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Desafios para a prática de leitura no Brasil
EduardoLublasnki
Não tenho certeza de que os textos motivadores que você recebeu para escrever essa redação são os mesmos que eu acessei agora mas vamos lá. Os textos são claros: -O problema está realmente acontecendo: o brasileiro não lê; (TEXTO III) -Impostos nos livros são parte do problema; (TEXTO I) -A culpa éLeia mais
Não tenho certeza de que os textos motivadores que você recebeu para escrever essa redação são os mesmos que eu acessei agora mas vamos lá.
Os textos são claros:
-O problema está realmente acontecendo: o brasileiro não lê; (TEXTO III)
-Impostos nos livros são parte do problema; (TEXTO I)
-A culpa é dos tutores, pais, professores e de todos que deveriam estimular a juventude a ler. (TEXTO III)
Na introdução, começar com um apanhado das informações oficiais dadas pelo TEXTO III seria uma boa forma de apresentar o problema. Como a informação tem base oficial, provaria solidamente que a falta de leitura no país existe mesmo e é um problema. Mas é válido também um paralelo entre um clássico brasileiro com a realidade.
No parágrafo argumentativo referente à “cultura educacional carente de estímulo” você introduz dizendo que um dos problemas à prática da leitura são as instituições não incitarem os alunos a isso. Porém na sequência diz que o papel da leitura nas salas de aula é utilizada como método de repreensão e castigo. Isso não seria uma forma de incitar a leitura? Errada talvez, mas ainda uma forma de o fazer. Ademais, nada nos textos motivadores ou na argumentação da base à “fundamentada em uma falsa convicção de banalidade dos livros”. Os livros são rejeitados talvez, não banalizados.
“Primeiramente, ressalta-se que os impecilhos tangentes ao consumo das obras literárias são baseados, majoritariamente, em instituições de ensino que ignoram o incitamento CORRETO da ação DE LER/EM QUESTÃO) aos alunos”.
Assim fica coerente com o resto do parágrafo.
A citação de Paulo Freire foi assertiva e ganharia pontos por isso.
“Além disso, a escassez de espaços acessíveis destinados à oferta de tais impressos adiciona à pauta um agravante”. “agrava a situação” ficaria melhor. Agravante é um termo jurídico usado na legislação penal, tem pouco ou nada haver com o contexto em questão.
“Depreende-se, portanto, que o estado – atuante como imparcial na administração,reforma e construção de bibliotecas – negligência o acesso à cultura letrada e incapacita o alcance dos exemplares pela população – sobretudo a de baixa renda”.
Isso ficou muito confuso.
Parcialidade não foi colocado em questão. Onde é dito que os alunos mais pobres tem menos infraestrutura que favoreça a leitura devido à uma parcialidade do estado?
Nessa argumentação, a subida de impostos nos livros se encaixa muito melhor e tem base oficial do TEXTO III e I. Ademais a frase está confusa. Faz mais sentido: “QUE ALEGA ATUAR como imparcial na administração,reforma e construção de bibliotecas”.
“Dessa forma, a realidade vivenciada por Luis será apenas uma mazela passada na sociedade.” essa relação com o início da redação ficou muito bom.
A redação possui estrutura correta; poucos erros de ortografia; os parágrafos possuem estrutura dissertativa também; há proposta de intervenção que respeitam os direitos humanos; e boas citações.
Eu acho que você tentou rebuscar muito os seus parágrafos. Por exemplo: “Primeiramente, ressalta-se que os impecilhos tangentes ao consumo das obras literárias são baseados”
“Primeiramente, ressalta-se que essa problemática é baseada”.
Fica bem mais simples até mesmo para facilitar que você conecte o resto do seu parágrafo entre si (coesão).
Analisando umas redações nota 1000 na internet eu percebi que a simplicidade tira a mesma nota.
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