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É a minha primeira redação, não sei como começar
Fármison
Boa noite! Corrigirei por linha e parágrafo. A competência do problema estará na frente da observação. No meu computador, seus espaçamentos antes dos parágrafos desapareceram, irei pontuar caso vc não saiba. Separei os parágrafos na linha 1, 5, 10, 14. Parágrafo 1: não vi, a princípio, outro erro orLeia mais
Boa noite!
Corrigirei por linha e parágrafo.
A competência do problema estará na frente da observação.
No meu computador, seus espaçamentos antes dos parágrafos desapareceram, irei pontuar caso vc não saiba. Separei os parágrafos na linha 1, 5, 10, 14.
Parágrafo 1: não vi, a princípio, outro erro ortográfico. Contudo, o tema deixa claro que a problemática é “no Brasil”, portanto, esclareça sempre na introdução, pois, se não o fizer, sua competência 2 estará ameaçada no quesito “compreensão do tema”; sua tese pode ser melhor detalhada, isto é, o problema proposto pode vir com possíveis causas ou consequências introdutórias — mas sem muita argumentação. 2
Parágrafo 2: muitos problemas estruturais, isto é, o que vc quer dizer está ótimo, mas sem coesão e coerência adequadas, foge a norma. Vou explica-los melhor nas próximas observações.
a- seu início “Dentre muitos fatores que podem levar a isso, está o avanço da tecnologia” é um tópico frasal, mas não esta separado do resto do período, ou seja, há-se um período gigante, que, consequentemente ameaça a fluidez textual. Além disso, os fatores poderiam ter sido iniciados na introdução. Isso contribuiria para o domínio e clareza do texto. 2 e 4
b- a ideia está boa, mas não foi bem trabalhada, quero dizer, vc destacou muitas consequências, mas não trabalhou nenhuma delas a fundo. Aqui, menos seria mais. 3
c- vamos a ortografia: na sexta linha, há uma vírgula após “se não usada com consciência”; na linha 7, deve-se atentar a concordância e o “pouco” deve virar “pouca”; utilize “por meio ou invés de “através”; substitua o “etc”; 1 e 4
Parágrafo 3: a- a ideia é boa, mas previsível. Ademais, é necessário, como dito na observação do parágrafo anterior, introduzir e separar os períodos do desenvolvimento. Diminua os períodos do paragrafo por meio do ponto final. Separe-os como se fosse início, meio e fim de uma ideia qualquer. 2
b- Evite gerúndios como dando e podendo; 1
c- evite a repetição de termos e separe as frases adequadamente. 4
Parágrafo 4: a- na linha 15 é necessária uma vírgula depois de “governo”; como você não separou bem os períodos nesse parágrafo também, algumas virgulas eram necessárias, mas seria cabível uma reestruturação completa; há gerúndio. 1
b- Separe os períodos. 4
c- Como não separou os períodos, pode ser que aconteça do corretor não achar a relação entre o texto e a conclusão. 2
d- a intervenção em si está ótima. 5
Concluindo: seu texto tem potencial, tal como sua forma de escrever. Sugiro, veementemente, estudos sobre a estrutura da modalidade dissertativa — argumentativa. Youtube e o site imaginie podem te ajudar, de forma gratuita. Ademais, muitos pontos perdidos se dão pelo simples fato de não ter separado períodos e ideias, pois a fluidez foi quase completamente perdida. Isso pode ser resolvido com prática, mas, principalmente, estudo da modalidade.
Competência 1(ortografia e afins) Erros mais difíceis de serem resolvidos, como virgulas e concordância. Sugiro estudo. 120
Competência 2( domínio da modalidade e repertório)- falta tese explícita, tópicos frasais e estruturação dos parágrafos, além de compreensão do tema. 80
Competência 3( Argumentação)- argumentação previsível e incompleta. 120
Competência 4(coesã0 e afins)-muita repetição e problemas com conectivos. 120
Competência 5- não tem problema com a intervenção em si. 200
nota final: 640.
See lessOs péssimos hábitos alimentares do cidadão brasileiro (deixem nota pfv)
Fármison
Colocarei a competência na frente da observação. Linha 1: use a letra maiúscula no nome do filme; substitua o "onde" por "em que", pois já vi professores falarem disso. 1 Linha 2: evite o gerúndio "resultando"; vírgula e "e" antes do com isso. 1 Linha 5: substitua o "relacionada a" por "relacionadaLeia mais
Colocarei a competência na frente da observação.
Linha 1: use a letra maiúscula no nome do filme; substitua o “onde” por “em que”, pois já vi professores falarem disso. 1
Linha 2: evite o gerúndio “resultando”; vírgula e “e” antes do com isso. 1
Linha 5: substitua o “relacionada a” por “relacionada às”. 1
Parágrafo 1: você poderia esclarecer o porquê da hipertrofia e como isso está na rota da sociedade atual. Contudo, creio que seja um possível problema da competência 3, ao invés da 2. Releia, por favor. 2 e 3
Linha 7: vírgula após o nome do órgão. 1
Linha 8: crase antes de obesidade. 1
Linha 9: a utilização do termo “tais” duas vezes no mesmo período pode configurar pouca abrangência de vocabulário, fato que atrapalha a fluidez textual; 4
Linha 12: vírgula após “tornando-os”; Crase antes de “alta sociedade”. 1
Parágrafo 2: o desenvolvimento está claro, mas a frase introduzida após o “primeiramente” não me parece um tópico frasal, que introduziria a ideia do parágrafo. 2 e 3
Linha 15: substitua o “visto que” por “nesse contexto”. 4
Linha 17: vírgula após “dessa forma”. 1
Parágrafo 3: você poderia detalhar melhor o argumento, como, por exemplo, esclarecer a agressividade dos fast food ou algo nessa parte do argumento, além de, em alguns casos, o professor poder tratar o argumento como “previsível”. 3
Linha 19: sua introdução à conclusão parece mais uma ação do que uma partícula que relacione com o texto. 2 e 5
Linha 21: o tom argumentativo daqui caberia perfeitamente em seu argumento. Seria bem melhor.3 e 5
Linha 25: você repetiu o “com isso”; evite o gerúndio em “tornando”. 4 e 1
1: embora seu texto esteja com uma norma aceitável, existem muitos erros pontuais, isto é, de fácil resolução com o treinamento. 120
2; embora a tese esteja clara, a relação entre os parágrafos, que deveria ser introduzida pelos tópicos frasais e pelo primeiro período da conclusão fatos que atrapalham o domínio da estrutura dissertativa-argumentativa. 160
3: seus argumentos podem ficar mais detalhados e estão um pouco previsíveis. 120
4: você repetiu algumas partículas e, consequentemente, a fluidez do texto foi ameaçada. 160
5: sua intervenção ficou boa, só teve problemas que são ônus em outras competências. 200.
760 — nota final.
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