Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
As dificuldades da adoção no Brasil
debsmiranda
A série canadense “Anne with an “E” “, retratada no contexto do final do século XIX, conta a história dos irmãos Cuthbert, que decidem adotar uma criança para ajudar nos serviços da fazenda. A chegada de Anne não é bem aceita pela mãe adotiva, já que esperavam por um menino. Então eles decidem devolLeia mais
A série canadense “Anne with an “E” “, retratada no contexto do final do século XIX, conta a história dos irmãos Cuthbert, que decidem adotar uma criança para ajudar nos serviços da fazenda. A chegada de Anne não é bem aceita pela mãe adotiva, já que esperavam por um menino. Então eles decidem devolvê-la por não atender aos seus ideais de gênero e por acharem que ela não daria conta do trabalho por ser uma menina. Apesar de conquistar o amor dos irmãos, a realidade de Anne é semelhante à de crianças e adolescentes que esperam um lar no contexto de hoje, visto que muitos não atendem aos ideais e estereótipos exigidos pelos adotantes, sendo esta a maior dificuldade da adoção no Brasil.
Primordialmente, deve-se ressaltar que essas preferências de escolha por parte dos adotantes são bem parecidas, o que torna a adoção ainda mais difícil, pois tais exigências são em sua maioria paralelas à realidade desses jovens.
Ademais, é fundamental apontar essa padronização de escolha como propulsora das dificuldades no processo de adoção no Brasil. Dados apresentados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) revelam que, atualmente, cerca de 4,9 mil crianças e adolescentes estão disponíveis para adoção, e cerca de 42.546 pessoas e casais estão disponíveis para adotá- los. Mas apenas uma pequena parcela atende as exigências de cor, idade e gênero. Diante de tal exposto, fica evidente que os brasileiros ainda possuem preconceito em relação à vários aspectos, que são considerados como critério no processo de escolha. Logo, é inaceitável que esse cenário perdure.
See lessÉ preciso tomar providências para a reversão dessas dificuldades da adoção. Para isso, faz-se necessária a ação do Estado em parceria com o ECA, a fim de realizar a desconstrução desses estereótipos, através de campanhas de incentivo à adoção sem nenhum tipo de distinção. Só assim será possível incluir esses jovens em um processo democrático sem nenhum tipo de preferência, tornando a situação vivida por Anne apenas uma ficção no cenário brasileiro.
Utopia: indispensáveis, inúteis ou nocivas?
debsmiranda
É inegável que o socialismo causou diversos transtornos sociais. O então prometido mundo perfeito, caiu num lugar sombrio e doloroso. Essa utopia, que deveria ser um lugar ideal e imaginário, ainda se encontra presente no contexto atual. Observa-se que na política, diversos candidatos o descrevem coLeia mais
É inegável que o socialismo causou diversos transtornos sociais. O então prometido mundo perfeito, caiu num lugar sombrio e doloroso. Essa utopia, que deveria ser um lugar ideal e imaginário, ainda se encontra presente no contexto atual. Observa-se que na política, diversos candidatos o descrevem como um lugar perfeito. Entretanto, essa promessa não é executada.
See lessEm princípio, cabe analisar a utopia em uma sociedade atual, visto que esta, por sua vez, ainda se faz presente no pensamento de muitos. Em sua obra “Utopia”, o filósofo Thomas More refere-se a uma ilha imaginária ideal, que contradiz com a realidade europeia, a qual vivenciava conflitos políticos. De certo modo, a utopia tem seu lado positivo. Por meio dela a esperança de ter um lugar perfeito se torna mais simples, no entanto, a fuga da realidade pode ocasionar problemas psicológicos.
Ademais, é importante destacar que ao se afastar da realidade a mente se fecha ao mundo e reside de ilusões, que é tão perigoso quanto a própria verdade. Na visão de André Comte, a fantasia é algo inútil se permanecer em sonhos, e arriscado para se pôr em prática. A Utopia existe para nos afastar da realidade inevitável, colocando assim em risco nossa saúde psicológica.
Em virtude dos fatos mencionados cabe ao governo implementar palestras que esclareçam os perigos da utopia, em parceria de escolas e famílias, conscientizando e ajudando a alertar sobre as consequências causadas pela ideia de um lugar perfeito.