Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet
[email protected]
Olá Alice, tudo bem? Você escreve muito bem. Gostei muito da sua referência à obra de George Orwell, ficou muito boa! Tenho alguns detalhes a pontuar no seu texto. 1º Parágrafo: L3: "Partido", no livro, é um nome próprio, portanto deve ser grafado com a inicial em maiúsculo. Ainda na linha 3, você uLeia mais
Olá Alice, tudo bem?
Você escreve muito bem. Gostei muito da sua referência à obra de George Orwell, ficou muito boa!
Tenho alguns detalhes a pontuar no seu texto.
1º Parágrafo:
L3: “Partido”, no livro, é um nome próprio, portanto deve ser grafado com a inicial em maiúsculo. Ainda na linha 3, você utilizou “onde” para retornar ao “Partido”; substitua por “em que/no qual”. Utilize “onde” apenas para se referir a lugares.
L4: Aqui você isola um aposto explicativo por meio de travessões. No entanto, como a frase termina com ponto final, apenas o travessão do início basta.
L7: Acredito que faltou o sinal de crase em “conteúdos lucrativos a rede”.
2º Parágrafo em geral: Novamente, sua argumentação está impecável, não detectei erros gramaticais. Só uma dica, evite o uso demasiado do gerúndio. Isso pode deixar a leitura um pouco cansativa.
3° Parágrafo:
L2: “estabelecer poder sob o usuário”, o correto seria “poder sobre o usuário”.
L6: Conquanto é uma conjunção concessiva. Neste período você apresenta uma contraposição de ideias, assim, seria mais coerente utilizar uma conjunção adversativa (entretanto/contuto/porém).
4° Parágrafo:
L1: ” …o Marco Civil da Internet e o Ministério das Comunicações, devem proteger a…”. Cuidado, quem devem proteger? O Marco Civil e o Ministério, logo, eles exercem a função de sujeito da oração. Assim, não podem ser separados por vírgula do verbo.
L6: Aqui ocorre o mesmo problema de “sob/sobre”.
No mais, como disse antes, gostei muito da sua redação. A obra ‘1984’ ainda se mostra muito atual, e por isso, achei muito interessante você ter feito essa correlação entre a ficção e a realidade atual em seu texto. Parabéns, Alice!
See lessManipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (ENEM 2018)
[email protected]
Fala William, beleza? Cara, no geral, sua redação está muito boa. Esse tema está bastante em voga e acredito que certamente será cobrado nos próximos certames. Vou destacar aqui alguns detalhes que me incomodaram um pouco no seu texto (nada que comprometa a ideia central do texto). Palavras estrangeLeia mais
Fala William, beleza?
Cara, no geral, sua redação está muito boa. Esse tema está bastante em voga e acredito que certamente será cobrado nos próximos certames.
Vou destacar aqui alguns detalhes que me incomodaram um pouco no seu texto (nada que comprometa a ideia central do texto).
Palavras estrangeiras devem vir entre aspas (ex: “sites”/”Internet”).
Outro detalhe: “Internet” deve ser escrito com a inicial em maiúsculo, pois se refere a uma entidade única – a rede mundial de computadores.
O seu primeiro parágrafo de desenvolvimento ficou muito bom.
Sugestão: dê uma lida sobre “big data” e “machine learning”, são dois pratos cheios para enriquecer sua argumentação.
No seu segundo parágrafo de desenvolvimento eu senti que a correlação entre o mito da caverna e a ignorância do uso das redes poderia ser um pouco mais bem trabalhada. Outro ponto: você afirma categoricamente que o mito da caverna faz uma alusão à ignorância quanto ao uso das redes. Na minha opinião (e eu posso estar enganado, é claro), afirmar isso é errado, pois a “Internet” era sequer concebível na época da criação do mito da caverna. A crítica por trás da história é muito mais abrangente.
Sugestão: reescrever o período da seguinte maneira: “Assim, pode-se correlacionar o mito da caverna à ignorância de uma parte da população quanto ao uso de suas informações na internet, o que leva esses indivíduos a serem facilmente manipulados”.
Quanto à conclusão, acho que você poderia ter citado a Lei Geral de Proteção de Dados, que é super recente.
No mais, encontrei apenas um erro gramatical em seu texto – “aonde”, na terceira linha do terceiro parágrafo, deve ser substituido por “onde”.
Parabéns pelo texto!
See lessO uso de medicamentos estimulantes entre os jovens Brasileiros (se possível coloque nota enem)
[email protected]
O texto tá muito bem escrito até 3° parágrafo (não notei nenhum erro de pontuação ou algo do tipo). Porém, o parágrafo da conclusão ficou meio confuso. "Depreende-se, portanto, a necesssidade de se combater esses obstáculos, para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação em parceria com asLeia mais
O texto tá muito bem escrito até 3° parágrafo (não notei nenhum erro de pontuação ou algo do tipo). Porém, o parágrafo da conclusão ficou meio confuso. “Depreende-se, portanto, a necesssidade de se combater esses obstáculos, para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação em parceria com as escolas (AGENTE), por intermédio de palestras educacionais sobre os efeitos colaterais de medicamentos estimulantes (MEIO).”, faltou a finalidade dessa ação (a qual você colocou no período seguinte – “Com o propósito de diminuir o aumento de doenças psicológicas e automedicação entre os jovens.”). Acho que ficaria mais bem articulado se você encaixasse tudo num período só. No mais, parabéns pelo texto!
See lessA Desigualdade Social no Brasil
[email protected]
Olá, tudo bom? Notei alguns detalhes na sua redação, vou pontuando linha a linha. Obs: não sou professor, nem nada... Então pode ser que minha correção seja falha também!! L1 - a Constituição Federal é um documento, e deve ser grafada com as iniciais em maiúsculo. L5/6 - "preocupa-se mais em proporcLeia mais
Olá, tudo bom?
Notei alguns detalhes na sua redação, vou pontuando linha a linha.
Obs: não sou professor, nem nada… Então pode ser que minha correção seja falha também!!
L1 – a Constituição Federal é um documento, e deve ser grafada com as iniciais em maiúsculo.
L5/6 – “preocupa-se mais em proporcionar conforto a grandes empresários ao garantir os direitos” acredito que seria correto escrever “[…] empresários a garantir […]”.
L8 – “[…] de Bauman, onde artigos de luxo […]” Aqui vc se refere a uma obra literária, e nao a um lugar físico, então o “onde” está incorreto. Substitua por “em que / na qual”
L10 – aqui você inicia um novo parágrafo sem um conectivo de conjunção. Não sei se isso é proibido, mas é bom colocar para estruturar melhor sua redação.
Imagino que na linha 14 inicia-se um novo parágrafo, seria interessante usar um conectivo conclusivo ali.
No mais, parabéns pela redação!!
See less