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Prática do cancelamento
Akarolina
Segue a correção de acordo com critérios do Enem: Competência 1 – 120 Gramática O estudante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita. Fonte: INEP Competência 2 – 120 Abordagem do tema,Leia mais
Segue a correção de acordo com critérios do Enem:
Competência 1 – 120
Gramática
O estudante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita. Fonte: INEP
Competência 2 – 120
Abordagem do tema, tipologia textual e repertório
O estudante desenvolve o tema por meio de argumentação pouco consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Fonte: INEP
Competência 3 – 120
Ponto de vista e projeto textual
O estudante apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. Fonte: INEP
Competência 4 – 120
Coerência e coesão
Presença expressiva de elementos coesivos poucas repetições e sem inadequação.
Competência 5 – 120
Proposta de intervenção
O estudante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema limitada à discussão desenvolvida no texto. Fonte: INEP
– O seu paragrafo de introdução ficou bem extenso, cuide para que ele seja apenas introdutório e use os dois parágrafos de desenvolvimento para argumentar mais, ficou um pouco expositivo
– Apresente dados que comprove sua tese
Continue praticando tenho certeza que vai conseguir melhorar cada vez mais !
See lessEspero ter ajudado 😊
Os efeitos da pandemia na saúde mental
Akarolina
No geral achei uma ótima redação, só faltou um pouco mais de argumentação uma vez que ela ficou bastante expositiva. Tirando isso gostei da sua redação Vou avaliar com os critérios do Enem Competência 1 – 120 Gramática O estudante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portugueLeia mais
No geral achei uma ótima redação, só faltou um pouco mais de argumentação uma vez que ela ficou bastante expositiva.
Tirando isso gostei da sua redação
Vou avaliar com os critérios do Enem
Competência 1 – 120
Gramática
O estudante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita. Fonte: INEP
Competência 2 – 140
Abordagem do tema, tipologia textual e repertório
O estudante desenvolve o tema por meio de argumentação pouco consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Fonte: INEP
Competência 3 – 140
Ponto de vista e projeto textual
O estudante apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. Fonte: INEP
Competência 4 – 170
Coerência e coesão
Presença expressiva de elementos coesivos poucas repetições e sem inadequação.
Competência 5 – 120
Proposta de intervenção
O estudante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema limitada à discussão desenvolvida no texto. Fonte: INEP
Continue praticando tenho certeza que vai conseguir melhorar cada vez mais !
See lessEspero ter ajudado 😊
Maternidade Compulsória
Akarolina
Olá! Segue a correção Competência 1 - 120 Gramática O estudante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita. Fonte: INEP Competência 2 - 120 Abordagem do tema, tipologia textual e repertórLeia mais
Olá! Segue a correção
Competência 1 – 120
Gramática
O estudante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita. Fonte: INEP
Competência 2 – 120
Abordagem do tema, tipologia textual e repertório
O estudante desenvolve o tema por meio de argumentação pouco consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Fonte: INEP
Competência 3 – 120
Ponto de vista e projeto textual
O estudante apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. Fonte: INEP
Competência 4 – 120
Coerência e coesão
Presença expressiva de elementos coesivos poucas repetições e sem inadequação.
Competência 5 – 120
Proposta de intervenção
O estudante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema limitada à discussão desenvolvida no texto. Fonte: INEP
– Cuidado com a pontuação indevida , não use tantos pontos finais , deixe sua frase um pouco mais longa
– Apresente dados que comprove sua tese
– Estude um pouco sobre os elementos conectivos para não usar eles de forma incorreta
– Faltou um pouco mais de informações na sua conclusão
See lessContinue praticando tenho certeza que vai conseguir melhorar cada vez mais !
Espero ter ajudado 😊
Caminhos para suavizar a obesidade infantil no Brasil
Akarolina
Competência 1 - 160 Gramática O estudante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita. Fonte: INEP Competência 2 - 160 Abordagem do tema, tipologia textual e repertório O estudante desenvoLeia mais
Competência 1 – 160
Gramática
O estudante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita. Fonte: INEP
Competência 2 – 160
Abordagem do tema, tipologia textual e repertório
O estudante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Fonte: INEP
Competência 3 – 120
Ponto de vista e projeto textual
O estudante apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. Fonte: INEP
Competência 4 – 120
Coerência e coesão
Presença expressiva de elementos coesivos poucas repetições e sem inadequação.
Competência 5 – 160
Proposta de intervenção
O estudante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Fonte: INEP
– Cuidado com as palavras repetidas, use os sinônimos vai te ajudar bastante.
See lessCuidado também para não apresentar um problema e depois colocar ele como proposta de intervenção .
Espero te ajudado 😊😊
DEBATE SOBRE A SAÚDE MENTAL NO ÂMBITO ESPORTIVO
Akarolina
Competência 1 160 Gramática O estudante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita. Fonte: INEP Competência 2 200 Abordagem do tema, tipologia textual e repertório O estudante desenvolveLeia mais
Competência 1
160
Gramática
O estudante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita. Fonte: INEP
Competência 2
200
Abordagem do tema, tipologia textual e repertório
O estudante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Fonte: INEP
Competência 3
160
Ponto de vista e projeto textual
O estudante apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, organizados, em defesa de um ponto de vista. Fonte: INEP
Competência 4
200
Coerência e coesão
Presença expressiva de elementos coesivos inter** e intraparágrafos** E raras ou ausentes repetições E sem inadequação. Fonte: INEP
Competência 5
160
Proposta de intervenção
O estudante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Fonte: INEP
Uma correção básica, é Carta Magna e não Magna carta 😉
See lessEspero ter ajudado 😊
Os desafios no combate a ansiedade na sociedade contemporânea
Akarolina
Competência 1 80 Gramática O estudante demonstra pouco domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com desvios gramaticais e de convenções de escrita. Fonte: INEP Competência 2 100 Abordagem do tema, tipologia textual e repertório O estudante desenvolve o temaLeia mais
Competência 1
80
Gramática
O estudante demonstra pouco domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com desvios gramaticais e de convenções de escrita. Fonte: INEP
Competência 2
100
Abordagem do tema, tipologia textual e repertório
O estudante desenvolve o tema por meio de argumentação pouco consistente e apresenta pouco domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Fonte: INEP
Competência 3
120
Ponto de vista e projeto textual
O estudante apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. Fonte: INEP
Sobre a competência 3
Competência 4
100
Coerência e coesão
Presença regular de elementos coesivos inter E/OU intraparágrafos E/OU algumas repetições E/OU algumas inadequações. Fonte: INEP
Sobre a competência 4
Competência 5
100
Proposta de intervenção
O estudante elabora a proposta de intervenção, com falta de informações , relacionadas ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Fonte: INEP
Sugiro que você estude sobre as competências do enem (se for pra isso que está estudando ) , procure saber um pouco mais sobre a estrutura de uma redação, sobre coesão e coerência e apresente dados como frases ou relacionados a uma pesquisa isso ajuda bastante. Veja vídeos no YouTube sobre redação, e lembre-se é escrevendo que a gente aprende então continue, certeza que você consegue! 😊
See lessTÍTULO: Virtude Moderadora TEMA: preservação da saúde mental em atividades de alta performance
MirellyK
Para Aristóteles, a virtude moral é adquirida pelo hábito e excessos devem ser evitados. Entretanto, o atual modelo econômico brasileiro vai de encontro à filosofia aristotélica, uma vez que a saúde mental é negligenciada. Tal negligência deriva da cultura meritocrática exacerbada, que cobra cada veLeia mais
Para Aristóteles, a virtude moral é adquirida pelo hábito e excessos devem ser evitados. Entretanto, o atual modelo econômico brasileiro vai de encontro à filosofia aristotélica, uma vez que a saúde mental é negligenciada. Tal negligência deriva da cultura meritocrática exacerbada, que cobra cada vez mais da sociedade, e de preconceitos associados a distúrbios psíquicos, que dificultam a busca por tratamento.
Nessa perspectiva, o discurso meritocrático exagerado, segundo o qual o indivíduo deve alcançar a felicidade por meio de esforço individual, prejudica a saúde psíquica no Brasil. Esse discurso tem suas raízes nos ideais iluministas que combateram governos absolutistas no século XVIII. Entretanto, hoje a meritocracia serve para legitimar cobranças e pressões por melhores resultados, na educação e na vida profissional. Disso, podem surgir problemas como ansiedade, depressão, insônia, perda de libido, dentre outros problemas. Em casos extremos, a cultura meritocrática pode levar até mesmo ao suicídio daqueles que “fracassam”.
Além disso, muito (1) desses distúrbios psíquicos são vistos pela sociedade como “frescura”. Essa visão pode ser relacionado (2) ao que Durkheim chamou de “fato social”, sendo a exterioridade – influência inconsciente sobre o indivíduo — uma de suas características. Tal influência fortalece preconceitos relacionados à saúde psicológica e a busca por ajuda profissional é, muitas vezes, feita somente em quadros graves, nos quais há grande (3) possibilidades de surgirem sequelas para toda a vida. Assim, esse fato social acaba por prejudicar a saúde mental no país.
(1) Muitos
(2) Relacionada
(3) Grandes
Portanto, medidas devem ser tomadas para preservar a saúde mental brasileira. Nesse viés, o Ministério das Comunicações, aliado ao Ministério da Saúde, deve promover ações que visem, respectivamente, combater a cultura da meritocracia exacerbada e promover o hábito de cuidar da saúde psicológica. Para isso, o Ministério das Comunicações deve promover campanhas publicitárias nas diversas mídias ensinando que sacrificar tudo por “sucesso” é uma falácia que pode levar à infelicidade e enfermidades mentais. Paralelamente, o Ministério da Saúde deve implementar programas permanentes de educação psíquica e atendimento psicológico profissional mensal nas escolas de ensino fundamental e médio para pais e alunos. Assim, a cultura e o hábito farão, gradualmente, a sociedade alcançar a virtude moderadora aristotélica.
Achei sua redação muito boa, soube usar os repertórios de maneira produtiva, teve alguns desvios gramaticais, repetiu conectivos, mas no geral está muito boa e bem estruturada.
Espero ter ajudado!!!
See lessA Importância da preservação da saúde mental em atividades de alta performance
MirellyK
A prática das atividades físicas estão relacionadas ao cuidado à saúde física e mental, entretanto em profissionais de alta atuação, geralmente essas práticas se tornam compulsórias ocasionando o afastamento dos atletas a essas práticas e a aparição de doenças mentais. Obs.: Dava para ter feito umaLeia mais
A prática das atividades físicas estão relacionadas ao cuidado à saúde física e mental, entretanto em profissionais de alta atuação, geralmente essas práticas se tornam compulsórias ocasionando o afastamento dos atletas a essas práticas e a aparição de doenças mentais.
Obs.: Dava para ter feito uma introdução mais elaborada
Primeiramente, ao observamos, podemos (1) analisar que em nossa sociedade contemporânea há inúmeros casos de profissionais que precisaram se afastar de suas atividades (por desenvolverem doenças mentais), como, por exemplo, a judoca e medalhista de ouro que enfrentou a depressão — uma doença mental- ao decorrer de seus treinos e carreira, (2) segundo o filósofo Rousseau “a natureza torna o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável” seguindo esse contexto, podemos perceber que essa frase se encaixa no sentido que, a atividade física faz bem para o ser humano, porém a cobrança e a prática excessiva torna-o desamparado e triste, obrigando-o a se afastar de suas práticas físicas.
(1) ao observar, pode-se
(2) carreira. Segundo…
Outrossim, são as doenças mentais como consequência dessa prática compulsória, fazendo com que os atletas fiquem inertes as atividades obrigatórias, tendo em vista que as doenças mentais mais comuns são: ansiedade e (1) Depressão, e fazem com que os profissionais tenham crises de pânico, estresses, desânimo e muito mais, deixando de maneira notória a gravidade do problema e seus riscos.
(1) depressão
Obs.: Dava para elaborar mais esse desenvolvimento
Em síntese, as Federações Esportivas (agente) — órgão responsável por administrar e coordenar tais esportes (detalhamento) — devem buscar realizar campanhas e palestras visado (1) a importância da saúde mental e sua preservação, (ação) e também incentivarem os atletas através de panfletos, palestras e reuniões (meio) a buscarem ajuda psicológica de modo a garantir a conservação da saúde mental, garantindo assim a preservação a saúde mental dos atletas e seus devidos cuidados a ela (finalidade).
(1) palestras visando
Obs.: A conclusão teve os requisitos necessários, mas acho que você deveria colocar mais pontos.
Espero ter ajudado!!!
See lessAs consequências da cultura do imediatismo
MirellyK
Na obra “Presente Shock: when everything happens now” “ ou (1) choque do presente: quando tudo acontece agora” do professor, escritor e conferencista, (2) Douglas Rushkoff, é abordado que, em uma sociedade imediatista, o passado não existe e o futuro é sempre incerto. (3) assim, dessa forma as pessoLeia mais
Na obra “Presente Shock: when everything happens now” “ ou (1) choque do presente: quando tudo acontece agora” do professor, escritor e conferencista, (2) Douglas Rushkoff, é abordado que, em uma sociedade imediatista, o passado não existe e o futuro é sempre incerto. (3) assim, dessa forma as pessoas querem tudo para agora. (4) O que causa um grande impacto na nossa saúde mental e até mesmo em outras áreas importantes, como a educação.
(1) Citação em maiúsculo e não precisa colocar o “ou” em aspas – …now” ou “Choque…
(2) Acredito que não era necessário a vírgula – conferencista Douglas…
(3) Início de frase é maiúsculo – Assim
(4) Sem conectivo e não era necessário o ponto, precisava só continuar
Obs.: Poderia ter trabalhado melhor, achei que usou um bom repertório
Logo, a cultura do imediatismo nos traz a sensação de que estamos vivendo em um “eterno presente”, em que tudo deve ser resolvido de forma instantânea e a (1) curtos prazos. Por exemplo, uma pessoa imediatista tem uma ânsia constante de ter tudo agora e de resolver todos os problemas imediatamente. O que pode resultar em sérios transtornos mentais, como a ansiedade e depressão. (2) Já que correr contra o tempo pode ser bastante desgastante para qualquer indivíduo.
(1) Curto prazo
(2) Poderia ser uma vírgula
Obs.: Falou sobre os impactos na saúde
Ademais, destaca – se (1) o impacto do imediatismo na educação. Segundo Zygmount Bauman, professor e sociólogo polonês, nosso sistema educacional atual é uma das vítimas da cultura do imediatismo. Já que para Zygmount, educação e imediatismo são termos contraditórios. “Não se pode ter os dois. Ou se tem uma educação de qualidade ou se tem o imediatismo.“ Disse Bauman quando entrevistado sobre a cultura do imediatismo, E visto que, os alunos aceitam qualquer informação que estiver a um clique de seu computador. Sem refletir ou questionar. (2) E isso segundo Bauman, destrói certas capacidades psicológicas, como atenção, concentração e o chamado pensamento linear.
(1) Destaca-se
(2) Desse modo para Zygmount, educação e imediatismo são termos contraditórios, visto que “não se pode ter os dois, ou se tem uma educação de qualidade ou se tem imediatismo”. No entanto, os alunos aceitam qualquer informação que estiver a um clique de seu computador, sem refletir ou questionar.
Portanto, a cultura do imediatismo deve ser combatido. E para isso, é necessário que o governo federal juntamente com o ministério da saúde (agentes) crie programas direcionados a inteligência emocional e insere (1) em escolas e universidades (ação) para ensinar as pessoas a lidarem com a frustração de não terem tudo imediatamente (finalidade). Assim, se consolidará uma sociedade mais empática e tranquila a todos.
(1) inserir
Obs.: Faltou o detalhamento e o meio
C1: texto com alguns desvios gramaticais – 120
C2:utilizou o repertório de forma produtiva – 200
C3: poucas falhas e desenvolvimento da maior parte das informações, fatos e opiniões – 160
C4: não mostrou diversidade de conectivos – 80
C5: 3 elementos válidos – 120
*Não sei se seriam essas notas*
Total: 680
Espero ter ajudado!!!!!
See lessAs consequências da romantização de crimes na sociedade brasileira
MirellyK
A primeira parte da introdução achei um pouco longa, acredito que poderia ter concluído um período antes, além de deixar um pouco solto por citar "filmes, livros e músicas" sem usar um exemplo. Conseguiu ainda na introdução mostrar para o leitor quais pontos seriam abordados nos próximos parágrafos.Leia mais
A primeira parte da introdução achei um pouco longa, acredito que poderia ter concluído um período antes, além de deixar um pouco solto por citar “filmes, livros e músicas” sem usar um exemplo. Conseguiu ainda na introdução mostrar para o leitor quais pontos seriam abordados nos próximos parágrafos.
See lessRedação com diversificação de conectivos, consegue abordar bem o tema, utilizou os dois repertórios de forma produtiva. Na conclusão citou o agente, o meio, a ação e a finalidade, não deu para discernir o detalhamento.
Espero ter ajudado!!!