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TEMA: Desafios para combater o capacitismo no Brasil
ananda.
Oi, Bia! Ótima redação e temática muito relevante. Destacarei alguns pontos sobre seu texto. Introdução: - Não esqueça de colocar a inicial do título da obra utilizada em letra maiúscula: ''Extraordinário'' - Em ''sua socialização da criança'', é interessante remover o pronome ''sua'' do período. -Leia mais
Oi, Bia! Ótima redação e temática muito relevante. Destacarei alguns pontos sobre seu texto.
Introdução:
– Não esqueça de colocar a inicial do título da obra utilizada em letra maiúscula: ”Extraordinário”
– Em ”sua socialização da criança”, é interessante remover o pronome ”sua” do período.
– ”Analogamente a”, há crase, portanto: ”Analogamente à [situação descrita]
D1:
– Bom parágrafo, porém eu recomendaria uma maior utilização de sinônimos para evitar certas repetições.
D2:
– Não se faz obrigatório, mas é muito interessante que especifique o repertório utilizado: Constituição Federal (de qual federação? Lembre-se que o leitor tem papel passivo na observação do texto, então não cabe ao mesmo fazer deduções)
– Devido à [situação descrita]
Conclusão:
– ”Para tanto, o Ministério da Educação deve promover nas escolas a equidade social, ”. Para uma maior fluidez do texto, a organização desse período se faz um tanto mais compreensível se seguir a ordem sintática direta: ”Para tanto, o Ministério da Educação deve promover a equidade social nas escolas”
– ”[oração anterior], com a finalidade de estimular a reflexão, [oração posterior]”. Ainda pensando em como a leitura do texto será feita, sugiro a substituição da vírgula entre a oração anterior e a finalidade através da conjunção aditiva ”e”.
No mais, parabéns! Continue escrevendo.
See lessNovas didáticas de ensino
ananda.
Olá, Juliana. Como vai? Irei analisar sua redação por parágrafos para melhor organização. Introdução: Simples, porém excelente, conta com todos os aspectos necessários para iniciar um bom texto. Apenas destaco esse detalhe: ''O livro “Utopia” de Thomas More, retrata uma sociedade'' A vírgula é desneLeia mais
Olá, Juliana. Como vai?
Irei analisar sua redação por parágrafos para melhor organização.
Introdução:
Simples, porém excelente, conta com todos os aspectos necessários para iniciar um bom texto. Apenas destaco esse detalhe:
”O livro “Utopia” de Thomas More, retrata uma sociedade”
A vírgula é desnecessária.
D1:
O primeiro desenvolvimento também está muito bem estruturado, contando com tópico frasal e um repertório deveras pertinente ao tema. No entanto, devo dizer que há a utilização de muitos sinônimos, muitos termos para tratar sobre uma única coisa e isso acaba tomando as linhas da sua redação. Sugiro a utilização de conectivos para estabelecer ligação entre os termos e retomá-los sem necessidade de citação direta. Além disso, aproveitando as linhas excedentes, argumente mais. Você já apresentou a problemática e a sua causa, correto? Agora, desenvolva sobre. Fato é que manutenção do ensino tradicional dificulta novas didáticas de ensino. Portanto, explique efetivamente como essa dinâmica (nada dinâmica) funciona, como isso afeto o corpo escolar, se essa origem advém desde quando, enfim, fica a seu critério. O ponto chave é que você deve mostrar que conhece sobre.
D2:
Muito similar ao parágrafo anterior, está bem escrito, porém falta abordá-lo de maneira mais crítica. Exemplo: ”tal análise social não é contemplada na realidade brasileira, haja vista que a insuficiência de novas disseminações de educação, denuncia o descaso estatal com a população.” Qual descaso estatal? Até onde o poder público deve interferir ou deixa de cumprir seu papel? Como essa questão afeta a questão do ensino no país?
Conclusão:
* ”Intere-se, portanto”
Não seria Infere-se?
* ”MEC( Ministério da Educação)”
Evite o uso de parêntesis. Recomendo usar somente Ministério da Educação.
* ”investir na criação de projetos, voltados para a utilização”
Vírgula indevida.
* ”e difusão midiática, de novas formas de ensino, com fito de,”
Todas essas vírgulas foram usadas indevidamente. Cuidado com a intercalação de períodos!
* ”a sala de aula mais, instigante.”
Novamente, a questão da vírgula. Uso indevido.
* ”bases, em seu, próprio”
Elimine as vírgulas.
Excelente proposta, mas atente para os pontos em destaque.
Continue escrevendo! Eu daria nota entre 760 e 800 para a sua redação. Revise o texto e se necessário, escreva novamente e tenho certeza que se sairá ainda melhor.
See lessA PRÁTICA DO BULLYING E CYBERBULLYING NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
ananda.
Olá, Emilly! Vamos à análise de sua redação. Introdução: Ótima alusão, começou a redação muito bem. Eu só descartaria as aspas entre Turma da Mônica, neste contexto, não é necessário. Ademais, você repetiu duas vezes ''Brasil'' em um mesmo parágrafo. Evite! Substitua por ''país'', já que citou de quLeia mais
Olá, Emilly!
Vamos à análise de sua redação.
Introdução:
Ótima alusão, começou a redação muito bem. Eu só descartaria as aspas entre Turma da Mônica, neste contexto, não é necessário. Ademais, você repetiu duas vezes ”Brasil” em um mesmo parágrafo. Evite! Substitua por ”país”, já que citou de qual se trata anteriormente. Detalhe também para o ”faz se”. De acordo com a norma padrão, utiliza-se o hífen entre os termos, assim como acabei de usar. Por fim, recomendo que já apresente a tese, uma breve abordagem dos argumentos logo no primeiro parágrafo.
D1:
”Deve-se” logo no início.
* ”documento jurídico mais importantes do país,”
Opa, olha a concordância! O mais correto seria:
”um dos documentos jurídicos mais importantes do país”
Sobre este segundo parágrafo, faltou você explicitar sua opinião e isso é de EXTREMA importância na redação. Certo, o direito cidadão não é evidenciado no país uma vez que a prática de bullying é tão recorrente. Mas, por quê? Este fato traz que consequências? É fomentado por algum fator? Como você vai argumentar sobre, é você quem decide, mas, é preciso que o problema seja aprofundado e a sua opinião destacada. Faltou desenvolver.
D2:
* ”pessoas mesmo de longe, espalham comentários maldosos e violentos sobre as vítimas. ”
Não separe o sujeito de seu predicado. Ao escrever a redação, revise pelo menos duas vezes a questão da gramática que abrange uma competência inteira. Por se tratar de períodos complexos, muitas vezes existe uma dificuldade de enxergar alguns elementos, porém é importante analisar.
Sobre este parágrafo, eu sugiro que o seu repertório venha antes da argumentação em si, para construir melhor a ligação entre os elementos. Com a sua citação no final dele, ficou um tanto desconexo o texto e a fluidez não tão ótima. Além disso, o seu primeiro período foi muito longo. Recomendo encurtá-lo com a adição de um tópico frasal introdutório. Não esqueça de usar e abusar dos conectivos para ”costurar” melhor o seu texto.
Conclusão:
* ”Depreende se”
Depreende-se.
* ” o governo por intermédio do ministério e secretaria da educação, deve promover campanhas informativas e palestras com as famílias, sobre a gravidade do bullying e suas diferentes formas de manifestação, ”
Vamos lá. Órgãos como os citados precisam vir em letra maiúscula: ”Ministério e Secretária de Educação. Além disso, novamente, NÃO separe sujeito de predicado e nem o verbo do seu objeto e você cometeu esses desvios. Elimine as vírgulas entre deve e famílias. Outro detalhe sobre a concordância: Ministério e Secretária DEVEM promover. Dois agentes, certo? Portanto, o verbo deve concordar com o sujeito. Para finalizar, faltou os cinco elementos. Quem, o quê, como, finalidade e detalhamento.
Continue treinando, você está no caminho certo. Sobre a nota, daria entre 700 ou 760.
See lessAlternativas para o escoamento de produtos (ENEM)
ananda.
Olá! Como vai? A escolha do seu tema foi bem interessante e a redação como um todo está boa, com alguns detalhes a serem enfatizados. Vamos à correção. C1: Domínio da norma padrão da língua portuguesa 160 Para fechar os 200 pontos, é preciso prestar atenção na intercalação dos períodos, utilização dLeia mais
Olá! Como vai?
A escolha do seu tema foi bem interessante e a redação como um todo está boa, com alguns detalhes a serem enfatizados. Vamos à correção.
C1: Domínio da norma padrão da língua portuguesa
160
Para fechar os 200 pontos, é preciso prestar atenção na intercalação dos períodos, utilização de vírgulas e evitar repetir algumas palavras que possuem uma vasta lista de sinônimos. Como se trata de um treino, recomendo gastar um tempinho a mais na produção de suas redações para pesquisar um pouco sobre os sinônimos e na revisão do seu texto como um todo, pois sempre passa um desvio ou outro sem que notemos.
C2: Compreensão da proposta de redação.
200
C3: Seleção e organização das informações.
160
A estruturação do seu texto está excelente. Bem organizado e no modelo que o Enem exige, porém, essa competência analisa um pouco mais profundamente a sua argumentação. Sobre ela, apesar de estar presente, achei que falta um pouco mais de desenvolvimento do seu ponto de vista. Considero que tenha ficado um pouco raso, faltando certo aprofundamento. Ademais, o segundo desenvolvimento deixou a desejar a validação do seu repertório. Qual órgão divulgou o dado citado?
C4: Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto.
160
Recomendo utilizar mais conjunções e conectivos para estabelecer uma melhor fluidez do texto.
C5: Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.
A proposta de intervenção deixou um ”ar” de que faltou informação. Apesar de estar ótima, precisa conter os 5 elementos: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento.
nota: 840
Continue treinando!
See lessO estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. (Se possível, dêem uma nota no modelo Enem 😁)
ananda.
Olá, Manga! (única fruta que eu não gosto, haha) Ótima redação, no geral. Muito bem estruturada, progressão boa, ótimas referências. Vamos à correção: C1: Domínio da norma padrão da língua portuguesa 160 C2: Compreensão da proposta de redação. 200 C3: Seleção e organização das informações. 160 C4: DLeia mais
Olá, Manga! (única fruta que eu não gosto, haha)
Ótima redação, no geral. Muito bem estruturada, progressão boa, ótimas referências. Vamos à correção:
C1: Domínio da norma padrão da língua portuguesa
160
C2: Compreensão da proposta de redação.
200
C3: Seleção e organização das informações.
160
C4: Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto.
160
C5: Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.
200
total: 880
Uma nota excelente, não? Só tem alguns pontinhos que eu gostaria de destacar para que seu texto melhore ainda mais.
* ”Segundo o filósofo inglês, John Locke, o Estado é o órgão”
Elimine as vírgulas entre John Locke. Se quiser melhorar a estética, pode substituir por:
”Segundo John Locke, filósofo inglês, o Estado é..”
* ”segurar os direitos naturais”
Assegurar!
* ”quão imprecidível”
Imprescindível.
Uma última ”dica” é que você desenvolvesse um pouco mais o primeiro argumento. Uma ou duas linhas de desenvolvimento a mais seriam o suficiente.
No mais, é isto!
See lessO Estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira
ananda.
Olá! Como vai? Como você citou que é padrão Enem, farei minha análise de acordo com os parâmetros da prova em questão. Em suma, o seu texto tem potencial, mas faltam ajustar alguns pontos. * Quanto a questão gramatical e domínio da modalidade escrita: ''a Pandemia da covid-19. Onde maior parte da poLeia mais
Olá! Como vai?
Como você citou que é padrão Enem, farei minha análise de acordo com os parâmetros da prova em questão. Em suma, o seu texto tem potencial, mas faltam ajustar alguns pontos.
* Quanto a questão gramatical e domínio da modalidade escrita:
”a Pandemia da covid-19. Onde maior parte da população tem ”
Opa, ponto colocado indevidamente. O mais certo seria utilizar uma vírgula.
”a, maioritariamente, …”
Majoritariamente.
”incontrolávelmente.”
Sem acento.
”emissoras de televisão, poderiam organizar”
Não se separa sujeito do seu predicado.
Bem, sobre a estrutura do texto, segundo o Enem, eu consideraria um tanto fraco. Você precisa explicitar a sua tese, elaborar seu tópico frasal, desenvolver os argumentos e propor uma intervenção, certo? Esses elementos-chave para uma boa nota estão em falta ou pouco trabalhados em sua redação. Ademais, você deu uma tangenciada no tema, uma vez que dissertou mais sobre as doenças mentais em si e não sobre o ESTIGMA. Também considero que faltou repertório. A utilização do dado é boa, mas insuficiente. Por fim, sua proposta de intervenção está incompleta, faltando os cinco elementos obrigatórios para uma proposta completa.
”No que eu posso melhorar?”
Se tratando da redação do Enem, utilize todos as palavras do tema na construção do seu texto. Explicite os problemas, no mínimo 2 (como ideal). Pode ser através das razões, consequências, você decide. No desenvolvimento, utilize das linhas para explicar aquilo que introduziu no primeiro parágrafo. Como? Com um tópico frasal, desenvolvimento da argumentação e um fechamento. Por fim, na proposta conclua respondendo estas cincos questões: quem? o quê? como? meio e detalhamento. Por fim, faça uma retomada da sua introdução com um fechamento otimista. Ah e não esqueça de trazer repertório para sua redação, pode ser com filmes, músicas, séries, citações, dados pertinentes e etc.
See lessA guerra contra as drogas no Brasil
ananda.
Olá, anjo! Como vai? Em linhas gerais, diria que você está no caminho certo para alcançar nota máxima em sua redação. Texto estruturalmente bem organizado, nenhum erro gramatical relevante, ótimo repertório de apoio. Parabéns. Contudo, eu gostaria de pontuar alguns adendos. Na sua introdução, sua teLeia mais
Olá, anjo! Como vai?
See lessEm linhas gerais, diria que você está no caminho certo para alcançar nota máxima em sua redação. Texto estruturalmente bem organizado, nenhum erro gramatical relevante, ótimo repertório de apoio. Parabéns.
Contudo, eu gostaria de pontuar alguns adendos. Na sua introdução, sua tese não parece-me tão evidente. Na verdade, só consigo identificar apenas um possível argumento. Você disse que a guerra de drogas no país é uma problemática que até o momento não tem solução e que gera morte de inocentes. Mas por que não tem solução? Ou, qual é a causa para a situação ter chegado a um nível tão absurdo? Ou ainda, que outras consequências esta guerra traz? E é justamente escolhendo um desses pontos que encontraria-se seu outro ponto de vista.
Já na conclusão, antes de começar a apresentar de fato a proposta de intervenção, sugiro-te retomar sua tese. Ou melhor, não só na conclusão mas em todos os parágrafos, procurando sempre citar tema e tese. Sobre a proposta em si, apesar de completa, há apenas uma? Claro, não é uma regra ter dois argumentos, mas é a base, o comum para uma redação nota 1000.
Bem, como disse, está no caminho certo, mas precisa rever alguns pontos. Praticando mais um pouco, melhorará cada vez mais. Uma última dica que te dou é que vá pesquisando sinônimos de palavras ao dissertar para evitar repetições e deixar seu texto mais pomposoh neah beninas. E é isto, boa sorte nos estudos!
Os desafios do necessário isolamento social no Brasil em caso de pandemia
ananda.
Olá, meu anjo. Como vai? Vamos a sua correção! Introdução: Não seria Kant? Haha. Confesso que fiquei meio confusa em relação à sua tese, não consegui exatamente identificá-la. Lembre-se, ao redigir uma redação de modelo ENEM, o corretor busca por padrões de organização e do texto como um todo. PoderLeia mais
Olá, meu anjo. Como vai?
See lessVamos a sua correção!
Introdução:
Não seria Kant? Haha. Confesso que fiquei meio confusa em relação à sua tese, não consegui exatamente identificá-la. Lembre-se, ao redigir uma redação de modelo ENEM, o corretor busca por padrões de organização e do texto como um todo. Poderia entender o fato do financeiro e psicológico dos brasileiros como uma consequência deste isolamento social. Mas seu texto se embasará em somente um argumento?
D1:
Se eu parecer rude, por favor, perdoe-me. Bem, seu parágrafo de argumentação apresentou-me somente dados, que vejo como desnecessários. É muito bom trazer como repertório dados estatísticos que darão suporte ao seu texto, mas veja bem, SUPORTE. Estes não podem ser o seu argumento, até pois, não são seus. Você poderia ter usado o número de óbitos confirmados para ressaltar o quão importante o isolamento social é e já fazer um contraste com as dificuldades enfrentadas por aqueles que não podem cumprir. Ou usar da questão histórica da gripe espanhola e fazer uma comparação com os dias atuais. Cadê seu tópico frasal? Seu ponto de vista? Crítica? Recomendo refazê-lo.
D2:
Esse seu segundo parágrafo trouxe a sua suposta tese em uma parte só. Num todo, gostei, mas poderia separá-los em dois e detalhar cada um dos problemas. Agora vejo que seus argumentos estão pautados em duas consequências deste isolamento social. Então, precisam estar divididos, pois do jeito que está, configura sua estrutura como desorganizada.
Conclusão:
No geral, gostaria de salientar uma contradição: nesses tempos o indicado é que as pessoas que podem permaneçam em casa, mas, instalando internet gratuita em locais públicos, não estaria incentivando as pessoas à irem até esses locais e assim possibilitando uma aglomeração? Sobre as outras soluções, tens de completá-las, apresentando agente, meio, modo, fim e detalhamento.
Boa sorte! Continue escrevendo.
o problema da obesidade infantil
ananda.
Oi, meu anjo. Como vai? Vamos à sua redação. Vou separá-la em tópicos para facilitar sua compreensão. Introdução: Logo no início você comete um truncamento, ou seja, você corta gramaticalmente um período que não deveria ser cortado. Refiro-me a ''Ao analisar o tema obesidade infantil. Percebe-se queLeia mais
Oi, meu anjo. Como vai?
See lessVamos à sua redação. Vou separá-la em tópicos para facilitar sua compreensão.
Introdução:
Logo no início você comete um truncamento, ou seja, você corta gramaticalmente um período que não deveria ser cortado. Refiro-me a ”Ao analisar o tema obesidade infantil. Percebe-se que hã muito tempo é visto como…” O certo seria: Ao analisar o tema obesidade infantil percebe-se que há muito tempo….”. Seguindo, acho que você poderia ter desenvolvido um pouco mais esta parte do texto, trazendo algum contexto, repertório, citado algum fato e abusado um pouco mais deste vasto assunto.
D1:
Tópico frasal razoável. Não esqueça! Residências tem acento. O dado estático foi um belo incremento para este parágrafo, mas acho que você poderia ir um pouco além, discorrer mais sobre a falta desta educação alimentar. Por que que as famílias não se importam com a educação alimentar dos filhos? Mais uma ou duas linhas desenvolvendo, ficaria deveras melhor.
D2:
”Além”. Achei este parágrafo muitíssimo pertinente. O único adendo é que faça um pequeno fechamento ao conclui-lo. Por exemplo: Logo, a questão da obesidade infantil é fomentada pela indústria alimentícia que não poupa esforços em propagá-la”. Falando em infantil, evite a repetição de palavras. Busque por sinônimos para deixar seu texto ainda melhor.
Conclusão:
Achei ótimo que em todos os parágrafos você fez questão em retomar o tema para deixar explícito para o leitor sobre a problemática, mas como disse há pouco, não repita tanto as palavras. Estipule um limite de no máximo três ou quatro vezes, use jogo de palavras, tente deixar o seu texto o mais rico o possível. Sobre a proposta de intervenção em si, lembre-se que ela DEVE estar completa, apresentando agente, meio, modo, fim e detalhamento para pelo menos umas das soluções. Você apresentou na primeira agente e meio, mas como o governo deve fiscalizar? Para quê? E de que forma? Do mesmo modo para a segunda solução.
No mais, texto em potencial, mas deve ser revisto alguns pontos para te garantir uma boa nota. Continue tentando!
PROBLEMAS DO SISTEMA CARCERARIO BRASILEIRO
ananda.
Olá novamente! Vejo que está empenhada. Vamos a sua redação. À priori, ótimo tema escolhido. Vou separar a correção em tópicos para tornar o entendimento mais fácil. Introdução: Nunca esqueça que ao usar períodos históricos e instituições é preciso fazer uso da letra maiúscula, ou seja, Idade MédiaLeia mais
Olá novamente! Vejo que está empenhada.
See lessVamos a sua redação. À priori, ótimo tema escolhido. Vou separar a correção em tópicos para tornar o entendimento mais fácil.
Introdução:
Nunca esqueça que ao usar períodos históricos e instituições é preciso fazer uso da letra maiúscula, ou seja, Idade Média e Igreja Católica. Concordas que no período da Era Medieval, as ações da Igreja Católica iam deveras além de apenas uma reclusão da sociedade? As atrocidades cometidas foram tantas que podemos fazer uma comparação com o que ocorre nos dias de hoje. Autoridades que abusam do poder e acabam cometendo atos que violam os direitos humanos. Vale ressaltar que sua tese deve estar explícita para o corretor ao ler. Então, não poupe palavras e fale mesmo na cara o que julga o ser as causas, as consequências do problema em pauta.
D1:
Sobre seu primeiro desenvolvimento, citou o problema da superlotação. Dados, uma citação, tudo formidável. Mas eu quero que você imagine ao escrever que o corretor não faça ideia do porque a superlotação é um problema do sistema carcerário e é justamente é o que você deve delimitar. É um problema por que falta controle dos presídios? É um problema por que é um destrato para com os humanos que ali estão? São as possíveis perguntas que um leitor possa ter que você deve responder.
D2:
Muita curta! Discorra mais. Torno a falar sobre o detalhamento, as respostas para as dúvidas que os leitores ao passarem o olho por seu texto possam ter. Por que os presidiários estão mais vulneráveis ao álcool ou as drogas? Será que o descaso por parte do governo com eles tem algo a ver?
Conclusão:
Você fez um projeto para sua proposta de intervenção. Ela está boa, mas precisa ser mais enfática e detalhada. Quem deve reduzir o números de presos, quem deve criar programas de reabilitação? Como eles devem fazer? Por meio de que ações? Com que finalidade.
Lembre-se que os parágrafos do texto estão totalmente interligados. Aqui vai uma dicas para ter nortear melhor:
* antes de começar o texto, pense primordialmente na tese, no que você pensa sobre o assunto.
* se utilizar algum repertório histórico, tente retomá-lo na conclusão.
* organize o seu texto. logo na introdução, já dê a prévia dos dois argumentos chave que serão desenvolvidos a seguir.
* use conectivos.
Bem, é isto! Siga escrevendo. E como dica final, te recomendo assistir o canal ”poxalulu”, ela traz dicas ótimas de redação e com certeza devem te ajudar.