Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO
elizaabet
Boa noite, Alice! Tudo bem? Inicio frisando que seria interessante iniciar sua introdução com uma contextualização. A introdução deve conter: ALUSÃO+ ANALOGIA+ CONTEXTUALIZAÇÃO + PROBLEMÁTICAS A sua, infelizmente, não tem alusão e, consequentemente, não tem analogia, apenas uma contextualização em rLeia mais
Boa noite, Alice!
See lessTudo bem?
Inicio frisando que seria interessante iniciar sua introdução com uma contextualização.
A introdução deve conter:
ALUSÃO+ ANALOGIA+ CONTEXTUALIZAÇÃO + PROBLEMÁTICAS
A sua, infelizmente, não tem alusão e, consequentemente, não tem analogia, apenas uma contextualização em razão do tema, houveram alguns erros referentes à vírgula e a só foi citada uma problemática, a outra veio como consequência, e dessa forma, o leitor pensa que esse segundo fator estará contido em um mesmo desenvolvimento, afinal, é uma problemática e sua consequência. Perceba:
“Essas organizações sofrem com a falta de um regime humanitário (problemática 1), gerando nos detentos sentimento de revolta contra o sistema geral, afastando-o da saída do âmbito criminal e de uma possível mudança de vida.”
Quando vc escreve “gerando” entende-se que as dificuldades encontradas para sair da vida do crime e a falta de oportunidades de uma possível mudança de vida, são consequências da escassez de um regime humanitário. Se tivesse estruturado melhor, vc teria outra problemática para ser apresentada no desenvolvimento 2, sendo a melhoria de vida, resultado da saída do âmbito criminal . Mesmo que vc tenha apresentado essa problemática no d2, isso comprometerá pontos na competência 3 por coesão.
Se desenvolvimento 1 exibe a problemática, mas não aprofunda, vc tem argumentos para comprovar, mas não comprova a existência deles, por isso, ficam vagos e não têm muito valor. Além disso, senti falta dos conectivos, atente-se a isso.
Seu d2 ficou bom, com uma boa discussão. Porém não trouxe nada que comprovasse também.
A conclusão deve apresentar:
RETOMADA DA TESE
AÇÃO
AGENTE
MEIO
EFEITO
DETALHAMENTO
DESFECHO
a sua apresenta tudo, parabéns!
C1:180
Pois houveram alguns erros referente à virgula.
C2: 120
Você trouxe argumentos, mas não comprovou (d1 e d2) e não desenvolveu bem no d1.
C3: 160
Seu ponto de vista é claro, mas houveram os erros de coesão
C4: 160
Pois o uso dos conectivos foi escasso
C5: 200
Já disse o motivo anteriormente.
=820
O combate a doenças epidêmicas no Brasil.
elizaabet
Olá, Betto! Tudo bem? Sua introdução atende à estrutura exigida pelo ENEM ALUSÃO+ ANALOGIA + CONTEXTUALIZAÇÃO + PROBLEMÁTICAS Senti falta de conectivos em alguns inícios de períodos. Tente sempre iniciar um período com conectivo, melhora a coesão do seu texto. Além disso, muito boa sua divisão de peLeia mais
Olá, Betto!
See lessTudo bem?
Sua introdução atende à estrutura exigida pelo ENEM
ALUSÃO+ ANALOGIA + CONTEXTUALIZAÇÃO + PROBLEMÁTICAS
Senti falta de conectivos em alguns inícios de períodos. Tente sempre iniciar um período com conectivo, melhora a coesão do seu texto. Além disso, muito boa sua divisão de períodos, o ENEM exige ao menos 3 períodos por parágrafo, você pode ultrapassar, desde que faça sentido.
– o “P” de Porém deveria ser maiúsculo.
Sobre seu D1:
Você contextualiza a primeira problemática que foi dita na intro, isso é perfeito, mostra um texto organizado e coerente!
Digo que seu D1 está ótimo. O qual está contido
TÓPICO FRASAL + EXIBIÇÃO DA PROBLEMÁTICA + FATORES QUE GERAM A OCORRÊNCIA DA PROBLEMÁTICA + CONSEQUÊNCIAS + COMPROVAÇÃO (nessa respectiva ordem)
Porém existem alguns erros que merecem atenção, como: Usar “ATUALMENTE” na redação é um erro comum, mas deve ser extinguido , pelo fato de ficar vago no qual “atualmente” se está falando. Pense que alguém em 2050 pode estar lendo sua redação, e a realidade apresentada não seja mais frequente no respectivo ano, fica incoerente, não é?
Senti falta dos conectivos novamente.
Sobre o D2:
Você uniu o TF com a EXIBIÇÃO DA PROBLEMÁTICA em um período só. Pelo fato de ter ficado coerente, não tem muito problema, porém se os erros persistirem ao longo do texto, pode perder pontos por estrutura.
Novamente apresentou:
TÓPICO FRASAL + EXIBIÇÃO DA PROBLEMÁTICA + COMPROVAÇÃO + FATORES QUE GERAM A OCORRÊNCIA DA PROBLEMÁTICA + CONSEQUÊNCIAS (nessa respectiva ordem)
Parabéns, está quase completo, todavia tem uma boa discussão.
Senti falta dos conectivos novamente. o “T” de “Tal fato” deve ser maiúsculo.
Deveria ter dividido em mais, períodos longos podem comprometer a compreensão do correto.
Sua conclusão:
Os critérios exigidos pelo ENEM são:
RETOMADA DA TESE+ AÇÃO + AGENTE + DETALHAMENTO + MEIO + EFEITO + DESFECHO (não necessariamente nessa ordem).
Sua conclusão tem:
PROPOSTA 1:
RETOMADA DA TESE + AGENTE + DETALHAMENTO + MEIO + AÇÃO + EFEITO
PROPOSTA 2:
AGENTE (subtendido) + AÇÃO + DETALHAMENTO +MEIO + EFEITO + DESFECHO
A retomada da tese só terá na P1, pois é lá que se inicia o parágrafo, então você está corretíssimo. Assim como o desfecho só terá na P2, porque lá é onde finaliza-se o parágrafo. Muito bem, ótima conclusão, com duas propostas completas!
C1 200 (Cuidado na próxima com as letras minúsculas depois dos pontos)
C2 200 Não tangenciou e discutiu bem
C3 160 Pela falta de conectivos e a união do TF no d2
C4 180 Boa coesão e coerência, uso de sinônimos
C5 200 Já disse os motivos acima
Continue assim, boa sorte!
O acesso à internet em questão no Brasil( reescrita- por favor corrijam!)
elizaabet
Olá, Paloma! De início, você realmente, na introdução, respeitou e cumpriu com todas as exigências do ENEM. Sua introdução tem ALUSÃO + ANALOGIA + CONTEXTUALIZAÇÃO + APRESENTAÇÃO DAS PROBLEMÁTICAS. Além de construir corretamente os períodos. Segundo a Lei da inércia, de Newton, a tendência de um corLeia mais
Olá, Paloma!
See lessDe início, você realmente, na introdução, respeitou e cumpriu com todas as exigências do ENEM. Sua introdução tem ALUSÃO + ANALOGIA + CONTEXTUALIZAÇÃO + APRESENTAÇÃO DAS PROBLEMÁTICAS. Além de construir corretamente os períodos.
Segundo a Lei da inércia, de Newton, a tendência de um corpo é permanecer parado quando nenhuma força é exercida sobre ele (ALUSÃO). Fora da Física, é possível perceber a mesma condição no que concerne ao acesso à internete no Brasil, que segue sem uma intervenção (ANALOGIA). Nesse contexto, ver-se a configuração de um grave problema de contornos específicos (CONTEXTUALIZAÇÃO), em virtude da escassez de renda e da falta de meios (AS DUAS PROBLEMÁTICAS).
Diante disso, está muito boa, parabéns!
Considerações do D1: O contexto está bom, bem articulado, a citação do Karl Marx é interessante, pois dá credibilidade e comprova suas informações, além de estar coerente com as informações expostas na introdução, então, parabéns!
Considerações do D2: Muito bom também. No entanto, reforce as consequências, pergunte-se ” Por que é ruim a falta de computadores e aparelhos tecnológicos nos lares?”. Assim, seu texto ficará mais completo, interessante e persuasivo.
Sua conclusão está boa, as ideias mostradas são possíveis. Apresentam corretamente a estruturação exigida pelo ENEM, as quais são:
RETOMADA DA TESE
AÇÃO
AGENTE
MEIO
DETALHAMENTO
EFEITO
DESFECHO.
Sua redação está muito boa, continue assim!
Dicas gerais: Houve muita repetição do “que”, chama-se queismo, eu indico que substitua por “a qual, o qual, as quais, os quais” para não ficar chato de se ler.
Sua redação está coerente, estruturada, com referências, bem rica!
C1 =180 pela repetição do “que”
C2: Dissertou sobre o tema, estruturou de acordo com as exigências do ENEM, desenvolveu boas ideias e não tangenciou o tema = 200
C3: Relacionou,usou os conectivos, só senti falta em um período, então SEMPRE use conectivos no início dos períodos, mas isso não lhe prejudicou, só fique atenta. Encadeou os parágrafos muito bem = 200
C4: Fez referências, estruturou os parágrafos corretamente, fez substituição usando parágrafos e frases coerentes. = 200
C5: Já expliquei acima = 200
=980
A importância das vacinas para a sociedade
elizaabet
Olá Christhian! Inicio frisando a necessidade de uma alusão ao começar uma introdução. Isso demonstrará ao corretor o seu repertório cultural e, se relacionada com o tema, mostrará também que você tomou conhecimento do que deve ser abordado. Poderia ter usado, por exemplo, a Revolta da Vacina -menciLeia mais
Olá Christhian!
See lessInicio frisando a necessidade de uma alusão ao começar uma introdução. Isso demonstrará ao corretor o seu repertório cultural e, se relacionada com o tema, mostrará também que você tomou conhecimento do que deve ser abordado. Poderia ter usado, por exemplo, a Revolta da Vacina -mencionada no D2.
Sua introdução está apenas exibindo a importância da vacina, quando na verdade deveria ser um resumo do que será abordado em toda redação, não só isso, mas também um resumo convincente e estratégico, buscando chamar atenção do leitor. É necessário em uma introdução -de acordo com os critérios exigidos pelo ENEM-
ALUSÃO + ANALOGIA COM O TEMA + CONTEXTUALIZAÇÃO + APRESENTAÇÃO DAS PROBLEMÁTICAS
A sua problemática “causas e consequências” foi muito vaga, apresente na introdução, a causa e a consequências, as quais está se referindo.
No início do D1 já vi que houveram umas repetições de palavras próximas. Pode repetir? Pode! Mas não dessa forma, não se repete a mesma palavra próxima uma da outra, além disso, as repetições, mesmo que distantes, não devem ultrapassar as três vezes. Apresente sinônimos, mostre ao corretor sua diversificação linguística. Achei legal citar o Sarampo, pois esse exemplo deu credibilidade à informação apresentada antes. Lembre-se também de usar os conectivos ao inciar os períodos, conferem coesão ao seu texto além de aumentarem pontos na competência 3.
Sobre o D2: Você apresenta a problemática “a falta de informação e o medo para com a vacinação é outro problema persistente”, mas não detalha, não comprova, nem apresenta as consequências. Apenas diz que medidas devem ser tomadas, porém pergunte-se “Por que tem que haver uma intervenção diante disso?” Certamente, essa pergunta ofereceria-lhe uma contextualização melhor nesse desenvolvimento. Mesmo você citando que a ação é necessária para que não se repita o que houve na Revolta da Vacina, o detalhamento ainda é muito vago.
Sua conclusão está boa, significativamente, porém incompleta. Diante dos critérios exigidos pelo ENEM uma conclusão DEVE apresentar:
RETOMADA DA TESE
AÇÃO
AGENTE
MEIO
DETALHAMENTO
EFEITO
DESFECHO.
No entanto, a sua apresenta AÇÃO, AGENTE, DETALHAMENTO E EFEITO (NAS DUAS PROPOSTAS APRESENTADAS). Pode-se apresentar duas propostas, todavia só será avaliada uma, pelo corretor do ENEM. Portanto, urge que ao menos uma seja completa.
Portanto, é preciso que as ONGs, em conjunto com escolas (AGENTES) promovam palestras e campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação (AÇÃO). Cabe também aos Ministérios da Saúde e da Cultura(AGENTES), aumentarem significativamente a cobertura vacinal no país (AÇÃO), principalmente em áreas mais precárias de vacinação (DETALHAMENTO). Pois só assim se obtém um país responsável e consciente e ao mesmo, protegido. (EFEITO)
Visto isso, aqui estão as respectivas notas em cada competência:
C1: Bom domínio da língua, mas erros na vírgula = 180
C2: Faltou a alusão, mas você apresentou o tema, mesmo expondo muito, comprovou algumas informações mostradas e também fez analogias = 140
C3: Usou poucos conectivos, entretanto defendeu um ponto de vista. Não ficou organizado igual a estrutura exigida pelo ENEM = 120
C4: A quantidade de períodos deixou o texto coeso, além de que houve estruturação dos parágrafos. Pelas referências aos acontecimentos = 160
C5: Já falei acima os principais erros = 120
= 720
saúde mental no século 21
elizaabet
Bom dia! A principio, você não contextualizou em sua introdução. Sabe-se que a estrutura exigida pelo ENEM é caracterizada por: EXIBIR UMA ALUSÃO + RELACIONAR COM O TEMA PROPOSTO + APRESENTAR DUAS PROBLEMÁTICAS. Na sua introdução você definiu o que é saúde mental, mas não apresentou uma alusão, nemLeia mais
Bom dia!
See lessA principio, você não contextualizou em sua introdução. Sabe-se que a estrutura exigida pelo ENEM é caracterizada por: EXIBIR UMA ALUSÃO + RELACIONAR COM O TEMA PROPOSTO + APRESENTAR DUAS PROBLEMÁTICAS. Na sua introdução você definiu o que é saúde mental, mas não apresentou uma alusão, nem a problemática que será debatida durante os desenvolvimentos.
No desenvolvimento 1 você inicia apresentando uma contextualização referente à revolução industrial, a qual podia ter sido sua alusão histórica da introdução. Além disso, relacionou ao tema e apresentou a problemática diante daquela situação. Percebe que daria uma ótima introdução?
Ex:
Em 1760, iniciou a Revolução Industrial, a qual *devido à fabricação moderna de equipamentos* tinha o intuito de *aumentar* a produção com máquinas, portanto, não existia mais a necessidade dos serviços *prestados pelos* agricultores. Diante disso, o desemprego levou os indivíduos à pobreza e a falta de perspectiva para um futuro melhor, causando problemas psicológicos, os quais comprometeram a vida de muitas pessoas. *Logo, é notório que as crises as quais comprometem a saúde mental não são recentes. Assim, atitudes como “Bullying” e “Cyberbullying” têm contribuído para o aumento de casos depressivos, entre outros problemas mentais.*
– Eis a introdução completa referente ao tema.
As partes assinaladas com * são as que eu adicionei.
Perceba que só aprimorei e organizei, mas boa parte são suas palavras.
Citei Bullying e Cyberbullying pois foram as problemáticas que você apresentou durante o desenvolvimento 2, lembrando que TODA palavra estrangeira citada na redação tem que vir entre aspas. Muitas vezes é interessante detalhá-las. É bom também que sejam criadas problemáticas mais elaboradas, pois o cyberbullying é um tipo de bullying, então crie problemáticas que sejam diferentes. Veja que além de tudo isso, a introdução acima é divida em períodos e atente a normativa do ENEM – o qual exige no mínimo 3 períodos por parágrafo.
Tirei os dados estatísticos, pois não havia muita necessidade deles estarem presente na introdução que refiz, mas nos desenvolvimentos é importante que haja qualquer informação comprovando o que foi desenvolvido, ou seja, é pra isso que as estatísticas servem na redação, além de persuadirem o leitor também.
Desenvolvimento 2 é onde você desenvolveu sobre os problemas que levam o comprometimento da saúde mental, realmente você fez o que deve ser feito nos desenvolvimentos, mas só em um, o anterior pareceu uma introdução. Você expôs, mas nada comprova o que disse. Deveria elaborar mais, houveram os seguintes erros:
Falta na divisão dos períodos (não tem os mínimos 3 períodos)
Você tem que persuadir o leitor, não houve completa persuasão
Erros na vírgula (nos dois desenvolvimentos apresentados)
Sua conclusão apresenta AÇÃO, AGENTES, DETALHAMENTO e EFEITO. Não está ruim, só incompleta.
A conclusão do ENEM DEVE apresentar:
RETOMADA DA TESE
AÇÃO
AGENTE
DETALHAMENTO
MEIO
EFEITO
DESFECHO
OBSERVAÇÕES GERAIS: Inicie os períodos com conectivos, é bom.
Inicie o o desenvolvimento 1 com conectivos que deem ideia de ordem: Primeiramente, Em primeiro lugar, A priori.
e o Desenvolvimento 2 com conectivos que deem ideia de sucessão: Posteriormente, Em segundo lugar, A posteriori.
E a conclusão com Logo, Portanto, entre outros.
Estude o uso da vírgula
Diante disso, suas notas são:
C1: 160
C2: 120
C3: 80
C4: 100
C5: 120
= 580
Uma Solução Para o Saneamento Básico
elizaabet
Olá :) É interessante usar a resolução da ONU, a qual oferece os direitos de água limpa e saneamento a todos, foi bem inteligente, porém houve falha na aplicação estrutural dessa referência, fique atenta ao uso do parêntesis na redação, não é adequado para esses fins os quais você citou a resolução.Leia mais
Olá :)
See lessÉ interessante usar a resolução da ONU, a qual oferece os direitos de água limpa e saneamento a todos, foi bem inteligente, porém houve falha na aplicação estrutural dessa referência, fique atenta ao uso do parêntesis na redação, não é adequado para esses fins os quais você citou a resolução. Além disso, o órgão e sua sigla são: Assembléia Geral das Nações Unidas (AGNU), houve um erro na especificação do mesmo.
Sua introdução resumiu-se em um único período, mas de acordo com estrutura exibida pelo ENEM, é interessante, no mínimo, a elaboração de 3 períodos por parágrafo, perdendo pontos na estruturação.
Outro erro posterior foi a inexistência das duas problemáticas à serem abordadas nos respectivos desenvolvimentos, isso gera perda de pontos em coerência. Pense na introdução como um resumo do que será abordado nos dois desenvolvimentos da redação, devido a isso, tem que haver exposição das duas problemáticas, busque chamar a atenção do leitor a partir do primeiro parágrafo.
Reformulando seria:
De acordo com a Resolução 64/292, declarada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (AGNU) em julho de 2010, expressa-se o direito essencial humano à água potável e saneamento para pleno aproveitamento da vida. Diante disso, é de suma importância que esses serviços sejam igualitariamente distribuídos a todos, entretanto, essa teoria não se aplica a realidade, visto que, *as doenças infecciosas oriundas da falta de tratamento nos esgotos ainda são bastante frequentes*, somado a isso, *o desconhecimento dos direitos desses serviços pela população gera aceitação da precariedade e consequentemente despreocupação do governo.*
as partes com * referem-se as problemáticas que você abordou durante a redação, mas não expressou na introdução.
No desenvolvimento, percebi que você expressou 2 problemáticas distintas, o que acarreta em perda de pontos na coerência também, deixa o texto confuso, sem contar que a quantidade de linhas que o ENEM oferece não permite detalhar todos esse problemas perfeitamente.
Falou das doenças decorrentes da falta de saneamento aliada a investimentos acentuados na saúde. Posteriormente, comentou sobre a precariedade do sistema brasileiro ao oferecer esses serviços, fica confuso. Além disso, o ponto após a problemática do Brasil indica finalização, mas, aparentemente, você ia complementar com o que escreveu em seguida, por isso, ficou confuso também. Perda de pontos na coerência.
No desenvolvimento 2 você deu continuidade à problemática, isso não é correto. Pense: Mudou de parágrafo, mudou de assunto. Por isso, dá a entender que você não tem conteúdo para desenvolver, deixando a redação pobre. Só veio a exibir uma problemática um pouco diferente, quase no fim do parágrafo, no início do período “Outro problema”.
Na conclusão houve erro, confusão ao escrever SOLUÇÃO, escreveu “seleção”. Não retomou a tese. Outra coisa, tratamento de esgoto é um tipo de Saneamento, portanto você poderia colocar: “Investimentos em saneamento, especificamente no tratamento de esgotos”.
A Conclusão está muito vaga, só existe ação e detalhamento.
Uma conclusão que atende as estruturas do ENEM, DEVE conter:
AÇÃO
AGENTE
DETALHAMENTO
MEIO
EFEITO
DESFECHO
DICAS GERAIS: Use conectivos no início dos parágrafos de desenvolvimento, por exemplo: D1 –> Primeiramente, A priori, Em primeiro lugar.
D2 –> Posteriormente, Outrossim, Em segundo lugar.
Continue usando no início dos períodos os conectivos específicos pra períodos como você fez na redação acima.
Portanto, seguem as notas:
C1: 180, pois houveram alguns erros de pontuação e uso do acento agudo ao invés da crase.
C2: 120, você não fugiu do tema, mas pecou na estrutura.
C3: 80, Conteúdo repetitivo, deixando a redação pobre.
C4: 180 Uso correto dos conectivos, porém ausência de alguns.
C5: 80, por existir somente Ação e detalhamento, falta aprimorar e usar tudo que eu citei acima para uma conclusão perfeita.
= 640
Continue praticando, a redação tem muitos pontos positivos, procure melhorar sempre. Um beijo!
“O impacto dos influenciadores digitais na formação dos jovens” OBS: corrigir com as competência do ENEM.
elizaabet
Olá 👋🏻 A redação tem conteúdo, atende a norma padrão, os erros são mínimos, porém é necessário que você exponha a problemática da alienação do público - alvo por parte de empresas que usam a imagem de influenciadores digitais para crescer no mercado,(referente ao D2) na sua introdução. Pense na intrLeia mais
Olá 👋🏻
See lessA redação tem conteúdo, atende a norma padrão, os erros são mínimos, porém é necessário que você exponha a problemática da alienação do público – alvo por parte de empresas que usam a imagem de influenciadores digitais para crescer no mercado,(referente ao D2) na sua introdução. Pense na introdução como um resumo de tudo que vai ser abordado nos desenvolvimentos, e deixe explícito toda a problemática que será desenvolvida.
A Conclusão apresenta um erro gramatical entre plural e singular: “Cabe aos pais e a escola *trabalharem* o senso crítico dos jovens”. Outro erro posterior é a contínua repetição do “e” para adição. Corrigindo: “que poderia ser feito através de conversas, brincadeiras, seminários, *entre outras* atividades que aproximem a família e os professores dos seus formandos, *desenvolvendo* neles uma maior capacidade de pensarem por conta própria, e de filtrarem as informações que recebem.” Sua conclusão apresenta ação, agentes (pais e a escola), detalhamento, meio, efeito e desfecho, porém fique atento, pois as redações MIL estruturadas de acordo com a exigência do ENEM, geralmente têm um desfecho que relaciona o efeito da conclusão com a alusão mencionada na introdução, seria um desfecho perfeito na sua redação.
Parabéns! Está no caminho certo, os erros são pouquíssimos e não acarretam em muita perda de pontos nessa situação. Eis as respectivas notas em cada competência:
C1: 180
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 180
= 960
O acesso à internet em questão no Brasil
elizaabet
Olá! A princípio, não fica completamente clara a relação entre sua alusão e o tema proposto, necessita de melhor elaboração. Além disso, sua redação apresenta alguns erros relacionados à norma padrão. Atente-se à problemática que vai ser abordada, vejo que você apresentou-a, porém é necessário que sLeia mais
Olá!
See lessA princípio, não fica completamente clara a relação entre sua alusão e o tema proposto, necessita de melhor elaboração. Além disso, sua redação apresenta alguns erros relacionados à norma padrão. Atente-se à problemática que vai ser abordada, vejo que você apresentou-a, porém é necessário que sejam duas, levando em consideração que serão dois desenvolvimentos (cada um abordando uma problemática específica, as quais devem ser apresentadas na introdução) esse é o modelo proposto pelo ENEM.
O desenvolvimento 1 também inicia com erros relacionados à norma padrão, falta de acentuação e falhas no emprego da vírgula. Além de uma confusão gramatical, a qual houve mistura do singular com plural, impedindo uma melhor compreensão. Cuidado nas citações muito explícitas em relação à nomes do governo, *Ministério da Educação*, atente-se a pontuação e ao uso de letras maiúsculas ao citar esses órgãos.
Desenvolvimento 2: Novamente os erros gramaticais, falta de coerência ao relacionar as idéias, má estruturação e repetição contínuas de palavras. Procure usar sinônimos e preste atenção, pois muitas vezes a repetição é desnecessária para que o leitor compreenda.
Conclusão: Apresente quem é a “parte responsável do governo” , pois está muito vago, é necessário exposição dos órgãos responsáveis. Erros de coerência, acentuação, emprego da vírgula e na escrita.
Estruturação incompleta, pelo fato de não apresentar um agente completamente explícito e um desfecho bom, geralmente é interessante que haja uma relação entre o efeito da su proposta e a alusão mencionada na introdução para um desfecho completo.
Sua conclusão DEVE apresentar:
– Ação
– Agente
– Modo/ Meio
– Detalhamento
– Efeito
– Desfecho
Observações gerais: A redação tem conteúdo, porém foi mal estruturada. Houve repetição contínua do “que”, chama-se queísmo e merece a devida atenção, tente trocar por “o qual, os quais, a qual, as quais”.
Diante das informações acima apresentadas, eis as notas em cada competência:
C1: 40
C2:140
C3: 100
C4: 80
C5:120
= 480