Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil
Fernand
Olá, Gabs! Parágrafo 1 - Foi bem estruturado. É visível que você conseguiu explicitar o tema a ser abordado e as duas teses ou problemáticas que seriam discutidas. Além disso, o repertório usado no início te ajudou bastante ao contextualizar o tema. Parágrafo 2 - De início, acho que você não conseguLeia mais
Olá, Gabs!
Parágrafo 1 – Foi bem estruturado. É visível que você conseguiu explicitar o tema a ser abordado e as duas teses ou problemáticas que seriam discutidas. Além disso, o repertório usado no início te ajudou bastante ao contextualizar o tema.
Parágrafo 2 – De início, acho que você não conseguiu usar um conectivo adequado para iniciar a discussão, pois você usou “Em primeira análise” para iniciar o parágrafo. No entanto, não fica visível que você fez uma análise propriamente. Por isso, é recomendável usar conectivos introdutórios, como “A princípio”, “Em primeiro lugar” e “Inicialmente”, ou até mesmo conectores que antecedam uma afirmação, como “Certamente” ou “Sem dúvidas”. Além disso, apesar de você ter conseguido discutir muito bem sua tese, não consegui encontrar argumentos consistentes o que tornou a sua dissertativa-argumentativa em um artigo de opinião.
Parágrafo 3 – Você iniciou com um excelente conectivo de adição. Isso tornou o seu texto bem mais articulado e conectado. No entanto, notei o mesmo problema do parágrafo anterior. Você conseguiu muito bem discutir o tema, mas o fato de não apresentar argumentos consistentes torna o seu texto vago.
Parágrafo 4 – A conclusão foi muito boa. Você respondeu a todas as cinco perguntas exigidas pela banca que são: “Quem deve fazer?”, “Como deve fazer?”, “A fim de que deve fazer?”, “Por meio de que deve fazer?” e o detalhamento. No entanto, há um problema no “Quem deve fazer?”, porque o fato de você ter colocado o Governo como agente generaliza, ou seja, o Ministério da Saúde, por exemplo, teria a mesma obrigação de resolver o problema, apesar desse órgão só poder resolver problemas relacionados à saúde. Uma solução para isso, seria especificar o agente, ou seja, falar, por exemplo, do Ministério da Economia ou da Cidadania. Além disso, senti a falta de uma retomada das teses. É importante haver isso, porque, assim como todos os outros parágrafos, é necessário ter uma contextualização e é justamente essa retomada do problema que vai dar partida na sua conclusão. Por fim, é de grande importância que você finalize a conclusão com a retomada do repertório que foi utilizado no primeiro parágrafo. Se você colocar repertório no início, retome no fim. Se não colocar, não é necessário retomar. Apenas conclua e seja feliz! :)
Rumo às competências.
1) Notei alguns erros gramaticais e de pontuação. Mas temos que considerar que podem ter sido apenas erros de digitação e que, talvez, não ocorreriam no papel.
160
2) Você realmente entendeu o tema e não fugiu do que foi proposto. No entanto, não apresentou argumentos consistentes, apresentando ter domínio mediano de um texto dissertativo-argumentativo.
120
3) Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada em defesa de um ponto de vista. Ou seja, é visível a criação de um projeto de texto bom.
160
4) Outro problema a ser trabalhado é o uso de conectores. Pois, você não soube muito bem articular os períodos e as ideias do texto.
120
5) Você elaborou muito bem a sua proposta de intervenção, fora alguns pouquíssimos deslizes.
200
Nota: 760
Ótima redação! Trabalhe nos seus pontos fracos que eu tenho certeza que sua nota tenderá a aumentar mais ainda. Seja feliz! :)
See lessA IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO BRASIL
Fernand
Olá, mylle. Vamos por partes! 1)Introdução Seu parágrafo inicial está excelente, pois, além de apresentar um ótimo repertório de entrada, você se preocupou em deixar o tema bem aparente. Outro ponto muito importante que foi muito bem trabalhado foi a problematização: você conseguiu deixar bem explícLeia mais
Olá, mylle. Vamos por partes!
1)Introdução
Seu parágrafo inicial está excelente, pois, além de apresentar um ótimo repertório de entrada, você se preocupou em deixar o tema bem aparente. Outro ponto muito importante que foi muito bem trabalhado foi a problematização: você conseguiu deixar bem explícito para o leitor quais são as duas teses, ou os dois problemas, que são discutidos no seu texto. Ou seja, sua introdução está completa: contextualização/apresentação do tema e tese.
2)Desenvolvimento 1
A tese foi muito bem abordada e discutida com argumentos pertinentes. Parabéns! A única coisa que eu mudaria seria o conectivo interparágrafo: no lugar de “Nesse sentido” colocaria “A princípio” que é um conectivo bastante agradável para a banca.
3)Desenvolvimento 2
Esse foi o parágrafo que mais me impressionou, principalmente pela presença de um forte argumento, que se enquadra em uma citação. Você soube muito bem usar a fala do Mario Quintana para contextualizar todo o seu parágrafo, fazendo com que cada período se relacionasse. Ou seja, posso afirmar que foi muito bem desenvolvido e, como leitor, estou totalmente convencido do que você escreveu.
4)Conclusão
Perfeito! É visível que você respondeu as cinco perguntas essenciais do parágrafo conclusivo: “Quem vai fazer?”, “O que vai fazer?”, “Como vai fazer?”, “Para que vai fazer?” e o Detalhamento, que, no caso, você utilizou com o agente. Além disso, ter feito a retomada do repertório usado na introdução foi muito importante, já que seriam descontados pontos se não fosse feito. No mais, a conclusão foi excelente, tendo apresentado o tópico frasal, a proposta de intervenção e a retomada do repertório de início. Parabéns!
Quanto às competências!
I) Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão
aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
II) Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório
sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
III) Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma
consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
IV) Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos
coesivos.
V) Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e
articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 1000
Parabéns!
See less