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IMPASSES NO PROCESSO DE ADOÇÃO NO BRASIL
fe_gabrielly
Oii, C1: 120 = 120 C2: 120/160 = 140 C3: 120/80 = 100 C4: 120 C5: 120 (Esses são os níveis atingidos em cada competência, em alguns você ficou entre dois deles, então fiz uma média para estabelecer a nota) Nota geral: 600 - Comentários: C1: Erro de acentuação na palavra devolvê-la (terceira linha daLeia mais
Oii,
C1: 120 = 120
C2: 120/160 = 140
C3: 120/80 = 100
C4: 120
C5: 120
(Esses são os níveis atingidos em cada competência, em alguns você ficou entre dois deles, então fiz uma média para estabelecer a nota)
Nota geral: 600
– Comentários:
C1: Erro de acentuação na palavra devolvê-la (terceira linha da introdução), faltou uma vírgula após a palavra orfanato na terceira linha da introdução, redundância na expressão “persiste até hoje” (quarta linha da introdução), uso inadequado de crase e escrita errada da palavra acerca (foi escrita: à cerca, na 1º linha do desenvolvimento 1), erro de uso da palavra delimita na 2º linha do D1 (o correto seria delimita-se), uso indevido da palavra corrobora na última linha do D1 (essa palavra tem sentido de fortalecer, então creio que não se encaixa na frase), uso indevido da palavra amplia na 1º linha do D2 (amplia tem sentido de aumentar, creio que a palavra correta seria implica), a palavra numa (1º linha do D2) é um tanto informal, então não indico o uso, alguns corretores podem marcar ela como marca de oralidade, a expressão forma agilizada (na última linha do D2) seria melhor substituída por “forma acelerada” ou “forma ágil”, Faltou uma vírgula após portanto (na 1º linha da conclusão).
C2: Não houve tangenciamento do tema, demonstrou compreensão dele, teve uma adequação ao formato de texto dissertativo-argumentativo (estruturalmente falando), sua nota diminuiu nessa competência pela ausência de repertório sociocultural diversificado e legitimado, o uso da série Anne foi muito bom, e foi produtivo, além de ser um repertório válido, mas só teve ele, o que não contribuiu para sua argumentação nos desenvolvimentos, e aqueles dados que você usou no D1 não foi exatamente legitimado legitimado porque não tinha fonte nenhuma.
C3: A segunda tese do texto (discrepância da realidade dos orfanatos) ficou bem confusa, não deu pra entender exatamente o que você quis passar, não houve explicação do seu ponto de vista, ou seja, não houve uma boa argumentação, depois da exposição dos dados no D1 faltou contextualizar eles, inserir eles no tema e explicar o que ele tem haver com o que você queria dizer. O texto apresenta algumas questões em aberto: “apenas 2,5% delas se encaixam na faixa etária de 3 anos, sendo a preferencial” Preferencial para o que e para quem?, “O processo de adoção corrobora como burocrático” como assim burocrático?, “o perfil desejado amplia na exclusão e numa realidade diferente nos orfanatos” exclusão de que? que realidade diferente nos orfanatos? realidade de que?, “Visto que, muitos adolescentes ficam à espera de um lar, mas nem sempre são adotados, pois tem certa autonomia e trazem consigo um histórico marcado por abusos, violência e abandono” Essa frase ficou meio confusa, “Atrelado à crianças com deficiência física ou intelectual, sendo esses grupos restritos ao processo de adoção de forma agilizada.” A adoção é mais fácil burocraticamente falando para crianças fora desse grupo citado?.
C4: Ficaram faltando conectivos entre os períodos, o que prejudica a fluidez do texto e a conexão entre os períodos e os parágrafos. Houveram algumas repetições de palavras no mesmo parágrafo.
C5: A proposta de redação ficou incompleta, ficou faltando o meio pelo qual a proposta seria concretizada, além de que ela ficou confusa: ” Ministério da Justiça promova a agilidade da guarda das crianças” Como assim agilidade da guarda?, “de forma que venha a sancionar a adoção do grupo de crianças…” sancionar ficou um pouco deslocado aqui, acho que o ideal seria impulsionar, incentivar…
Dicas:
– Pesquisar vídeos com estratégias argumentativas, como montar um desenvolvimento e sobre operadores argumentativos e conectivos, uso de crase, de vírgula e de como montar uma boa conclusão.
– Evitar usar termos que não tenha a completa certeza do significado, porque pode acabar te tirando pontos, o corretor não procura por palavras bonitas, as palavras simples, porém com o uso correto, são mais apreciadas.
– Utilizar um repertório diversificado, filmes e séries são super válidos, mas utilizar outras áreas do conhecimento em conjunto vai aumentar tua nota, porém tudo isso acompanhado de uma boa argumentação, porque repertório bom é repertório produtivo, utilizar uma citação só para encher linguiça não é bom para sua nota.
Espero ter ajudado! Rumo ao 1000, tenho certeza que você consegue.
See lessA linguagem neutra em debate no Brasil.
fe_gabrielly
oii, C1= 160/200 = 180 C2= 120/160 = 140 C3= 80/120 = 100 C4= 120/160 = 140 C5= 200 (Esses são os níveis que você atingiu em cada competência, em alguns sua nota estava variando entre os níveis então fiz uma média) - Nota geral = 760 Comentários: C1 - Os períodos são bem delimitados, os parágrafos eLeia mais
oii,
C1= 160/200 = 180
C2= 120/160 = 140
C3= 80/120 = 100
C4= 120/160 = 140
C5= 200
(Esses são os níveis que você atingiu em cada competência, em alguns sua nota estava variando entre os níveis então fiz uma média)
– Nota geral = 760
Comentários:
C1 – Os períodos são bem delimitados, os parágrafos estão bem divididos, ainda que alguns deles tenham ficado um pouco vagos (mas isso não cabe nessa competência) e apresenta precisão vocabular.
C2 – Boa adequação ao texto dissertativo-argumentativo, estrutura correta com introdução, desenvolvimentos e conclusão bem definidos, com poucas inadequações.
C3 – Teve alguns problemas na elaboração do projeto de texto, as duas teses que você apresentou na introdução não foram desenvolvidas, você escreveu que debateria as vantagens e desvantagens, porém isso não ocorreu nos parágrafos. Sua posição em relação a problemática não ficou clara, o que faz com que você não consiga conduzir o leitor a seguir uma linha de raciocínio fluida.
C4 – A fluidez do texto ficou um pouco prejudicada pelo que eu havia citado anteriormente. Teve algumas repetições de palavras, como da palavra ‘uso’ na introdução.
C5- Todos os agentes foram encontrados na proposta, apenas achei ela um pouco vaga na penúltima linha.
Dicas:
– elaborar melhor as teses que você vai debater nos desenvolvimentos.
– definir um posicionamento fixo em relação ao problema, sei que as vezes é difícil se colocar a favor ou contra, mas fazer isso vai te ajudar a desenvolver melhor o texto, mesmo que esse não seja seu real pensamento sobre a temática.
– Inserir um tópico frasal no início dos desenvolvimentos.
– Após inserir um repertório, contextualizar ele no tema, mostrando como ele se aplica, o que tem haver e etc.
Espero ter ajudado!
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