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A problemática da evasão fiscal no Brasil
analuciaa
C1: 200 C2: 200 C3 : 120 C4:160 C5: 200 Total: 880 Adorei seu texto!! Você soube direcionar, sem enrolar. DISSERTOU MUITO BEM O TEMA, PORÉM CUIDADO COM O NUMERO DE LINHAS! NÃO SEI COMO ESCREVE, MAS SE FOR O ENEM DIGITAL, ATENTE-SE! Os pontos importantes, os comentários acima já pontuaram.
C1: 200
C2: 200
C3 : 120
C4:160
C5: 200
Total: 880
See lessAdorei seu texto!!
Você soube direcionar, sem enrolar.
DISSERTOU MUITO BEM O TEMA, PORÉM CUIDADO COM O NUMERO DE LINHAS! NÃO SEI COMO ESCREVE, MAS SE FOR O ENEM DIGITAL, ATENTE-SE!
Os pontos importantes, os comentários acima já pontuaram.
Soluções para o sistema carcerário no Brasil
analuciaa
Geovana, olha, não tenho nem o que falar. Poderia apontar erros , mas sairia mais errada ainda kkkk pois, não corrigiria como uma expert , oque no caso nem sou... Então, só lhe digo: você arrasou!!!! Parabéns! E continue escrevendo lindamente assim... Somente um professor qualificado mesmo, que podeLeia mais
Geovana, olha, não tenho nem o que falar. Poderia apontar erros , mas sairia mais errada ainda kkkk pois, não corrigiria como uma expert , oque no caso nem sou… Então, só lhe digo: você arrasou!!!! Parabéns! E continue escrevendo lindamente assim…
See lessSomente um professor qualificado mesmo, que poderia corrigir corretamente. No entanto, no que eu li já daria os 1000 pontos
Internet: a Cultura do Cancelamento
analuciaa
Olá! Não sou expert mas tentarei ajudar da melhor maneira! Uma coisa que reparei é na sua introdução é que faltou destacar os 2 problemas, um para ser discutido no D1 e outro no D2. Outrossim, não consigo encontrar sua tese. D1: uma dica é se puder sempre citar um fato, dado, pesquisa. Assim, você cLeia mais
Olá! Não sou expert mas tentarei ajudar da melhor maneira!
Uma coisa que reparei é na sua introdução é que faltou destacar os 2 problemas, um para ser discutido no D1 e outro no D2.
Outrossim, não consigo encontrar sua tese.
D1: uma dica é se puder sempre citar um fato, dado, pesquisa. Assim, você consegue comprovar sua idéia.
D2: Fico legal!!! Citou uma questão e relacionou a um pensamento de um filósofo.
Conclusão: faltou o “Como?” e o “para que?”
Como isso vai ser realizado?
Para que finalidade??
Sempre responda as perguntas:
Oque?
Quem?
Como ?
Para que?
Espero ter ajudado!!!
See lessEntraves da alfabetização digital na terceira idade
analuciaa
Olá! Não sou expert , mas a partir dos meus conhecimentos vou te ajudar! Enfim, gostei da temática e da sua defesa, mas acredito que na introdução falte os dois problemas, para que o corretor saiba do que você irá falar. É ótimo apontar isso! Segundo, toda intervenção tem quem? Oque? Como? E para quLeia mais
Olá! Não sou expert , mas a partir dos meus conhecimentos vou te ajudar!
Enfim, gostei da temática e da sua defesa, mas acredito que na introdução falte os dois problemas, para que o corretor saiba do que você irá falar. É ótimo apontar isso!
Segundo, toda intervenção tem quem? Oque? Como? E para que?
Sempre use essas perguntas para descrever uma solução.
No seu faltou o desenvolvimento da finalidade, ou seja o para que?
Olha sua oração está longa demais. É necessário sempre colocar um ponto (.)
See lessTipo nessa parte :
“O Ministério da Cidadania por meio da criação de uma programa de inclusão, promoverá, por todos os estados, aulas grátis para alunos com mais de 50 anos com o intuito de os ensinar a usar as diversas funções de computadores e smartphones, para evitar, assim, os entraves da alfabetização digital na terceira idade.”
O ACESSO À INFORMAÇÃO NO BRASIL
AndreiaC
Introdução: Demostrou conhecimento ao citar a constituição. Porém falto uma maior contextualização. Os argumentos não ficaram claros. Desenvolvimento: Fez uma boa citação, conseguiu desenvolver o paragrafo e deu continuidade ao 1° paragrafo, porém o 3° faltou um conectivo de continuidade, as informaLeia mais
Introdução: Demostrou conhecimento ao citar a constituição. Porém falto uma maior contextualização. Os argumentos não ficaram claros.
See lessDesenvolvimento: Fez uma boa citação, conseguiu desenvolver o paragrafo e deu continuidade ao 1° paragrafo, porém o 3° faltou um conectivo de continuidade, as informações não ficaram conclusivas.
Conclusão: Deveria ter retomado o que você falou no inicio do texto, mas apesar disso trouxe bons agentes para solucionar o problema e a maneira como deve ser feito.
Com as dicas vc vai melhorar ainda mais ;) boa sortee!!
Mobilidade Urbana
AndreiaC
Introdução: Poderia ter usado outro exemplo ao invés de "Dark", mas mesmo assim achei interessante ter citado a serie. Poderia ter deixado mais claro os argumentos. Desenvolvimento: Ficaram bem estruturados, conseguiu retornar o que foi tido na introdução, deixou claro o seu ponto de vista, coisa quLeia mais
Introdução: Poderia ter usado outro exemplo ao invés de “Dark”, mas mesmo assim achei interessante ter citado a serie. Poderia ter deixado mais claro os argumentos.
See lessDesenvolvimento: Ficaram bem estruturados, conseguiu retornar o que foi tido na introdução, deixou claro o seu ponto de vista, coisa que é importante. Além disso, demonstrou conhecimento de mundo ao trazer um boa citação.
Conclusão: Gostei, trouxe os agentes que devem solucionar o problema em questão, o que deve ser melhorado.
Obs: Repetiu algumas palavras, isso pode diminuir sua nota! vc pode usar sinônimos ;)
prestando atenção nas dicas vc vai melhora ainda mais.
Nota: 760
Dê nota, urgente
analuciaa
Olá! Destaco aqui alguns pontos interessantes do seu texto, porém, não sou expert! Na introdução, procure sinônimo de indústria para não ficar muito repetitivo. Entretanto, a repetição pode acontecer mas deve estar entre 4 ou 3 linhas, eu acho. Eu acredito que na segunda parte da introdução ficariaLeia mais
Olá! Destaco aqui alguns pontos interessantes do seu texto, porém, não sou expert!
See lessNa introdução, procure sinônimo de indústria para não ficar muito repetitivo. Entretanto, a repetição pode acontecer mas deve estar entre 4 ou 3 linhas, eu acho.
Eu acredito que na segunda parte da introdução ficaria melhor com a troca do conectivo. Pois, ficaria mais conectado e claro. Por exemplo :
“Analogamente, a contemporaneidade,”
Mas ela está ótima! Bem alinhada.
D1: Quando você cita um filme ou qualquer série, para relacionar ao tema nunca utilize “dessarte” até porque ela dá ideia de conclusão e no sentido do tema, você quer é contextualizar e dar uma relação.
Logo, utilize nesse sentido / nesse viés / diante disso , ta bom?
Tirando isso, seu D1 está otimo!
D2: outro fator que reparei não só no D2 como em todo texto que você cita o “homem” . Não sei se você fala do “Homem” como o conjunto de toda espécie humana, ou do “homem” como do sexo masculino. Seria muito importante destacar isso. Até porque o seu tema fala sobre o “Homem”.
Fora isso tá legal.
Conclusão: Impecável! Respeitou as perguntas condizentes a intervenção.
Não sei dá nota, mas vamos lá!
C1: 200
C2: 200
C3 : 180
C4 : 160
C5 : 200
N : 940
Rafa, você é excelente e vai longe com toda certeza! Uma dica pra você arrasar mais do que arrasa, é baixar uma cartilha de redações nota mil, a partir dele eu me organizo e ainda uso alguns conectivos. Bjos!
A progressiva marcha brasileira ao colapso ambiental
Carlos Eduardo
Vamos lá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem. Comentários por competência: C1- Use "diante do" ao invés de "diante ao". Felipe, como eu já te disse em outra correção, cuidado com o uso de "ponto e vírgula", recomendo , caso necessário, utilizar esse tipo de acLeia mais
Vamos lá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem.
See lessComentários por competência:
C1- Use “diante do” ao invés de “diante ao”. Felipe, como eu já te disse em outra correção, cuidado com o uso de “ponto e vírgula”, recomendo , caso necessário, utilizar esse tipo de acentuação apenas uma vez ao longo do seu texto, ou, se preferir, evitar usar o “ponto e vírgula” ao longo da sua redação. Eu trocaria “à urbanização” por “à zona urbana”, ficaria melhor. Em ” corrobora à exacerbação do problema”, o correto seria usar o “colabora”, “corroborar” é diferente de “colaborar”, além disso a crase foi aplicada desnecessariamente, o que já provoca a perda de 40 pontos na C1. Ainda verifico ao longo do seu texto o uso incorreto dos pronomes demonstrativos que eu já havia lhe falado, não confunda “esses” com “estes”, “nestes” com “nesses”, “dessas” com “destas”, o mesmo vale para flexão no gênero feminino. Em “Esse que, por intermédio da modificação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), implementará tais diretrizes adicionando a disciplina, desde a tenra idade, de Educação Ambiental de cunho obrigatório devido a sua importância” observe as modificações que fiz na pontuação.
Eu não queria entrar muito nesse mérito kkk, mas terei que comentar para que você possa corrigir no futuro. É sobre a aplicação do gerúndio no texto dissertativo, vários professores que eu já estudei redação e ainda estudo recomendam evitar o gerúndio ao longo da redação, por exemplo, “conduzindo, buscando, provocando etc”, e eu percebi que seu texto tem muito disso. Você pode substituir esses termos pela associação de verbos com pronomes, por exemplo, ao invés de aplicar o termo “buscando” na frase “buscando recursos e…”, poderia substituir por “que buscam recursos e…”, o que evita que seu texto incline-se mais para o lado narrativo/descritivo do que o argumentativo-dissertativo.
C2- O candidato compreende e desenvolve muito bem a proposta de redação. Contudo, quanto à estrutura do texto dissertativo-argumentativo, o 2º parágrafo de desenvolvimento poderia ser mais bem elaborado, por exemplo, quando você coloca “Desta maneira, provocando a destruição de habitats, obrigando as espécies a se locomover aos povoamentos, objetivando recursos”, seria bom indicar uma fonte de informação que embasasse esse seu argumento, como uma forma de diferenciar a informação inserida da visão do senso comum.
C3- O texto apresenta não só informações extraídas de outras fontes de conhecimento, mas também o autor soube muito bem utilizá-las para construção do seu ponto de vista, o que fica bem evidente ao final de cada parágrafo.
C4- Nota máxima nessa competência. Você usa muito bem os conectivos, seja para inicio ou entre os parágrafos, o que colabora para a progressão textual. Quanto ao vocabulário, achei muito bom as palavras utilizadas, demonstra grande conhecimento dos mecanismos linguísticos. Como vi aqui algumas pessoas relatando nas correções, também posso comentar sobre esse fato de que não são todos que admiram, infelizmente, o vocabulário mais inovador no texto de redação, por que tem haver com a questão de acessibilidade e claro entendimento por todos que estão lendo o texto. O que eu quero dizer é que não está errado o uso dos termos mais rebuscados na redação (por outro lado, demonstra o conhecimento por parte do indivíduo acerca da língua), no entanto, caso opte por usar palavras não muito comuns no dia a dia, aplique-as de forma mais moderada e que esteja em acordo com a sua proposta de escrita.
C5- Se tratando apenas da estrutura da proposta de intervenção e sua relação com a competência 5, a proposta apresenta todos os elementos da conclusão e esses estão bem articulados. A única observação no parágrafo de conclusão é quanto à pontuação gráfica, essa eu deixo mais evidente lá na C1, mais relembrando que sempre procure colocar cada vírgula no seu devido lugar, delimitando quem são, principalmente, o meio/modo da proposta e o detalhamento dessa.
Notas por competência:
C1- 120
C2- 200
C3- 200
C4- 200
C5- 200
Nota final: 920
A progressiva marcha, brasileira, ao colapso ambiental
Carlos Eduardo
Vamos lá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem. Comentários por competência: C1- Ausência de vírgula após "Zygmunt Bauman", na 1ª linha. "Diante do frequente" ao invés de "diante ao frequente". É desnecessário esse "de" após "desde". Eu reescreveria esse trechoLeia mais
Vamos lá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem.
See lessComentários por competência:
C1- Ausência de vírgula após “Zygmunt Bauman”, na 1ª linha. “Diante do frequente” ao invés de “diante ao frequente”. É desnecessário esse “de” após “desde”. Eu reescreveria esse trecho “ocasionando desde de danos a flora brasileira a destruição de habitats naturais” da seguinte forma: ocasionando danos desde a flora brasileira até a destruição de habitats naturais. No seu lugar, para esse período da introdução não ficar tão extenso, eu tiraria esse ponto e vírgula e iniciaria um novo período seguinte, dessa forma: Tal panorama atrai, consequentemente, esses animais – agora sem casa – para as grandes cidades, sendo imperiosa a ampliação de medidas a fim de liquidar este (cuidado no uso de pronomes demonstrativos, o correto seria “esse”) imbróglio. Nesse trecho: “correlacionada ao déficit de consequências efetivas contra…”, eu acho que correto seria “ações efetivas” ao invés de “consequências”. Forma correta: “Nesse viés”. Nesse trecho: “caso as causas não forem tratadas”, a repetição dos sons fica evidente, poderia ser reescrito assim: “caso os motivos não sejam abordados”. Eu reparei que você usa bastante o “ponto e vírgula”, não há problema em usá-lo, desde que seja de maneira discreta e corretamente. Apesar de fazer parte da C5, é importante comentar na C1: evite utilizar termos como “em suma, diante do exposto, diante do supracitado, diante do que foi abordado” na conclusão, por que a banca já sabe que ali aonde você está escrevendo já é a conclusão, então fica redundante utilizar tais expressões.
C2- O candidato soube compreender o tema, utilizou de outras áreas do conhecimento para síntese do texto e respeitou os limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
C3- Ficou muito bom sua argumentação, e deixou claro no texto sua marca de autoria, cuja competência exige isso do aluno.
C4- Parabéns pelos conectivos, além da abundância no emprego deles, também soube aplicar corretamente para coesão entre os parágrafos e dentro desses.
C5- Sua proposta ficou muito boa, contudo, falta indicar o meio/modo de como seria executada a ação. Você pode deixar isso bem evidente para banca usando expressões como : por meio de, através de. Por exemplo: Cabe ao Ministério da Educação, por meio da modificação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), adotar novas disciplinas para formação integral dos cidadãos……..
* No geral, você se atentar principalmente na C1, é o que a banca vem exigindo cada vez mais dos alunos.
Notas por competência:
C1- 160
C2- 200
C3- 200
C4- 200
C5- 160
Nota final: 920
Desculpa pela demora irmão :))
os limites entre a estetica e a saude no Brasil
Carlos Eduardo
Vamos lá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem. Comentários por competência: C1- Cuidado com o uso correto de vírgulas em adjuntos adverbiais, na 1ª linha o correto seria o seguinte: "O poema “Os sapos”, de Manuel Bandeira, faz uma forte crítica as imposições paLeia mais
Vamos lá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem.
See lessComentários por competência:
C1- Cuidado com o uso correto de vírgulas em adjuntos adverbiais, na 1ª linha o correto seria o seguinte: “O poema “Os sapos”, de Manuel Bandeira, faz uma forte crítica as imposições parnasianas sobre o culto à forma”. Você também não colocou crase no “as” em “as imposições”, lembrando que um único erro de crase já desconta 40 pontos da C1. Atente que eu vou reescrever o seguinte trecho “Este fato, não só aconteceu no parnasianismo, em verdade vem se perpetuando cada vez mais no Brasil. Haja vista, que a supervalorização do belo está causando impactos na saúde”, reescrito : “Esse fato não só aconteceu no Parnasianismo, mas, em verdade, vem se perpetuando cada vez mais no Brasil, haja vista que, a supervalorização do belo, está causando impactos na saúde”. Uso desnecessário de crase em “à cultura”. Nesse trecho “cegando a população”, sabemos que a população não está “cegando” realmente, então sempre coloque entre aspas expressões com caráter conotativo. Ao invés de “corrompesse”, é “corrompe-se”.
C2- O candidato usou seu repertório sociocultural para elaboração do texto, e respeitou, em partes, a estrutura do texto dissertativo-argumentativo no ENEM. Eu recomendo você adotar um encaminhamento argumentativo ao final de sua introdução, deixando mais claro quais seriam os aspectos a serem abordados, como causas e consequências, ou aspectos negativos ou positivos. PF é um sigla e deve ser especificada.
C3- Apesar do candidato utilizar repertório de informações para construir a argumentação nos parágrafos de desenvolvimento, faltou se posicionar mais criticamente no texto, utilize expressões como “é inaceitável, é inadmissível, infelizmente etc” para deixar claro seu posicionamento sobre o tema.
C4- O texto apresenta uma boa utilização de termos conectivos, o que pode ser notado em termos como “portanto, ademais, haja vista etc”, favorecendo à coesão e coerência entre parágrafos e dentro desses.
C5- Do ponto de vista estritamente da C5, a proposta apresenta todos os elementos necessários, mas é possível perceber vários erros de vírgulas e coerência entre as ações que foram propostas, tente ser mais evidente no tocante às ações a serem feitas, e o detalhamento dessas.
Notas por competência:
C1- 80
C2- 160
C3- 160
C4- 200
C5- 160
Nota final: 760