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Tema: a internet deseduca a escrita?
DudaFerlin
Olá, tudo bem? Espero que sim. Vamos lá, começar. INTRODUÇÃO: No geral, está boa, mas gostaria de destacar uns pontos que poderiam ser melhorados. (Vamos para a primeira parte) >>> " Com isso as pessoas deixaram de escrever corretamente nas comunicações virtuais o que pode vir a acontecer nLeia mais
Olá, tudo bem? Espero que sim.
Vamos lá, começar.
INTRODUÇÃO:
No geral, está boa, mas gostaria de destacar uns pontos que poderiam ser melhorados. (Vamos para a primeira parte) >>> ” Com isso as pessoas deixaram de escrever corretamente nas comunicações virtuais o que pode vir a acontecer na conversação entre pessoas.” >>> Ao usar o termo “conversação” você perdeu um pouquinho da coerência, uma vez que, mensagens de texto também são uma forma de conversação. Acho que “Diálogos fora do âmbito virtual” ou algo do tipo, ficaria melhor. (Segunda coisa) Na parte, “…que seria necessário essa formalidade ocasionando a perda correta da própria língua.” >>> Você disse: ” a perda correta da … língua”, percebeu? Não tem uma forma correta para perder a língua. A ideia que você queria passar era ” a dissolução do hábito de empregar a norma-culta da língua”, ou algo nesse sentindo. Estabeleceu o tema e a tese e com exceção daqueles pontos, está de parabéns.
DESENVOLVIMENTO 1:
Tem coesão e coerência. Único ponto a destacar é a repetição do vocábulo “escrita”, talvez um sinônimo seria melhor. É muito bom usar esses substitutos, ajuda bastante na fluidez do texto.
DESENVOLVIMMENTO 2:
Tem coerência e coesão. Parabéns!!
>>>Acho que seria bom acrescentar algum conhecimento sociocultural para deixar seus argumentos mais fortes e estruturados.>>>
CONCLUSÃO:
Está quase completa. (O que deixou sua conclusão, de certa forma, rasa, foi essa parte destacada a seguir) > “juntamente com as instituições de ensino e as mídias sociais a elaboração de um projeto” > ( você praticamente reduziu o “como” e o “o quê”, necessários na sua proposta, à “um projeto”, deixando a mesma um tanto superficial.
De resto, não vi algum outro ponto a destacar.
AVALIAÇÃO:
COMPETÊNCIA 1: 180 >>> Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita.
COMPETÊNCIA 2: 120 >>> Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado ao tipo textual dissertativo-argumentativo.
COMPETÊNCIA 3: 170 >>> Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente em defesa de seu ponto de vista.
COMPETÊNCIA 4: 170 >>> Articula as partes de um texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos.
COMPETÊNCIA 5: 150 >>> Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discursão desenvolvida no texto.
NOTA: 790 >> MEUS PARABÈNS!! CONTINUE TREINANDO E SE ESFORÇANDO, PORQUE VOCÊ PODE IR MUITO LONGE.
ESPERO TER AJUDADO. BOA SORTE.
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DudaFerlin
Olá, tudo bem? Vamos começar INTRODUÇÃO: Achei que você iniciou bem sua introdução. Mas, tem um ponto que não me parece muito amarrado ao restante da sua introdução: " Dessa forma, é necessário dar o primeiro passo em relação à ampliação da geração de energias renováveis." (Até aqui tudo ok) ---- (NLeia mais
Olá, tudo bem? Vamos começar
INTRODUÇÃO:
Achei que você iniciou bem sua introdução. Mas, tem um ponto que não me parece muito amarrado ao restante da sua introdução: ” Dessa forma, é necessário dar o primeiro passo em relação à ampliação da geração de energias renováveis.” (Até aqui tudo ok) —- (Nessa parte seguinte que está o problema) “Sendo assim, para combater a poluição atmosférica deve haver um barateamento no custo das fontes renováveis não poluentes no Brasil.” (Você reduziu a problemática à poluição atmosférica drasticamente, sem contextualização, e como as energias renováveis resolveriam muitos outros problemas ambientais, faz com que a ideia passada não fica tão clara, até distorcida, percebeu?)
Desenvolvimento 1:
Achei bem coerente e coeso. Também está bem rico em repertório sociocultural. PARABÉNS!
DESENVOLVIMENTO 2:
Achei bem coerente e coeso. O único ponto que dá pra melhorar é a questão da repetição dessa parte : “deve haver um barateamento no custo de energias renováveis”, fica um tanto redundante, você poderia usar uma frase “análoga”, como ” faz-se necessário a redução de preço…” ou então, reorganizar o texto de modo que dê para retirar a frase do início e manter apenas a do final.
CONCLUSÃO:
Esse segmento está completo, coerente e coeso. Muito legal ter relacionado à citação da introdução com a conclusão. Sem pontos a destacar.
AVALIAÇÃO:
COMPETÊNCIA 1: 200 — Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
COMPETÊNCIA 2: 200 — Desenvolve muito bem o tema a partir de um repertório sociocultural produtivo e de argumentação consistente e apresenta excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
COMPETÊNCIA 3: 170 — Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente em defesa de seu ponto de vista.
COMPETÊNCIA 4: 200 — Articula as partes do texto, ainda que apresente eventuais deslizes na utilização de recursos de coerência e coesão.
COMPETÊNCIA 5: 180 — Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discursão desenvolvida no texto.
NOTA: 950 — Meus PARABÉNS!!! CONTINUE NESSE CAMINHO QUE VOCÊ IRÁ MUITO MAIS LONGE.
ESPERO TER AJUDADO!!
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DudaFerlin
Olá, tudo bem com você? Espero que sim. Vamos lá! Introdução: seu primeiro parágrafo ficou bem desenvolvido, é fácil encontrar o tema, o ponto de vista e a contextualização nele. Além de que fez ótimo uso dos conectivos. Eu realmente não encontrei problemas nela, só a questão de que seria bacana seLeia mais
Olá, tudo bem com você? Espero que sim. Vamos lá!
Introdução: seu primeiro parágrafo ficou bem desenvolvido, é fácil encontrar o tema, o ponto de vista e a contextualização nele. Além de que fez ótimo uso dos conectivos. Eu realmente não encontrei problemas nela, só a questão de que seria bacana se você especificasse qual a carreira do autor da sua citação, ajuda a exibir o quão longe vai o seu repertório sociocultural.
Parágrafo de desenvolvimento 1: você já começou fazendo belas amarras com a introdução: “A priori, convém ressaltar o quanto os altos custos contribuem para a existência da questão”. Em suma, está coerente, coesa e não está cansativa. Há um erro de concordância verbal em : “afastando-os de usufruir dessa arte histórica..” – está no plural, então usufruírem é mais adequado. Além desses pequenos detalhes, o parágrafo foi bem desenvolvido.
Parágrafo de desenvolvimento 2: está no mesmo nível do parágrafo anterior, no geral, você colocou um número de problemáticas suficientemente bom, na introdução, e conseguiu trabalhá-los com êxito no desenvolvimento, uma vez que, os únicos problemas que eu vi foram de gramática e vírgula.
Conclusão: ficou bem resumida, o que não se torna um problema, pois retomou o tema e respondeu as perguntas centrais:
Quem: Ancine, Agência Nacional do Cinema.
O quê: deve expandir a quantia de salas por todo o país.
Como: por intermédio da conscientização e da aprovação da prefeitura.
Para quê: tornar a cinematografia mais acessível, consequentemente atingindo, também, novos públicos localizados em lugares carentes.
NOTA:
Competência 1: — 180 — Demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções de escrita.
Competência 2: — 200 — Desenvolve muito bem o tema a partir de um repertório sociocultural produtivo e de argumentação consistente e apresenta excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Competência 3: — 180 — Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente em defesa do seu ponto de vista.
Competência 4: — 200 — Articula as partes do texto, ainda que apresente eventuais deslizes na utilização de recursos de coerência e coesão.
Competência 5: –160– Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
TOTAL: 920
Parabéns!!!! Você escreve muito bem e tem bastante repertório de mundo!! Continue assim o 1000 VEM!!
See lessDesafios diários enfrentados pela pessoa autista
DudaFerlin
Olá, tudo bem? Sua redação está bem escrita, e, coerente. Parabéns!! Vamos lá: Introduçaõ: Apresentou o tema, a partir de uma alusão histórica, e o seu ponto de vista, exibindo os dois argumentos que iria abordar adiante, então, ficou precisa, consistente e "rica". É bem comum ver por aí, introduçõeLeia mais
Olá, tudo bem?
Sua redação está bem escrita, e, coerente. Parabéns!!
Vamos lá:
Introduçaõ:
Apresentou o tema, a partir de uma alusão histórica, e o seu ponto de vista, exibindo os dois argumentos que iria abordar adiante, então, ficou precisa, consistente e “rica”. É bem comum ver por aí, introduções com muitas ideias, a ponto de parecer o desenvolvimento. E isso não aconteceu aqui.
Desenvolvimento:
1º parágrafo e 2º parágrafo ficaram bem “amarrados” com a introdução, ou seja, você usou bem os conectivos, marcadores temporais e relações anafóricas, e além disso, não houve repetição de ideias.
Conclusão:
Aqui, tem uma coisa que seria interessante melhorar, você incubiu ao “governo” tomar providências e até aí tudo certo, mas, ficou um pouco clichê e superficial, é bacana especificar melhor nesse caso, uma vez que o governo tem vários órgãos públicos com diferenciadas funções cada, também demonstra mais conhecimento sobre. Uma dica é estudar sobre os Ministérios e suas funções. Outro ponto, é que você foi um pouco vago na hora de dizer “como? e “o que?”, “por meio de eventos” ficou muito generalizado. Por fim, a citação final de Locke, ficou muito bacana e deu um complemento show no final, demonstrando seu conhecimento de mundo.
Competência 1: 200 pts
Competência 2: 200 pts
Competência 3: 160 pts
Competência 4: 160 pts
Competência 5: 130 pts
Total: 850 pts
Não leve a mal a correção, minha intenção é somente ajudar com o seu desenvolvimento em redação, com base no meu conhecimento sobre. Parabéns e obrigada pela atenção.
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DudaFerlin
Olá, tudo bem? O seu texto está muito bom!! Mas, tem uns pontos que precisam melhorar. Por exemplo, eu imagino que seja um texto, necessariamente, dissertativo-argumentativo, sendo assim, deve ser escrito na 3º pessoa do discurso. No seu texto tem uma frase assim: "são mais corriqueiras do que imagiLeia mais
Olá, tudo bem?
O seu texto está muito bom!! Mas, tem uns pontos que precisam melhorar. Por exemplo, eu imagino que seja um texto, necessariamente, dissertativo-argumentativo, sendo assim, deve ser escrito na 3º pessoa do discurso. No seu texto tem uma frase assim: “são mais corriqueiras do que imaginamos”, uma alternativa melhor seria, ” São mais corriqueiras do que se imagina.”
Introdução:
Você abordou o tema e a tese muito bem! Parabéns! E usou uma linguagem clara.
Desenvolvimento:
o 1º parágrafo tem muitas ideias e no 2º parágrafo quase não tem, ele está mais parecido com uma parte da conclusão. Acho que você poderia ter dividido melhor os argumentos entre esses 2 páragrafos.
Conclusão:
Bem, para uma conclusão completa é interessante responder às perguntas-chaves: quem? o que? como? pra que? e também retomar o tema. Você retomou o tema e respondeu as perguntas ” o que? “pra que? e “como?” muito bem, também respondeu “quem?”, todavia, foi muito superficial, seria legal especificar melhor qual parte do governo deveria fazer alguma coisa sobre isso, já que o governo é dividido em partes com funções diferentes.
Competência 1: 160 pts
Competência 2: 120 pts
Competência 3: 80 pts
Competência 4: 160 pts
Competência 5: 160 pts
Total: 680 pts
Por favor, não leve a mal a correção, eu só quero ajudar com seu desenvolvimento em redação, com base no meu conhecimento sobre. Espero ter ajudado. Obrigado pela atenção.
See lessAnalfabetismo Digital
DudaFerlin
Olá, Boa noite. Tudo bem? Observação geral: * espaçamentos são importantes ao iniciar os parágrafos... porque se não houver, o texto perde a estrutura.... Introdução: * Achei sua introdução bem contextualizada e sua tese ficou explícita, apresentando nela os fatores gerais que serão abordados no desLeia mais
Olá, Boa noite. Tudo bem?
Observação geral:
* espaçamentos são importantes ao iniciar os parágrafos… porque se não houver, o texto perde a estrutura….
Introdução:
* Achei sua introdução bem contextualizada e sua tese ficou explícita, apresentando nela os fatores gerais que serão abordados no desenvolvimento. Ficou completa.
Desenvolvimento no segundo parágrafo:
*O desenvolvimento ficou bem envolvido, pois, você se embasou com citação e utilizou o “‘índice gene”, também ressaltou uma das causas do problema. Apenas a vírgula não foi bem utilizada em alguns momentos.
Desenvolvimento no terceiro parágrafo:
*Também achei bem desenvolvida, com base na introdução, não achei o desenvolvimento previsível.
Conclusão:
*Respondeu bem objetivamente às perguntas: Quem? como? pra que? o que ?. Também ficou bem desenvolvida. Achei bem completa.
Competência 1: 140 pontos
Competência 2: 200 pontos
Competência 3: 160 pontos
Competência 4: 160 pontos
Competência 5: 180 pontos
Nota total: 840 pontos– Parabéns!!
P.S: não leve a mal o que foi escrito, minha intenção é somente ajudar com o seu desempenho em redação com base no meu conhecimento. Obrigado pela atenção.
See lessO problema do Analfabetismo no Brasil
DudaFerlin
Olá, Boa noite. Tudo bem? Introdução: "De acordo com a Constituição Federal de 1988,documento jurídico mais importante do Brasil, prevê em seu artigo 6°,o direito a educação. Entretanto o combate ao analfabetismo não vem se resolvido com exito, dificultando desse modo a universalização desse direitoLeia mais
Olá, Boa noite. Tudo bem?
Introdução:
“De acordo com a Constituição Federal de 1988,documento jurídico mais importante do Brasil, prevê em seu artigo 6°,o direito a educação. Entretanto o combate ao analfabetismo não vem se resolvido com exito, dificultando desse modo a universalização desse direito social tão importante.”
Observações: * na introdução, você contextualizou bem o tema, fazendo alusão à Constituição Federal e relacionando com o problema na “universalização desse direito..”. Todavia, você não desenvolveu bem a sua tese, qual a sua posição objetiva a respeito disso? e por que, de modo geral? Para então desenvolve-la na argumentação.
Argumentação 1:
“Em uma primeira análise deve-se ressaltar a falta de medidas governamentais para o combate ao analfabetismo nesse sentido, vários aspectos contribuem para o crescimento do analfabetismo ,como a falta de escolas em dificil acesso como periferias, a falta de salas para abrangir toda a população. Essa conjuntura segundo o filósofo Jonh Locke, configura-se como uma violação ao “Contrato Social”, ja que o estado não cumpre com sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de um direito indispensável.”
Observações: sua argumentação trabalhou pontos importantes como, uma das causas do problema (analfabetismo), relacionando uma citação filosófica com a sua contextualização da introdução, fazendo assim com que houvesse um “relacionamento” entre o primeiro e o segundo parágrafo. Sendo assim, me parece que a “primeira argumentação” está bem trabalhada.
* Só uma dica… nessa parte: “…como a falta de escolas em difícil acesso como periferias..”, você poderia por uma vírgula entre “acesso” e “como” e adicionado “por exemplo”, ficaria assim: “…como a falta de escolas em difícil acesso, como, por exemplo, em periferias,….”
Argumentação 2:
“Ademais ,o analfabetismo e um reflexo total do governo, pois o Brasil, tem mais de 11 milhões de analfabetos. Isso contradiz totalmente o conceito de uma sociedade melhor, pois segundo o filósofo alemão Immanuel Kant ”O ser humano e aquilo que a educação faz dele”. Portanto a formação educacional e indispensável, para se tornar um cidadão melhor.”
Observações: Eu não entendi muito bem essa parte: “…o analfabetismo e um reflexo total do governo, pois o Brasil, tem mais de 11 milhões de analfabetos…”, mesmo se adicionasse o “em” ficaria um pouco sem conexão… veja: “…o analfabetismo em um reflexo total do governo, pois o Brasil, tem mais de 11 milhões de analfabetos” ou então o “é” : “…o analfabetismo é um reflexo total do governo, pois o Brasil, tem mais de 11 milhões de analfabetos…”, eu não entendi essa parte de ser um “reflexo total do governo”. Mas creio que se refere a algo ruim…
* A citação caiu bem, se relacionou com o contexto e sua ideia de forma ampla.
* Nesse argumentação, pude perceber que houve “rodeios”, falou o mesmo do parágrafo anterior, mas com outras palavras e de forma mais geral… então, parece um pouco incompleta, só faltou argumentar mais um pouco para ficar muito boa.
* Foi dito no texto que há 11 milhões de analfabetos no Brasil… mas, de acordo com quem ? Seria bom estabelecer uma fonte para fortificar essa informação…
Conclusão:
Depreende-se portanto que o governo por meio do ministério da educação faça com que tenha escolas mais estruturadas, com periodo integral, pois muitas pessoas começam a trabalhar desde muito pequeno deixando de lado escola para ajudar em casa .Assim se consolidará, uma sociedade melhor segundo John Locke.
Observações:
Quem deve fazer? “governo por meio do ministério da educação”. OK
O que deve fazer? “faça com que tenha escolas mais estruturadas, com periodo integral”. OK
Para que deve fazer? “pois muitas pessoas começam a trabalhar desde muito pequeno deixando de lado escola para ajudar em casa”, nesse parte, eu achei que faltou mais detalhamento.
Como fazer? Faltou detalhamento suficiente para responder essa pergunta…
Dicas: É sempre importante responder a essas perguntas, e, se conseguir, também detalhar a mais sobre alguma delas. Achei que a conclusão está boa, mas, faltou complementação.
Nota:
Competência 1:
160 pontos — “Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.”
Competência 2:
140 pontos — “Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto argumentativo-dissertativo, com proposição, argumentação e conclusão.”
Competência 3:
160 pontos — “Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.”
Competência 4:
140 pontos — “Articula as partes do texto, de forma mediana, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.”
Competência 5:
120 pontos — “Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema, e articulada à discussão desenvolvida no texto.”
Nota total: — 720 pontos– Parabéns!!
P.S: Não leve a mal algum comentário feito por mim, minha intenção é ajudar com seu desempenho em redação, com base no meu conhecimento. Obrigado pela atenção. Tenha um feliz 2021!!
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