedade do SUS, já que seu parágrafo fala disso. Seu terceiro parágrafo ficou bem controverso. O problema não é a preocupação exagerada com a saúde? Então como isso contraria a frase que você trouxe?
C3 – 120
Você expressa bem seus argumentos mas tem os problemas que falei na C2. E você não discorre sobre as consequências que a cibercondria pode fazer, como a automedicação por exemplo que você apenas citou. Tratar sobre a desinformação da população (causa da preocupação desnecessária) seria melhor.
C4 – 80
Você acabou colocando os conectivos no lugar errado. Coloque “em primeira instância” no início do parágrafo, e não depois. Comece sempre com uma introdução ao parágrafo e não com uma citação. Você fez isso no terceiro parágrafo também. Veja como ficaria melhor:
“Em primeira instância, é válido ressaltar que o sistema único de saúde (sus) vigente no pais é precário e de difícil acesso. Como disse Pitágoras: “Os números governam o mundo”. Nesse contexto, segundo uma pesquisa feita pelo Google, “26% dos brasileiros recorrem primeiramente a internet ao se depara com algum problema de saúde”. Desse modo, a situação precária do SUS influencia uma parcela da sociedade que, sem condições de pagar por uma consulta particular, acabam por recorrer ao “Dr. Google” em casos de algum sintoma. Ampliando assim outra problemática hodierna da nossa sociedade a automedicação.”
Faltou mais uso de conectivos intraparágrafos (ex: desse modo, de fato, assim, nessa perspectiva, por consequência…)
C5 – 160
Sua primeira proposta foi boa mas acho que não tratou muito do tema, já que você fala de “palestras e campanhas em escolas e universidades sobre a importância com o cuidado do seu bem estar”; não achou muito genérico? A problema é que pessoas desinformadas acabam se automedicando sem necessidade e acham que já estão cuidando do bem-estar, então a proposta que trouxe não faz sentido. Falar sobre os prejuízos da auto-medicação e de confiar apenas na internet seria melhor.
Espero que tenha te ajudado, valeu!
O consumismo e a sustentabilidade no Brasil contemporâneo
dulciana
Sua redação está muito boa parabéns. O único erro que encontrei foi na conclusão, isso porque vc usou duas problemáticas, mas só resolveu uma. Pelo que entendi, no primeiro desenvolvimento você falou sobre o Capitalismo, e deu a entender que as empresas usavam matérias primas de forma exagerada e seLeia mais
Sua redação está muito boa parabéns. O único erro que encontrei foi na conclusão, isso porque vc usou duas problemáticas, mas só resolveu uma. Pelo que entendi, no primeiro desenvolvimento você falou sobre o Capitalismo, e deu a entender que as empresas usavam matérias primas de forma exagerada e sem uma consciência ambiental. Logo, você deveria ter falado sobre isso na conclusão E na conclusão você não falou onde poderia ser feita essas palestras e qual seria o projeto.
See lessCompetência 1=200
Competência 2=200
Competência 3=200
Competência 4=200
Competência 5=160
A disseminação da violência urbana no Brasil.
David017
C1 - 160 "que, na atual realidade brasileira, não há o (pleno) cumprimento dessa garantia. Com isso, vê-se na contemporaneidade, (vírgula incorreta) uma violência urbana corriqueira," "deixando de os proporcionar direitos", prefira "deixando de lhes proporcionar os direitos.." "através do crime. MosLeia mais
C1 – 160
See less“que, na atual realidade brasileira, não há o (pleno) cumprimento dessa garantia. Com isso, vê-se na contemporaneidade, (vírgula incorreta) uma violência urbana corriqueira,”
“deixando de os proporcionar direitos”, prefira “deixando de lhes proporcionar os direitos..”
“através do crime. Mostrando..” você cortou o período, prefira: “através do crime, mostrando..”
C2 – 120
Seu segundo parágrafo foi feito por suposições, você não apresentou um dado que mostre a ineficaz ação policial.
Sua segunda citação sobre Kant não foi bem utilizada pois parece que você ia falar especificamente da educação, mas não fez isso. Se ia falar da desigualdade e da falta de direitos em geral (não só educação), traga uma citação que trate disso (como as de Zygmunt Bauman).
C3 – 120
Uma dica: as linhas importam muito no ENEM. Sua conclusão ficou muito grande comparada ao desenvolvimento, e estes devem ser maiores que a introdução e conclusão. Seu desenvolvimento, se for pequeno, é considerado pelo corretor como “embrionário” e você perde pontos.
Seu terceiro parágrafo foi bom mas faltou o tópico frasal. Não comece o parágrafo com uma citação, mas sim com uma introdução. Um exemplo de começo: “Outro ponto conveniente (em segundo plano, em segunda análise, etc..) é que a gritante desigualdade social tende a agravar a problemática.” Depois você explica por que.
Faltou uma generalização também, uma vez que o tema é um problema de todas as regiões do Brasil.
C4 – 180
Você utilizou “outrassim” incorretamente, pois parece que você vai continuar falando do mesmo assunto do primeiro parágrafo. Prefira: além disso, em segundo plano…
Acho que fora isso seu texto foi coeso.
C5 – 160
Uma dica para diminuir sua conclusão e não deixá-la maior que o desenvolvimento é retirar a citação de Milton Santos. Você não precisa mais se justificar no último parágrafo, apenas apresentar a proposta. E não precisa apresentar tantas propostas, o ENEM avalia apenas uma; é melhor deixar apenas uma completa do que 3 incompletas.
Na primeira proposta, você não responde ‘quem’, e nem dá o detalhamento.
“Portanto, é fundamental que aconteça uma reformulação das corporações policiais de todo o país, contratando (quem vai contratar?) mais profissionais para atender a alta demanda, além de modificar o treinamento dos mesmos, (modificar o que? como?) para que tais gentes sejam capazes de frear a violência urbana.”
Na segunda faltou detalhamento:
“é dever do Governo Federal destinar verbas para propiciar, em áreas periféricas, a garantia de direitos como os de moradia e educação, (como? Você deixou muito superficial)” Aqui parece outra proposta:
“além de atuar em parceria com o Ministério do Trabalho para, através de propagandas publicitárias, fomentar a contratação dessas pessoas, ampliando seus olhares para além da margem do crime.” Não vejo como propagandas diminuem o desemprego. Você poderia trazer a criação de cursos profissionalizantes por exemplo, que é uma medida bem mais efetiva.
Você escreve muito bem, só aconselho que treine o que eu citei. Valeu!