Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A cultura da violência infantil no Brasil
ESCXLAPIO
A priori, é válido observar que a raíz do problema é estrutural no Brasil, devido à lógica punitiva-educativa em todos os âmbitos da sociedade. Nesse sentido, a renomada historiadora Lilia Schwarcz relaciona a violência como parte da trajetória do autoritarismo brasileiro, em uma perspectiva históriLeia mais
A priori, é válido observar que a raíz do problema é estrutural no Brasil, devido à lógica punitiva-educativa em todos os âmbitos da sociedade. Nesse sentido, a renomada historiadora Lilia Schwarcz relaciona a violência como parte da trajetória do autoritarismo brasileiro, em uma perspectiva histórica envolvendo o território nacional. É notável que a banalização de qualquer manifestação violenta ainda não foi superada e, logo, no berço de tal cenário, a população infantil é diretamente afetada. Ademais, a violência no país demonstra-se cíclica, tendo em vista que os fatores ambientais geram uma constante brutalização no sentido agressor-vítima – como é retratado no trágico final da narrativa musical do grupo Facção Central(1).
1 – Qual foi o trágico final na música?
Destarte, são explicitamente necessárias políticas de contenção diante da problemática. Para tanto, o Conselho Tutelar, com base no documento jurídico do Estatuto da Criança e do Adolescente, deve agir no comando de ações de resgate mais amplas e planejadas, por intermédio, se necessário, da Polícia Civil de cada estado brasileiro. Assim, e com as devidas divulgações das atuações, o Brasil poderá, gradualmente, encarar um cenário mais otimista, protegendo a população infantil dos aspectos descritos por Lilia Schwarcz.
Contém os 5 porquês e tem uma boa proposta.
Parabéns pela redação, continue na luta que você está no caminho certo!
See less