Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A capacidade de resiliência do ser humano em situações adversas.
EnriqueJanoário
Olá Marcus Samuel. Espero te ajudar com as minhas observações, principalmente se for prestar o ENEM ou algum vestibular. Já na sua introdução você faz uma generalização ingênua e e de achismo: "É consenso que, no Brasil contemporâneo a falta de resiliência é um dos principais causadores de frustraçãLeia mais
Olá Marcus Samuel.
See lessEspero te ajudar com as minhas observações, principalmente se for prestar o ENEM ou algum vestibular.
Já na sua introdução você faz uma generalização ingênua e e de achismo: “É consenso que, no Brasil contemporâneo a falta de resiliência é um dos principais causadores de frustração, ansiedade e até mesmo depressão”. Esse consenso é consenso de quem?
No segundo parágrafo você fugiu do tema e só escreveu sobre o os efeitos do covid-19, mantenha o foco.
No terceiro parágrafo você continua descrevendo o covid-19 e não argumenta sobre a falta de resiliência do brasileiro. E na sua conclusão você não propõe nenhuma ação, só cita o já se está fazendo. A proposta deve partir de você. A redação dissertativa argumentativa precisa obedecer a norma culta, e você usa linguagem coloquial, que é escrever como se fala. Recomendo que leia artigos de opinião para ganhar vocabulário e se acostumar com a linguagem do texto opinativo. Por favor não leve para o lado pessoal as observações, as fiz, a fim de que você saiba onde melhorar.
Nota 5
Medo de sair de casa, isso é realmente necessário?
EnriqueJanoário
Olá Rana. Parabéns pelo texto! Espero te ajudar com as minhas observações. Não sei se está cursando o ensino médio e está treinado para o ENEM ou algum vestibular. Vou fazer meus apontamentos baseados nos critérios para essas redações. Redações para essas provas são dissertativas argumentativas, naLeia mais
Olá Rana.
See lessParabéns pelo texto! Espero te ajudar com as minhas observações.
Não sei se está cursando o ensino médio e está treinado para o ENEM ou algum vestibular. Vou fazer meus apontamentos baseados nos critérios para essas redações.
Redações para essas provas são dissertativas argumentativas, na qual se desenvolve uma ideia e defende-a diante de um problema social. A sua redação não é dissertativa, mas sim expositiva, apresentando a situação do país com o coronavírus. Se essa redação fosse para alguma dessas provas ela reprovaria por não atender esse critério, mas não vou considerar isso.
Seu título faz um questionamento que você não responde no texto. O título precisa anunciar o que vem no texto.
Seu texto está longo sem necessidade, ele pode ser mais enxuto e direto.
Fiquei confuso com seus últimos parágrafos. No penúltimo você critica a mídia , mas no seguinte você pede para se informarem, sem definir os critérios para escolher veículos confiáveis.
Na sua conclusão intervenção você usa “minha dica”. Em dissertação-argumentativa não se usa primeira pessoa, o discurso é sempre impessoal. No entanto sua proposta de ação é boa . Vou dar uma nota só para você quantificar a sua redação.
Introdução = 200
Desenvolvimento 1 = 100
Desenvolvimento 2= 100
Desenvolvimento 3=150
Norma-culta = 200
Total =750
Aleitamento materno no Brasil
EnriqueJanoário
Olá Abigail! Primeiramente parabéns pela escolha do tema e a sua redação. Vou dividir a correção entre os pontos fortes e o os pontos que senti falta no seu texto. Pontos fortes: sua introdução apresentando o mito romano de Rômulo e Remo, a apresentação do dilema do curto prazo da licença maternidadLeia mais
Olá Abigail!
See lessPrimeiramente parabéns pela escolha do tema e a sua redação.
Vou dividir a correção entre os pontos fortes e o os pontos que senti falta no seu texto.
Pontos fortes: sua introdução apresentando o mito romano de Rômulo e Remo, a apresentação do dilema do curto prazo da licença maternidade. e a proposta do acréscimo no tempo da licença.
Pontos em falta: Uma leitura mais global do tema apontando onde o problema é mais crítico como por exemplo alto índice de desmane nas populações pobres e de baixa escolaridade.
Na sua conclusão senti falta de uma campanha que envolva os bancos de leite, grandes interessados nessa história, e de articulação com ongs, instituições religiosas etc para maior sensibilização. Nota 750. Rumo a nota 100