Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O combate a pandemias em um mundo globalizado: a verdadeira ameaça e as falsas informações
FrancianeBorges
Olá Sabrina, notei que sua redação tem um vasto decorrer de linhas, mas se elas encaixam perfeitamente numa folha de papel não há problema... Bom, de acordo com as 5 competências do Enem, notei que você possui um vasto conhecimento da norma culta da língua portuguesa, isso é muito bom, o que tenho aLeia mais
Olá Sabrina, notei que sua redação tem um vasto decorrer de linhas, mas se elas encaixam perfeitamente numa folha de papel não há problema… Bom, de acordo com as 5 competências do Enem, notei que você possui um vasto conhecimento da norma culta da língua portuguesa, isso é muito bom, o que tenho a dizer é que na minha opinião você se empolgou demais em demonstrar dados e fatos, e não expressou claramente a sua opinião com relação ao tema proposto, é fato que você jamais deve usar palavras como ¨eu¨, mas isso não significa que você não deva mostrar sua visão com relação aos fatos. Vale ressaltar também que na introdução é essencial que você apresente os problemas e os desafios sobre o tema, que você irá relatar nos 2 ou 3 parágrafos abaixo, visto que cada um deles conte sobre cada um dos problemas apresentados na introdução. Na conclusão, também notei algo que é essencial e que infelizmente não pude notar nela, são eles: a ação (o que faz?), o agente (quem faz?), o efeito ou objetivo pretendido (para quê?), faltando também o modo/meio (como faz?) e o detalhamento de um dos elementos citados, que inclusive, fazem parte da competência 5. Para atingir uma boa nota nessa competência, você precisa pensar em uma solução realmente prática e efetiva e que responda todos os questionamentos supracitados.
See lessDESAFIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL
FrancianeBorges
Competência 1: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, totalizando 120 pontos. OBS: Silvia, não sou uma especialista, sou apenas uma aluna como você, mas no meu ver, no seu textoLeia mais
Competência 1: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, totalizando 120 pontos.
See lessOBS: Silvia, não sou uma especialista, sou apenas uma aluna como você, mas no meu ver, no seu texto foi encontrado desvios ortográficos e dificuldade de pontuação. Na redação do seu texto, você deve procurar ser clara, objetiva, direta; empregar um vocabulário mais variado e preciso, diferente do que utiliza quando fala. Além disso, o texto dissertativo-argumentativo escrito exige que alguns requisitos básicos sejam atendidos, como por exemplo, a precisão vocabular. E também, as propostas de problemas ou desafios que você abordou na conclusão, deveriam estar na introdução do seu texto.
Competência 2: Desenvolve bem o tema e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão, totalizando 160 pontos.
OBS: Silvia, você desenvolveu de forma adequada o tema, mas apresenta uma abordagem, superficial. Seja incisiva quanto ao seu ponto de vista. a linguagem da redação deve ser impessoal, mas isso não quer dizer que o seu texto não deva apontar um direcionamento sobre o que você defende. Não fique apenas apresentando uma série de dados e de fatos sem que o seu vocabulário indique que eles foram apresentados para fundamentar sua opinião. Relacionar o tema com a sua realidade de aprendizados é enriquecedor para o texto e ajuda a credibilizar suas ideias, tornando-as plausíveis e persuasivas.
Competência 3: Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém os organiza e relaciona de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista, totalizando 120 pontos.
OBS: Silvia, na dissertação a argumentação é a chave. Além disso, é importante ter claro a estrutura do texto, que tem parâmetros bem definidos. O seu texto foi organizado em 4 parágrafos: introdução, dois de argumentação e um de conclusão, isto é um ponto positivo para você. Em relação à introdução do Enem, geralmente, está dividida em duas partes: contextualização e tese. A contextualização é onde se apresenta o tema ao leitor. É possível começar definindo os conceitos principais, fazendo um percurso histórico e/ou fazendo uma alusão a algum acontecimento recente.
Competência 4: Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos, totalizando 120 pontos.
OBS: Você deve fazer uma análise para que as palavras e os períodos da sua redação tenham uma boa articulação entre si. Por isso, leia e releia-os, refletindo se o que você está dizendo está realmente compreensível para o leitor. Lembre-se que para fazer este exercício de forma eficiente, você precisa ter certa distância do seu texto. Afinal, como autor, você sabe exatamente o que ele quer dizer.
Competência 5: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto, totalizando 120 pontos.
OBS: Em sua proposta de intervenção é possível observar os seguintes elementos: a ação (o que faz?), o agente (quem faz?), efeito ou objetivo pretendido (para quê?), faltando apenas o modo/meio (como faz?) e detalhamento de um dos elementos citados. Para atingir uma boa nota nessa competência, você precisa pensar em uma solução realmente prática e efetiva e que responda todos os questionamentos supracitados.
TOTAL: 640 pontos.