Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
“Desafios para a prática da leitura no Brasil”
dhennifer
Introdução: Dessa forma, os principais aspectos que afetaram essa queda no percentual de leitores *foram a grande influência* (PLURAL) das mídias sociais e consequentemente a comodidade estrutural. Desenvolvimento: A partir disso, podemos inferir que(,) depois da expansão tecnológica(,)o público leiLeia mais
Introdução: Dessa forma, os principais aspectos que afetaram essa queda no percentual de leitores *foram a grande influência* (PLURAL) das mídias sociais e consequentemente a comodidade estrutural.
Desenvolvimento: A partir disso, podemos inferir que(,) depois da expansão tecnológica(,)o público leitor passou a se interessar mais por redes sociais do que por livros.
*O termo é um acessório, dessa forma, ele deve vir entre vírgulas.*
(,pois, )os livros além de incentivar o pensamento crítico, ampliam o conhecimento cultural do indivíduo e ainda são um grande instrumento de desenvolvimento pessoal. Uso inadequado da vírgula, não existe vírgula após o “pois”. A forma correta seria “, pois os livros, além de incentivar o pensamento crítico, ampliam o conhecimento…” você estava correta ao pensar em isola o “além de incentivar…”, pois trata-se de um acessório também, mas a estrutura ficou errada.
“Enquanto que, as redes sociais apenas trazem uma falsa sensação de bem estar e basicamente não tem potencial útil algum ao indivíduo.”
(Não seria muito radical dizer que não tem potencial?)
(Argumente melhor. Por que ela traz uma falsa sensação de bem estar?)
D2
“ Assim, podemos levar em consideração uma pesquisa feita pela BBC News Brasil em que a mesma cita que em média crianças de 2 anos ficam quase três horas por dia em frente a uma tela, crianças de 8 anos ficam cerca de cinco horas e adolescentes mais de sete horas.”
(Atente-se a pertinência do repertório, eu sei o que você quis salientar. Todavia, faltou relacionar.)
“ O que pode (acatar??) a diversos problemas como a obesidade e também o mau desenvolvimento da criança e do adolescente.”
(Eu não faria disso um período, pois você retoma o anterior, dessa forma, o mais correto seria ele ter ficado com o período anterior, entre vírgulas, fazendo dele um aposto explicativo.)
?(Acho que você quis dizer acarretar)
“ Dessa forma, (levando a questão para um contexto geral??), podemos findar que essas adversidades são oriundas da educação dos pais, que também estão imersos na mesma situação que seus filhos criando-se assim um ciclo de maus hábitos.”
(Você criou uma nova tese no final do período, pois não havia citado nada com relação aos pais. Não acrescente novas teses ao logo do seu texto, torna-o confuso.)
??(qual contexto geral seria? Lembre-se que a pessoa que lerá o seu texto ela é totalmente leiga e você tem que articular suas ideias para uma fácil compreensão.)
CONCLUSÃO
“Desse modo, as demais Livrarias(,)em conjunto com o Ministério da Educação(,)devem fornecer livros gratuitos digitais e impressos *sobre* (com) *as mais* diversas categorias, para que (,)assim(,) as pessoas retomem ou comecem a cultivar o hábito da leitura e (,)assim(,)possamos ser uma sociedade mais *capacidade* (capacitada) e desenvolvida, com jovens mais dispostos e menos acomodados.”
(Evite a repetição de palavras e procure estudar mais o uso da vírgula.)
(“Assim” é uma conjunção conclusiva, dessa forma ela sempre vem entre vírgulas.)
Bem, como se trata de um artigo de opinião a avaliação não deve se prender a grade do enem.
Então vamos lá:
Marcas de autoria – O título antecipa a polêmica e motiva a leitura do texto?
Sim, porém você não soube articular muito bem suas ideias e defender um ponto de vista.
Nota: 1,2
~~~~
Tema – O texto se reporta de maneira pertinente a alguma questão polêmica da realidade local?
Sim! Contudo, houve dificuldades na feitura, ou seja, em organizar, selecionar e relacionar as ideias.
Nota: 1,3
~~~~
Adequação linguística – O texto deixa transparecer claramente o ponto de partida (dados)?
Adequação discursiva – A questão polêmica tratada é relevante para o autor, para a comunidade? E para outros leitores?
Convenções da escrita – O texto atende às convenções?
Poderia melhorar, não fica claro o posicionamento da autora, por conta do número exacerbado de ideias que se encontram ao longo do texto sem serem relacionadas. Você se prendeu muitoo na dissertação, o artigo é um gênero diferente, mas tem como base o mesmo princípio, argumentação. Tente libertar-se dos laços com a dissertação, escreva mais livremente, relacione melhor suas ideias, estude o uso da vírgula e procure mais conjunções.
A minha dica é: faça um caderninho de conjunções, vai te ajudar muito!
Nota: 1
(Vale dois pontos)
~~~~
Adequação discursiva – O autor se posiciona claramente em relação à questão apresentada?
Faltou organizar as ideias, pois o texto ficou muito confuso.
Nota: 0,9
(Valor da questão: 1,6)
~~~~
Adequação linguística – Os argumentos apresentados sustentam a opinião do autor perante o leitor a que se destina o texto?
-faltou relação, atente-se mesmo em organizar suas ideias. Por mais que o artigo traga mais liberdade de escrita, tente ser clara ao defender seu ponto de vista, pois seu texto ficou muito mais informativo do que argumentativo.
Nota: 0,5
Adequação linguística – Estratégias argumentativas como a refutação e posições de diferentes protagonistas do debate estão articuladas entre si e integradas ao propósito do texto?
Houve uso da estratégia de refutação, porém pouco articulado.
Nota: 0,6
Soma: 1,1
~~~~~~~~~~~
Marcas de autoria – Levando em conta o leitor e o propósito do texto, a tese construída é defendida por argumentos convincentes? Ao tentar convencer seus leitores, o autor utiliza diversidade de tipos de argumentos?
-repertórios pertinentes, porém pouco explorados e articulados com o texto.
Nota: 1,0
Nota final: 6,5
See lessDesafios para a formação educacional de surdos no Brasil.
dhennifer
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. Houve alguns erros gramaticais no texto, principalmente o uso de vírgulas. Dessa forma, nessa competência a nota atribuída será 120. ~~~~~ Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas deLeia mais
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.
Houve alguns erros gramaticais no texto, principalmente o uso de vírgulas. Dessa forma, nessa competência a nota atribuída será 120.
~~~~~
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Durante o primeiro parágrafo senti uma dificuldade em articular as ideias e fazer o uso do repertório sociocultural, visto que os repertórios aparecem apenas no D2 com a alusão ao livro e ao educador Paulo Freire, entretanto o repertório do livro não teve sua pertinência garantida, ou seja, não entendi o que você quis dizer trazendo ele como exemplo, pois faltou articular suas ideias, assim como na frase do patrono da educação. Contudo, o repertório da introdução foi pertinente. Dessa maneira a nota atribuída nessa competência será 80.
~~~~~
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Bem, como havia dito, faltou articular suas ideias, faltou você conversar com seu texto. Procure usar melhor as conjunções ao seu favor e organizar melhor o seu ponto de vista. Sempre que for fazer uma redação imagine-se escrevendo para alguém totalmente leigo, sem conhecimento algum do que você abordará. Desse modo, você terá que explicar tudo o que você diz de uma forma rápida e básica para que o leitor entenda. Assim sendo, a nota atribuída a essa competência será 120.
~~~~~~
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Entendi o que você quis dizer, mas sua linguagem não ficou clara. Tente ser mais objetiva, leia outras redações, explore a coletânea e use dos seus repertório. Nessa competência sua nota será 160.
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
Apesar de alguns erros gramaticais sua conclusão ficou boa. Contudo, como uma professora minha disse uma vez, não há um texto tão bom que não possa ser melhorado. Lembre-se disso, existem cinco exigências que sua conclusão deve atender:
Agente
Ação
Meio
Finalidade
Detalhamento
Sua conclusão não atendeu a todos os critérios, dessa forma, sua nota será 180.
Total:660
See less