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O ESTIGMA ASSOCIADO À SAÚDE MENTAL NO BRASIL
DaviiiGabriel
Bom, vamos lá à correção da sua redação por competência! • C1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 80 ( Na sua introdução, você fez o texto todo em um só período e isso caracteriza-se um erro de coesão Além disso, você teve alguns erros de coerência como o seguimento entre a frase que vLeia mais
Bom, vamos lá à correção da sua redação por competência!
• C1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 80 ( Na sua introdução, você fez o texto todo em um só período e isso caracteriza-se um erro de coesão Além disso, você teve alguns erros de coerência como o seguimento entre a frase que você citou o Emicida e a frase seguinte. Você devia ter separado por um conectivo e dividido em dois períodos. Você teve um erro também quando colocou depois da vírgula a preposição “se”, pois nunca se inicia uma frase após a vírgula com preposições. No seu D1, você esqueceu o plural do verbo “tem”. Além disso, você novamente fez o parágrafo em período único e isso prejudica você nas competências I e IV. Acredito que na frase “e demonstrar ter uma ilusória” o verbo “ter” não possui utilidade e está deixando a interpretação da frase confusa. No seu D2, há necessidade da vírgula depois de “(OMS)”. Novamente, você fez parágrafo em período único. Na sua conclusão, alguns erros de vírgula. )
• C2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 80 (Você utilizou várias áreas do conhecimento, parabéns por isso! No entanto, quando nós falamos de adequação ao tema, seus argumentos tangenciaram a proposta. Você deveria ter os explorado mais os ESTIGMAS relacionados às doenças mentais que você até citou no início da redação quando fez a menção à música, mas se perdeu depois dali.)
• C3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 100 (Como falei na competência anterior, por conta de você ter focado nas doenças mentais e não no estigma, você também pode ser descontado nessa competência. No entanto, você teve uma organização mínima dos argumentos).
• C4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 100 ( Acredito que os períodos únicos nos 4 parágrafos da sua redação farão você ser descontado nessa competência que trabalha justamente o uso de conectivos entre períodos)
• C5 – Proposta de intervenção respeitando os direitos humanos: 120 (Como você fez uma intervenção única, ela deveria ser muito bem detalhada. Dos 5 elementos de uma intervenção detalhada – agente, ação, modo, finalidade e detalhamento – você só citou de marei eficaz os três primeiros. A ação e o meio pelo qual essa ação será realizada não ficaram claros. Mas não deixa de ser uma intervenção coerente!)
OBS: Como opinião pessoal, digo que você escreve muito bem, tem argumentos e uma forma de escrever super original, só faltando uma prática maior quando falamos de um texto dividido por competências a exemplo do ENEM.
See lessO estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
DaviiiGabriel
Bom, vamos lá à correção da sua redação por competência! • C1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160 ( Na sua introdução, houve o emprego incorreto da vírgula antes de "que dificultam o acesso". No seu D1, não há necessidade de crase em "à esses indivíduos". No seu D2, não há necessidLeia mais
Bom, vamos lá à correção da sua redação por competência!
• C1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160 ( Na sua introdução, houve o emprego incorreto da vírgula antes de “que dificultam o acesso”. No seu D1, não há necessidade de crase em “à esses indivíduos”. No seu D2, não há necessidade da vírgula antes de “, após seu suicídio”.) Poucos erros bruscos de gramática, parabéns!
• C2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 80 (Você utilizou várias áreas do conhecimento, parabéns por isso! No entanto, quando nós falamos de adequação ao tema, sua redação, apesar de ter trazido na introdução a sua tese argumentativa e de você ter organizado seus pensamentos nos D1 e D2, senti que você tangenciou um pouco o tema. Você deveria ter os explorado mais os ESTIGMAS relacionados às doenças mentais.)
• C3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120 (Como falei na competência anterior, por conta de você ter focado nas doenças mentais e não no estigma, você também pode ser descontado nessa competência. No entanto, não ficará com uma nota tão baixa, pela boa organização dos seus pensamentos).
• C4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200 ( Acredito que essa será sua competência melhor avaliada!! Em todos os períodos você utilizou conectivos, além de não ter feito períodos muito longos. Isso representa coerência à sua redação! Parabéns!!)
• C5 – Proposta de intervenção respeitando os direitos humanos: 120 (Como você fez uma intervenção única, ela deveria ser muito bem detalhada. Dos 5 elementos de uma intervenção detalhada – agente, ação, modo, finalidade e detalhamento – você só citou de marei eficaz os três primeiros. A finalidade não ficou tão clara e não houve o detalhamento da intervenção. Mas não deixa de ser uma intervenção coerente!)
Nota final: 680
OBS: Como uma opinião pessoal: você escreve muito bem e os poucos erros gramaticais demonstram isso. No entanto, se atente a entender o que o comando da redação está pedindo! Parabéns pela escrita!
See lessO estigma associado a doenças metais na sociedade brasileira
DaviiiGabriel
Oii Ester Vou corrigir sua redação sim! Se puder corrigir a minha também, agradeço! • C1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160 ( No seu D1, a vírgula depois de "uma vez que" é inadequada. No seu D2, após "na sociedade pós-moderna" deveria haver uma vírgula. Na sua intervenção, a palaLeia mais
Oii Ester
Vou corrigir sua redação sim! Se puder corrigir a minha também, agradeço!
• C1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160 ( No seu D1, a vírgula depois de “uma vez que” é inadequada. No seu D2, após “na sociedade pós-moderna” deveria haver uma vírgula. Na sua intervenção, a palavra “através” poderia ser substituída pela “por meio de”, já que através tem uma colocação diferente na língua portuguesa, como “Através da janela do carro, vejo a chuva”. Outro erro ortográfico na sua intervenção foi a vírgula depois de “inclua”. No mais, mediante os pouquíssimos erros que você teve, acredito que será bem avaliada nessa competência).
• C2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 120 (Você utilizou várias áreas do conhecimento, parabéns por isso! No entanto, quando nós falamos de adequação ao tema, sua redação, apesar de ter trazido na introdução a sua tese argumentativa de maneira muito interessante e positiva, senti que isso faltou ser abordado nos seus parágrafos de argumentação. Você deveria ter os explorado mais os argumentos e ter deixado eles mais explícitos)
• C3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 140 (Como falei na competência anterior, seus argumentos ficaram superficiais. Você poderia ter colocado exemplos, ter associado diretamente aos estigmas. Ficaria uma redação excepcional. Mas, apesar disso, você organizou seus parágrafos com louvor e acredito que, por isso, você não terá uma nota tão baixa nessa competência).
• C4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200 ( Essa será sua competência melhor avaliada!! Em todos os períodos você utilizou um conectivo. Isso representa coerência à sua redação! Parabéns!!)
• C5 – Proposta de intervenção respeitando os direitos humanos: 160 (Como você fez uma intervenção única, ela deveria ser muito bem detalhada. Dos 5 elementos de uma intervenção detalhada – agente, ação, modo, finalidade e detalhamento – você só deixou de abordar o detalhamento, o que vai fazer com que você provavelmente perca 40 pontos na C5. Mas sua intervenção foi excelente. Parabéns!)
Nota final: 780
Parabéns pela nota e espero que você se saia bem. Boa sorte!!
See lessO estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (com pontuação do Enem pfvr)
DaviiiGabriel
• C1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 100 (Na sua introdução, encontrei um erro de colocação de aspas no texto na seguinte parte: quando se observa “O estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira” dificultando [...]. O uso das aspas nesse caso, não é recomendado, hajLeia mais
• C1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 100 (Na sua introdução, encontrei um erro de colocação de aspas no texto na seguinte parte: quando se observa “O estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira” dificultando […]. O uso das aspas nesse caso, não é recomendado, haja vista que você deveria ter só descrito o tema da redação e si. No seu D1, encontrei um erro de pontuação em que depois de “Locke” deveria ter uma vírgula. No seu D2, encontrei dois erros de pontuação: deveria ter uma vírgula antes de “ao invés” e a vírgula após a palavra “vezes” está inadequada. Na intervenção, encontrei um erro de pontuação em que houve falta de uma vírgula antes de “por intermédio”. )
• C2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 100 (Eu acredito que você tangenciou o tema, uma vez que a parte central dele dizia respeito aos ESTIGMAS. Logo, mesmo que você tenha feito uso de boas áreas do conhecimento na sua redação, acredito que você será prejudicada nessa competência).
• C3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120 (Por você ter tangenciado o tema, na minha opinião, você ficará um pouco prejudicada na C3 também. No entanto, você fez uma boa organização de argumentos com as áreas do conhecimento que fez uso. Parabéens!)
• C4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200 ( Essa será sua competência melhor avaliada!! Em todos os períodos você utilizou um conectivo. Isso representa coerência à sua redação! Parabéns!!)
• C5 – Proposta de intervenção respeitando os direitos humanos: 120 (Como você fez uma proposta única, você deveria ter detalhado e abordado melhor essa proposta. Você usou apenas 3 (Agente, ação e modo) dos 5 elementos de uma proposta bem detalhada (faltando a finalidade da proposta e o detalhamento)
Nota final: 640
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DaviiiGabriel
• C1 - Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 80 (encontrei muitos erros de pontuação - 2 vírgulas na introdução, 1 vírgula no D1, várias no D2 e na intervenção - de coesão entre frases e de palavras coloquiais, como a frase "àquela que, quando um amigo, que era presente em todas as confratLeia mais
• C1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 80 (encontrei muitos erros de pontuação – 2 vírgulas na introdução, 1 vírgula no D1, várias no D2 e na intervenção – de coesão entre frases e de palavras coloquiais, como a frase “àquela que, quando um amigo, que era presente em todas as confraternizações, deixa de participar de meios sociais, não faz nada, apenas se cala”)
• C2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 120 (Você fez bom uso das áreas do conhecimento que tinha, mas, em relação à adequação do texto ao tema, o seu D1 está totalmente expositivo, sem a abordagem do tema central. Já o D2 aborda o tema central, possui um centro de opinião, no entanto, poderia ser melhor explorado)
• C3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 100 (Acredito que o seu D1 irá lhe prejudicar muito nessa competência, uma vez que vc fez um parágrafo expositivo. Além disso, seu argumento em D2 também poderia ser melhor desenvolvido).
• C4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160 (Você iniciou o texto sem abordar os conectivos. No entanto, a partir do meio do D1, você fez bom uso de conectivos e isso foi bom para sua competência IV)
• C5 – Proposta de intervenção respeitando os direitos humanos: 180 (Proposta 1: faltou o modo como a ação será feita e o detalhamento referente a essa proposta. Proposta 2: Proposta completa com os 5 elementos mínimos para uma boa intervenção. Parabéns!)
Nota final: 640
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DaviiiGabriel
• Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160 (encontrei alguns erros de coesão, vírgula, pontuação em geral, e pequenos erros em palavras - mas me limito a dizer que pode ter sido no momento da transcrição) • Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 160 (Você usou duas áreas do conLeia mais
• Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160 (encontrei alguns erros de coesão, vírgula, pontuação em geral, e pequenos erros em palavras – mas me limito a dizer que pode ter sido no momento da transcrição)
See less• Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 160 (Você usou duas áreas do conhecimento, Nietzche e a Constituição, mas nenhuma relacionada aos seus argumentos, isso pode baixar sua nota na competência II)
• Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120 (Você falou sobre doenças mentais, mas não falou sobre os estigmas relacionados a elas)
• Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200 (Boa utilização de conectivos, parabéns!!)
• Proposta de intervenção respeitando os direitos humanos: 120 (Você apresentou propostas, mas foram propostas rasas, sem detalhamento de elementos)
Nota final: 760