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Os efeitos da expansão da seca no Brasil
emanuely13
Oi, tudo bem? Então, eu não sei se você está praticando para a redação do Enem, porém, se esse for o caso, há algumas falhas. A correção acima já citou alguns erros gramaticais, então vou destacar outras coisas que faltaram. O texto pedido pelo Enem precisa ter introdução, desenvolvimento (geralmentLeia mais
Oi, tudo bem?
Então, eu não sei se você está praticando para a redação do Enem, porém, se esse for o caso, há algumas falhas.
A correção acima já citou alguns erros gramaticais, então vou destacar outras coisas que faltaram.
O texto pedido pelo Enem precisa ter introdução, desenvolvimento (geralmente 2 parágrafos) e conclusão com uma proposta de intervenção para a problemática levantada. Você acabou não desenvolvendo e nem deixando clara sua tese, assim como não criou uma proposta com os 5 critérios pedidos pela Competência 5.
Faltou também um maior uso de conectivos e outros elementos coesivos.
Enfim, eu recomendo que você procure pela Cartilha de Redação que o INEP disponibilizou em 2020, onde há dicas e o que a Redação Enem quer de você, assim como o que é usado para avaliar as competências.
Espero ter ajudado de alguma maneira, se o seu objetivo não era uma redação modelo Enem eu sinto muito, não tenho conhecimento sobre outras bancas.
Então é isso, sucesso!! ;-)
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emanuely13
Oie, tudo bem? Espero ser útil, mas lembre-se que também estou sujeita a erros. Eu gostei bastante do seu texto, você não fugiu do tema, abordou e desenvolveu bem seus argumentos, e conseguiu "costurar" todas as partes de maneira simples, porém, eficaz. C1: 160 // Demonstra bom domínio da modalidadeLeia mais
Oie, tudo bem?
Espero ser útil, mas lembre-se que também estou sujeita a erros.
Eu gostei bastante do seu texto, você não fugiu do tema, abordou e desenvolveu bem seus argumentos, e conseguiu “costurar” todas as partes de maneira simples, porém, eficaz.
C1: 160 // Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2: 200// Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio
do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
C3: 160// Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
C4: 160// Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
C5: 200// Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA: 880-900
See lessParabéns!! ;)
Os prejuízos da seca histórica para o Brasil
emanuely13
Oi, tudo bem? Vamos lá 1° parágrafo: em relação a gramática, deve se espaçar a palavra do hífen como em "Suassuna- os", o correto seria "Suassuna - os". Houve um erro de concordância que pode não ter sido intencional em "desse recursos", o correto é "desses recursos". 2° parágrafo: nome de país é seLeia mais
Oi, tudo bem?
Vamos lá
1° parágrafo: em relação a gramática, deve se espaçar a palavra do hífen como em “Suassuna- os”, o correto seria “Suassuna – os”. Houve um erro de concordância que pode não ter sido intencional em “desse recursos”, o correto é “desses recursos”.
2° parágrafo: nome de país é sempre com letra maiúscula, se atente a isso. Acho que você queria utilizar “Sob esse ponto de vista” ao invés de ‘Sobre’, outro erro causado pela falta de revisão.
3° parágrafo: “uma país” = “um país”. Erro de concordância em “os consumidores gerir”, o correto seria ‘gerirem’.
4° parágrafo: ‘lógica’ não precisa ser escrito com letra maiúscula.
Acho que a maioria dos erros que observei foram causados pela falta de revisão do texto, se atente a isso na próxima vez. Também vi algumas inadequações a respeito do uso da vírgula, mas como não sou muito boa nessa área, preferi não apontar para evitar erros.
O seu texto não é ruim, creio que quanto mais você treinar vai conseguir diversifica-lo mais com sinônimos e ideias, que algumas vezes fizeram falta pois ajudaria a desenvolver mais sua tese e o próprio tema.
C1: 120
C2: 160
C3: 120
C4: 120
C5: 160
Nota: 680-700
Espero ter ajudado. ;)
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emanuely13
Oi, tudo bem? Espero poder ajudar No primeiro parágrafo acho que você poderia ter utilizado aspas na hora de se referir ao termo"internet das coisas". Não sei se é uma regra, mas costumo ver esse uso com frequência. No segundo parágrafo você poderia ter explicado a sigla "IoT" e depois tê-la usado sLeia mais
Oi, tudo bem? Espero poder ajudar
No primeiro parágrafo acho que você poderia ter utilizado aspas na hora de se referir ao termo”internet das coisas”. Não sei se é uma regra, mas costumo ver esse uso com frequência.
No segundo parágrafo você poderia ter explicado a sigla “IoT” e depois tê-la usado sem a definição, eu mesma não tinha me dado conta de que era “internet of things” como a correção acima ressaltou. E, caso eu não esteja enganada, acho que você trocou a ordem das letras ao utilizar a sigla no final do parágrafo. (Caso seja outra coisa, me desculpe, não conheço muito a respeito).
Acho que faltou o uso de mais conectivos, eles fazem os parágrafos e as próprias ideias ficarem mais interligadas e são fatores cobrados em uma das competências.
C1: 160// Não sou a mais adequada para avaliar essa competência de maneira crítica.
C2: 160/ Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. (Tenho dificuldade na hora de avaliar essa competência também)
C3: 160// Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
C4: 160// Faltou uma maior diversificação de recursos coesivos
C5: 200// Não vi problemas em sua proposta
NOTA: 840
Lembrando que não sou profissional e também cometo erros, mas espero ter ajudado. ;)
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emanuely13
Oi, tudo bem? Já gosto de enfatizar que estou muito longe de ser uma profissional e também estou sujeita a errar, ainda assim espero poder ajudar. C1: 200 Não sou a melhor pessoa para analisar a gramática, porém vi apenas duas situações que você pode tentar não repetir: a maneira correta de se escreLeia mais
Oi, tudo bem? Já gosto de enfatizar que estou muito longe de ser uma profissional e também estou sujeita a errar, ainda assim espero poder ajudar.
C1: 200
Não sou a melhor pessoa para analisar a gramática, porém vi apenas duas situações que você pode tentar não repetir: a maneira correta de se escrever “6°” é “6.º” (isso vale para os outros números ordinais, se eu não me engano). Outra coisa que pode ser evitada é o uso de expressões como “grande quantidade” pois pode ser considerada prolixa, “abundância” e “excesso” são boas substituições. Mas isso não é nada grave, creio que não afetaria sua nota.
C2: 160
“Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.” Para mim o texto está ótimo, porém tenho dificuldade em analisar essa competência de forma mais crítica.
C3: 200
“Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.” Como o tema é amplo, acho que você soube bem encaixar o que essa competência pede.
C4: 160
“Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.”
C5: 200
“Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.” Você respondeu as “perguntas” que são sugeridas nessa competência de maneira clara e dinâmica, simples assim.
NOTA: 920
Parabéns!! :)
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emanuely13
Oi, tudo bem? Espero poder te ajudar, mas fique ciente que posso cometer erros também. Gostei muito da sua introdução e conclusão, porém achei que os parágrafos de desenvolvimento ficaram incompletos; poderia ter sido acrescentado mais alguma coisa (citação, dados estatísticos...) no segundo parágraLeia mais
Oi, tudo bem? Espero poder te ajudar, mas fique ciente que posso cometer erros também.
Gostei muito da sua introdução e conclusão, porém achei que os parágrafos de desenvolvimento ficaram incompletos; poderia ter sido acrescentado mais alguma coisa (citação, dados estatísticos…) no segundo parágrafo, por exemplo.
Sendo assim:
C1: 160// Há alguns desvios gramaticais. “Esperasse” acho que seria “espera-se”, faltou acento em palavras como “vítima”, creio que na primeira fase do 2° parágrafo não tem a necessidade do “que”.
C2: 160// Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Acho que faltou apenas consistência na forma de argumentar.
C3: 180// Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
C4: 180// Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
C5: 200// Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA: 840-880.
Obs.: A nota ‘180’ não é utilizada pelo INEP para avaliação, até onde eu sei, mas achei que seria justo usar nesse caso.
É isso, espero ter ajudado. :)
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emanuely13
Oi, tudo bem? Espero ajudar, mas fique ciente de que também posso cometer erros. C1: 180// Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. C2: 160// Desenvolve o tema por meio de argumentaçãoLeia mais
Oi, tudo bem? Espero ajudar, mas fique ciente de que também posso cometer erros.
C1: 180// Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2: 160// Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Você sabe a estrutura da redação, porém creio que faltou um “desenvolvimento no desenvolvimento”, poderia ter acrescentado mais.
C3: 160// Como citei anteriormente você poderia ter desenvolvido melhor sua argumentação, o 2° e o 3° parágrafo parecem estar incompletos.
C4: 180// Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
C5: 160// Faltou detalhamento.
NOTA: 840.
See lessÉ isso, espero ter ajudado. :)
Obs.: A nota ‘180’ não é utilizada pelo INEP para avaliação, até onde eu sei, mas achei que seria justo usar nesse caso.
Uma proposta boa demais pra ser verdade.
emanuely13
C1: 160/ "Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita." Eu não sou a melhor pessoa para avaliar a questão gramatical por isso não dei nota máxima, mas não encontrei muitos deslizes no seuLeia mais
C1: 160/ “Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.” Eu não sou a melhor pessoa para avaliar a questão gramatical por isso não dei nota máxima, mas não encontrei muitos deslizes no seu texto.
C2: 200/ Não houve fuga ao tema, usou (e soube como utilizar) bons repertórios.
C3: 200/ “Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.”
C4: 160/ “Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.” Sou leiga nessa competência também, por isso essa nota. :)
C5: 160/ A estrutura da conclusão está ótima, e você colocou ótimas propostas. Acho que faltou um maior detalhamento, mas entendo que talvez não houvesse mais linhas para tal e ainda assim você conseguiu sintetizar muito bem.
NOTA: 880. Como eu sou leiga em algumas competências a minha nota acabou sendo essa, mas não duvido que você tiraria +900 facilmente.
Espero ter ajudado, desculpa qualquer erro. ;)
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emanuely13
Oi, tudo bem? Primeiramente, na sua introdução você utilizou uma boa fonte e depois a "desmentiu", tenha cuidado com isso pois você citou algo que tem muita credibilidade e não desenvolveu posteriormente argumentos a altura para provar o que você supôs nesse início. Você poderia também ter deixado mLeia mais
Oi, tudo bem?
Primeiramente, na sua introdução você utilizou uma boa fonte e depois a “desmentiu”, tenha cuidado com isso pois você citou algo que tem muita credibilidade e não desenvolveu posteriormente argumentos a altura para provar o que você supôs nesse início. Você poderia também ter deixado mais claro quais seriam os argumentos que você iria defender nos dois parágrafos seguintes.
No primeiro desenvolvimento você não utilizou de nenhum repertório para comprovar o que defende, isso pode ser prejudicial, e você deveria ter escolhido apenas uma tese para desenvolver com mais profundidade; ou a visão errada que as pessoas tem a cerca dos jogos, ou o sensacionalismo e a negligência da mídia a cerca do mesmo, por exemplo.
No segundo desenvolvimento você usa um repertório, mas ele fica perdido em meio ao parágrafo. Mais uma vez, você poderia ter utilizado outro repertório para comprovar o que diz. Uma boa maneira de fazer isso, é citando no primeiro *parágrafo os pontos positivos dos jogos, e no segundo **parágrafo os pontos negativos.
A sua proposta foi muito radical, visto que você nem comprovou anteriormente o que reforçou nessa conclusão; tenha cuidado com isso. Você não foi a fundo em nenhuma das propostas citadas, tente fazer isso citando: quem vai fazer, de que maneira, através de que e qual será o resultado de tudo isso.
Houve alguns erros gramaticais, e faltou o uso de alguns elementos como conectivos que ajudam a redação a ficar mais coesa.
Enfim, essa foi minha análise.
(Llembrando que eu não sou nenhuma profissional e também posso ter errado em algum momento aqui.) :-)
* Primeiro parágrafo de desenvolvimento
See less** Segundo parágrafo de desenvolvimento
Liberação de armas de fogo: segurança ou ameaça para o cidadão?
emanuely13
Oi, tudo bem? Eu não tenho o hábito de corrigir modelos de redação sem ser o do NEM mas irei tentar. Expressão (coesão e modalidade): Há alguns erros ortográficos básicos que podem ser eliminados ao se revisar com atenção a redação, tente ler em voz alta para ver se tal palavra ou frase não ficará "Leia mais
Oi, tudo bem? Eu não tenho o hábito de corrigir modelos de redação sem ser o do NEM mas irei tentar.
Expressão (coesão e modalidade): Há alguns erros ortográficos básicos que podem ser eliminados ao se revisar com atenção a redação, tente ler em voz alta para ver se tal palavra ou frase não ficará “estranha”, isso pode ajudar com a questão da pontuação que também foi deixada de lado, como a ausência de algumas vírgulas. Acho que a conclusão ficou com muita cara de introdução, era melhor não ter falado que as armas de fogo tem pontos negativos, pois não vai ter como desenvolver isso mais.
Nesse caso eu também acho que você deveria ter desenvolvido apenas o lado bom ou o lado ruim, pois responderia melhor a pergunta do tema.
Ainda assim, você não fugiu do tema, e não negligenciou a estrutura da redação.
Nota: 30/50
Espero ter ajudado, desculpe por qualquer erro, realmente não estou familiarizada com esse tipo de redação.
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