Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Preconceito enfrentado pelos homossexuais na doação de sangue
fernandaferreiraa
Olá, eis minha correção com bases gramáticas, ortográficas e lexicais da sua redação: INTRODUÇÃO: 1. Você utilizou uma conjunção conclusiva ("portanto") na introdução, o que não é adequado. 2. Faltou uma vírgula depois de "contudo". DESENVOLVIMENTO 1: 1. Você repetiu a expressão "epidemia da AIDS" nLeia mais
Olá, eis minha correção com bases gramáticas, ortográficas e lexicais da sua redação:
INTRODUÇÃO:
1. Você utilizou uma conjunção conclusiva (“portanto”) na introdução, o que não é adequado.
2. Faltou uma vírgula depois de “contudo”.
DESENVOLVIMENTO 1:
1. Você repetiu a expressão “epidemia da AIDS” na última frase do primeiro parágrafo e na primeira frase do segundo, o que pode dar eco.
2. No contexto da sua base argumentativa, dizer “ter a chance de adquirir” pode dar a entender que a AIDS era algo concorrido. Sugiro a mudança para “para contrair”.
3. O trecho “em virtude dos homossexuais cisgêneros não engravidarem, por falta de informação” dá a entender que os homossexuais não engravidam por falta de informação. Sugiro: “em virtude dos homossexuais cisgêneros não engravidarem, eles tendiam, por falta de informação, a terem relações…”.
4. Período muito longo: “Porém, em virtude dos homossexuais cisgêneros não engravidarem, por falta de informação, eles tendiam a não usarem camisinha [que previne também IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis)], por consequência disso, acabaram se tornando a maioria dos infectados”. Sugiro o corte em “não usarem camisinha [que previne também IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis)]. Em consequência disso,…”.
5. Sem crase: “à IST’s”
6. Nesse trecho “os LGBT’s eram muito associados à IST’s, o que perdura”, considerando o contexto da frase, o que perdura é a associação errônea dos LGBTs com as ISTs ou são as ISTs que perduram? No contexto, você parece querer se referir à associação dos LGBTs, e não às ISTs.
DESENVOLVIMENTO 2:
1. Você utilizou uma conjunção adversativa (entretanto), de oposição, para dar continuidade à mesma ideia.
2. Você utilizou o pronome “eles”, eles quem? os lgbts? os juízes do supremo?
3. Vocês utiliza “errônio”, o correto é “errôneo”.
4. Você diz “esse estereótipo errôneo e preconceituoso”, que estereótipo? vale à pena retomá-lo brevemente ou reformular a frase, “eles (quem?) s continuam acreditando que pessoas homossexuais não podem doar sangue. Contudo, este estereótipo errôneo e preconceituoso não deveria mais existir…”.
5. Em ” não deveria mais existir porque” faltou uma vírgula, “não deveria mais existir, porque…”.
6. Em “porque atualmente as circunstâncias são outras: a informação é bem disseminada…”, encerre o período “são outras. A informação é MAIS disseminada…”.
7. “remédios para IST’s. Além de que qualquer um pode adquiri-las, não só homossexuais. Mas até hoje, mesmo com a decisão do STF, eles são impedidos pelos profissionais de…”, não há organização e coesão na argumentação.
CONCLUSÃO:
1. Faltou detalhamento das intervenções.
2. “Fazendo assim possível” gerundismo inadequado no início da frase.
DICA: Utilizar o termo “pessoas homossexuais” humaniza o termo; utilize sinônimos para “preconceito”.
NOTA:
C1: 120
C2: 120
C3: 120
C4: 120
C5: 120
TOTAL: 600
Lembrando que o seu texto do ENEM é corrigido por dois corretores e a nota final é a média entre as notas atribuídas por eles. Parabéns pelo texto e para mais dicas, me mande um e-mail: [email protected].
See less