Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Dificuldades no sistema carcerário.
Enail
Olá, boa tarde! Alguns pontos precisam ser revistos: 1. O uso da primeira pessoa não é recomendado, tanto no singular quanto no plural. 2. Existem poucos, mas ainda existem, erros de ortografia. 3. Algumas proposições como "em média" (linha 4), precisam ser isoladas por vírgula. 4. Para dar início aLeia mais
Olá, boa tarde!
See lessAlguns pontos precisam ser revistos:
1. O uso da primeira pessoa não é recomendado, tanto no singular quanto no plural.
2. Existem poucos, mas ainda existem, erros de ortografia.
3. Algumas proposições como “em média” (linha 4), precisam ser isoladas por vírgula.
4. Para dar início a uma enumeração ou expor uma frase que foi mencionada anteriormente, dê preferência para o uso dos dois pontos (linha10).
5. Na proposta de intervenção, sempre respondas as seguintes perguntas:
O que deve ser feito?
Quem deve fazer?
Como deve ser feito?
Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações?
6. Não traga informações novas na conclusão, os aspectos de complemento devem ser colocados no desenvolvimento (linhas 14 e 15).
7. Sempre escreva mais que o mínimo de linhas, pois, para que seja contada, a frase deve ultrapassar metade da linha.
8. A estrutura mais correta seria de quatro parágrafos (não que esta esteja errada).
9. Melhore a argumentação.
A FALTA DA EMPATIA NAS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL
Enail
Olá, boa tarde! Notei alguns problemas na sua construção textual: Primeiro parágrafo está um pouco confuso, a segunda frase ficou "solta", poderia ser escrita: Se debate frequentemente sobre respeito e discriminação, o que é a empatia, sua relevância, os reflexos positivos na vida do indivíduo e comLeia mais
Olá, boa tarde!
Notei alguns problemas na sua construção textual:
Primeiro parágrafo está um pouco confuso, a segunda frase ficou “solta”, poderia ser escrita: Se debate frequentemente sobre respeito e discriminação, o que é a empatia, sua relevância, os reflexos positivos na vida do indivíduo e como ela se apresenta ausente nas relações sociais. Sobretudo, (vírgula para destacar o advérbio) a empatia é a capacidade do ser humano de se colocar no lugar do outro, de se permitir sentir, observar os acontecimentos (evite o uso de palavras genéricas como “coisa”) e ver do mesmo jeito que o próximo (cuidado com a repetição de palavras), para que assim, ele possa compreendê-lo e ajudá-lo. A falta desse sentimento empático têm sido um problema cada vez mais crescente e preocupante.
Quanto ao segundo parágrafo, existe um número abusivo de vírgulas que prejudicam o entendimento do texto: Diariamente pode se observar nos meios de comunicação, notícias relacionadas a episódios de ódio e desrespeito praticado contra pessoas, através do machismo, xenofobia, racismo ou intolerância religiosa, por exemplo (evitar repetição). A falta de empatia está fortemente entrelaçada ao egoísmo e ao individualismo, porque (conjunção explicativa) estes sentimentos causam impactos desastrosos na vida daqueles que são vítimas dessa aversão (usar um sinônimo), incluindo distúrbios mentais, como a depressão (depressão é um problema mental, use como exemplo), ocasionando no aumento do número de suicídios (construção mais elaborada para evitar o uso da conjunção “e”).
Já o terceiro foi bem construído, mas ainda sofre alguns equívocos no posicionamento da vírgula: De acordo com uma pesquisa realizada pelo ” Mapa do Ódio” (usa-se aspas “), em 2018,(nesse caso a data deve ser separadas por vírgula) o índice de crimes de ódio no Brasil, apenas pelo gênero, raça, orientação sexual, religião e origem são assustadores, dentre estes, o feminicídio se destaca, ocorrendo em todos os 26 estados brasileiros.
Acerca do quarto, faltou dizer porque essas ações devem ser tomadas: Cabe às autoridades e à sociedade atuarem em conjunto para impedir a disseminação do ódio e da discriminação no país, de modo a debater sobre empatia com grande frequência, principalmente nas escolas e nos espaços públicos, para que fosse praticada e exercida por todos, assim como: “A gentileza gera gentileza” (Fernando Pessoa), a empatia também gera empatia.
Em resumo:
Tome cuidado com a repetição de palavras, busque usar sinônimos ou reformular frases sempre que possível.
Cuidado com o excesso de vírgulas, pois nem sempre são necessárias e podem modificar o sentido do texto ou ainda, dificultar a compreensão.
Verifique a pontuação, o apóstrofo não marca fala. Essa função cabe às aspas.
Quando for construir um período, fale mentalmente e tente analisar a praticidade de entendimento do que está sendo dito.
Releia seu texto enquanto escreve, a fim de manter a coerência.
Na proposta de intervenção sempre responda:
O que deve ser feito?
Quem deve fazer?
Como deve ser feito?
Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações?
Ps: Gostei do conteúdo e da argumentação.
Nota: 5,5/10
See less