Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Os estigmas das doenças mentais na sociedade
francisco222
''O ESTIGMA ASSOCIADO ÁS DOENÇAS MENTAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA'' A constituição federal de 1988,documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6 ,o direito a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto tal prerrogativa não tem refletido com ênfase na prática quando seLeia mais
”O ESTIGMA ASSOCIADO ÁS DOENÇAS MENTAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA”
See lessA constituição federal de 1988,documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6 ,o direito a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto tal prerrogativa não tem refletido com ênfase na prática quando se observa o estigma associado ás doenças mentais na sociedade brasileira, dificultando ,dessa forma, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva ,faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quando.
Em uma primeira análise ,vale ressaltar a ausência de medidas governamentais para se combater os males que a doença mental vem causando aos brasileiros de forma agressiva e incompreensiva para muitas pessoas que são saudáveis e ignoram esse grave quadro social .Nesse sentido ,tal problema vem permeando a sociedade e culminando uma série de problemas a exemplos da depressão, trauma, discriminação e outros a mais que vem dificultando e causando graves problemas a sociedade .Essa conjuntura, segundo as ideias do filosofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação ao ”contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a saúde ,o que é evidente no pais.
Ademais ,é fundamental apontar que a sociedade também tem colaborado nesse grave problema mental, como impulsionador ,não ajudando ao próximo e na maioria das vezes ,contribuindo de forma preconceituosa ou ate mesmo por receio de serem portadores de uma doença mental que a cada dia só faz aumentar e se agravar no país. Segundo dados da fonte Zenklub,11,5 milhões de brasileiros, sofrem de um problema mental ,como a depressão. Diante de tal exposto é notório que esse problema gere medo e preocupação aos que carregam esse problema psicológico. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende -se ,portanto, a necessidade de se combater esses impasses. Para isso é imprescindível que o governo federal em parcerias com instituições privadas ,por meio de campanhas e qualificações, desempenhem ações que possam ajudar aos portadores mentais- sendo de responsabilidade do Estado -á fim de se combater esse problema. Assim ,tornar-se á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na carta magna.