Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Os efeitos da ausência de políticas sociais apropriadas ao preparo dos jovens ao mercado de trabalho
Ema.nuelly
Introdução: muito boa, eu só contextualizaria melhor a canção do Cazuza, parece que só o nome da canção já dá o corpo e as vezes a letra é o completo oposto do título, para não cair nisso escreva pelo menos um pouco da canção e amarre com a ideia do texto. D1: Como você sabe que muitos jovens não coLeia mais
Introdução: muito boa, eu só contextualizaria melhor a canção do Cazuza, parece que só o nome da canção já dá o corpo e as vezes a letra é o completo oposto do título, para não cair nisso escreva pelo menos um pouco da canção e amarre com a ideia do texto.
D1: Como você sabe que muitos jovens não concluíram o 2 grau? É preciso embasar, se não vai ficar sendo somente achismo seu. Você segue falando sobre pessoas qualificadas que sua MAIOR busca é países de renda alta, precisa também de embasamento, caso contrário comprometerá muito sua argumentação.
D2: Seu D2 está pequenino, não é? Aqui você pode crescer bem mais o seu texto, utilizou argumentos, embasou e foi excelente, no entanto sua sequência frasal está confusa causando dúvidas no leitor sobre o que o IPEA de fato está embasando.
Conclusão: boa, mas pode melhorar e ver bem como: ao invés de Estado, utilize um dos seus ministérios(é mais fácil), ou então você pode utilizar assim ” o Estado, na esfera do Poder Executivo…”, (fica mais detalhado assim) nessa sua conclusão você poderia ter aliado o Mec e o Ministério da Saúde para desenvolverem na grade curricular do aluno palestras e aulas ministradas por psicólogos e professores sobre a importância de cuidar da saúde mental desde jovem, pois reverbera em um adulto saudável para lidar com as frustrações de um mercado de trabalho conturbado.
(leia bastante redação nota mil nessa reta final, para você pegar os “pulos do gato” que te facilitam na hora da escrita)
See lessEnfim, é isto, você só precisar aparar as rebarbas. Boa sorte!!!!!!!!
Impactos da polarização política no Brasil
Ema.nuelly
Sua redação tem um bom corpo, no entanto você ainda parece deslizar um pouco em cada parágrafo, portanto vou te listar o que pode te ajudar a melhorar Introdução: Você inicia seu texto do nada, coloca um ponto final, inicia novamente, isso não tá correto. Você precisa amarrar suas ideias, a tese daLeia mais
Sua redação tem um bom corpo, no entanto você ainda parece deslizar um pouco em cada parágrafo, portanto vou te listar o que pode te ajudar a melhorar
Introdução: Você inicia seu texto do nada, coloca um ponto final, inicia novamente, isso não tá correto. Você precisa amarrar suas ideias, a tese da tábula rasa serviria de argumento de autoridade em seu Desenvolvimento 2 e você acabou “gastando” ele em uma introdução torta. Veja bem, não está errado, mas dê preferência a nome de peso, como o Locke, para um Desenvolvimento, já que a introdução você não precisa provar nada a ninguém. Se você analisar bem a redação, a Intro não passa se um parágrafo expositivo, por isso utilize coisas mais palpáveis a você, como por exemplo: filmes, series, quadros, música, livros, história e etc.
Exemplo de como você poderia fazer, é só um exemplo e como fiz rápido pode conter algumas falhas gramaticais, no entanto sempre faço dessa maneira e dá MUITO certo.
“Na Guerra Fria, momento de tensão política e social vivenciado pelo mundo pós-guerra, grandes potências polarizaram discussões e colocaram novamente países sob uma dura perspectiva de vivenciar uma nova onda de guerra. Ao longo dos anos percebe-se que embora a Guerra Fria tenha ficado para trás, novas maneiras de polarização surgiram no Brasil, sendo uma delas, a política. Com base nesse viés… (a partir daqui você indica sobre o que vai tratar seu D1 e D2)”
Desenvolvimento 1: Seu D1 está muito legal, só acredito que deva desenvolvê-lo mais com seu ponto de vista, devo dizer também que aqui caberia muito bem a teoria da tábula rasa, assim deixando o Zygmund para o D2
Desenvolvimento 2: infelizmente, seu D2 só tem achismos, não leve a mal, mas você PRECISA embasar sua ideia de que estudantes passam por doutrinação, com algum dado estatístico, algum estudioso sobre o assunto, etc. É um erro grave e pode até tornar seu texto um amontanhado expositivo
Conclusão: você deu duas soluções para os dois problemas, no entanto a sua segunda solução do Ministério das Comunicações está incompleta e para o ENEM ela seria desconsiderada e aceita apenas a primeira que está mais completinha. Dica: não coloca “deveria” isso deixa sua argumentação em tom de dúvida, parece que nem você acredita nisso, utiliza um Deve/Cabe cairá bem melhor.
Enfim é isto, boa sorte!
See lessAssédio sexual em questão no Brasil
Ema.nuelly
Sua redação está MUITO bem estruturada, mostra que você compreendeu bem a ideia de um texto dissertativo argumentativo, assim sendo vou te listar coisas que você agora só precisará aparar as rebarbas para sua nota crescer ainda mais 1- Sua gramática tem alguns deslizes e como são mais de 2, ou seja,Leia mais
Sua redação está MUITO bem estruturada, mostra que você compreendeu bem a ideia de um texto dissertativo argumentativo, assim sendo vou te listar coisas que você agora só precisará aparar as rebarbas para sua nota crescer ainda mais
See less1- Sua gramática tem alguns deslizes e como são mais de 2, ou seja, já chamam atenção, inclusive na concordância. O corretor pode te tirar muita nota disso. (gramática também é um problema pra mim kkk)
2- Diversificar seus argumentos de autoridade: No D1 você abre com uma frase do Albert Einstein, no entanto de nada tem haver com o seu tema proposto, isso é muito MUITO importante quando se estuda redação, suas autoridades tem que ser válida, você poderia ter citado nessa questão de abuso inúmeros pilares sejam filósofos(as), autores(as) (por exemplo: Hannah Arendt com a banalidade do mal, Clarissa Pinkola Estés….)
3- Sua Conclusão está sem força, você não pode colocar o MEC ou palestras nas escolas em sua conclusão se no seu desenvolvimento você não trata sobre essa defasagem nas escolas entende? é preciso seguir uma lógica, se você tivesse trocado o MEC pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e colocado como aliado as secretarias estaduais faria mais sentido.
Você escreve muito bem só precisa ajustar as pontinhas que vai dar 900+ de certeza, boa sorte!
A inclusão de ex-detentos no mercado de trabalho brasileiro
Ema.nuelly
Gostei da sua redação vou te listar os pontos que acredito que podem te prejudicar (sempre me prejudicam) a chegar nos 900+: Seu repertório cultural é desconexo com o tema, ou seja, como a amiga disse acima "o que Nelson Mandela tem haver com ex-detentos?", Paulo Freire também não coube ai (caberiaLeia mais
Gostei da sua redação vou te listar os pontos que acredito que podem te prejudicar (sempre me prejudicam) a chegar nos 900+:
Seu repertório cultural é desconexo com o tema, ou seja, como a amiga disse acima “o que Nelson Mandela tem haver com ex-detentos?”, Paulo Freire também não coube ai (caberia em uma redação com temática educacional tranquilamente), como é um tema com problemática de políticas sociais você poderia usar Celso Furtado ele tem ideias interessantíssimos sobre problemas sociais brasileiros.
Você também tem alguns desvios gramaticais, 2 na mesma linha inclusive, que podem te prejudicar (minha dor de cabeça é gramática também kkkk) porque os corretores permitem 1 ou outro desvio, mas chega um momento que eles tiram muito ponto!
Por fim, sua conclusão é confusa, as leis que resguardam detentos e exs já existem, o ideal seria investir em fiscalizar sua efetivação! Seu ponto sobre fechar acordos com empresas para ajudar na ressocialização é muito boa, só precisa ser melhor exposta, por exemplo: o que a empresa ganharia em troca para contratar essas pessoas? isenção/desconto em impostos? divulgação gratuita? é interessante que o acordo seja positivo para ambas as partes.
É isto, estude tópicos (educação, tecnologia, saúde, desigualdades…) para redação é melhor que estudar temas, boa sorte!
See less