Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Os problemas relacionados à mobilidade urbana na sociedade brasileira
Fersevero
Oii !! sua redação está muito boa. Não sou profissional, mas vou tentar te ajudar com o que eu puder, vou analisar algumas coisinhas segundo as competências do enem. Qualquer equívoco meu, é só me chamar nas mensagens. Competência 1: nota 160, nessa competência é tolerável até 2 desvios-de gramáticaLeia mais
Oii !! sua redação está muito boa. Não sou profissional, mas vou tentar te ajudar com o que eu puder, vou analisar algumas coisinhas segundo as competências do enem. Qualquer equívoco meu, é só me chamar nas mensagens.
Competência 1: nota 160, nessa competência é tolerável até 2 desvios-de gramática, escolha vocabular- e 1 sintático. A princípio, não encontrei nada sintático, mas percebi alguns desvios, vou tentar explicar o porquê de eu ter considerado um problema.
-Falta de vírgula(cada uma equivale a 1 desvio) nas seguintes frases :
*” em virtude de entraves(vírgula) como as deficiências no sistema de transporte público ofertado e a falta de uma consciência coletiva e ambiental por parte da população, tal postulado não é corretamente respeitado e seguido” porque você está dando exemplos, assim, acho que deveria ficar entre vírgulas, para respeitar a sequência da oração “Em virtude de entraves tal postulado não é corretamente respeitado e seguido”.
*”como(vírgula) por exemplo(vírgula) os constantes”, pois esse nexo tem que vir entre vírgulas, além disso a estrutura “como, por exemplo,” é um pleonasmo, porque “como” já está explicitando e o outro, também – porém, isso eu não é avaliado aqui, só coloquei para aproveitar o momento-.
-Concordância
*”transporte” tem que ir para o plural na parte “transportes coletivos”
OBS: na frase “À vista disso, e entendendo-se que a demanda por transporte urbano tem crescido em progressão acelerada” a partícula “se” não parece ser necessária.
Competência 2: nota 200, uma vez que ela avalia o respeito ao tipo textual dissertativo-argumentativo, se houve alguma cópia dos textos motivadores, se todas as partes do tema foi abordado e se o repertório sociocultural foi legitimado, pertinente e produtivo. Você abordou muito bem a tipologia textual, acredito que tudo exigido pelo tema foi bem abordado e para analisar o repertório avaliei o do 3 parágrafo:
– É legitimado? sim, apresenta uma estatística
– É pertinente? sim, fala exatamente sobre o tema abordado, problema sobre a mobilidade urbana
– É produtivo? sim, ele serviu muito bem para ilustrar o argumento central desse desenvolvimento.
Competência 3: nota 200, pois essa competência trata sobre a progressão textual e o projeto de texto. Acredito que seu projeto de texto está bem visível, tudo bem planejado e o desenvolvimento das tuas ideais dão fluidez a leitura. Uma ideia que eu gostaria de te dar é você colocar algum tópico frasal, assim que começa os parágrafos de desenvolvimento, eu sei que isso não é uma regra, nem nada, todavia, facilita para o leitor entender logo de início o posicionamento que tu vai defender.
Competência 4: Nota 200, ela analisa os mecanismos coesivos, notando o uso dos pronomes, sinônimos, nexos coesivos entre outros. Acredito que você se saiu muito bem nessa competência, porque não notei nenhum erro de escolha, nem nenhuma repetição que atrapalhasse a leitura. Ademais, os nexos coesivos interparágrafos e intra são muito bons.
Competência 5: nota 160, porque não encontrei o detalhamento da sua proposta, eu percebi que você detalhou o agente, porém acho interessante que detalhasse como eles iriam investir, para não correr riscos, investiriam em reformas, por exemplo.
Por fim, sua redação está muito boa, acredito que você tem um enorme potencial, parabéns!!!
See lessCaminhos para combater a violência infantil no Brasil
Fersevero
Oii Samara, quero dizer que adorei a sua redação e que você tem um enorme potencial. Não sou profissional, nem nada, mas vou tentar lhe ajudar com o que eu puder. Vou analisar segundo as competências do enem, qualquer erro da minha parte pode me chamar nas mensagens!! Competência 1: Ela analisa o usLeia mais
Oii Samara, quero dizer que adorei a sua redação e que você tem um enorme potencial. Não sou profissional, nem nada, mas vou tentar lhe ajudar com o que eu puder. Vou analisar segundo as competências do enem, qualquer erro da minha parte pode me chamar nas mensagens!!
Competência 1: Ela analisa o uso adequado da língua portuguesa. Desse modo, para atingir a nota máxima é tolerável até 2 desvios- de gramática, escolha vocabular, ortografia e outros- e 1 sintático. Eu notei os seguintes e vou tentar explicar o porquê de eu ter achado que seja um desvio.
#Desvios :
-Vírgua(cada ausência de virgula ou colocação incorreta é considerado um desvio ) nas seguintes frases :
*”visto que, tem isso é infelizmente uma realidade no país”. Acredito que a vírgula após o visto que não é necessária, pois não existe nenhum termo deslocado.
*”os agressores(vírgula)muitas das vezes(vírgula) livre do ato ilegal”. Acho que aqui o “muitas das vezes” deveria vir entre vírgulas, porque é um adjunto adverbial com mais de 3 palavras( está no manual do corretor) e, além disso tem o verbo “estão” omitido o que também exigiria vírgula ” os agressores estão livres do ato ilegal”( livres tem que vir para o plural, pois é o predicativo do sujeito, então, varia segundo ele).
*” percebe-se(vírguls) então,” uma vírgula antes do então por ser um nexo conclusivo, eles devem vir entre vírgula.
*”que(vírgula) ao criar uma lei (vírgula)é preciso que ela seja garantida (vírgula)não somente no papel,” as duas primeiras virgulas servem para separar uma oração deslocada e a terceira eu não tenho tanta certeza, eu gosto de usar esses conectivos não só… mas também e várias vezes o corretor me pediu para colocar vírgula antes do não.
*”(vírgula) em parceria com o poder judiciario(vírgula)” viria entre virgulas porque é uma informação a mais, ai viria entre vírgulas.
*”caso de violência infantil e, que façam” essa vírgula após o “e” não parece ser necessária.
-Acentuação incorreta nas seguinte palavras: princípio(paroxítona terminada em ditongo), sociólogo( proparoxítona) e judiciário(paroxítona terminada em ditongo)
-ortografia da palavra adolescente e legislativo.
#Sintáxe – o último parágrafo ficou um período muito longo, ficaria interessante se você separasse, isso pode ser considerado um erro de justaposição.
Competência 2- analisa a estrutura do texto, se respeitou o tipo textual e se não tangenciou o tema-todos elementos da propostas foram abordados), nessas questões você foi muito bem. Além disso, analisa se você tem um repertório legitimado, pertinente e produtivo, você também teve, para te dar a nota máxima usei o 3 repertório para te avaliar:
* é legitimado? sim, usa a filosofia.
*é pertinente? aborda sobre leis, aparentemente não tem uma relação direta com o tema, porém como bem produtivo no texto ele torna-se pertinente.
*é produtivo? sim, conseguiu unir bem a frase com aquilo que quer expressar.
Competência 3: Ela analisa seu projeto de texto e a progressão temática que tu dá para a sua tese. Você visivelmente tem um projeto de texto muito bom. Mas, a progressão ficou um pouco superficial nos teus argumentos d2 e d3, poderia ter explicado mais eles.
Competência 4-analisa os elementos de coesão, pronomes, nexos coesivos, sinônimos e entre outros. Não encontrei repetições e nem mal uso dos conectivos, muito bem nessa competência.
Competência 5- Sua proposta de introdução aborda todos os elementos que é exigido. Porém, ficou meio desorganizado e difícil de identificar eles.
Por fim, a nota que eu daria é essa; 120, 200, 160,200 e 200
See lessParabéns, e muito sucesso !!
A EVASÃO ESCOLAR EM QUESTÃO NO BRASIL
Fersevero
Oii Mateus, primeiro quero comentar que sua redação está boa e que você tem um enorme potencial. Não sou profissional, nem nada, mas vou tentar te ajudar com o que eu puder. Vou analisar segundo as competências do enem. Competência 1: " demonstra domínio da modalidade escrita formal da língua portugLeia mais
Oii Mateus, primeiro quero comentar que sua redação está boa e que você tem um enorme potencial. Não sou profissional, nem nada, mas vou tentar te ajudar com o que eu puder. Vou analisar segundo as competências do enem.
Competência 1: ” demonstra domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa”. Nela só é tolerável até 2 desvios e 1 problema sintático para tirar a nota máxima. No entanto, você teve um pouco mais que isso, o que faria perder alguns pontinhos, vou tentar explicar o porquê daquilo que comentei ser considerado um erro, se você notar algum irregularidade no que eu disser me avisa nas mensagens, também estou aprendendo.
Devios:
– Ausência de vírgula, cada um equivale a 1 desvio.
*Falta de vírgula para separar nexos coesivos nas seguintes frases “Entretanto(Vírgula( várias crianças(…)”,”Ademais(vírgula) cabe ressaltar ainda as dificuldades”, Por outro lado (VÍRGULA) deve-se levar (…)”,”Desse modo(vírgula) entende-se (…)”,,”fazendo(VÍRGULA) assim (VÍRGULA) com que não optem(…)”,”Além disso( VÍRGULA) ONG’S poderiam(…)”. Lembre-se quando começar um parágrafo e usar um desses nexos coesivos sempre coloque vírgula após ele, além disso nexos conclusivos vêm sempre entre vírgulas .
*Termos acessórios em uma oração, como apostos e adjuntos adverbiais, com mais de 3 palavras precisam estar entre vírgulas, como em “(vírgula) principalmente de áreas periféricas,” e “(VÍRGULA) juntamente com o Tribunal de Contas da União, “.
* Termo deslocado em “(VÍRGULA) além de transmitir o conhecimento teórico,” precisa estar entre vírgula.
*Crase não é admitida na frente de artigo indefinido “Levando a nação à (SEM CRASE)uma constante.
* Crase é frente a substantivo feminino “levando CRASE a conscientização do maior”
* A palavra Bullying faltou o “i”.
*Concordância: “não desfrutam de tal direito”, acredito ser “tais direitos”, pois você falava no período anterior de mais de 1.
Sintática:
-Você várias vezes separou por ponto orações que tem uma relação de dependência e isso é considerado um erro sintático que é analisado nessa competência, tais como nos períodos ” é uma ferramenta para a estabilidade social. Uma vez que a instituição mostra e ensina o conceito do que é ser um cidadão,”,”os atos ilegais na sociedade.Levando” e ” , é necessário a tomada de atitudes. No qual o governo” .Isso é considerado um truncamento, pois, na primeira frase, o uma vez que está ligado a frase anterior,na segundo, não é possível começar um período com gerúndio e terceiro, eu acho que é uma oração subordinada adjetiva restritiva, logo, é dependente da anterior, não podendo ser separada por ponto e o pronome relativo usado não está concordando com o termo anterior ,acho que deveria ser “na qual” ou “a qual” para referir a “a tomada de atitudes”.
Competência 2- “compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais dissertativo-argumentativo”. Essa competência fala analisa se o candidato tangenciou o tema, se teve repertórios pertinentes e se o tipo textual foi respeitado. Aqui não percebi problemas, você teve a estrutura bem feita e o repertório produtivo e legitimado.
Competência 3– Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”–Aqui analisa se existe um projeto de texto que mostra relaç~~ao entre as partes, progressão temática e desenvolvimento dos argumentos. Nesse sentido, acho que o teu 2 parágrafo pode levar a perder alguns pontinhos nessa competência, porque você usou 2 argumentos em um mesmo parágrafo e não aprofundou nenhum (bullying e a dificuldade financeira), recomendo usar somente um nesse parágrafo.
Competência 4: ” demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”. Ela analisa se você usou bem os mecanismos coesivos como os pronomes, “conectivos”, sinônimos e outros. Aqui acho que faltou alguns nexos coesivos como em:
-“o bullyng é um dos principais causadores da desistência de alunos no Brasil. Em uma pesquisa realizada em 201” após o ponto poderia ter colocado “Acerca disso”, À vista disso”…
-Cuidar os gerúndios, sempre tente desenvolver as frases.
Todavia, no geral não é perceptível muitas repetições.
Competência 5 “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os Direitos Humanos”. Nessa competência eu achei um pouco confusa o modo que está organizado, o que dá uma impressão que falta o “meio” em que as suas propostas vão funcionar. Lembre-se não existe a necessidade de fazer mais de uma proposta, uma abordado os 5 pontos abaixo já é considerada ótima.
-Quem?o governo/ONG’S
-O que? destinaria uma verba maior para a ampliação do número de psicólogos nas escolas/ poderiam ofertar palestras sobre a conscientização de país e responsáveis
– Por meio de——
-Com que intenção Para que as vítimas de bullyng possam ter o acompanhamento necessário e que seja aconselhada da melhor forma possível resolvendo a situação e fazendo assim com que não optem desistir de estudar,/ levando a conscientização do maior número de pessoas.
-detalhamento– juntamente com o Tribunal de Contas da União/sobre os impactos causados no desenvolvimento das crianças que deixam de estudar para trabalharem
A nota que eu acho que seria : 120, 200,160,180,160.
See lessParabéns e sucesso!!!
Fake News
Fersevero
Oiii, primeiro quero falar que você tem um grande potencial, sua redação está boa, mas alguns elementos acho que devem ser pontuados para aumentar seu desempenho. Vou comentar segundo as competências avaliadas na redação do enem: Competência 1: aqui será avaliado o domínio da modalidade escrita formLeia mais
Oiii, primeiro quero falar que você tem um grande potencial, sua redação está boa, mas alguns elementos acho que devem ser pontuados para aumentar seu desempenho. Vou comentar segundo as competências avaliadas na redação do enem:
Competência 1: aqui será avaliado o domínio da modalidade escrita formal da língua, para atingir os 200 pontos, você só pode ter 2 desvios ( seja de ordem gramatical, seja de escolha) e 1 erro sintático, então, aqui tu perderia alguns pontos, pois o “À vista disso” deveria formar uma nova oração, com ponto antes desse conectivo e vírgula depois, o “Estas adversidades” acho que deveria ser “essas”; no 3 parágrafo as respectivas frases/palavras: “também”, “Além dos fatos mencionados”, ” que são altamente populares” e “por surgirem de assuntos geralmente incomuns na sociedade” deveriam vir entre vírgulas; ” espalham-se” é próclise, porque não tem nenhum elemento atrativo e “Consequentemente” deveria estar entre vírgulas ou formar uma nova oração; no 4 parágrafo o “por meio do poder legislativo” eu acho que é entre vírgulas.
Competência 2: aqui pontua elementos como assumir um claro posicionamento, não fugir do tema ou tangenciar e usar informações de diversas áreas de uma maneira produtiva. Assim, acho que a frase usada na introdução poderia ser desenvolvida, demorei para entender o sentido da frase com o tema, seria mais interessante usá-la como um argumento no desenvolvimento. Além disso, o teu outro argumento , no parágrafo 3, poderia ter sido, também, mais aprofundado, por exemplo, como assim são feitas de assuntos incomuns? o que leva as pessoas à acreditarem nelas e compartilharem tão rapidamente?, para você conseguir enriquecer essa competência.
Competência 3 trata sobre ter um planejamento de texto e uma progressão temática fluida, sobre essa competência acho que a sua tese, na introdução, não ficou tão clara, pois só fui compreender ela depois que li todo o texto e isso deveria ser expresso logo no começo. Tente planejar seu texto antes de escrevê-lo, com frases chaves sobre o que você vai tratar em cada parágrafo, para ser mais fácil não se perder.
Competência 4, ela fala sobre os mecanismos coesivos usados para ligar orações e os parágrafos, como, por exemplo, conectivos, pronomes e outros. Você perderia ponto nessa competência, porque faltou o conectivo no começo do 2 paragrafo e no 4( não sei exatamente se o “reconhecendo o problema” seria considerado, pois se trata de um gerúndio, tente desenvolver essa frase ) .Tirando isso, você não teve muitas repetições de palavras e nem uso incorreto dos mecanismos avaliados nessa competência.
Competência 5, ela avalia se alguns pontos são abordados em sua proposta de intervenção: Quem vai fazer? o que vai fazer? que meio vai usar para realizar isso? com que intuito vai fazer? e um detalhamento. Faltou alguns elementos, não tem necessidade de fazer tantas propostas, uma bem detalhada e que aborde os cinco elementos citados é o que importa para tirar 200 nessa competência. Na sua redação você deteve-se somente a quem vai fazer e o que?, faltando os outros pontos.
Acho que a sua nota ficaria entre 600 e 700.
See lessOs impactos psicológicos do uso das redes sociais pelos jovens
Fersevero
Oiii Kelvin, é a minha primeira correção na plataforma e quero dizer que gostei da sua tese e de seus argumentos, você tem muito potencial. Tem algumas coisinhas que eu acho que podem ser melhoradas. Vou falar primeiro da competência 1, para atingir 200 você só pode ter 2 desvios e um erro sintáticoLeia mais
Oiii Kelvin, é a minha primeira correção na plataforma e quero dizer que gostei da sua tese e de seus argumentos, você tem muito potencial. Tem algumas coisinhas que eu acho que podem ser melhoradas. Vou falar primeiro da competência 1, para atingir 200 você só pode ter 2 desvios e um erro sintático, logo no começo da introdução já tem alguns desvios, dentro do travessão . No segundo parágrafo acredito que o “biologicamente” deveria vir entre vírgula e a palavra “dispender” não existe, além de a conjugação do verbo “ter “ não estar acentuada (os jovens têm”). Já no quarto parágrafo,”a qual muitos estão viciados”,eu acho que deveria ser “as quais” porque Retoma um sujeito no plural. Enfim, nessa competência alguns pontos seriam perdidos.
A competência 2 fala sobre assumir um posicionamento e a tese ter relação com o que foi pedido, O tema tem alguns pontos que devem ser reforçado: a parte do psicológico dos jovens afetados por causa das redes” e o 2 parágrafo foge um pouco, dá para falar que a falta de exercício físico causa ansiedades, por exemplo, e na introdução tu poderia ter retirado o travessão, ficou uma informação sem real uso, e explicado melhor a parte de interconexão.
Já na competência 3 tu tem que ter um bom projeto de texto, com a seleção de argumentos e relação de sentido entre as partes, aqui tu poderia ter aprofundado mais as tuas ideias, tipo o argumento 2 poderia ter dado uma maior aprofundada no como as comparações causam doenças mentais. Além disso, é interessante tu reafirmar cada parágrafo em uma frase no final, como se cada parágrafo fosse um “minitexto”, isso ia mostrar que tu fez um planejamento de texto.
A competência 4 fala sobre os elementos de coesão, alguns foram bem relevantes no texto, porém teve algumas repetições, o que perde alguns pontinhos como o conectivo “logo” e as palavras “faixa” e “era digital” tenta buscar sinônimos e sempre coloque palavrinhas conectivas no começo de período e orações , como os conectivos, pronomes…não usar gerúndio para começar períodos e orações.
Na competência 5 acho que todos os 5 pontos foram abordados(Quem? O que vai fazer? De que maneira? Porque? E qual é a intenção disso)
O finalzinho acho que seria melhor se fosse um novo parágrafo, uma redação nota 1000 do enem 2019 fez isso, de acordo com o caderno disponibilizado pelo inep, e ele não foi prejudicado
Respectivamente as notas: 120, 160, 160,160 e 200 =800
See less