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Maternidade Compulsória
EduardoLublasnki
Na introdução, não existe o ponto antes de "uma vez que" mas sim uma vírgula. Dessa forma faltaria a frase final da introdução que apresenta as causas (títulos dos argumentos). Ou poderia ficar assim: "Uma vez que, a maternidade compulsória é gerada devido a cultura do machismo e a pressão da sociedLeia mais
Na introdução, não existe o ponto antes de “uma vez que” mas sim uma vírgula. Dessa forma faltaria a frase final da introdução que apresenta as causas (títulos dos argumentos). Ou poderia ficar assim: “Uma vez que, a maternidade compulsória é gerada devido a cultura do machismo e a pressão da sociedade, é imperioso discorrer sobre esse problema pertinente”.
Na introdução argumentativa: “Em primeiro plano, o machismo é um desafio presente no problema que remonta de vários séculos” creio que você quis dizer: (Em primeiro plano, o machismo permeia um problema que remonta a séculos). Bom já que você disse isso, deve agora, exemplificar ou mostrar o machismo presente nessa problemática desde séculos até hoje. Como ele foi herdado pela sociedade até o panorama atual? Exemplifique ou explique.
“é normalizado a maternidade por meio de brincadeiras com bonecas” a séculos atras fazia-se isso? Mostre.
“Desse modo, muitas pessoas acabam romantizando a gravidez desde cedo” isso não conclui a tese do argumento “Em primeiro plano, o machismo é um desafio presente no problema que remonta de vários séculos”. (Dessa forma a cultura de machismo se perpetua e permanece como causa do problema). Algo como isso seria mais coerente.
No argumento dois “Em segunda análise, a falta de empatia da sociedade é uma entrave no que tange o problema” retoma de forma pouco clara a tese da introdução “a pressão da sociedade”. Ademais isso é um entrave que apenas tange ou constitui parte crucial do problema?
“esses julgamentos, na maioria das vezes, é por parte da família, que ACABA (não acabam)”. “acabam” não mantém relação de concordância com “julgamentos” mas sim com “família”. Além disso a palavra acabam foi repetida de mais no parágrafo.
“Contudo, devido a essa pressão, muitas acabam se sentindo reprimidas, afetando negativamente em sua vida”. Creio que você quis dizer (Contudo, devido a essa pressão, muitas acabam se sentindo reprimidas, SENDO AFETADAS negativamente em suaS vidaS). “Contudo” é uma conjunção que designa adversão e se opõe à frase anterior:
“Esses julgamentos, na maioria das vezes, é por parte da família, que acabam pressionando as mesmas para engravidarem” se opõe a “devido a essa pressão, muitas acabam se sentindo reprimidas, afetando negativamente em sua vida”? Isso ocorreria se você escrevesse: (muitas acabam resistindo e mantendo suas decisões de não ter filhos, mesmo contra o consenso familiar).
Na sua finalização o “Em suma disso” não faz sentido. O termo Em suma é o mesmo que resumindo.
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EduardoLublasnki
"o entrave precisa ser mitigado". Que entrave? " os pais fomentam para a agravação desse problema"(???)."os pais agravam esse problema" e não "fomentam para a agravação". Isso ficou confuso. Além de haver muitos "ajuda" nesse parágrafo "visto que a criança não tem educação alimentar e necessita da aLeia mais
“o entrave precisa ser mitigado”. Que entrave?
” os pais fomentam para a agravação desse problema”(???).”os pais agravam esse problema” e não “fomentam para a agravação”. Isso ficou confuso. Além de haver muitos “ajuda” nesse parágrafo “visto que a criança não tem educação alimentar e necessita da ajuda dos mesmos para uma ajuda nutricional indispensável” está confuso também: se os pais são o problema como ela necessita de ajuda dos mesmos? Não são ele que estão negando isso à ela?
“Caso não tenha essa ajuda, afetará diretamente a saúde física e mental da criança, deixando-as (deixando-a) com problemas de saúde, como o colesterol alto e diabetes”
“uma vez que ESTA não obtém lucro” e não “a mesma”.
“a prática de esportes nas escolas é degradante”. Insuficiente talvez, ridícula, mas não degradante.
“neste ramo profissional” é mais assertivo do que “neste ramo laboral. Labor é mais adequado para trabalhos manuais.
“para diminuir os casos de sedentarismo nas escolas” fica estranho. Como pode haver sedentarismo dentro das escolas se não é a casa de ninguém? Ademais, apoiar a alimentação saudável”, diminuiria os casos de sedentarismo? Explique.
“é fundamental a colaboração dos pais no entrave”. O que está sendo entravado?. “é fundamental a colaboração dos pais na dinâmica”. Ademais é “dos seus filhos” para haver concordância com “pais”.
Faltou a ultima frase da conclusão. Seria muito interessante você retomar a relação que fez com Gregório de Matos na introdução. Por exemplo: Dessa forma, se ainda tivesse entre nós, Gregório de Matos jamais miraria, no povo brasileiro, suas fortes críticas.
See lessComo combater o preconceito linguístico no Brasil
EduardoLublasnki
"No entanto, verifica-se grande discrepância entre a teoria e a realidade brasileira, visto que, no contexto atual, é notório que há preconceito linguístico no Brasil" "Visto que" deveria ser seguido de um fato ou comprovação de "verifica-se grande discrepância entre a teoria e a realidade brasileirLeia mais
“No entanto, verifica-se grande discrepância entre a teoria e a realidade brasileira, visto que, no contexto atual, é notório que há preconceito linguístico no Brasil”
“Visto que” deveria ser seguido de um fato ou comprovação de “verifica-se grande discrepância entre a teoria e a realidade brasileira”. Exemplo: “visto que, no contexto atual, esse tipo de assédio moral persiste entre os brasileiros de diferentes culturas linguísticas. Desse modo é notório esse tipo de preconceito no Brasil.”
A palavra inoperância não é adequada para o sentido que você quer dar. Um governo negligente não está inoperante, apenas irresponsável.
A demais, desequilíbrio social não é a a mesma coisa que desigualdade social. Esses títulos das teses não se ligam às argumentações de forma clara.
Além disso o uso da palavra problemática gera ambiguidade, já que ela pode se referir tanto ao debate criado acerca desse tema, como ao próprio problema existente. Num caso o governo incita o debate e no outro não se mobiliza para solucionar o preconceito.
Argumento 1
os argumentos “a inexistência de projetos educacionais nas escolas” e “ausência de leis mais rigorosas para punir os implicadores linguísticos” não explica ou exemplifica a tese “negligência do governo está como FOMENTADORA do impasse”. Para usar a palavra fomentar você deveria mostrar no desenvolvimento do parágrafo os interesses do estado na perpetuação do preconceito linguístico e por que ele o fomenta.
A demais não há impasse. Há um problema de preconceito para se discutir e resolver. haveria um impasse se dois lados inconciliáveis tentassem se sobrepor um ao outro nessa discussão.
Argumento 2
“os dados de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que mostram que cerca de 88% dos nordestinos não conseguem encontrar trabalho nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, resultante do modo de falar”. Isso caberia muito bem como desenvolvimento para “Além disso, é cabível pontuar que a desigualdade social é causadora do imbróglio”.
“o poder aquisitivo e o baixo nível de escolaridade, consequentemente, fortalece o pensamento de que, a forma de comunicar-se dessas pessoas são erradas”. Por que?; Como isso ocorre?; discorra a respeito disso.
Ademais os dados do IBGE que você apresentou mostram que “cerca de 88% dos nordestinos não conseguem encontrar trabalho nas regiões Sudeste e Centro-Oeste” mas não exemplificam ou provam que ” as diversas variações linguísticas do Brasil, contribuem para que pessoas de diferentes regiões acreditem ser certo apenas o seu modo de falar”.
Os seus argumentos são compostos de teses, ponto na mesma linha e conclusões. Você não desenvolve as tesas para chegar nas conclusões. Termos como: sob tal cosmovisão, por conseguinte, assim é lícito aludir, nesse sentido, são usados para concluir não para discorrer a respeito do tema.
” criem” acho que você quis dizer “devem criar”.
Pode usar linguagem mais simples nas sua redações. As vezes na tentativa de fugir das redundâncias ou demostrar domínio da língua, a galera recorre muito a palavras que não retomam o sentido com precisão gerando ambiguidades, fuga do tema ou erros de coesão.
Lendo umas redações nota mil, percebi que a simplicidade tira a mesma nota.
See lessAssédio moral no ambiente de trabalho no Brasil
EduardoLublasnki
A introdução está bem estruturada. Ela possui Ilustração do problema por meio de um comparativo e apresentação das causas (títulos dos argumentos). Creio que na última linha você quis dizer SOBREPOR. Na argumentação é dito que parte do problema são as fracas politicas mitigadoras, mas em vez de vocêLeia mais
A introdução está bem estruturada. Ela possui Ilustração do problema por meio de um comparativo e apresentação das causas (títulos dos argumentos).
Creio que na última linha você quis dizer SOBREPOR.
Na argumentação é dito que parte do problema são as fracas politicas mitigadoras, mas em vez de você mostrar essas fraquezas ou os dados que mostram que elas existem, como por exemplo um dado oficial revelando a ineficiência de tais políticas no combate ao assédio moral, você apresentou uma proposta de intervenção. Seria coeso com o primeiro parágrafo da argumentação por exemplo: De acordo com o panorama atual persiste esse tipo de violência não só entre adultos no trabalho mas ela é muito comum entre os jovens em ambientes como escolas e faculdades, lugares que formam as pessoas para o mercado de trabalho.
“Assim o FERIMENTO da moral”, isso ficou infantil. O termo assédio moral não ficaria redundante, pode usá-lo sem medo nesse caso.
Ademais não foi dito de forma objetiva como o estado poderia resolver o problema, apenas que ele deve resolver.
“Ademais, nesse cenário é implícito a guerra de todos contra todos”. Explique essa frase antes de tirar a conclusão do argumento com o “Nessa ótica”.
” ou é natural da pessoa e ELES também não refletem sobre seus atos levando a perpetuação dos assédios”. ELES quem? Além disso ” eles também não refletem sobre seus atos levando a perpetuação dos assédios”, não explica ou exemplifica claramente “tendência do ser humano de se sobrepõe um ao outro” ou a “Ademais, nesse cenário é implícito a guerra de todos contra todos” que é a tese do argumento em questão.
“uma das características da dinâmica no espaço de trabalho é justificado pela ideologia do filósofo Thomas Hobbes e pelo Zygmunt Bauman que diz a respeito que a sociedade é fluida, maleável e individualista, na qual as pessoas pensam só em si, praticando o mínimo de humanidade”. Isso ficaria perfeito como explicação/desenvolvimento desse argumento no lugar de “Nessa ótica…”
” caberá os trabalhadores se conscientizar e agir de forma correta”. “aos trabalhadores” fica mais correto
” cabe o Poder Público desenvolver planos de promoção de integridade da moral por meio de órgãos e profissionais competentes” muito boa proposta mas que órgãos devem fazer isso?
“caberá os trabalhadores se conscientizar”. Como?
“posicionar e quais são seus direitos e deveres e, o Estado assegurando”. muitos “e”. Além disso “o Estado assegurando”? Acho que você quis dizer Assegure.
-A estrutura da argumentação e conclusão está correta; a introdução e argumentação apresenta forte base encima de ícones do conhecimento; e há poucos erros de ortografia.
See lessDesafios para a prática de leitura no Brasil
EduardoLublasnki
Não tenho certeza de que os textos motivadores que você recebeu para escrever essa redação são os mesmos que eu acessei agora mas vamos lá. Os textos são claros: -O problema está realmente acontecendo: o brasileiro não lê; (TEXTO III) -Impostos nos livros são parte do problema; (TEXTO I) -A culpa éLeia mais
Não tenho certeza de que os textos motivadores que você recebeu para escrever essa redação são os mesmos que eu acessei agora mas vamos lá.
Os textos são claros:
-O problema está realmente acontecendo: o brasileiro não lê; (TEXTO III)
-Impostos nos livros são parte do problema; (TEXTO I)
-A culpa é dos tutores, pais, professores e de todos que deveriam estimular a juventude a ler. (TEXTO III)
Na introdução, começar com um apanhado das informações oficiais dadas pelo TEXTO III seria uma boa forma de apresentar o problema. Como a informação tem base oficial, provaria solidamente que a falta de leitura no país existe mesmo e é um problema. Mas é válido também um paralelo entre um clássico brasileiro com a realidade.
No parágrafo argumentativo referente à “cultura educacional carente de estímulo” você introduz dizendo que um dos problemas à prática da leitura são as instituições não incitarem os alunos a isso. Porém na sequência diz que o papel da leitura nas salas de aula é utilizada como método de repreensão e castigo. Isso não seria uma forma de incitar a leitura? Errada talvez, mas ainda uma forma de o fazer. Ademais, nada nos textos motivadores ou na argumentação da base à “fundamentada em uma falsa convicção de banalidade dos livros”. Os livros são rejeitados talvez, não banalizados.
“Primeiramente, ressalta-se que os impecilhos tangentes ao consumo das obras literárias são baseados, majoritariamente, em instituições de ensino que ignoram o incitamento CORRETO da ação DE LER/EM QUESTÃO) aos alunos”.
Assim fica coerente com o resto do parágrafo.
A citação de Paulo Freire foi assertiva e ganharia pontos por isso.
“Além disso, a escassez de espaços acessíveis destinados à oferta de tais impressos adiciona à pauta um agravante”. “agrava a situação” ficaria melhor. Agravante é um termo jurídico usado na legislação penal, tem pouco ou nada haver com o contexto em questão.
“Depreende-se, portanto, que o estado – atuante como imparcial na administração,reforma e construção de bibliotecas – negligência o acesso à cultura letrada e incapacita o alcance dos exemplares pela população – sobretudo a de baixa renda”.
Isso ficou muito confuso.
Parcialidade não foi colocado em questão. Onde é dito que os alunos mais pobres tem menos infraestrutura que favoreça a leitura devido à uma parcialidade do estado?
Nessa argumentação, a subida de impostos nos livros se encaixa muito melhor e tem base oficial do TEXTO III e I. Ademais a frase está confusa. Faz mais sentido: “QUE ALEGA ATUAR como imparcial na administração,reforma e construção de bibliotecas”.
“Dessa forma, a realidade vivenciada por Luis será apenas uma mazela passada na sociedade.” essa relação com o início da redação ficou muito bom.
A redação possui estrutura correta; poucos erros de ortografia; os parágrafos possuem estrutura dissertativa também; há proposta de intervenção que respeitam os direitos humanos; e boas citações.
Eu acho que você tentou rebuscar muito os seus parágrafos. Por exemplo: “Primeiramente, ressalta-se que os impecilhos tangentes ao consumo das obras literárias são baseados”
“Primeiramente, ressalta-se que essa problemática é baseada”.
Fica bem mais simples até mesmo para facilitar que você conecte o resto do seu parágrafo entre si (coesão).
Analisando umas redações nota 1000 na internet eu percebi que a simplicidade tira a mesma nota.
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