Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O combate a doenças epidêmicas no Brasil.
elizaabet
Olá, Betto! Tudo bem? Sua introdução atende à estrutura exigida pelo ENEM ALUSÃO+ ANALOGIA + CONTEXTUALIZAÇÃO + PROBLEMÁTICAS Senti falta de conectivos em alguns inícios de períodos. Tente sempre iniciar um período com conectivo, melhora a coesão do seu texto. Além disso, muito boa sua divisão de peLeia mais
Olá, Betto!
See lessTudo bem?
Sua introdução atende à estrutura exigida pelo ENEM
ALUSÃO+ ANALOGIA + CONTEXTUALIZAÇÃO + PROBLEMÁTICAS
Senti falta de conectivos em alguns inícios de períodos. Tente sempre iniciar um período com conectivo, melhora a coesão do seu texto. Além disso, muito boa sua divisão de períodos, o ENEM exige ao menos 3 períodos por parágrafo, você pode ultrapassar, desde que faça sentido.
– o “P” de Porém deveria ser maiúsculo.
Sobre seu D1:
Você contextualiza a primeira problemática que foi dita na intro, isso é perfeito, mostra um texto organizado e coerente!
Digo que seu D1 está ótimo. O qual está contido
TÓPICO FRASAL + EXIBIÇÃO DA PROBLEMÁTICA + FATORES QUE GERAM A OCORRÊNCIA DA PROBLEMÁTICA + CONSEQUÊNCIAS + COMPROVAÇÃO (nessa respectiva ordem)
Porém existem alguns erros que merecem atenção, como: Usar “ATUALMENTE” na redação é um erro comum, mas deve ser extinguido , pelo fato de ficar vago no qual “atualmente” se está falando. Pense que alguém em 2050 pode estar lendo sua redação, e a realidade apresentada não seja mais frequente no respectivo ano, fica incoerente, não é?
Senti falta dos conectivos novamente.
Sobre o D2:
Você uniu o TF com a EXIBIÇÃO DA PROBLEMÁTICA em um período só. Pelo fato de ter ficado coerente, não tem muito problema, porém se os erros persistirem ao longo do texto, pode perder pontos por estrutura.
Novamente apresentou:
TÓPICO FRASAL + EXIBIÇÃO DA PROBLEMÁTICA + COMPROVAÇÃO + FATORES QUE GERAM A OCORRÊNCIA DA PROBLEMÁTICA + CONSEQUÊNCIAS (nessa respectiva ordem)
Parabéns, está quase completo, todavia tem uma boa discussão.
Senti falta dos conectivos novamente. o “T” de “Tal fato” deve ser maiúsculo.
Deveria ter dividido em mais, períodos longos podem comprometer a compreensão do correto.
Sua conclusão:
Os critérios exigidos pelo ENEM são:
RETOMADA DA TESE+ AÇÃO + AGENTE + DETALHAMENTO + MEIO + EFEITO + DESFECHO (não necessariamente nessa ordem).
Sua conclusão tem:
PROPOSTA 1:
RETOMADA DA TESE + AGENTE + DETALHAMENTO + MEIO + AÇÃO + EFEITO
PROPOSTA 2:
AGENTE (subtendido) + AÇÃO + DETALHAMENTO +MEIO + EFEITO + DESFECHO
A retomada da tese só terá na P1, pois é lá que se inicia o parágrafo, então você está corretíssimo. Assim como o desfecho só terá na P2, porque lá é onde finaliza-se o parágrafo. Muito bem, ótima conclusão, com duas propostas completas!
C1 200 (Cuidado na próxima com as letras minúsculas depois dos pontos)
C2 200 Não tangenciou e discutiu bem
C3 160 Pela falta de conectivos e a união do TF no d2
C4 180 Boa coesão e coerência, uso de sinônimos
C5 200 Já disse os motivos acima
Continue assim, boa sorte!
A importância das vacinas para a sociedade
elizaabet
Olá Christhian! Inicio frisando a necessidade de uma alusão ao começar uma introdução. Isso demonstrará ao corretor o seu repertório cultural e, se relacionada com o tema, mostrará também que você tomou conhecimento do que deve ser abordado. Poderia ter usado, por exemplo, a Revolta da Vacina -menciLeia mais
Olá Christhian!
See lessInicio frisando a necessidade de uma alusão ao começar uma introdução. Isso demonstrará ao corretor o seu repertório cultural e, se relacionada com o tema, mostrará também que você tomou conhecimento do que deve ser abordado. Poderia ter usado, por exemplo, a Revolta da Vacina -mencionada no D2.
Sua introdução está apenas exibindo a importância da vacina, quando na verdade deveria ser um resumo do que será abordado em toda redação, não só isso, mas também um resumo convincente e estratégico, buscando chamar atenção do leitor. É necessário em uma introdução -de acordo com os critérios exigidos pelo ENEM-
ALUSÃO + ANALOGIA COM O TEMA + CONTEXTUALIZAÇÃO + APRESENTAÇÃO DAS PROBLEMÁTICAS
A sua problemática “causas e consequências” foi muito vaga, apresente na introdução, a causa e a consequências, as quais está se referindo.
No início do D1 já vi que houveram umas repetições de palavras próximas. Pode repetir? Pode! Mas não dessa forma, não se repete a mesma palavra próxima uma da outra, além disso, as repetições, mesmo que distantes, não devem ultrapassar as três vezes. Apresente sinônimos, mostre ao corretor sua diversificação linguística. Achei legal citar o Sarampo, pois esse exemplo deu credibilidade à informação apresentada antes. Lembre-se também de usar os conectivos ao inciar os períodos, conferem coesão ao seu texto além de aumentarem pontos na competência 3.
Sobre o D2: Você apresenta a problemática “a falta de informação e o medo para com a vacinação é outro problema persistente”, mas não detalha, não comprova, nem apresenta as consequências. Apenas diz que medidas devem ser tomadas, porém pergunte-se “Por que tem que haver uma intervenção diante disso?” Certamente, essa pergunta ofereceria-lhe uma contextualização melhor nesse desenvolvimento. Mesmo você citando que a ação é necessária para que não se repita o que houve na Revolta da Vacina, o detalhamento ainda é muito vago.
Sua conclusão está boa, significativamente, porém incompleta. Diante dos critérios exigidos pelo ENEM uma conclusão DEVE apresentar:
RETOMADA DA TESE
AÇÃO
AGENTE
MEIO
DETALHAMENTO
EFEITO
DESFECHO.
No entanto, a sua apresenta AÇÃO, AGENTE, DETALHAMENTO E EFEITO (NAS DUAS PROPOSTAS APRESENTADAS). Pode-se apresentar duas propostas, todavia só será avaliada uma, pelo corretor do ENEM. Portanto, urge que ao menos uma seja completa.
Portanto, é preciso que as ONGs, em conjunto com escolas (AGENTES) promovam palestras e campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação (AÇÃO). Cabe também aos Ministérios da Saúde e da Cultura(AGENTES), aumentarem significativamente a cobertura vacinal no país (AÇÃO), principalmente em áreas mais precárias de vacinação (DETALHAMENTO). Pois só assim se obtém um país responsável e consciente e ao mesmo, protegido. (EFEITO)
Visto isso, aqui estão as respectivas notas em cada competência:
C1: Bom domínio da língua, mas erros na vírgula = 180
C2: Faltou a alusão, mas você apresentou o tema, mesmo expondo muito, comprovou algumas informações mostradas e também fez analogias = 140
C3: Usou poucos conectivos, entretanto defendeu um ponto de vista. Não ficou organizado igual a estrutura exigida pelo ENEM = 120
C4: A quantidade de períodos deixou o texto coeso, além de que houve estruturação dos parágrafos. Pelas referências aos acontecimentos = 160
C5: Já falei acima os principais erros = 120
= 720