Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Obstáculos à implementação de uma educação financeira no Brasil
dudsdaflon
Oiê, tudo bem ? bom, espero que sim. vamos à correção: primeiro parágrafo: Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o opoLeia mais
Oiê, tudo bem ? bom, espero que sim.
vamos à correção:
primeiro parágrafo:
Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a implementação de uma educação financeira no Brasil apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência estatal, quanto da falta de informação. Dessarte, urge a adoção de estratégias para reverter esse panorama.
• nada a reclamar dessa introdução perfeita! desenvolvimento da sua tese, início da problematização, você citando uma importante obra como exemplo… tudo harmonizado. parabéns!
segundo parágrafo:
Em primeira análise, é necessário destacar a forma como parte do Estado costuma lidar com a educação financeira do jovem no Brasil. Isso porque, como afirmou Gilberto Dimenstein, em sua obra “Cidadão de Papel”, a legislação brasileira é ineficaz, visto que, embora aparente ser completa na teoria, muitas vezes, ela não se concretiza na prática. Prova disso é a escassez de políticas públicas satisfatórias voltadas para a aplicação do artigo 6º da “Constituição Cidadã”, que garante, entre tantos direitos, a educação. Isso é perceptível pela pequena campanha de conscientização acerca do impacto do consumo econômico para a população. Dessa maneira, entende-se essa questão como uma problemática cuja resolução deve ser imediata.
• mais um parágrafo sem erros gramaticais e em perfeita harmonia. sua escrita é muito boa, parabéns! adorei seu repertório.
terceiro parágrafo:
Além disso, salienta-se a falta de informação como promotor do problema. Segundo uma pesquisa feita pelo Banco Central (BC), cerca de 56% dos brasileiros entrevistados assumiram não fazer orçamento doméstico ou familiar. Partindo desse pressuposto, para a sociedade contemporânea consumir representa status, vaidade, autoafirmação, estilo de vida, construção e afirmação de identidades. O consumo é algo totalmente cultural, pois é a cultura que emprega significados às ações cotidianas, porém a ausência de conhecimento sobre os riscos que essa prática pode trazer na vida dos cidadãos é capaz de ser algo sério. Como consequência, tem- se o endividamento. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
• não consegui identificar nenhum erro, nem divergência de assuntos. parabéns pela dedicação!
quarto parágrafo:
Portanto, medidas devem ser tomadas com o intuito de amenizar esta problemática. Logo, cabe Ministério da Educação, em conjunto com a mídia, criar campanhas educativas, por meio da divulgação na internet, a fim de conscientizar a população acerca dos benefícios do consumo econômico para cada indivíduo. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, a falta da implementação de uma educação financeira e a coletividade alcançará a Utopia de More.
• “Logo, cabe Ministério da Educação” → “Logo, cabe AO Ministério da Educação…”
• apresentou Ação, Agente, Meio, Finalidade e Detalhamento ✓
não sou uma expert nesse assunto, mas eu pude ver como sua escrita está em perfeita ordem e harmonia. adorei mesmo o seu repertório, não mude ele nunca, viu ?! infelizmente não consigo te dar nota, mas ótima escrita.
See lessparabéns pela dedicação e esforço! :)
Soluções para precariedade no sistema carcerário brasileiro
dudsdaflon
oiê! tudo bem? espero que sim!! bom, vamos lá. no primeiro parágrafo: Segundo a célebre pensadora Hannah Arende, “A essência dos direitos humanos é o direito de ter direito “. Entretanto, esta não é uma realidade vivida pelos detentos do sistema carcerário brasileiro. Essa precariedade está ligada aLeia mais
oiê! tudo bem? espero que sim!!
bom, vamos lá.
no primeiro parágrafo:
Segundo a célebre pensadora Hannah Arende, “A essência dos direitos humanos é o direito de ter direito “. Entretanto, esta não é uma realidade vivida pelos detentos do sistema carcerário brasileiro. Essa precariedade está ligada a superlotação nos presídios e a debilidade da saúde do mesmo, o que faz com que os detentos não tem os seus direitos básicos exercidos, como o acesso à saúde.
• o certo seria “é o direito de ter direito”, entretanto, ….”
não é necessário uma pausa enorme, como o ponto final. ficaria melhor inserindo uma vírgula mesmo.
• “e a debilidade da saúde do mesmo” o certo seria “dos mesmos”, já que estamos nos referindo a presídios, no plural.
• “o que faz com que os detentos não tem” o certo seria “FAZENDO com que os detentos não TENHAM seus direitos básicos…” .
você já estabeleceu sua tese logo aí, muito bem!!!
no segundo parágrafo:
De acordo com o DEPEN, órgão do ministério da justiça, notificou que o número de presos é de 811 mil pessoas. Dentre as 1381 unidades prisionais, 997 tem mais de 100% da capacidade ocupada e outras 276 estão com a ocupação superior a 200%. Em razão disso, o risco de violência sexual entre eles tendem a aumentar, além do mais a superlotação também ocasiona as rebeliões, dos presos e cria condições propícias para a atuação de facções criminosas no sistema prisional, o que prejudica a ordem e a segurança dos que lá habitam e trabalham.
•então, não sei se você sabe, de fato, esses números de cabeça. se não, te aconselho a não usar essas pesquisas feitas na hora pela internet, até porque na hora da redação do Enem você não vai ter esse acesso, entende ? e se esses números estiverem nos textos de apoio que você leu, o legal não seria usar esses números tão ao pé da letra, você poderia falar deles em modo geral, atribuindo características generalizadas mesmo.
• “De acordo com o DEPEN, órgão do ministério da justiça, notificou” não fez muito sentido pra mim o uso de “de acordo” e logo mais de “notificou”. eu trocaria por “O DEPEN, órgão do ministério da justiça, notifica que….”
• “tendem a aumentar, além do mais a superlotação” faltou uma vírgula. “tendem a aumentar, além do mais, a superlotação….”
•”rebeliões, dos presos” uso errado de vírgula. “rebeliões dos presos” é um assunto só, portanto não é necessário uma vírgula entre.
fora esses pequenos errinhos, você soube articular bem sua tese, aplicada no primeiro parágrafo, e desenvolver seu ponto de vista. parabéns!
terceiro parágrafo:
Em segundo lugar, é válido frisar que um dos principais problemas enfrentados pelas penitenciárias é a saúde dos detentos, isso porque, o fato de estar em um ambiente fechado com grande quantidade de pessoas, aumenta o risco de propagação de doenças infecciosas e bacterianas. Casos de doença como, tuberculose e, HIV, pneumonia, hepatite e sífilis, são registradas entre a população carcerária. O que põe em risco a saúde dos próprios e problematiza a ressocialização dos penitentes na vida em sociedade.
• “dos detentos, isso porque” faria mais sentido pra mim se tivesse um ponto ao invés de uma vírgula.
• “doença como, tuberculose e, HIV…” o certo seria “doenças como: tuberculose….” já que você vai citar exemplos de doenças, fica mais coerente usar os dois pontos.
• “população carcerária. O que” eu não usaria um ponto nessa parte, fica mais coerente o uso de vírgula mesmo.
isso aí!! conseguiu problematizar bem a sua tese, ótimo desenvolvimento! parabéns!
quarto parágrafo:
Por fim, é de conhecimento geral que o estado é o principal responsável pelo bem-estar social. Sobe esta ótica, é conveniente ressaltar que para enfraquecer a quantidade de detidos, a justiça deve diminuir o número de presos provisórios. Somado a isso o governo deve reformar e construir presídios no país, que garantam as necessidades básicas dos prisioneiros. E para asseverar a saúde dos penitentes, é essencial que amplia o acesso às ações de serviço de saúde, assegurando a urgência de tratamento das doenças dos próprios, e também ampliar melhoria das celas insalubres e mal ventilados, para para que possa se viver com dignidade nas penitenciárias.
• “que o estado é” Estado (com inicial maiúscula).
See less• “sobe esta ótica” SOB ESSA ótica…. (Sobe não existe, o certo é Sob. em textos, o “Esta” é usado a algo que você ainda vai se referir futuramente. então o certo seria “essa”, nessa perspectiva do seu texto.
• “é essencial que amplia o acesso” eu mudaria para “é essencial a ampliação ao acesso…”
• senti a falta de um detalhamento maior da sua proposta e também de como ela seria implantada num mundo real. o meio que seria implantada e como, através de que, de quem…
enfim!
não sou nenhuma expert nesse assunto, mas espero ter ajudado.
parabéns pelo seu esforço! você tem um ótimo desenvolvimento de problemáticas:)
O PAPEL DA LITERATURA BRASILEIRA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL
dudsdaflon
Uau! decerto a melhor redação que li hoje. parabéns! só senti falta de uma vírgula no terceiro parágrafo, onde diz: "Segundo o sociólogo Paul John os indivíduos[...]" o certo seria ter uma vírgula após o nome do sociólogo que você citou. porque o nome dele é apenas "Paul John", e não "Paul John os iLeia mais
Uau! decerto a melhor redação que li hoje.
See lessparabéns!
só senti falta de uma vírgula no terceiro parágrafo, onde diz: “Segundo o sociólogo Paul John os indivíduos[…]”
o certo seria ter uma vírgula após o nome do sociólogo que você citou.
porque o nome dele é apenas “Paul John”, e não “Paul John os indivíduos” kkkkk
brincadeiras a parte, esse foi o único ponto que me incomodou.
parabéns! sua escrita é excepcional. :)
Caminhos para universalização do saneamento básico no Brasil
dudsdaflon
Oi, Gi! não sou expert em redação, mas a sua está muito boa. gostei bastante de como você inseriu um ministério na sua redação, já que isso não é muito falado nesse meio, mas causou um grande efeito. só senti falta de uso de aspas quando citou alguns termos, mas fora isso tá muito boa mesmo. parabénLeia mais
Oi, Gi!
See lessnão sou expert em redação, mas a sua está muito boa.
gostei bastante de como você inseriu um ministério na sua redação, já que isso não é muito falado nesse meio, mas causou um grande efeito.
só senti falta de uso de aspas quando citou alguns termos, mas fora isso tá muito boa mesmo.
parabéns! :)