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O sistema carcerário brasileiro
Ellensbc
I. Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160 II. Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domíLeia mais
I. Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160
II. Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. 200
III. Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. 160
IV. Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. 200
V. Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. 200
Minha opinião: em geral, achei seu texto excelente, só alguns detalhes que observei:
– não foi um problema nesse texto, mas você pode também criar 2 teses no lugar de uma só na introdução (ex.: superlotação e os impasses no processo de reintegração social dos presidiários)
– o conectivo “em primeira análise” não está mais sendo considerado como conectivo de retomada, então você pode substituir por opções mais fáceis de o corretor aceitar (ex.: nesse contexto, nesse sentido, vale ressaltar)
– em algumas partes do texto faltam mais explicações, como no desenvolvimento 1, que diz “…as efetivas políticas públicas do Estado, que não são eficazes em resolver essa chaga,…” -> depois de cada afirmação que fizer, se pergunte por quê e de onde vem tal pensamento, tente sempre deixar tudo explicadinho pro corretor a fim de evitar que ele faça essas perguntas, pois o ENEM agora está se direcionando mais ainda pra argumentação (competência 3)
– em algumas partes também, vi alguns equívocos quanto à aplicação da vírgula (ex.: 4° parágrafo: “haja vista, que” -> haja vista que ; 5° parágrafo: “…espera-se que a Constituição…de 1988, garanta” -> …que a Constituição de 1988 garanta (sem vírgula antes de verbo))
Espero que eu possa ter ajudado de alguma forma😁, eu não tenho tanta experiência em corrigir redações kkk
See lessNota: 920👏
Desafios da polícia de fronteira no Brasil
Ellensbc
I. 200 - boa diversidade de palavras II. 80 - algumas partes do texto (2o e 3o parágrafos) se encontram expositivas, argumente mais, apresentando causas e consequências de acordo com o repertório citado, deixando seu ponto de vista claro. III. 200 IV. 160 - é interessante propor as teses na introduçLeia mais
I. 200 – boa diversidade de palavras
See lessII. 80 – algumas partes do texto (2o e 3o parágrafos) se encontram expositivas, argumente mais, apresentando causas e consequências de acordo com o repertório citado, deixando seu ponto de vista claro.
III. 200
IV. 160 – é interessante propor as teses na introdução, para o leitor ter a previsão do que será discutido.
V. 200
Total – 840