Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A ciência como agente para combater epidemias
FrantiescoMenezes
Olá, tudo bem? Irei deixar aqui algumas críticas construtivas sobre o seu texto. Espero que estas te ajudem. Introdução: No lugar do "pôde" eu substituiria por um flexor mais direto. Tais como: "Foi considerada", "estima-se que seus danos foram irrefreáveis no contexto histórico", etc. Também sugiroLeia mais
Olá, tudo bem?
See lessIrei deixar aqui algumas críticas construtivas sobre o seu texto. Espero que estas te ajudem.
Introdução: No lugar do “pôde” eu substituiria por um flexor mais direto. Tais como: “Foi considerada”, “estima-se que seus danos foram irrefreáveis no contexto histórico”, etc. Também sugiro que foque na construção de um tema principal na introdução para que este seja argumentado durante o corpo textual. E por consequência, esse tema gerará dois assuntos principais a serem debatidos na sua argumentação. Isso trará mais coesão e coerência ao texto. Lendo os parágrafos de desenvolvimento pude perceber que sua argumentação se baseou em dois assuntos: Evolução dos agentes patológicos e desigualdade do investimento na ciência. Esses assuntos poderiam estar presentes já na introdução para serem retomados durante o texto.
Desenvolvimento:
1º Parágrafo: É aconselhável que o parágrafo de desenvolvimento possua no mínimo 4 períodos (pra simplificar, seriam frases até o ponto final) e o seu possuo apenas 2 períodos. É um parágrafo de desenvolvimento do tema, então nele deve conter uma problemática da situação abordada. Se a problemática são os aspectos evolutivos dos agentes patogênicos, qual a solução para essa questão? Quais os dados atuais sobre o tema? Qual autor legitima essa problemática? E qual seria uma consequência dessa problemática de um forma exemplar? Essas perguntas precisam ser respondidas nesse parágrafo para sustentar seu argumento 1.
2º Paragráfo: Neste parágrafo ocorre a mesma deficiência de períodos. Possui a mesma quantidade de períodos do anterior. E seria do conhecimento de quem que as epidemias se propagam mais rápido? Quem embasa isso? Pode colocar uma citação de um órgão da área, pesquisador, autor, série, filmes e etc.
Proposta de Intervenção: O conectivo pode ser melhor aplicado. Ex: Portanto, Sendo assim, Por conseguinte, etc. Não usaria o “pode-se concluir”, pois já está em evidência que é um parágrafo de término e quem deve indicar essa situação é o seu conectivo.
“a ciência é essencial no combate de epidemias desde muito tempo”
Qual Tempo? Qual período?
Além disso, você cita três agentes. O Enem geralmente cobre um agente e que através dele se faça as ações, meios e consequências das ações. MEC e Governo são um mesmo agente, visto que o MEC é um órgão governamental. Ser quisesse utilizar os dois poderia ser assim: “Cabe ao Governo, através do Ministério da Educação (MEC) realize etc etc”. Senti falta de meios e e ações mais efetivas ao problema, situações de fomento à pesquisa, ensino e extensão que são a base da universidade pública atualmente. Senti falta também dos meios e espaços de acesso pra que a ciência se torne mais democrática e plural, já que esse foi um dos argumentos levantados no texto, em específico o seu argumento 2. Por fim, a intervenção é um fechamento de um ciclo, ela deve ter uma solução pras problemáticas abordadas no texto e geralmente essa problemática (tema) está inserido na introdução, para que assim cause uma maior coesão textual.
É isso, espero ter ajudado :)