Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Impactos da hiperconectividade na sociedade
Dio_Hyun~
TEMA: Impactos da hiperconectividade na sociedade INTRODUÇÃO: A internet surgiu na guerra fria (*Guerra Fria), uma vez que, por ter (*terem) medo (?) ataques soviéticos (*Vírgula aqui) (*os) americanos criaram um mecanismo de compartilhamento de informações. Passando anos, a criação dessa ferramentaLeia mais
TEMA: Impactos da hiperconectividade na sociedade
INTRODUÇÃO:
A internet surgiu na guerra fria (*Guerra Fria), uma vez que, por ter (*terem) medo (?) ataques soviéticos (*Vírgula aqui) (*os) americanos criaram um mecanismo de compartilhamento de informações. Passando anos, a criação dessa ferramenta proporcionou a (*à) sociedade moderna muitos avanços. No entanto, no Brasil, o seu acesso traz inúmeros problemas, tais como a hiperconectividade. Logo (*vírgula aqui) é visível a mudança de comportamento e a angústia respectivamente, (s/vírgula aqui) causas desse fenômeno|1|.
1 – Aqui houve uma certa falta de coerência, seria: “Logo, é visível a mudança de comportamento e a angústia que são causadas por esse fenômeno”?
— Essa introdução cumpriu o seu papel. possui uma tese (o acesso a internet traz à sociedade problemas, como a hiperconectividade) e trouxe um repertório legítimo, pertinente e produtivo; apenas a conclusão que deixou a desejar pela falta de coerência associada a erros coesivos.
___________________________
DESENVOLVIMENTO 01:
É relevante abordar, primeiramente, que a transição de conduta é uma das razões pela qual o problema persiste. Acerca disso, de acordo com o filósofo alemão Émile Durkheim, as atitudes humanas decorrem da coerção exercida por padrões sociais estabelecidos. Nessa lógica, devido a (à) prioridade de estar conectado com as notícias do mundo afora (*vírgula) muitos perdem o controle e se tornam ansiosos, caso esteja (*estejam) sem o acesso à internet.
— Esse desenvolvimento está bem estruturado (Com intro, des e conclusão), no entanto, ainda está vago, pois sua conexão com o repertório está muito superficial. Acredito que se você tivesse explicado o porquê damos (nós, brasileiros) tanta primazia à conexão, que é por sermos influenciados pelas mídias que massifica nossa mente (como bem diz Adorno), estaria muito bem ligado com a premissa de Durkheim sobre as atitudes humanas serem influenciadas pela padronização.
_______________________________
DESENVOLVIMENTO 02:
Ademais, a inquietação dificulta a superação do uso excessivo da tecnologia. O medo de perder informações importantes é extremamente assustador na vida de pessoas que desempenham seu trabalho através deste meio. O uso sem supervisão dos pais intensifica o isolamento social e a convergência a conteúdos inapropriados para menores de idade.
— Aqui tivemos uma estrutura não tão adequada para um texto dissertativo-argumentativo, visto que frases soltas deixam um sentido vago. Não há desenvolvimento, tampouco conclusão.
________________________________
CONCLUSÃO:
Portanto, com urgência, é preciso desconstruir as bases da conexão redundante. Para isso, cabe à família (AGENTE) (*vírgula aqui) por meio (MEIO) das discussões pertinentes e o controle dos acontecimentos virtuais |1| (*vírgula aqui) estabelecer (AÇÃO) modos para que (OBJETIVO) os adolescentes não sejam alvos da dependência da internet.
1 – Controle dos acontecimentos virtuais? Como assim?
— Uma conclusão vaga, e com uma proposta não tão completa (falta o Detalhamento de algum elemento).
xxxxxxxxxxxxxXXXxxxxxxxxxxxxxxxx
C1: 160 – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2: 200 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
C3: 160 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
C4: 160 – Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
C5: 160 – Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
TOTAL: 840
— Muito bem!! Apenas seja mais cautelosa quanto à estrutura dos parágrafos, tente estudar um pouco mais sobre esse tipo de estruturação. Lembre-se: a prática leva à excelência! Boa sorte, e cuide-se!!
See lessIntolerância religiosa no Brasil
Dio_Hyun~
Tema: Intolerância religiosa no Brasil INTRODUÇÃO: Em meados do século XXI, a Intolerância religiosa tem se problematizado no Brasil. Por um lado (vírgula aqui) o país é laico, (s/ vírgula aqui) e defende a liberdade de crenças. Por outro (vírgula aqui) tem a falta de habilidade ou da vontade em recLeia mais
Tema:
Intolerância religiosa no Brasil
INTRODUÇÃO:
Em meados do século XXI, a Intolerância religiosa tem se problematizado no Brasil. Por um lado (vírgula aqui) o país é laico, (s/ vírgula aqui) e defende a liberdade de crenças. Por outro (vírgula aqui) tem a falta de habilidade ou da vontade em reconhecer e respeitar essas praticas (práticas).
Essa introdução é um tanto contraditória, como seria um país laico e que defende a liberdade de crença, mas, simultaneamente, não possui a vontade de reconhecer e respeitar as crenças? Seria bom que você usasse algum tipo de estratégia para encabeçar essa argumentação, como exemplo: “Embora o país tupiniquim seja considerado laico, o índice crescente da intolerância revela que tal adjetivo não se conecta com a atual realidade brasileira.” Seja direto e claro quanto a sua tese.
________________________________
DESENVOLVIMENTO 01:
O Brasil é uma mistura |1| de religiões e etnias, e perante a Constituição Federal que |2| a escolha de religião é totalmente livre. Diante disso, a legislação que assegura a liberdade de crenças religiosa (religiosas), quando vista em prática não são bem aceitas e respeitadas|3|. Assim, romantizar essa situação não é bem uma opção, mas um motivo de preocupação.|4|
1 – Substitua o termo “mistura”, para algo como “diversidade”, ou seja, o Brasil possui uma diversidade de religiões e etnias. Entendi o sentido, mas acredito que o termo “misturar” traz uma certa informalidade para o texto dissertativo.
2 – Aqui há um típico erro quanto à coesão do texto, o qual interfere na leitura, você poderá perceber se lê-lo.
3 – Por quê? O que não é aceito e respeitado e por que não é aceito e respeitado? Tente sempre explicar e preencher a sua argumentação com fatos, opiniões.
4 – Por que seria um motivo de preocupação? Quais são as consequências?
_________________________________________
DESENVOLVIMENTO 02:
Segundo dados do Instituto de Pesquisa do (*da) USP, a cada mês são registrados (*registradas) pelo menos 10 |1| denúncias de intolerância religiosa (*vírgula aqui) e dessas 15% envolvem violência física, sendo as principais vitimas (vítimas) fieis (fiéis) afro-brasileiras. Partindo disso, esse problema está causando um grande desrespeito|2|, por algo que é liberado. Além de causar perseguições, pode haver espancamentos, e esses são mais um dos motivos para o combate, e só assim torna o Brasil mais tolerante.|!|
1 – Regra geral p/ redação – Escreva por extenso os números de zero a dez. Escreva com algarismos os números de 11 a 999. A partir de mil, escreva com algarismo mais a palavra dos números redondos, como 5 mil, 77 milhões, 1,3 bilhão. Números não redondos devem ser apresentados com algarismos por completo: 98.765. Não use 1 mil, apenas mil.
2 – Seria mais apropriado escrever que esta situação de intolerância está causando violência ou caos ou desarmonia.
Senti falta de uma conclusão mais fechada, aliás, esse final está desconexo.
________________________
CONCLUSÃO:
Portanto, a adoção de medidas que venham amenizar o desrespeito com as religiões|1|. Com isso, cabe a Constituição Federal (AGENTE) usar |2| (*Vírgula aqui) através |2| da mídia e da educação, anúncios e o aprendizado (MEIO), com o intuito (OBJETIVO) de solucionar essa controversa (controvérsia), assim, as pessoas serem (*serão) cada vez mais influenciadas a compartilhar o respeito no mundo (DETALHAMENTO DO OBJ).
1 – Essa frase está incompleta.
2 – Esqueceu da ação.
Conclusão boa, embora tenha esquecido de um elemento essencial como é o caso da ação.
****************xXXx*******************
1C: 120 – Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
2C: 160 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão
3C: 80 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados e contraditórios, em defesa de um ponto de vista.
4C: 160 – Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
5C: 160 – Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
TOTAL: 680
Não tenha medo de usar mais linhas para explicar suas ideias, pelo contrário, aproveite-as o máximo que puder para deixar as suas ideias claras e bem explicadas! Lembre-se: a prática leva à excelência! Boa sorte na sua jornada, cuide-se!!
See lessCyberbullying e crimes virtuais
Dio_Hyun~
Tema: Cyberbullying e crimes virtuais INTRODUÇÃO: “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”. A frase da escritora e filósofa Simone de Beauvoir serve de metáfora para a problemática do cyberbullying e crimes em ambientes virtuais na contemporaneidade. Tal conjuntura corrobora dLeia mais
Tema: Cyberbullying e crimes virtuais
INTRODUÇÃO:
“O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”. A frase da escritora e filósofa Simone de Beauvoir serve de metáfora para a problemática do cyberbullying e crimes em ambientes virtuais na contemporaneidade. Tal conjuntura corrobora da |1| inobservância não só das instituições educacionais, mas também do poder público.
1 – Pelo que entendi dessa frase, o verbo “corroborar” está no sentido de ‘confirmar’, ou seja, “Tal conjuntura confirma a inobservância não só…”, isso significa que sua transitividade é direta, não é necessário usar a prep. “de” aqui.
– Esse parágrafo está agradável, você apresentou repertório e foi objetivo na tese “a conjuntura de crimes virtuais (sabendo que cyberbulling se encaixa nessa espécie) acontece devido às questões educacionais e governamentais.”
Entretanto, ao ler o começo fiquei tipo “Por que a citação de Simone serve como metáfora a conjuntura dada?”.
Então, lhe sugiro que tente conectar o repertório à tese para uma melhor compreensão da sua proposta.
Por exemplo: “(…) serve de metáfora para a problemática do cyberbullying e crimes em ambientes virtuais na contemporaneidade, uma vez que boa parte dos internautas sequer buscam denunciar crimes desse gênero ao pensarem que tais atitudes no ambiente online é algo banal.” Entende?
—————————–
DESENVOLVIMENTO 01:
Primeiramente, nota-se a ausência de medidas coercitivas a esse tipo de violência dentro do ambiente escolar. Segundo Paulo Freire, a educação essencialmente deve possuir caráter liberador, à medida que nos paramenta com ferramentas e nos torna capazes de questionar a realidade. Contudo, o contexto escolar muitas vezes é reduzido apenas ao aprendizado tecnicista, se distanciando (*segundo a regra de colocação pronominal, aqui deveria estar “distanciando-se”) do modelo pedagógico do educador brasileiro.
– Seria pertinente, na conclusão desse desenvolvimento, reforçar mais a questão de que o meio escolar sofre de escassez quanto ao incentivo de pensamento crítico nos estudantes, o que colabora com a permanência da violência e a ausência de métodos intervencionistas nas relações virtuais. Apesar de ser um pouco estranho colocar “ medidas coercitivas” em um ambiente de ensino, preferiria que esse meio conscientizasse mais os alunos sobre esse tipo de violência que se estende na internet.
————–
DESENVOLVIMENTO 02:
Em segundo plano, a lacuna na atuação Estatal (*estatal) também contribui na potencialização da problemática. Esse contexto ilustra o Estado Natural (*vírgula aqui) que, segundo os contratualistas, não se observava (*observa) nenhuma organização política, ameaçando, assim, os direitos naturais humanos. Paralelamente, hoje a condução inicial de procedimentos judiciais para crimes virtuais ainda se mantém restrita a grandes centros urbanos, dificultando a assistência em comunidades remotas.
——————————
CONCLUSÃO:
Portanto, observa-se que (*a) educação e (*a) atuação governamental possuem papeis (papéis) fundamentais na manutenção dos direitos básicos. Desse modo, a fim de instruir as novas gerações para a melhoria do corpo social |OBJETIVO|, é necessário que as instituições de ensino |AGENTE| abranjam |AÇÃO| também temáticas que se incorporem ao contexto da vida real, através |1| de disciplinas específicas ou tarefas extracurriculares |MEIOS|. Não somente, cabe ao poder público |AGENTE2| a melhoria da assistência legal para todo o território nacional|AÇÃO2|, através |!| de departamentos especializados nas delegacias de polícia |MEIO|. Sendo assim, é possível se distanciar do contexto deplorável observado por Simone de Beauvoir |DETALHAMENTO|.
1 – Não mais use a expressão “através de”, pois remete mais ao ato de atravessar algo, prefira o “por meio” e seus sinônimos.
ps: evite omitir os artigos.
– Excelente conclusão. Só uma dica, para que não gastes tantas linhas para a conclusão, não é necessário fazer mais de uma proposta de intervenção, uma vez que sua nota não aumenta, apenas cresce as chances de você acabar se perdendo em alguma coisa, só faça uma proposta completa (com agente, ação, meio, objetivo e o detalhamento) e que esteja coesa com sua proposta.
****************xXXx*******************
1C: 160 – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
2C: 200 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
3C: 160 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
4C: 200 – Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
5C: 200 – Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
TOTAL: 920
Você está indo muito bem! Lembre-se: a prática leva à excelência. Boa sorte em sua jornada, cuide-se!
See lessTECNOLOGIA E RELAÇÕES SOCIAIS: A MUDANÇA NO COMPORTAMENTO HUMANO E A INSTABILIDADE EMOCIONAL
Dio_Hyun~
Tema: TECNOLOGIA E RELAÇÕES SOCIAIS: A MUDANÇA NO COMPORTAMENTO HUMANO E A INSTABILIDADE EMOCIONAL INTRODUÇÃO: Na obra, (*sem vírgula aqui) “Triste fim de Policarpo Quaresma”, do escritor brasileiro Lima Barreto, o protagonista tem uma visão extremamente positiva do Brasil que, no seu ponto de vistaLeia mais
Tema: TECNOLOGIA E RELAÇÕES SOCIAIS: A MUDANÇA NO COMPORTAMENTO HUMANO E A INSTABILIDADE EMOCIONAL
INTRODUÇÃO:
Na obra, (*sem vírgula aqui) “Triste fim de Policarpo Quaresma”, do escritor brasileiro Lima Barreto, o protagonista tem uma visão extremamente positiva do Brasil que, no seu ponto de vista, necessita de pequenos ajustes para ser perfeita (*perfeito). No entanto, fora da ficção, inúmeros problemas assolam o país e com o surgimento da tecnologia |1| as relações sociais se desestabilizaram|2| (*vírgula aqui) trazendo malefícios para a sociedade. Nesse contexto, convém analisar os principais fatores que implicam (*estão implicados) nesse tema.
1 – Essa expressão “com o surgimento da tecnologia” vem entre vírgulas.
2 – Acho que houve uma inadequação quanto ao uso do “e” nessa parte. Primeiramente, temos a afirmação “muitos problemas assolam o país” logo temos “a tecnologia desestabiliza as relações sociais”, o que se insere no contexto dos problemas que assolam o país; em suma, você poderia ter abordado essa premissa das tecnologias de modo a ser um exemplo dos diversos empecilhos que pairam sobre a sociedade brasileira.
Exemplo: “(…) No entanto, fora da ficção, inúmeros problemas assolam o país, *como é o caso da instabilidade das relações sociais*, ocasionadas pelo advento da tecnologia…”
— Boa introdução!
_____________
DESENVOLVIMENTO 01:
A princípio, é importante ressaltar as redes sociais como principal (*principais) fator (*fatores) de mudança no comportamento da população. De certo (*vírgula aqui) as redes sociais influenciam a mentalidade de seus usuários (*vírgula aqui) em que muitos nelas |1| buscam* aumentar sua lista de amigos, serem vistos, buscam** cada vez mais “likes” e a atenção da comunidade virtual, contudo|2|, essa maneira de agir reflete na vida real de maneira negativa, causando problemas sócias (*sociais) que pode (podem) ser comprovada (*comprovados) no pensamento do filósofo polonês, Zygmunt Bauman|3|, que diz que a sociedade atual vive em uma modernidade liquida (*líquida) aonde (*onde) as relações sociais são facilmente cortadas, maleáveis e pouco duradouras. Logo, o uso irresponsável das redes sociais, (*sem vírgula aqui) causa na sociedade problemas nas relações humanas, egoísmo, perda de valores humanos e danos a (*à) saúde mental.
1 – Aqui temos uma falta de nexo, o mais coerente seria: “(…) que buscam nelas aumentar…”
2 – Seria mais pertinente começar um novo período.
3 – O nome Zygmunt Bauman não vem entre vírgulas.
— Muito bem desenvolvido, temos a ideia central (as redes sociais causam um certo impacto negativo no comportamento das pessoas); temos o desenvolvimento dessa ideia com o uso de exemplos das ações dos usuários dessas plataformas e, além disso, a citação do sociólogo Zyg; temos, também, uma conclusão que retoma a ideia e reafirma! Apenas gostaria de atribuir um adendo sobre o modo que fora feito o desenvolvimento: este ficou muito focado em descrever o comportamento do usuário ante as mídias, sugiro que tente usar o enfoque de como elas determinam a atitude de uma pessoa, por exemplo. Todavia, é só uma sugestão.
______________
DESENVOLVIMENTO 02:
Ademais, é indiscutível salientar que o má (*mau) uso das redes sociais (?) contribuí (contribui) no grande número de problemas mentais no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 86% dos Brasileiros possuem algum transtorno mental, como depressão e ansiedade. Visto isso, uma parcela desse número está relacionada aos usuários da internet que passam diversas horas online, principalmente nas redes sociais onde há uma falsa percepção da realidade (*vírgula aqui) com pessoas felizes o tempo todo, fazendo viagens e se divertindo (*vírgula aqui) que, consequentemente, pode causar em muitos usuários|1| o sentimento de incapacidade ou de não está dentro dos padrões (*quem?) estabelecidos na comunidade virtual. Nesse sentido, o grande tempo passado nesse ambiente torna-se prejudicial a (*à) saúde mental quando não se tem controle do que é real e virtual.|2|
1 – “Em muitos usuários” é entre vírgulas.
2 – Como assim? Isto é, as pessoas perdem a habilidade de discernir o que é real ou não? Por isso é prejudicial o uso das redes?
___________
CONCLUSÃO:
Fica evidente, portanto, a necessidade de medidas para atenuar esse óbice. De início, devido o (*ao) surgimento de novas tecnologias e o (*ao) fácil acesso a elas (*Vírgula aqui) fica visível que a sociedade deve se adequar a esse novo mundo, deve assim|1| o Ministério da Educação (MEC) (*Agente), por meio de projetos (*Meio), (*sem vírgula aqui) que iram (*irão) colocar na grade curricular das escolas matérias relacionados (*relacionadas) as novas tecnologias (*Detalhamento do Meio), com o intuito de introduzir as crianças e os adolescentes no mundo virtual de maneira correta (*Efeito), a fim de evitar problemas, como ansiedade, depressão e danos as (*às) relações sociais.
1 – O “assim” vem entre vírgulas.
— Temos uma proposta boa, mas cadê a ação?
Veja:
Quem vai ter a incumbência de atuar: O MEC
Ele deve fazer o quê?…
Como ele vai fazer isso? Por meio de projetos.
Com que intuito? Introduzir jovens de maneira corretas às tecnologias e, dessa maneira, evitar problemas relacionados às relações sociais.
Tem mais algo a acrescentar? Sim, os projetos serão justamente a inclusão da temática tecnológica na grade curricular das instituições de ensino.
Kkkkkk foi esquecido a ação do MEC, tipo eu vi que você colocou: “deve, assim, o MEC, por meio…”, mas tipo o que ele deve exatamente? Acontece, não se preocupe, ao menos você se lembrou do detalhamento.
•••|•|•••
Vamos lá!
C1 – 120pts: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2 – 200pts: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
C3 – 160pts: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, fazendo uso de um projeto de texto com poucas falhas, em defesa de um ponto de vista.
C4 – 160pts: Presença constante de elementos coesivos, poucas repetições e poucas inadequações.
C5 – 160pts: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Somando, então, temos: 800pts!
PS: Olha, apesar de minha pessoa ser inexperiente, posso dizer que você está indo muito bem! ;3 Boa sorte na sua jornada!
See lessConsequências da busca por padrões de beleza idealizados [se possível coloquem a nota]
Dio_Hyun~
Tema: Consequências da busca por padrões de beleza idealizados INTRODUÇÃO: A incansável busca por padrões de beleza idealizados pela sociedade tem como causa diversos fatores que intensificam o problema*. Contudo, as consequências dessa busca podem trazer diversos problemas** tanto para o indivíduoLeia mais
Tema: Consequências da busca por padrões de beleza idealizados
INTRODUÇÃO:
A incansável busca por padrões de beleza idealizados pela sociedade tem como causa diversos fatores que intensificam o problema*. Contudo, as consequências dessa busca podem trazer diversos problemas** tanto para o indivíduo como para a sociedade. Desse modo, os padrões de beleza patrocinados pela mídia e a falta de autoestima de uma parcela da população são os principais fatores que resultam nas consequências do problema***.
— Muito bem abordado, a tese é clara e objetiva.
Todavia, essa parte: “(…) Desse modo, os padrões de beleza patrocinados pela mídia e a falta de autoestima de uma parcela da população são os principais fatores que resultam nas consequências do problema.” sei que você usou para dar um encaminhamento argumentativo, entretanto, ao você pôr dessa maneira, infere-se que você já abordou esses fatores e está concluindo-os, invés de introduzi-los. Por isso, proponho uma reescrita, como exemplo: “(…) Desse modo, *é válido explora* os padrões de beleza patrocinados pela mídia e a falta de autoestima de uma parcela da população *que* são os principais fatores *dessa problemática*, *a fim de formular uma proposta de intervenção adequada.*”
OBS: entre os ** está a parte modificada por mim.
________________
DESENVOLVIMENTO 01:
Sob esse viés, evidencia-se que a mídia se comporta como uma grande influenciadora nos padrões de beleza.|1| Isto é, em músicas, filmes, programas televisivos e celebridades na internet que promovem personagens com padrões de beleza irreais, tendo como principal característica a idealização de um corpo ou de um rosto perfeito|2|. À medida que muitos indivíduos não diferenciam do que pode ser alcançado sem causar malefícios e do que é impossível, doenças psicológicas, como a depressão e a ansiedade, ou alimentares, como a anorexia ou a bulimia, se tornam mais comum (*comuns) em uma sociedade que busca esses padrões de beleza idealizados.
1 – Trancamento de períodos, deveria ser um único período, uma vez que estão intimamente conectados:
“Sob esse viés, evidencia-se que a mídia se comporta como uma grande influenciadora nos padrões de beleza, isto é, em músicas, filmes, programas televisivos e celebridades na internet que promovem personagens com padrões de beleza irreais, tendo como principal característica a idealização de um corpo ou de um rosto perfeito.”
2 – Sei que elas estes períodos estão intimamente conectados, portanto proponho uma reescrita:
“Sob esse viés, evidencia-se que a mídia se comporta como uma grande influenciadora nos padrões de beleza, isto é, *ela patrocina* músicas, filmes, programas televisivos e celebridades na internet que promovem personagens com padrões de beleza irreais.”
Pronto, aqui temos a ideia central desse parágrafo, logo a problematização:
-> “(…) *Dessarte, fica nítido* o seu objetivo de incitar a idealização de um corpo ou de um rosto perfeito *na sociedade*, *o que favorece um cenário de desordem,*” “(…)*visto que*, à medida que muitos indivíduos não diferenciam do que pode ser alcançado sem causar malefícios e do que é impossível, doenças psicológicas, como a depressão e a ansiedade, ou alimentares, como a anorexia ou a bulimia, se tornam *fatores* mais *frequentes no corpo social dominado pela busca de algo indeterminado*.”
OBS: entre ** é a parte que modifiquei.
Depois de tudo isso, vamos fechar retomando a ideia central (a mídia é patrocinado da idealização) e conectando-a, de forma mais sintética, com as ideias intermediárias.
“(…) Logo, quando se observa o panorama supracitado, vê-se que a mídia atua como impulsionadora do *ideal de perfeição* e negligencia o bem-estar do cidadão, o que reverbera negativamente no meio coletivo e, por isso, tal postura de descaso é inconcebível para a manutenção da harmonia social.”
É só um exemplo.
________________
DESENVOLVIMENTO 02:
Outrossim, (*os*) indivíduos com baixa autoestima é outro fator que influencia na dificuldade de uma resolução para o problema****. Tal como na série do serviço de “streaming” Netflix “13 Reasons Why”, em que uma jovem com problemas***** de autoaceitação comete suicídio por diversos motivos, sendo um desses (* é aconselhável usar dois pontos) não conseguir se ver nos padrões de beleza da sociedade. Não distante do ambiente fictício, pessoas que já possuem distúrbios mentais ou baixa confiança em si são os sujeitos que tendem a ser facilmente influenciados pelos padrões de beleza irrealistas, pelo fato de não gostarem de seu corpo ou de seu rosto, podendo ocasionar em consequências mais graves como na representada em “13 Reasons Why”.
— Bem desenvolvido, mas precisamente: “por que eles, as pessoas que possuem baixa estima de si mesmos, dificultam a resolução do problema?” O que foi desenvolvido aqui foi que eles atuam como “consequência” do problema. Não peguei a premissa de dificuldade na resolução dessa problemática que foi proposta na introdução desse parágrafo.
________________
CONCLUSÃO:
Portanto, torna-se necessário criar medidas estratégicas capazes de alterarem (*alterar) esse cenário. Para isso, é preciso que o Ministério da Saúde (*Agente), junto com os meios de comunicação, crie campanhas de auto conscientização (*s/ o auto) acerca dos padrões de beleza idealizados (*Ação). Essas campanhas devem ter como público alvo a população mais jovem ou com problemas em relação a (*à) aparência, demonstrando as consequências e maneiras de descobrir se o indivíduo precisa procurar ajuda profissional (*Detalhamento da ação). Assim, será possível reduzir a exigência dos padrões de beleza (*Detalhamento do Efeito).
AGENTE – Quem criará campanhas? O Ministério da Saúde e os meios de comunicação.
AÇÃO: O que o MS e os meios de comunicação irão fazer para intervir nesse impasse? Irão criar campanhas de conscientização acerca dos padrões de beleza idealizados.
MEIO: Por meio de quê eles hão de fazer isso? Quais são os meios que vão usar? …
EFEITO: Por que eles fariam isso? Com que objetivo? “Demonstrando as consequências e maneiras de descobrir se o indivíduo precisa procurar ajuda profissional.”
Detalhamento: Como eles vão fazer isso? “Essas campanhas devem ter como público alvo a população mais jovem ou com problemas em relação a aparência…”
•••|•|•••
Vamos lá!
C1 – 160pts: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2 – 200pts: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
C3 – 160pts: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, fazendo uso de um projeto de texto com poucas falhas, em defesa de um ponto de vista.
C4 – 160pts: Presença constante de elementos coesivos, poucas repetições.
C5 – 160pts: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Somando, então, temos: 840pts!
PS: Sou inexperiente, mas espero ter ajudado em alguma coisa ;3
See lessA importância da preservação da saúde mental em atividades de alta performance (2)
Dio_Hyun~
Tema: A importância da preservação da saúde mental em atividades de alta performance. INTRODUÇÃO: Até meados do século XX, pouco se falava sobre a saúde mental de quem pertencia à classe operária. Ademais, essa questão só começou a mudar de maneira significativa no Brasil quando Getúlio Vargas chegoLeia mais
Tema: A importância da preservação da saúde mental em atividades de alta performance.
INTRODUÇÃO:
Até meados do século XX, pouco se falava sobre a saúde mental de quem pertencia à classe operária. Ademais, essa questão só começou a mudar de maneira significativa no Brasil quando Getúlio Vargas chegou à presidência, em 1930, época na qual foram incluídos certos direitos trabalhistas. No entanto, apesar de as (*das*)|1| condições de trabalho terem melhorado bastante a partir desse período, a saúde mental dos trabalhadores não é tratada com a devida importância por todo mundo. Em razão disso, são necessárias atitudes para alertar a população sobre o assunto.
1 – Não será penalizado, é só que não estou acostumado à forma sem contração.
— Muito bem elaborado e estruturado, tese clara (a saúde mental dos trabalhadores não é tratada com a devida importância por todo mundo) e uma alusão pertinente e produtiva.
_____________________
DESENVOLVIMENTO 01:
Primeiramente, cabe destacar que a sociedade, de forma geral, costuma ser extremamente exigente quanto aos resultados dos trabalhos alheios|1|. Nesse sentido, há uma grande competitividade e cobranças externas por resultados excelentes, as quais vêm tanto pelos colegas de trabalho (incluindo superiores) quanto pelo público consumidor com quem esses indivíduos se relacionam. Todavia, nem todos conseguem lidar com essa pressão do dia a dia por trabalhos impecáveis, situação a qual pode acarretar em diversos problemas psicológicos, tais como estresse, ansiedade e depressão, por exemplo.
1 – Só uma pequena ressalva, nada demais: “Sociedade” remete ao coletivo, por isso que citar trabalhos “alheios”, não seria de todo adequado, uma vez que estamos situados no corpo social. É só um adendo.
— Seu tópico frasal e desenvolvimento tah show, entretanto, gostaria de precaver sobre a conclusão, sempre tente evitar adicionar coisas novas e, principalmente, relevantes para o assunto em discussão, aliás, tente fechar a ideia central, que está na introdução do parágrafo. Fora isso, está muito bem desenvolvido, só achei que poderia ter retomado a ideia central na conclusão.
____________
DESENVOLVIMENTO 02:
Em segundo lugar, nem todos os trabalhadores reconhecem a importância de preservar sua própria saúde mental. Junto a isso, muitas pessoas desprezam temas como “ansiedade” e “depressão”, alegando serem “frescura”, justamente em decorrência de desconhecerem a imprescindibilidade da gestão emocional.
— Hmmmmm. Bem, temos duas ideias que não estão realmente desenvolvidas.
-> Nem todos os trabalhadores reconhecem a importância de preservar sua própria saúde mental (Me deixou com o gosto de: “Por quê eles fazem isso?” “Como eles fazem isso?” Ou até “Quais são as consequências que esse “simples” ato traz a suas vidas?”
Ademais a segunda parte desse parágrafo não está realmente justificando isso (a ideia central que os trabalhadores vilipendiam suas próprias vidas), senão, está simplesmente acrescentando outra premissa-> as pessoas julgam doenças mentais; premissa essa que teve uma justificativa (por desconhecerem a imprescindibilidade da gestão emocional), mas não teve uma conclusão, isto é, em quê isso está relacionado com o tema? Entende? Sou meio ruim explicando, mas espero que tenha compreendido.
___________________
Por conseguinte, cabe a profissionais das áreas da Educação e Saúde (*Agente), por meio de palestras, rodas de conversa, cursos e consultas médicas (*Meio), alertar a população sobre a importância das pessoas saberem administrar suas emoções (*Ação), a fim de solucionar as questões psicológicas dos indivíduos a serem resolvidas (*Efeito). Assim, será possível minimizar essas questões enfrentadas pelos profissionais (*Detalhamento do Efeito).
— Perfeito!
•••|•|•••
Vamos lá!
C1 – 200pts: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
C2 – 200pts: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
( Sobre o repertório, apenas um único repertório referenciado, legitimado, pertinente e produtivo já faz você ir do zero ao 200!)
C3 – 160pts: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
(Essa foi a única competência que realmente foi vilipendiada, tenha muito cuidado com os argumentos que for usar, antes de fazer a redação pense cautelosamente e lembre-se tente retomar a ideia que você introduziu ao parágrafo na conclusão!)
C4 – 200pts: Presença expressiva de elementos coesivos, raras repetições, sem inadequação.
(Repetições são permitidas, ok? Não é como que eu fosse contar cada palavras que você escreveu. As repetições apenas serão realmente um problema quando elas prejudicarem a fluidez da leitura e quando elas demonstrarem que você não possui repertório o suficiente de elementos coesivos, o que, ao meu ver, você mostrou ter! Está muito bem escrito! Temos algumas repetições um tanto excessivas de “que” e suas variações, porém é normal haver.)
C5 – 200pts: Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Somando, então, temos: 960pts!
De maneira alguma se sinta desanimado! Você está indo pelo caminho certo!
PS: Não sou profissional, mas espero ter ajudado em alguma coisa ;3
See lessCausas e consequências do imediatismo no Brasil
Dio_Hyun~
Tema: Causas e consequências do imediatismo no Brasil INTRODUÇÃO: Observa-se no Brasil contemporâneo|1| um quadro de cultura de urgência, no qual, (*sem vírgula aqui) a resposta imediata é o que está predominando na sociedade. Por esse ângulo, por uma considerável causa da realidade e uma consequêncLeia mais
Tema: Causas e consequências do imediatismo no Brasil
INTRODUÇÃO:
Observa-se no Brasil contemporâneo|1| um quadro de cultura de urgência, no qual, (*sem vírgula aqui) a resposta imediata é o que está predominando na sociedade. Por esse ângulo, por uma considerável causa da realidade e uma consequência preocupante desse imediatismo, convém analisar o caso.
1 – Adjunto adverbial intercalado é entre vírgulas.
— Essa introdução está bem “enxuta”, por assim dizer. À propósito, essa parte: “(…) por uma considerável causa da realidade e uma consequência preocupante desse imediatismo…” é muito vago, numa introdução, como dispõe-se à incumbência de apresentar o que vai ser discutido ao longo do texto, seria muito bom você deixar o mais claro possível. Aqui, você poderia ter mencionado a causa e a consequência que você desenvolverá ao decorrer do texto.
_________________
DESENVOLVIMENTO:
A princípio, o capitalismo informacional corrobora na instantaneidade de informações e obtenção de algo no país. Nesse prisma, as características marcantes desse regime é (*são) a conceituada tecnologia e o intenso fluxo de capital, gerando a rápida circulação de bens de serviço, consumo e informação. Assim, esse sistema político-econômico de grande influência no mundo, como faz no cenário brasileiro, faz com que o imediatismo seja bastante presente no meio social.
— Muito bem, temos a causa (O Capitalismo Informacional) relacionada ao imediatismo que você propôs discutir sobre.
_______________________
DESENVOLVIMENTO 02:
Ademais, por conseguinte da resposta imediata, muitas pessoas não controlam sua vontade de obter algo no viés presente. De acordo com o filósofo Sigmund Freud “A inteligência é o único meio para dominar os instintos humanos”, nessa perspectiva, parece que|1| boa parte da população não explora o potencial de inteligibilidade humana, influenciando negativamente no caso da cultura de urgência|2|. Logo, é importante que os cidadãos saibam lidar com a nova realidade.
1 – Não recomendo o uso de “parece que”, gostaria de lhe aconselhar a troca por algo como “verifica-se”/”evidencia-se”/”consta-se”.
Ademais, nessa parte: “(…) nessa perspectiva, parece que boa parte da população não explora o potencial de inteligibilidade humana, influenciando negativamente no caso da cultura de urgência.” aconselho posicionar o seu tópico frasal aqui, como assim?
Ora: “(…) nessa perspectiva, *quando se observa que boa parte do povo tem dificuldade de controlar as suas vontades por conta da cultura imediata, percebe-se* que não é explorado o potencial de inteligibilidade humana…”
Isso porque o termo “nessa perspectiva” apenas denota a citação de Freud, logo, para haver a relação entre o tema e essa citação, é bom posicionar o seu tópico frasal.
OBS: A parte modificada por mim está entre **.
2 – Como ela influencia negativamente, exatamente? Por que é tão necessário a intervenção nessa questão? Tente desenvolver um pouco mais.
_______________
CONCLUSÃO:
Portanto, de acordo com o posicionamento tomado, o Estado (*Agente) deve regulamentar e aplicar políticas (*Ação) no caso do tal sistema capitalista e o imediatismo (*vírgula aqui) por meio de (*Meio) profissionais capacitados e verbas liberadas (*Vírgula aqui) com o objetivo (*Efeito) de maximizar (*minimizar) essa realidade e, caberá a população agir de forma consciente no cenário atual|1|. Dessa forma, é provável que, (*sem vírgula aqui) o que está acontecendo|2| no Brasil não se torne uma grande problemática (*Detalhamento do efeito).
1 – Essa parte: “(…) com o objetivo de maximizar essa realidade e, caberá a população agir de forma consciente no cenário atual.” Por conta da vírgula que está posta no local errado. Temos o objetivo do ESTADO -> *de maximizar essa realidade*
Todavia o seguinte não é o objetivo do Estado. Temos um outro agente (população), uma outra ação (agir de maneira consciente). Para que isso fosse feito, seria mais adequado criar um novo período para desenvolver essa nova proposta, aliás o conectivo como o “além disso” seria mais pertinente, pois permite a ideia de uma nova premissa será explorada.
2 – Em vez de “o que está acontecendo no Brasil”, coloque “tal evento”/”tal realidade”/”tal acontecimento”…
•••|•|•••
Vamos lá!
C1 – 160pts: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2 – 200pts: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
C3 – 160pts: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
C4 – 200pts: Presença expressiva de elementos coesivos, raras repetições, sem inadequação.
C5 – 200pts: Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Somando, então, temos: 920pts!
PS: Sou inexperiente, mas espero ter ajudado em alguma coisa ;3
See lessA promoção de saúde por meio do saneamento básico
Dio_Hyun~
Tema: A promoção de saúde por meio do saneamento básico INTRODUÇÃO: Na Idade Média, a ausência de um saneamento básico adequado ocasionou a proliferação da peste bubônica, a qual dizimou um terço da população europeia. No contexto contemporâneo, em contraste*, as medidas de higiene evoluíram, o que*Leia mais
Tema: A promoção de saúde por meio do saneamento básico
INTRODUÇÃO:
Na Idade Média, a ausência de um saneamento básico adequado ocasionou a proliferação da peste bubônica, a qual dizimou um terço da população europeia. No contexto contemporâneo, em contraste*, as medidas de higiene evoluíram, o que* felizmente permitiu a atenuação de doenças ocasionadas por sua|1| ausência. No entanto, o Brasil muitas vezes apresenta uma precária condição de higienização pública, sendo essa conjuntura sustentada devido ao silenciamento e à falta de intervenção estatal.
1 – Ausência das medidas de higiene? Se for, use o “delas” ou “dessas”: “(…) as medidas de higiene evoluíram, o que felizmente permitiu a atenuação de doenças ocasionadas pela ausência dessas.”
Melhor, não é necessário pôr “ocasionadas pela ausência dessas”, visto que já fica evidente, devido à contextualização usada, que a aplicação de medidas sanitárias implica diminuição no quadro da proliferação de doenças. Então, isso seria meio que uma retomada desnecessária.
— Boa introdução! A contextualização é pertinente, legítima e produtiva! Aliás, a tese está bem clara.
_______________
DESENVOLVIMENTO 01:
Em primeiro lugar, vale ressaltar o modo pelo qual a ausência de debate contribui para o problema supracitado. Sob esse viés, o filósofo Jürgen Habermas defende que a comunicação é um modo de agir, o que* se confirma na democracia brasileira, em que a mentalidade da maioria influencia o futuro da nação. Por outro lado, no concernente à infraestrutura pública, não se discute massivamente sobre as consequências negativas à saúde que uma má administração de suas condições sanitárias pode acarretar. Nesse sentido, a desinformação quanto a esses efeitos calamitosos impede que muitas pessoas discutam sobre o impasse, o que* deveria ser superado.
— Esse parágrafo de Desenvolvimento está, assim como a introdução, muito bem construído, só senti certos deslizes:
A desinformação, que foi problematizada na conclusão, não foi apresentada anteriormente, sequer teve algum tipo de enfoque. É claro que pude interpretar o que quiseste passar, porém não senti uma relação articulada entre (ausência de debate) e (desinformação), entende? Poderia ter sido colocado que a falta de debate sobre as questões sociais leva o indivíduo a um quadro de ignorância sobre os problemas de sua própria nação. Só então, com elas intrinsecamente conectadas, poderia haver o fechamento.
Ademais, senti que poderia ter sido fechado melhor essa conclusão. Tipo, por que esse quadro deve ser superado? — “(…) a desinformação quanto a esses efeitos calamitosos impede que muitas pessoas discutam sobre o impasse. Logo, em nome da democracia e do zelo coletivo, o silenciamento deve ser superado, e a livre discussão deve ser um ideal a se apreciar.”
PS: Percebi que você usa demais o termo “o que” – que aparece tanto aqui como na introdução –, tome um pouco mais de cuidado com o uso excessivo de um conectivo.
_____________
DESENVOLVIMENTO 02:
Ademais, a falta de intervenção estatal é um fator que sustenta a continuidade das falhas de saneamento básico. Sob esse prisma, o filósofo contratualista Thomas Hobbes afirma a necessidade de um contrato entre os governantes e (*os*) governados, de modo a permitir o estabelecimento da ordem social. Em contraste*, apesar de que há um acordo entre o Estado e a população na comunidade brasileira contemporânea, geralmente ocorre o seu descumprimento. Outrossim, isso se percebe, por exemplo, na ausência de higiene em banheiros públicos, na existência de esgotos a céu aberto, lixões próximos às cidades, etc. Destarte, devido à ineficácia estatal, problemas de saúde, como a leptospirose(ocasionada pelas enchentes, as quais surgem, muitas vezes, de uma falha na infraestrutura sanitária pública), tendem a surgir, revelando a gravidade da problemática.
— Muito bem desenvolvida.
_______________
CONCLUSÃO:
Depreende-se, portanto*, que cabe ao Governo Federal (*Agente), por meio de investimentos de verbas públicas (*Meio), a promoção do saneamento básico em todos os estados brasileiros, especialmente, a manutenção da higiene em banheiros públicos (*Ação). Logo, a finalidade de impedir a proliferação de doenças será alcançada, e casos semelhantes à peste bubônica tenderão a não acontecer (*Efeito). Com isso, os índices de expectativa de vida, no Brasil, poderão crescer, o que facilitará a atração de turistas e, portanto*, a ascensão socioeconômica do país(*Detalhamento do Efeito).
— Perfeito!
•••|•|•••
Vamos lá!
C1 – 200pts: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
C2 – 200pts: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
C3 – 160pts: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
C4 – 200pts: Presença expressiva de elementos coesivos, raras repetições, sem inadequação.
C5 – 200pts: Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Somando, então, temos: 960pts!
PS: Sou inexperiente, mas espero ter ajudado em alguma coisa ;3
See lessTema: A importância de ações governamentais e sociais diante dos riscos de desastres ambientais no Brasil
Dio_Hyun~
Tema: A importância de ações governamentais e sociais diante dos riscos de desastres ambientais no Brasil INTRODUÇÃO: Desde a descoberta do Brasil|1|, no ano de 1500, os portugueses já colocavam a (*à) frente suas necessidades lucrativas ao (*Sugestão: Em detrimento do) bem-estar da natureza, um modLeia mais
Tema: A importância de ações governamentais e sociais diante dos riscos de desastres ambientais no Brasil
INTRODUÇÃO:
Desde a descoberta do Brasil|1|, no ano de 1500, os portugueses já colocavam a (*à) frente suas necessidades lucrativas ao (*Sugestão: Em detrimento do) bem-estar da natureza, um modelo disso foi o Pau-Brasil, que foi muito explorado naquele período. Neste (*Nesse) sentido, hodiernamente, este (*tal) cenário ainda é muito comum, uma vez que, (*sem vírgula aqui) o sistema capitalista é predominante no país|2|. Dessa maneira, é necessária (*a*) análise concreta da problemática, com ênfase na negligência das empresas e na falta da conscientização, na qual (*as quais) trazem contornos específicos a ao (*duplicação de artigo) mal-estar da sociedade.
1 – Quando citamos um período histórico muito relevante e reconhecido, é fundamental colocarmos suas iniciais em Maiúsculo, portanto: “Desde a Descoberta do Brasil…”.
2 – O porquê o sistema capitalista é culpado da situação atual cheia de descaso para com o bem-estar da natureza? Sempre tente deixar as suas ideias, principalmente as fundamentais, claras.
— Sua introdução está bem construída! Tem-se a tese (O cenário de descaso com o meio ambiente ainda é um problema vigente) bem clara, aliás, trazer à tona o que vai ser desenvolvido no decorrer do texto foi uma boa decisão.
Todavia, gostaria de lhe dar uma dica que pode lhe ajudar com a produção futura de redações, tente transcrever o tema proposto na tese, visto que, dessa maneira, você terá mais em claro o caminho que traçará e deixará óbvio a sua compreensão para com a proposta da redação.
Exemplo:
“(…) Neste sentido, ao observar tal questão, hodiernamente, no Brasil, nota-se que tal cenário de *descaso para com a natureza*, *devido à falta de ações governamentais e sociais*, ainda é muito comum e reverbera, na sociedade, com *riscos de desastres ambientais*…”
Entende? Assim, deixará na cara do corretor que você entendeu a proposta; porém isso é apenas uma dica, está tudo bem deixar assim como está.
________________________
DESENVOLVIMENTO 01:
Sob esse viés, urge citar a negligência das empresas como promotora desse problema. Segundo o artigo 225, da Constituição brasileira de 1988, das leis ambientais, define (*é definido) a importância de preservar o ecossistema através da recuperação ambiental. Contudo, as empresas não atacam|1| essa lei, um exemplo disso foi o desastre de Mariana, que devido a (*à) ausência de medidas preventivas, trouxe danos irreversíveis à (*a) muitos rios, matas e diversas mortes(2). Logo, percebe-se que essa falta de prevenção e fiscalização, tanto das companhias quanto do governo, afeta diretamente o meio ambiente. Desse modo, faz-se necessária (*a) reformulação dessa postura estatal urgente|3|.
1 – “Acatam”?
2 – Quê? Trouxe danos à diversas mortes, ou ocasionou diversas mortes?
3 – Esse termo “urgente” ficou um tanto desconexo, não seria melhor trocá-lo para “negligente”?
— Muito bem desenvolvido, bem fechado, apenas um erro pontual: “(…) tanto das companhias quanto do governo (…)” A negligência que estava sendo desenvolvida tem como agente as empresas, não do governo, não tivemos em nenhum momento, nesse parágrafo, a menção do descaso estatal, mas sim das empresas. Para que ele possa ser citado aqui, deve haver uma citação prévia sobre o seu papel em relação ao tema.
Ademais, recomendo que, no tópico frasal do D1, dê uma contextualização melhor sobre a relação que o assunto que será desenvolvido tem com o tema, em vez de apenas colocar “problemática”.
___________________
DESENVOLVIMENTO 02:
Ademais, pode-se citar a falta de conscientização como promotor desse óbice. Segundo|3| Francis Bacon|1|, (*dois pontos, em lugar de vírgula) ”Só se pode vencer a natureza (*vírgula aqui) obedecendo-lhe”. Seguindo essa linha de raciocínio, como o homem retirou do meio ambiente muito além do necessário, é essencial o uso da preservação , no entanto, |2| esse ciclo vicioso de oferta e procura, que só desvaloriza a matéria-prima (*Vírgula aqui) não se extingue. Esse quadro só aumenta, visto que , hoje, com a força do capitalismo, o corpo social não vê a gravidade do problema, fazendo com que (?) resta da natureza se deteriore aos poucos.
1 – Sempre tente referenciar as autoridades que você coloca citações sobre.
2 – À respeito dessa parte, seria mais apropriado um único período para desenvolver essa contradição: “(…) o uso da preservação. No entanto, esse ciclo vicioso…”
3 – Repetição de conectivo.
— Aqui houve um deslize bem grande, vamos passo a passo:
-> “(…) Ademais, pode-se citar a falta de conscientização como promotor desse óbice. (…)”
— Muito bem, temos a introdução da ideia central (ausência de conscientização), isto é, a ideia que será desenvolvida a seguir…
-> “(…) Segundo Francis Bacon, ”Só se pode vencer a natureza obedecendo-lhe”. Seguindo essa linha de raciocínio, como o homem retirou do meio ambiente muito além do necessário, é essencial o uso da preservação…”
— Como assim? Primeiramente, não entendi o que a frase de Francis tem a ver com a ideia central, logo após tem-se que o homem abusou da natureza, pegando os seus recursos, porém porque é necessário preservá-la? … Sei que é óbvio, mas a clareza é fundamental no seu texto! Você esqueceu de pôr as consequências das ações, aí você poderia concluir que é essencial tomar ações que visem preservar o meio ambiente!
-> “(…) no entanto, esse ciclo vicioso de oferta e procura, que só desvaloriza a matéria-prima não se extingue…”
— Em que momento tivemos a menção da lei da oferta e procura? Pensei que estávamos falando sobre os fatores das ações antrópicas sobre o bem-estar da natureza, da ganância humana e como esses fatores reverberam na natureza.
-> “(…) Esse quadro só aumenta, visto que , hoje, com a força do capitalismo, o corpo social não vê a gravidade do problema, fazendo com que resta da natureza se deteriore aos poucos.”
— E temos mais um assunto novo, o capitalismo.
— Sei que esses fatores (ações humanas/capitalismo/lei da oferta e procura) tem até uma ligação, mas parecem estar jogados aqui, sem relação. Ademais, eles não tem nada a ver com a ***conscientização***, que foi esquecida totalmente. “-”
Em suma, nesse parágrafo, não tivemos o desenvolvimento do tópico frasal, nem a conclusão de nenhum assunto que está contido aqui.
____________
CONCLUSÃO:
Em vista disso, percebe-se|1| que medidas devem ser tomadas, já que trazem consequências a (*à) natureza. Para combater essas (*esses) entraves, o Ministério do Meio Ambiente (*Agente), por meio da (*Meio) Secretaria municipal do Meio Ambiente, devem (*deve) promover (*Ação) uma demanda maior de fiscalizações nas companhias (*campanhas)|2|, com a finalidade de que desastres como o de Mariana não se repitam (*Efeito). Ademais, o Poder legislativo (*Legislativo) (*Agente2), deve formular (*Ação2) as leis ambientais, por meio de corporações de punições (*Meio2), como o aumento do tempo de detenção, e ressarcir|3| famílias atingidas por esses infortúnios, com intuito de que casos como esse diminuam consideravelmente (*Efeito2).
1 – Repetição de termo.
2 – Que campanhas?
3 – O Poder Legislativo vai formular as leis ambientais por meio de ressarcir famílias atingidas?
— Bem, nessa conclusão, temos duas propostas. Na primeira, não achei o Detalhamento de nenhum elemento; na segunda, idem.
•••|•|•••
Vamos lá!
C1 – 120pts: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2 – 200pts: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
C3 – 120pts: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, fazendo uso de um projeto de texto com algumas falhas, em defesa de um ponto de vista.
C4 – 160pts: Presença constante de elementos coesivos e poucas repetições.
C5 – 160pts: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Somando, então, temos: 760pts!
PS: Sou inexperiente, mas espero ter ajudado em alguma coisa ;3
See lessA questão do lixo na sociedade brasileira
Dio_Hyun~
Tema: A questão do lixo na sociedade brasileira. INTRODUÇÃO: Antoine Lavoisier, químico francês, concluiu, a partir de resultados observados em laboratório, que “na natureza, nada se perde ou se cria, apenas se transforma”.|1| Por conseguinte, essa conclusão permitiu o estabelecimento do Princípio dLeia mais
Tema: A questão do lixo na sociedade brasileira.
INTRODUÇÃO:
Antoine Lavoisier, químico francês, concluiu, a partir de resultados observados em laboratório, que “na natureza, nada se perde ou se cria, apenas se transforma”.|1| Por conseguinte, essa conclusão permitiu o estabelecimento do Princípio da Conservação da Massa, o qual indica que tudo o que existe provém de matéria preexistente. Dessa forma, a sociedade brasileira deve entender o lixo como um material e não como resíduo. Nesse contexto, torna-se necessária uma mudança de hábitos na população, bem como o cumprimento da legislação pertinente.
1 – Em discursos indiretos, faz-se desnecessário o uso de aspas.
— A estrutura do parágrafo está muito bem formulada! Entretanto, gostaria de perguntar: “Por que torna-se necessária a mudança de hábitos da população brasileira?”
Tipo, temos uma contextualização bem feita voltada para o lixo, a qual nos dá a entender que o material descartável é algo que simplesmente não desaparece assim como assim, ou seja, fazendo uso do meu raciocínio, ele (o lixo) precisa ser descartado de uma maneira mais “especial”, uma vez que aquilo que o compõe não desaparece. Bem, entendido isso, vamos para a parte seguinte:
“(…) Nesse contexto, torna-se necessária uma mudança de hábitos na população, bem como o cumprimento da legislação pertinente.”
Por que, seguindo o contexto de que o lixo é um material, e não um resíduo, deve haver uma mudança nas atitudes dos indivíduos da sociedade?
Entende? O ponto é que não houve uma problematização mais clara sobre o porquê devemos mudar os nossos atos para com o lixo. Isto é, não houve uma contextualização sobre qual é a relação das ações humanas com o lixo…
Vou citar um exemplo para dar uma compreendida, pois não sei explicar muito bem: “(…) a sociedade brasileira deve entender o lixo como um material e não como resíduo. *Sob esse viés, ao observar a atual realidade brasileira com respeito ao acúmulo primitivo de lixo e ao descarte inapropriado desse,* torna-se necessária uma mudança de hábitos na população, bem como o cumprimento da legislação pertinente.”
Obs: entre ** está a parte que modifiquei.
Espero que tenha dado para entender o que eu queria dizer, aliás é apenas um mero exemplo.
Fora isso, é uma boa introdução, é só que a tese ficou um tanto vaga e, decerto, ampla.
____________
DESENVOLVIMENTO 01:
A princípio, é essencial que ocorra uma transformação nos hábitos de consumo dos brasileiros. Nesse sentido, de acordo com o livro “Saneamento: promoção da saúde, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental”, de Luiz Roberto Santos Moraes, tal mudança passa pela política dos 4 R’s: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. No entanto, desenvolver na população a consciência de adotar essas ações é algo complexo e subjetivo, já que encontra resistência nos costumes construídos pela sociedade, além disso, resulta em diferentes formas de compreender o que realmente é um consumo sustentável, dificultando o ato de reduzir a geração.|1|
1 – Reduzir a geração? Qual geração?
— Nesse parágrafo, temos uma introdução bem construída, com repertório e tals, aliás a problematização foi muito pertinente e bem produzida, apenas a conclusão – que não foi marcada por um conectivo – ficou um tanto ambígua?
_________________
DESENVOLVIMENTO 02:
Ademais, o descumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos é um dos entraves para solucionar a problemática do lixo. De acordo com essa lei, além de reduzir a geração, deve-se dispor adequadamente os resíduos não recicláveis e os rejeitos, sendo obrigatória a existência de um aterro sanitário para cada município, seja de forma individual, ou|1| por meio da criação de Consórcios Intermunicipais. Contudo, na prática, constata-se o não cumprimento do disposto na lei|2|, resultando na contaminação do meio ambiente, devido à disposição inadequada em lixões, a qual, segundo dados de 2016 da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), corresponde a 42% do lixo coletado.
1 – Sobre as conjunções de alternância, deve se ter em mente que ambas devem ser a mesma conjunção: seja(…), seja…; ou(…), ou… -> “Seja pelo descaso, seja pela desordem”.
2 – Sugiro uma reescrita desta parte, para algo como: “(…)Contudo, na prática, constata-se o não cumprimento do *que foi* disposto *pela* lei…”.
— Mais uma vez não temos um período de conclusão bem demarcado, na minha opinião, ter um período de conclusão é muito propício para evidenciar uma certa marca de autoria, a sua opinião, aliás, é mais pertinente para fechar uma ideia.
____________
CONCLUSÃO:
Portanto, infere-se que ainda há muito a ser feito para garantir a resolução do problema do lixo. Para tanto, o Ministério da Educação e Cultura (*Agente) pode|1| promover (*Ação) campanhas publicitárias nos meios de comunicação, além de palestras em escolas, para incentivar a política dos 4 R’s na população, visando despertar na sociedade|2| a ideia de consumo consciente (Efeito). Adicionalmente, o Ministério da Cidadania (*Agente2), por meio de órgãos fiscalizadores (*Meio), deve monitorar (*Ação2) e, caso necessário, punir municípios que descumpram o estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Dessa maneira, o princípio estabelecido por Lavoisier será seguido (*Detalhamento do Efeito).
1 – Não recomendo o uso de “pode”, mas sim de “deve”.
2 – “na sociedade” vem entre vírgulas.
— Temos duas propostas de intervenção, na primeira, não encontrei o meio que o Ministério deve usar para promover campanhas publicitárias e, dessa maneira, incentivar a conscientização da população.
Na segunda proposta, não encontrei o objetivo para que o Ministério deve monitorar, por meio de órgãos fiscalizadores, e punir quem não segue o regulamento.
•••|•|•••
Vamos lá!
C1 – 160pts: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2 – 200pts: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
C3 – 120pts: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, fazendo uso de um projeto de texto com algumas falhas, em defesa de um ponto de vista.
C4 – 200pts: Presença expressiva de elementos coesivos e raras repetições.
C5 – 160pts: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Somando, então, temos: 840pts!
PS: Sou inexperiente, mas espero ter ajudado em alguma coisa ;3
See less