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Origens e soluções para o problema dos relacionamentos abusivos na sociedade brasileira
Emillychris
Oii, Introdução: Pontos positivos – Usou um repertório logo no início para apresentar o tema, relacionou com os problemas no Brasil e deixou a tese bem clara. Pontos a melhorar – Troque o “onde” por algum outro termo, tente usar ele apenas para lugares físicos e eu senti um pouco a falta de opinião,Leia mais
Oii,
Introdução:
Pontos positivos – Usou um repertório logo no início para apresentar o tema, relacionou com os problemas no Brasil e deixou a tese bem clara.
Pontos a melhorar – Troque o “onde” por algum outro termo, tente usar ele apenas para lugares físicos e eu senti um pouco a falta de opinião, no sentido de você falar que essas atitudes causam prejuízos para a sociedade.
Desenvolvimento:
Pontos positivos – (1) Gostei do conhecimento que você trouxe, foi pertinente ao tema e se encaixou bem na problemática; (2) Nesse você já abordou a necessidade de tomar alguma providência a respeito, e no geral, você destrinchou os problemas da tese na mesma ordem ao longo do texto.
Pontos a melhorar – (1) O parágrafo acabou ficando muito expositivo, faltou relacionar ao fato de que era um problema a ser resolvido; (2) É melhor escrever o nome da organização por inteiro e depois, caso for mencionar novamente, colocar a sigla e eu achei que o dado ficou um pouco jogado no texto, poderia ter aprofundado um pouco mais. Ah, e só uma coisinha boba, acho que poderia trocar “ignorância” por falta de informação, sei que o sentido é o mesmo, mas assim faz com que sua ideia não seja interpretada de uma maneira pejorativa.
Conclusão:
Pontos positivos – A posposta de solução resolve os problemas abordados.
Pontos a melhorar – Faltou retomar a tese e o tema e eu achei muito confuso. Tu não deixou tão claro os 5 elementos, tanto que eu identifiquei os agentes, duas ações e o motivo, acredito que as palestras nas escolas sejam a maneira “como” faria aquilo acontecer, mas não ficou bem definido e passa como uma segunda ação facilmente.
C1: Domínio da norma culta – 200
No terceiro parágrafo, “sejam orientadas À falar” está errado, pois não pode ter acento indicativo de crase antes de verbo
C2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 160
O texto estava de acordo com tema proposto, mas o repertório estava um pouco conflituoso, porque ou ele estava sozinho no parágrafo, sem opinião ou estava apenas citado sem ser trabalhado mais a fundo.
C3: Qualidade da argumentação – 120
Pois o 1º arg estava muito expositivo sem a parte de argumentação em si, e no 2º poderia ter aprofundado com mais exemplos e situações claras.
C4: Coesão textual – 200
Tem no início de pelo menos dois parágrafos o uso de conectivos e no interior deles também.
C5: Qualidade da proposta de solução – 120
Tem, de maneira clara, apenas 3 dos 5 elementos, agente, ação e finalidade, além do mais que você não retomou o tema e muito menos a tese, fazendo com que a proposta de solução ficasse solta no parágrafo.
->800
See lessSua redação está boa, precisa apenas tomar cuidado com alguns detalhes importantes, mas que são de fácil resolução. Espero ter ajudado!!
Tema: Idosos no Brasil do século XXI: negligenciados ou valorizados?
Emillychris
Oii, Introdução: Pontos positivos – Gostei muito do trecho, apresentou bem o tema, sem apenas fazer uma cópia da proposta. Pontos a melhorar – Acho que é melhor colocar “1988” ao invés de só o 88 e poderia trocar a primeira vez que aparece “idosos” para não haver repetições. Desenvolvimento: PontosLeia mais
Oii,
Introdução:
Pontos positivos – Gostei muito do trecho, apresentou bem o tema, sem apenas fazer uma cópia da proposta.
Pontos a melhorar – Acho que é melhor colocar “1988” ao invés de só o 88 e poderia trocar a primeira vez que aparece “idosos” para não haver repetições.
Desenvolvimento:
Pontos positivos – (1º) Interessante abordar o estatuto e elencou os problemas na mesma sequência que apresentou na introdução. (2º) O filme casou perfeitamente com a problemática por conta da forma que você trabalhou e a citação também está de acordo.
Pontos a melhorar – (1º) Poderia ter trabalhado um pouco mais no problema, dando ênfase e exemplificando situações mais específicas. (2º) Eu acho que as referências poderiam ter parado no filme, porque dali para frente, no espaço que está a citação, você poderia ter colocado e marcado um pouco sua opinião, pois assim o parágrafo não ficaria tão expositivo.
Conclusão:
Pontos positivos – Apresentou uma solução que atende as necessidades expostas no decorrer do texto.
Pontos a melhorar – Não retomou nem a tese e nem o tema, poderia ter feito um período curto que, pelo menos, retomasse o tema para ficar mais harmonioso.
C1: Domínio da norma culta – 200
C2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 200
C3: Qualidade da argumentação – 160
Por conta do 1º argumento que acabou ficando só expositivo e não se aprofundou no problema e no 2º que poderia ter marcado mais sua opinião.
C4: Coesão textual – 200
C5: Qualidade da proposta de solução – 160
Atende a problemática e contém os 5 elementos, mas a construção da sua conclusão poderia ter ficado mais completa com retomada do tema/tese.
-> 920 – sua redação ficou muito boa!!
See lessEspero ter ajudado!
Pobreza Menstrual no Brasil
Emillychris
Oii, Introdução: Pontos positivos – Abordou logo no início um repertório, mas deixou um pouco vago. Pontos a melhorar – Não apresentou bem o tema e por isso a ideia ficou um pouco solta. A tese tinha os problemas a serem debatidos, mas o curto período “Logo, cabe discutir esses dois tópicos” da a imLeia mais
Oii,
Introdução:
Pontos positivos – Abordou logo no início um repertório, mas deixou um pouco vago.
Pontos a melhorar – Não apresentou bem o tema e por isso a ideia ficou um pouco solta. A tese tinha os problemas a serem debatidos, mas o curto período “Logo, cabe discutir esses dois tópicos” da a impressão que você apenas jogou essa parte para finalizar um argumento.
Desenvolvimento:
Pontos positivos – (1º) Começou muito bem, retomou o problema que você ia debater no parágrafo e ligou o repertório; (2º) Gostei da abordagem dos dados, ficou bem pertinente ao tema.
Pontos a melhorar – (1º) Do “consequentemente” para frente eu já achei que ficou um pouco confuso, o foco estava na desigualdade e nas mulheres num geral e do nada passou para a evasão escolar com o público juvenil. E a questão do equilíbrio socioeconômico solucionar o problema é verídico, mas acaba ficando muito generalizado quando poderia focar e pontuar mais coisas; (2º) Abordou infecções e doenças como problemas acerca da falta de saneamento básico, mas ficou um pouco superficial e poderia trabalhar mais a fundo nisso.
Conclusão:
Pontos positivos – As propostas de soluções atendem as questões debatidas acima.
Pontos a melhorar – Faltou retomar a tese e elencar os problemas levantados ao longo do texto.
C1: Domínio da norma culta – 160
“Constituição” dever ser com letra maiúscula; “para parte da população” deve estar entre vírgulas; E na conclusão, após mencionar os dois agentes, o “deve” deveria estar no plural, pois são dois agentes que vão praticar a ação.
Obs.: tem muito “desse” no parágrafo 2 e um deles remete as mulheres, mas está falando de período letivo nas escolas, e como você falou apenas “mulheres” o texto todo, colocar “jovem/adolescentes” nessa parte ajudaria.
C2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 200
Presença pertinente ao tema e produtiva do repertório.
C3: Qualidade da argumentação – 120
A redação segue um projeto de texto, mas há falhas na introdução com a falta da apresentação do tema, tese com algumas falhas de conexão e fluidez, primeiro argumento começa bem, mas termina sem concretizar a ideia e no segundo a uma ideia geral, porém acabou ficando um pouco superficial e por fim a conclusão não retoma a tese.
C4: Coesão textual – 200
Há a presença de conectivos no interior de todos os parágrafos e no início de pelo menos dois.
C5: Qualidade da proposta de solução – 160
Apresenta os 5 elementos na primeira proposta e 3 na segunda, sendo que ambas ajudam a solucionar os problemas. Entretanto, ele não ficou tão bem estruturado, visto que falta uma retomada da tese, ou pelo menos do tema.
-> 840
See lessEspero ter ajudado, sua redação está boa, falta apenas aprofundar algumas coisas.
Entre a saúde e o preconceito o problema da obesidade e sobrepeso no Brasil ( coloquem nota pfv )
Emillychris
Oii, C1: Domínio da norma culta – 120 Problemas com o uso da vírgula na introdução (3), grafia inadequada “Inalcançáveis“, crase no 1º argumento “devido À baixa” e algumas palavras soltas no decorrer do texto exemplo “ponto final” no 2º parágrafo. C2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prLeia mais
Oii,
C1: Domínio da norma culta – 120
Problemas com o uso da vírgula na introdução (3), grafia inadequada “Inalcançáveis“, crase no 1º argumento “devido À baixa” e algumas palavras soltas no decorrer do texto exemplo “ponto final” no 2º parágrafo.
C2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 160
Teve uma linha argumentativa, seguiu o tema proposto mas na questão do tipo textual acabou cometendo um deslize no 2º parágrafo, pois ao remeter a ideia de Maquiavel acabou usando a primeira pessoa.
C3: Qualidade da argumentação – 200
A argumentação num todo ficou boa, apenas em uma parte citaria o nome das doenças e não apenas falar que é um problema da pessoa ficar sem comer.
C4: Coesão textual – 160
Teve problemas no decorrer do texto com alguns períodos confusos ou com palavras soltas e desconexas, principalmente no 2º parágrafo
C5: Qualidade da proposta de solução – 160
Apresentou ou 5 elementos, mas acabou que não retomou a problemática e os pontos principais para solucioná-la , apenas colocou a solução e ponto.
-> 800, espero ter ajudado!
See lessA inclusão e ampliação da cidadania de pessoas trans no Brasil
Emillychris
Oii, Introdução: Pontos positivos – Bom uso do repertório já introduzindo o tema a ser debatido. Pontos a melhorar – A maneira que abordou a tese ficou um pouco mais parecida com o que estaria presente na proposta de solução do que no desenvolvimento. Não atrapalha a compreensão nem nada, mas ao aprLeia mais
Oii,
Introdução:
Pontos positivos – Bom uso do repertório já introduzindo o tema a ser debatido.
Pontos a melhorar – A maneira que abordou a tese ficou um pouco mais parecida com o que estaria presente na proposta de solução do que no desenvolvimento. Não atrapalha a compreensão nem nada, mas ao apresentar um problema e falar que a solução para esse é tal, acaba que passa essa impressão, acho que se trouxesse apenas como problemática não transmitiria esse sentido de solução.
Desenvolvimento:
Pontos positivos – Bom uso do repertório no meio da argumentação, defendendo bem a ideia apresentada.
Pontos a melhorar – No 1º argumento poderia ter finalizado ele apenas com DNA ou explicar de maneira simplória o que significa cromossomos sexuais, assim como a breve explicação que se faz nos repertórios. E no 2° argumento, senti a falta de um conectivo para iniciar o segundo período, visto que houve um corte na leitura.
Conclusão:
Pontos positivos – Apresenta os 4 elementos principais solucionando as problemáticas levantadas ao longo do texto.
Pontos a melhorar – O termo sexualidade, na maioria das vezes, está relacionado a orientação sexual (homo/hétero/bi…) e como o texto aborda transgêneros seria melhor trocar por “contemplar as diferentes identidades de gênero”.
C1: Domínio da norma culta – 120
Apresenta 2 erros de concordância no 2º parágrafo “muito(S) transfóbicos” e “aceita(M)” ambos deveriam conjugar a mesma quantia. O período “não aceita o que o indivíduo possa se identificar” acaba ficando confuso por conta do “o que o indivíduo possa”, prejudicando a fluidez e compreensão do texto. E “senão” também está errado, pois remete a caso contrário e na oração aborda caso não seja o gênero de nascença, sendo “se não” o adequado. Na conclusão deveria ser “diferentes sexualidade(S)”
C2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 200
Apresentou e desenvolveu bem o tema no decorrer do texto e os conhecimentos acrescentaram de maneira positiva o texto.
C3: Qualidade da argumentação – 160
O 2º parágrafo acaba ficando apenas expositivo sem a presença de opinião clara.
C4: Coesão textual – 200
C5: Qualidade da proposta de solução – 160
Apresenta 4 elementos sem a presença do detalhamento.
No geral sua redação está muito boa – 840 – apenas tem algumas falhas no domínio da norma culta que acabaram prejudicando um pouco seu texto. Espero ter ajudado!
See lessA SUPERVALORIZAÇÃO DA IMAGEM NAS REDES SOCIAIS
Emillychris
Introdução: Apresentou bem o tema, através do repertório, e conseguiu conciliar a ideia de uma outra cultura ao que ocorre no Brasil. A tese estava clara e gostei de já ter introduzido os temas que serão debatidos no desenvolvimento. Desenvolvimento: Gostei de como abordou os temas e conseguiu fazerLeia mais
Introdução: Apresentou bem o tema, através do repertório, e conseguiu conciliar a ideia de uma outra cultura ao que ocorre no Brasil. A tese estava clara e gostei de já ter introduzido os temas que serão debatidos no desenvolvimento.
Desenvolvimento: Gostei de como abordou os temas e conseguiu fazer os repertórios e a sua argumentação virarem um só, sem deixar pontas soltas ou ideias jogadas no meio do texto. E o fato de fechar o 3º parágrafo remetendo o caso específico da personagem ficou bem interessante.
Conclusão: Apresentou uma proposta de solução que atende as problemáticas debatidas ao longo do texto e finalizou trazendo à tona, novamente, seu conhecimento prévio. Assim as ideias e o próprio texto tornaram-se um só e não, apenas, 4 parágrafos avulsos.
C1: Domínio da norma culta – 160
Problema de coerência no 2º parágrafo pois ficaram as duas palavras “têm exercem” atrapalhando o sentido da frase, mas acredito que seja só um erro na hora de enviar e outro problema, nesse mesmo parágrafo, com uso da letra minúscula em “facebook e instagram”.
C2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 200
Conseguiu unir o tema e os conhecimentos prévios de maneira clara de natural, fazendo com que eles apenas acrescentassem no seu texto.
C3: Qualidade da argumentação – 160
Desde o início até o final, o texto seguiu uma linha argumentativa clara e sem fugir do tema proposto. A estratégia que você fez de ir retomando seus repertórios fez com que o texto ficasse mais harmonioso e cativasse o leitor. Entretanto, na conclusão você só foi colocando sua proposta de intervenção, sem ao menos retomar as ideias presente no desenvolvimento ou no próprio tema.
C4: Coesão textual – 200
Apresenta elemento coesivos ao longo do texto tanto no início dos parágrafos quanto em seu interior.
C5: Qualidade da proposta de solução – 200
Apresenta os 5 elementos e resolve a problemática abordada.
Nota – 920
See lessSeu texto ficou muito bom e adorei a forma que utilizou os conhecimentos prévios.
Causas e consequências do imediatismo na sociedade contemporânea
Emillychris
Oii, Introdução: Pontos positivos - utilizou bem o repertório já dando introdução ao tema; Pontos a melhorar – a tese poderia ser mais desenvolvida exemplificando causas e consequências, para o leitor ir com uma ideia mais clara. Desenvolvimento: Pontos positivos - desenvolveu bem as causas e conseqLeia mais
Oii,
Introdução:
Pontos positivos – utilizou bem o repertório já dando introdução ao tema;
Pontos a melhorar – a tese poderia ser mais desenvolvida exemplificando causas e consequências, para o leitor ir com uma ideia mais clara.
Desenvolvimento:
Pontos positivos – desenvolveu bem as causas e consequências, bom uso do repertório ficou bem natural no parágrafo;
Pontos a melhorar – abordaria um pouco mais a opinião a respeito das causas, ou algo que fechasse um pouco mais o pensamento.
Conclusão:
Pontos positivos – resolveu bem a problemática e apresentou os 5 elementos;
Pontos a melhorar – colocaria um conectivo antes de começar a proposta de intervenção e achei que ficou desproporcional por causa de estar muito comprida, mas se com a sua letra coube nas 30 linhas não tem problema algum.
C1: Domínio da norma culta – 160
Apenas 3 desvios: grafia errada na intro – “moderno”, conjugação no 3º e 4º parágrafo – “do imediatismo” e “a utilizar”, por ter que conjugar com população que está no singular (internet pode colocar com letra minúscula).
C2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 200
Uso de conhecimentos prévios pertinentes ao tema e utilizados de forma bem elaborada.
C3: Qualidade da argumentação – 160
A argumentação no 2º parágrafo não ficou tão bem desenvolvida, pois acabou ficando um pouco expositiva demais e ficou sem a presença da opinião.
C4: Coesão textual – 200
C5: Qualidade da proposta de solução – 200
Teu texto ficou muito bom (920) e espero ter ajudado!!
See lessTema: A importância da adoção da gestão socioambiental sustentável pelas empresas
Emillychris
Oii, Visão geral: O tema apresenta a importância da gestão sustentável para as empresas, mas no decorrer do texto o foco ficou em volta dos tipos de gestões sem ao menos trazer qualidade/defeitos sobre eles, fugindo da temática proposta. Introdução: Abordou a questão socioambiental, remetendo ao temLeia mais
Oii,
Visão geral: O tema apresenta a importância da gestão sustentável para as empresas, mas no decorrer do texto o foco ficou em volta dos tipos de gestões sem ao menos trazer qualidade/defeitos sobre eles, fugindo da temática proposta.
Introdução: Abordou a questão socioambiental, remetendo ao tema, introduzindo a ideia do que iria abordar na argumentação. Entretanto, ele ficou desconexo, com alguns erros e repetições. Você inicia bem e ao tentar relacionar os tipos, acaba apenas citando eles sem entrelaçar os assuntos e termina dando ênfase na escolha da gestão e não na sustentabilidade.
Argumento I e II: Abordou apenas o conceito por trás das gestões e não teve presença de opinião acerca do assunto. Poderia ter incluído os malefícios que aqueles sistemas causam para o meio ambiente e a importância de ter um planejamento estratégico.
Argumento III: O parágrafo começa confuso e você foca a importância/benefícios da gestão socioambiental no marketing da empresa e nos lucros que eles ganham com isso, citando até que esse tipo de protejo faz as coisas antes da lei obrigar, como se fosse algo excelente e não um dever de todos se preocuparem com o meio ambiente.
Conclusão: O texto acaba girando em torno de qual tipo de gestão escolher para se dar melhor no mercado, deixando a sustentabilidade apenas como consequência daquilo. E, perante o tema, era esperado um debate em torno dos malefícios que as empresas acabam causando para o ambiente e o porquê de ter uma política que investe na natureza seria tão relevante para o mundo num todo.
Lembrando que não sou uma profissional, mas espero ter ajudado.
See lessInfância ameaçada pela era da cibercultura
Emillychris
Oii, C1: Domínio da norma culta – 200 Apenas dois desvios: vírgula em dois pontos do texto e uma concordância nominal após modernidade líquida, “nO qual”, pois teria que conjugar no feminino. C2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 160 Uso de conhecimentos prévios pertinentes aoLeia mais
Oii,
C1: Domínio da norma culta – 200
Apenas dois desvios: vírgula em dois pontos do texto e uma concordância nominal após modernidade líquida, “nO qual”, pois teria que conjugar no feminino.
C2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 160
Uso de conhecimentos prévios pertinentes ao tema, mas com falha na relação entre repertório e argumentação.
C3: Qualidade da argumentação – 160
A argumentação no 2º parágrafo não ficou tão bem desenvolvida.
C4: Coesão textual – 200
C5: Qualidade da proposta de solução – 200
Introdução:
Pontos positivos: iniciou o texto já com um conhecimento prévio, apresentou a tese de maneira clara;
Pontos a melhorar: não citou nenhum problema sobre a imersão das crianças na cibercultura, apenas afirmou que é um. Reconheço que não precisa argumentar na introdução, mas ajudaria o leitor a compreender melhor seu ponto de vista logo no início.
Argumentação:
Pontos positivos: começou o parágrafo bem, fez um bom uso do repertório deixando seu conceito claro. E no segundo a mesma coisa, com o acréscimo de que conseguiu relacionar a questão da educação com a problemática.
Pontos a melhorar: poderia desenvolver melhor o conceito abordado relacionando com a realidade, pois ele aborta “relações fúteis e momentâneas” e o parágrafo cita os “hábitos alienantes”, então senti falta da ligação entre as duas ideias para ficar uma argumentação mais coerente e não duas coisas soltas.
Conclusão:
Pontos positivos: apresenta os 5 elementos.
Pontos a melhorar: uma retomada que relembrasse dos dois problemas abordados no texto e não apenas falar que tem que resolver. Os elementos estão presentes, mas resolve apenas um dos problemas, já que você não cita mais nada do apoio familiar, então para melhorar eu colocaria, por exemplo “com o auxílio de atividades em grupo na sala de aula, pelos professores e em casa, com o apoio dos familiares”, alguma coisa do tipo só para envolver as duas questões que você marcou.
Não sou profissional em nada da área, mas espero ter ajudado!
See lessAs consequências da romantização de crimes na sociedade brasileira (ENEM)
Emillychris
Oii, C1: Domínio da norma culta – 160 Cometeu mais de dois desvios, um na introdução ao usar o ; ao invés de : para listar os motivos, outro na argumentação que não separa “entretanto” entre vírgulas, na conclusão falta uma vírgula após o “ademais” e alguns períodos confusos. C2: Seguir o tema propoLeia mais
Oii,
C1: Domínio da norma culta – 160
Cometeu mais de dois desvios, um na introdução ao usar o ; ao invés de : para listar os motivos, outro na argumentação que não separa “entretanto” entre vírgulas, na conclusão falta uma vírgula após o “ademais” e alguns períodos confusos.
C2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 200
Bom uso de conhecimentos prévios dentro do texto.
C3: Qualidade da argumentação – 200
A tese apresentada foi debatida no decorrer do texto e a conclusão soluciona os dois problemas, mas tem partes que poderia desenvolver melhor.
C4: Coesão textual – 120
Na introdução esse período ficou muito confuso: “tem se tornado frequente por duas principais formas, tais como; a irresponsabilidade da mídia e a falta de informação ao público” – substituiria por algo assim: ‘tem se tornado frequente por duas questões/dois motivos, a irresponsabilidade da mídia juntamente com a falta…’ porque a questão de tornar-se frequente por uma forma passa uma ideia estranha por conta da maneira que foi elaborada. A conclusão também está confusa devido a separação da ação (o quê?), e por isso acabou que foi só adicionando novas ideias sem estruturar. Mas o principal no decorrer do texto é muita repetição de palavras, no 2°parágrafo tem 3 “mídias”, por exemplo, e o mesmo ocorre com “criminosos, exemplo, casal, filme, alertar, público, romantização de crimes”.
C5: Qualidade da proposta de solução – 160
A proposta atende as problemáticas abordadas no decorrer do texto, mas não sei se é por conta da estrutura usada e por dar muito a impressão de que a ação foi cortada ao meio, não consegui identificar um detalhamento na sua conclusão.
O texto está bom, só em algumas coisas que eu vejo que precisa de uma mudança, como na repetição excessiva de vocábulos, mas no geral está bem estruturado e você conseguiu defender bem as ideias e apresentar os conhecimentos prévios de maneira clara – 840.
Espero ter ajudado!
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