Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A importância da preservação da saúde mental em atividades de alta performance
Darlysson_Machado
Olá, sou iniciante então não sou perito em correção. Vou tentar fazer uma correção no modelo ENEM, mas aviso que é a primeira vez que faço, então talvez esteja vem errado. C1: 120 pontos -> houve bastantes erros de virgulação e outros erros gramaticais. C2: 40 Pontos -> Você tangenciou o tema.Leia mais
Olá, sou iniciante então não sou perito em correção. Vou tentar fazer uma correção no modelo ENEM, mas aviso que é a primeira vez que faço, então talvez esteja vem errado.
C1: 120 pontos -> houve bastantes erros de virgulação e outros erros gramaticais.
C2: 40 Pontos -> Você tangenciou o tema. Falou sobre saúde mental, mas esqueceu de relacionar isso as atividades de alta performance.
C3: 80 pontos -> Você apresentou repertórios. mas não houve argumentação. Você não apresentou um ponto de vista (tese) do tema.
C4: 80 pontos -> Você fez pouco uso de conectivos e isso deixou precário a articulação das partes do texto.
C5: 80 pontos -> Na sua proposta de intervenção você apresentou o agente e a ação (ou ações), mas esqueceu de colocar o meio (como será feito), efeito (finalidade) e o detalhamento.
Baseado nos meus conhecimentos (que não valem muito), você ficaria com 400 pontos nessa redação. Recomendo você da uma estudada na estrutura de um texto dissertativo-argumentativo modelo ENEM, para tentar entender o que cada paragrafo pede. Outra coisa, recomendo também você sempre fazer um projeto de texto para tentar alinhar o seu raciocínio antes de escrever a redação. Ademais, recomendo também o estudo de uma tabela de conectivos, para ajudar a melhorar na articulação das ideias do seu texto.
See lessAumento dos casos de Feminicídio no Brasil
Darlysson_Machado
Olá, sou iniciante então não sou perito em correção. Mas, vou apontar alguns detalhes que pude observar na sua redação. Espero te ajudar. Com o advento da Lei Maria da Penha, que tornou a ação penal pública incondicionada (1). (2) Agravou-se (3) a legislação que trata acerca da violência doméstica cLeia mais
Olá, sou iniciante então não sou perito em correção. Mas, vou apontar alguns detalhes que pude observar na sua redação. Espero te ajudar.
Com o advento da Lei Maria da Penha, que tornou a ação penal pública incondicionada (1). (2) Agravou-se (3) a legislação que trata acerca da violência doméstica contra a mulher. Apesar disso, os casos de agressão e homicídio (4) ainda sem (5) mantêm (6) em patamares inaceitáveis, isso mostra que tal legislação (7) não está sendo eficaz. (8)
1- Melhor especificar mais. Fale do que essa lei se trata.
2- Faltou um conectivo.
3- Esse “agravou-se” ficou meio ambíguo. Pude entender de duas formas sendo elas de maneira negativa e outra positiva.
4- Melhor colocar feminicídio, porque o tema se trata sobre assassinatos de mulheres. Ou você poderia ressaltar que o homicídio eram de mulheres.
5- se*
6- mantém*
7- você pode substituir “tal legislação” por jurisprudência, justiça, leis e outros semelhantes.
8- Faltou o principal na sua introdução que é a tese. Você precisa problematizar e apresentar sua opinião de maneira imparcial na introdução.
obs: Sua introdução ficou mal estruturada. Recomendo sempre fazer um projeto de texto para te ajudar a seguir uma linha de raciocínio.
Em um primeiro momento, a Lei,(1) com nome em homenagem a uma mulher que faleceu em função desse tipo de violência, tornou o crime de violência (2) doméstica ação penal pública incondicionada (3). Ou seja, após uma queixa ou denuncia (4) de tal (5) crime, havendo indícios da prática delituosa, a ação não necessita da representação da vítima para seu prosseguimento. Nesse aspecto, facilita a sequência da ação penal e a posterior solução do conflito. (6)
1- Qual lei?
2- Você repetiu violência várias vezes. Você pode substitui por sinônimos como hostilidade, brutalidade e outros semelhantes.
3- Você já comentou isso na introdução. Não é necessário repetir novamente.
4- denúncia*
5- você ta viciado em usar o “tal” e com isso acaba usando desnecessariamente.
6- Você tangenciou o tema. Falou sobre feminicídio e violência domestica, porém não falou sobre os aumentos dos casos. Inclusive você contradiz o tema no trecho “Nesse aspecto, facilita a sequência da ação penal e a posterior solução do conflito.”
Obs: Faltou um repertorio sociocultural para embasar sua argumentação
No entanto, tal (1)documento (2) ainda não se mostrou tão eficaz no contexto atual (3). Em função do tempo necessário para aplicação das medidas de restrição de liberdade, detenção e reclusão. Sua solução é demorada e as ações preliminares da Justiça, distanciamento do agressor em relação a vítima, não impedem o prosseguimento da agressão. Tais medidas, ao fim, só afloram a raiva do agressor, terminando os casos, muitas vezes, em homicídio. (4)
1- o tal vicio do “tal”
2- qual documento?
3- você contrariou o que disse no segundo paragrafo “Nesse aspecto, facilita a sequência da ação penal e a posterior solução do conflito.”
4- Senti que ficou bem confuso todo esse paragrafo. Recomendo fazer um projeto de texto antes para deixar o raciocínio alinhado.
Obs: Faltou um repertorio para embasar sua argumentação.
Por todos esses aspectos, observa-se que na prática a legislação não consegue coibir de maneira eficiente tais (1) crimes. Por essa razão, é necessário,(2) para a resolução do problema, por parte do poder legislativo, uma revisão desta lei de violência doméstica. Além de, do Judiciário, priorizar o julgamento dessas ações, dada a urgência do problema (3), além de medidas cautelares deverão ser mais rígidas. Para finalizar, resta a sociedade agir de maneira mais consciente e ativa para enfrentar este problema.
1- E mais uma vez o “tal”
See less2- Não precisa dessa virgula
3- Você nunca disse que era um problema urgente, então fica uma informação nova na conclusão (algo que não se deve fazer)
Desafios para combater a violência doméstica no Brasil
Darlysson_Machado
Olá, sou iniciante então não sou perito em correção. Mas, vou apontar alguns detalhes que pude observar no seu texto. Espero te ajudar. Apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar legalmente o direito a assistência a (1) família, vê-se que há muito tempo a violência doméstica no Brasil é vistaLeia mais
Olá, sou iniciante então não sou perito em correção. Mas, vou apontar alguns detalhes que pude observar no seu texto. Espero te ajudar.
Apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar legalmente o direito a assistência a (1) família, vê-se que há muito tempo a violência doméstica no Brasil é vista como um problema.(2) Isso acontece não só pelo descaso da sociedade, mas também a(3) ineficiência das leis.(4)
1- à*
2- Precisa desenvolver mais essa parte. Porque a violência doméstica é vista como um problema? Quais os desafios para o combate?
3- pela*
4- Você precisa desenvolver melhor esse parágrafo, ficou muito raso.
Obs: Você trouxe um repertório, contextualizou o tema e apresentou a tese (descaso da sociedade, mas também a ineficiência das leis.)
Sob esse viés, muitas pessoas que presenciam algum tipo de agressão não tomam nenhuma atitude para ajudar a vítima. É muito comum parentes ou vizinhos já terem presenciado alguma crueldade, e mesmo assim ficarem imparciais diante da situação por acreditarem na frase “briga de marido e mulher ninguém mete a colher”. Segundo as pesquisas do Data Folha, 27,4% das mulheres reportaram ter sofrido algum tipo de violência ou agressão. (1)
1- Desenvolva mais esse repertório e relacione ele com sua argumentação. Você argumentou que as pessoas não denunciam casos de violência domestica e o dado que você trouxe fala sobre um número de mulheres que sofreram agressões. Como sua argumentação e seu repertorio se relacionam?
Ademais, mesmo depois de terem feito(2) (1) denúncia ou (2) se afastado dos agressores (3) algumas mulheres não se veem livre desse pesadelo, (4) na maioria das vezes (5) o agressor continua com as injurias pela falta de cumprimento das leis, muitos acabam ficando impunes ou nem chegam a serem punidos por diversas vezes a palavra das vítimas serem colocada em questão. De acordo com Declaração Universal Dos Direitos Humanos, todos os seres humanos nascem iguais em dignidade e em direitos. (6) Porém, no Brasil o problema da violência domestica não encontra respaldo politico e social para ser solucionado.
1- faltou o artigo “a”
2- “[…] *terem* se afastado” e para não repetir recomento substituir o “terem feito” por “fazerem”.
3- faltou virgula
4- Acho que aqui cabia um ponto.
5- faltou virgula
6- faltou desenvolver o repertório e relacionar ele com sua argumentação
(1) Portanto, cabe ao Governo Federal criar propagandas de incentivo a denúncia por meio de 180 (2) ou disque 100, com o intuito de informar e conscientizar a população (3) o papel importante que ela possui de combater essa adversidade. Além disso, o Governo e (4) polícia devem agir na melhoria das leis para assim que ocorrer uma denúncia, o violentador seja rapidamente afastado da vitima e pague pelo seu crime. (5)
1- É sempre bom fazer um síntese do que foi falado anteriormente e ressaltar que o tema é um problema que deve ser solucionado.
See less2- o que seria o 180? Também pude notar que o meio (modo que sera feito) não se relaciona com a ação (o que será feito?)
3- faltou a palavra “sobre”
4- faltou o artigo “a”
5- É sempre bom fazer uma frase de finalização. Ex: Apenas assim o problema em questão poderá ser solucionado e poderá criar um pais justo. (exagerei na frase)
A importância da preservação da saúde mental em atividades de alta performance
Darlysson_Machado
Olá, sou iniciante então não sou perito em correção. Mas, vou apontar alguns detalhes que pude observar no seu texto. Espero te ajudar. Ao analisar as olimpíadas de 2021, percebeu-se (1) que a atleta americana, Simone Biles, demonstrou em público o desequilíbrio psicológico que afeta não só ela, masLeia mais
Olá, sou iniciante então não sou perito em correção. Mas, vou apontar alguns detalhes que pude observar no seu texto. Espero te ajudar.
Ao analisar as olimpíadas de 2021, percebeu-se (1) que a atleta americana, Simone Biles, demonstrou em público o desequilíbrio psicológico que afeta não só ela, mas diversos atletas. Diante disso, pode-se concluir que a especialização precoce e a pressão social, (2) são fatores essenciais para a má preservação da saúde mental, (3) em atividades de alta performance. Portanto, conclui-se que o atleta deve ser valorizado não só por suas competências físicas, mas também psicológicas.
1- percebe-se*
2- não se separa o sujeito do verbo
3- não tem essa virgula
Obs: Trouxe um acontecimento recente, contextualizou o tema e apresentou a tese (a especialização precoce e a pressão social)
A vista de que,(1) a sociedade brasileira possui (2) grande apreciação pelo esporte, diversos atletas são pressionados a possuírem uma especialidade obrigatória, impulsionada pela família. Diante de tal situação, é evidente a necessidade de um apoio psicológico para sustentar a saúde mental do profissional, que em sua consciência não abstrai condições de escolha, por obediência. Distante da realidade,(3) o livro “Quatro – Divergente” elabora uma situação na qual o protagonista vivia sobre constante pressão psicológica para se manter em um posto.(4) Sintetizando, a realidade de alguns profissionais esportivos não é diferente, uma vez que não há intervenção para que seu livre árbitro seja levado em consideração pela sua família. (5)
1- Acho melhor trocar esse conectivo, ficou estranho
2- faltou o “uma”
3- “Distante da realidade” dá a entender que o livro não se relaciona com a vida real
4- Você poderia desenvolver mais esse repertório, dá a impressão que você apenas colocou no texto apenas para ter um repertorio sociocultural
5- Sua tese foi sobre “especialização precoce”, você poderia desenvolver mais o “precoce”.
Outrossim, a busca desesperada para chegar a perfeição nas suas ações (no caso do profissional) e a indiscutível esperança do público para com o sucesso do esportista, reflete em um fator conhecido como “pressão social”. Ainda não bastante,(1) o filme da Netflix – Coração de ferro -,, é contemplável a cominação do sargento sobre o novato, por possuir pouca experiência, durante o ato de guerra. Longe da ficção, a realidade brasileira se assemelha no sentido em que o impulso social é permanente e a cada dia mais se abrange, ocasionando a não percepção do esportista como uma pessoa “normal”, levando-o a se manter amedrontado e com a saúde mental abalada.
1- “Ainda não bastante” ficou muito estranho, acho melhor rever
Dessa maneira, é notório que os atletistas(1) necessitam de uma atenção psicológica especial para que o esporte permaneça ativo na sociedade. Logo,a importância da preservação da saúde mental em atividades de alta performance (esportista) deve ser valorizada pelo Ministério da Saúde – Responsável pela organização no ambiente emotivo/psicológico – agindo através de divulgações nas redes sociais (Facebook e Twitter) com o objetivo de promover a conscientização popular sobre a saúde mental dos atletas. Com isso, a problemática se reduzirá e o Brasil tornar-se-á um exemplo a ser seguido.
1- atletas*
See lessA construção da sociedade brasileira a partir da religião
Darlysson_Machado
Olá, sou iniciante e não sou perito em correção. Mas, vou tentar apontar alguns detalhes que pude observar no seu texto. Espero te ajudar. De acordo com os fatos históricos, é correto afirmar que, desde a época dos portugueses, a religião já se fazia presente na cultura brasileira. Com o passar dosLeia mais
Olá, sou iniciante e não sou perito em correção. Mas, vou tentar apontar alguns detalhes que pude observar no seu texto. Espero te ajudar.
De acordo com os fatos históricos, é correto afirmar que, desde a época dos portugueses, a religião já se fazia presente na cultura brasileira. Com o passar dos anos, mais crenças surgiram, porém mesmo com várias culturas diferentes em uma só nação, frequentemente ocorre preconceitos e discriminações, causando uma separação entre a sociedade. (1)
1- Faltou o principal que é a sua tese. Você precisa problematizar o tema e dar sua opinião de maneira impessoal.
Obs: Outra coisa, o tema fala sobre “a construção da sociedade brasileira a partir da religião”, ou seja, você precisa falar sobre o uso da religião para a construção do Brasil como uma sociedade. Você acabou tangenciando o tema.
(1) Toda religião tem seus princípios a serem respeitados. No entanto, cada crença é baseada em uma doutrina diferente. Isso significa que existem atos que para alguns podem ser considerados pecados e para outros não. Por exemplo, a fé cristã é diferente de algumas, pois para eles existe (2) apenas um Deus, então tudo o que for fazer deve ser dedicado a Ele (3). Já para outros não há problema em adorar vários deuses, pois para cada um foi destinado um poder individual, igual a mitologia grega. (4)
1- Faltou um conectivo no inicio do paragrafo
2- existem*
3- ele*
4- Como eu disse, você tangenciou o tema. Você focou apenas na religião e direcionou a argumentação para o preconceito e doutrinas religiosas. Você acabou esquecendo de falar sobre a formação da sociedade a partir da religião, quais seriam os problemas?
Obs: É necessário sempre fazer o uso de um repertório sociocultural para embasar sua argumentação
Outro ponto a ser ressaltado,(1) é a importância de estudar sobre as religiões. Muitos veem ela (2) como algo que causa intriga entre os povos, mas na verdade ela pode ajudar na construção de uma sociedade mais amorosa e respeitosa (3), pois (4) quando esse assunto é abordado, a maioria (5) compreende sobre a sua origem e características e com isso, o preconceito diminui.
1- Acho que não precisa dessa virgula
2- Muitos quem?
3- Você diz isso baseado em que?
4- Percebi que você faz muito o uso de conectivos comuns, como o pois e o porém. Recomendo ver uma lista de conectivos para aumentar mais seu vocabulário.
5- A maioria quem?
(1) Por fim, é necessário que o Estado orienta (2) a sociedade (3) para aprender mais sobre as religiões, nas escolas e faculdades principalmente, pois é a partir dela que é construída uma sociedade mais justa e respeitosa. (4)
1- É sempre bom fazer um apanhado geral do que foi dito, algo bem resumido e ressaltar que é um problema e que deve ser solucionado.
See less2- oriente*
3- orientar através de que?
4- Sua conclusão ficou bem rasa. No modelo ENEM é necessário que a conclusão tenha uma proposta de intervenção acompanhada de 5 elementos: Agente (Quem?), ação (o que será feito), meio/modo (como será feito), efeito (a finalidade) e o detalhamento.
Saúde mental no esporte
Darlysson_Machado
Olá, sou iniciante e ainda não sei corrigir no modelo ENEM. Mas, vou tentar apontar alguns detalhes que pude observar, espero ajudar. Nos jogos olímpicos deste ano,(1) realizados em Tóquio, os atletas brasileiros obtiveram (2) desempenho histórico na conquista de um total de 21 medalhas. Entretanto,Leia mais
Olá, sou iniciante e ainda não sei corrigir no modelo ENEM. Mas, vou tentar apontar alguns detalhes que pude observar, espero ajudar.
Nos jogos olímpicos deste ano,(1) realizados em Tóquio, os atletas brasileiros obtiveram (2) desempenho histórico na conquista de um total de 21 medalhas. Entretanto, o excelente resultado muitas vezes deixa de lado a preservação da saúde mental, principalmente em atividades de alta performance. Nesse sentido, convém a análise da falta de informações adequadas e da pressão exacerbada que é imposta aos atletas.
1- Acho que seria melhor colocar o ano das olimpíadas
2- faltou o “um”
obs: Gostei da sua introdução. Você trouxe um acontecimento recente e contextualizou o tema. Além disso, apontou sua tese
Em primeiro lugar, a falta de conhecimento informativo (3) distancia o esportista do pleno equilíbrio mental. Por analogia, o quadro se desenvolve como o previsto pela atitude “Blasé” do sociólogo Georg Simel, o indivíduo age com indiferença em situações que demandam atenção. Desse modo, sem acesso à informação certa e à assistência adequada, podem ser desencadeadas múltiplas doenças mentais, que, infelizmente, refletem no desempenho físico e na vida cotidiana do mesmo.
3- “conhecimento informativo” senti que ficou meu redundante, porque todo conhecimento já é informativo.
obs: Gostei do seu desenvolvimento 1. Trouxe um repertório para enriquecer sua argumentação e se manteve fiel a sua tese (falta de informação).
Além disso, a pressão para ser sempre o melhor constituiu uma barreira que impede o atleta de se dedicar de forma saudável a uma modalidade. Similarmente, durante as Olimpíadas deste ano, a ginasta norte americana Simone Biels, (4) desistiu da competição para tratar de problemas de cunho mental, os quais, (5) não a deixavam segura para competir. Dessa forma, é possível evidenciar que a pressão exagerada na ordem esportiva rompe a harmonia do atleta gerando uma deformação do espírito esportivo. (6)
4- Não se separa sujeito do verbo
5- Acho que essa virgula não é necessária
6- “Dessa forma, […] deformação do espírito esportivo.” eu senti que esse trecho não se encaixou com sua tese. Acho que ao invés de “deformação do espirito esportivo” teria sido melhor relacionar a “problemas mentais”.
Em síntese, a preservação da saúde mental de um atleta, (7) esbarra na falta de informações e na pressão pela vitória. Portanto, cabe ao Ministério da Saúde, através de parcerias com professionais (8) da área e centros esportivos, promover o apoio psicológico e palestras sobre competição saudável, com o fito de prevenir a incidência de doenças mentais entre esse público. Tal medida, também contribuirá para a formação de novos atletas, que poderão representar o Brasil com orgulho nas próximas Olimpíadas de Paris, em 2024.
7- Não se separa sujeito do verbo
8- profissionais*
Obs: Gostei da sua conclusão. Você trouxe 4 dos 5 elementos necessários na proposta de intervenção. Pude localizar o agente (Ministério da Saúde), ação (promover o apoio psicológico e palestras sobre competição saudável), meio/modo (através de parcerias com professionais da área e centros esportivos) e o efeito (com o fito de prevenir a incidência de doenças mentais entre esse público. Mas acabou faltando o detalhamento.
Espero ter ajudado de alguma forma. Posso ter errado em alguma observação, então me desculpe.
See lessA importância da cultura digital no mercado de trabalho.
Darlysson_Machado
Olá, sou iniciante, mas vou tentar apontar alguns erros que encontrei O advento da Revolução Industrial, (1) trouxe uma grande inovação tecnológica para a época. De maneira análoga a isso, há a importância da cultura digital no mercado de trabalho. (2) Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importaLeia mais
Olá, sou iniciante, mas vou tentar apontar alguns erros que encontrei
O advento da Revolução Industrial, (1) trouxe uma grande inovação tecnológica para a época. De maneira análoga a isso, há a importância da cultura digital no mercado de trabalho. (2) Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: a falta de informação sobre o tema e o baixo investimento estatal em inovação tecnológica.
1- Essa vírgula ta errada, não se separa sujeito do verbo
2- Senti que essa parte ficou meio confusa, precisa desenvolver melhor esse raciocínio.
Convém ressaltar, a princípio, a falta de conhecimento do trabalhador brasileiro no âmbito digital e como isso dificulta a adaptação dos mesmos (3). Desse modo, segundo o filósofo grego Platão, a necessidade é a base para a mudança. Assim, o trabalhador encontra dificuldades perante a tecnologia, por não ter instrução o suficiente para lidar com a mesma (4). Dessa forma, mesmo tendo a necessidade de mudança, o servidor não encontra meios de adaptação, consequentemente sendo excluído do mercado de trabalho.
3 e 4 – O uso de “mesmo” para retomar um termo já dito é inadequado. É recomendável usar pronomes pessoais do caso reto (eles, deles).
Além disso, é notória (5) o baixo investimento do Estado em inovação tecnológica, a qual prejudica a inserção do jovem no mercado de trabalho. Consoante a isso, a Constituição Federal de 1988, assegura o direito ao trabalho intríseco a todo cidadão. Tendo isso em mente, o estudante não tem nenhuma qualificação digital, colaborando com a formação de um indivíduo sem conhecimento tecnológico que, certamente, vai ter dificuldade em encontrar emprego futuramente. Sendo assim, os direitos previstos na Carta Magna não são respeitados.
5 – notório*
Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham amenizar essa problemática. Por conseguinte, cabe ao Ministério da Ciência e Tecnologia, (6) elaborar políticas públicas de desenvolvimento, fornecendo cursos capacitantes à população, assim os auxiliando a se adaptarem às novas competências exigidas no mercado de trabalho. Para que, talvez, no futuro, a cultura digital possa auxiliar toda a população quando se trata do mercado trabalhista.
6 – não se separa sujeito do verbo
Gostei bastante da sua redação. Particularmente, senti que ficou meio confuso algumas argumentações nos desenvolvimentos. A conclusão ficou boa, mas senti a ausência de alguns elementos necessários na proposta de intervenção: o meio (como será feito?) e o detalhamento (em relação a esse, não tenho certeza)
See lessProblema da mobilidade urbana no Brasil.
Darlysson_Machado
Então, sou iniciante, mas vou tentar corrigir o seu texto da maneira que eu faço os meus. Você entende sobre a estrutura da redação, porém faltou algumas coisas nos seus parágrafos. Introdução- Geralmente é composto por 3 ou 4 períodos. Iniciamos com um repertório sociocultural, contextualização e tLeia mais
Então, sou iniciante, mas vou tentar corrigir o seu texto da maneira que eu faço os meus. Você entende sobre a estrutura da redação, porém faltou algumas coisas nos seus parágrafos.
Introdução- Geralmente é composto por 3 ou 4 períodos. Iniciamos com um repertório sociocultural, contextualização e tese.
Vamos analisar a sua introdução:
Uma exposição chamada “Passagens: espaço de transição entre as cidades no século XXI”, realizada pela instituição cidades em movimentos (IVM Brasil). Chegou em São Paulo em 24 de junho de 2021, o evento reúne os reflexos dos problemas urbanos no dia a dia e na qualidade de vida.
obs 1: Você apresentou um repertório, mas não relacionou ele com a proposta do tema. Qual a relação entre a exposição “Passagens: espaço de transição entre as cidades no século XXI” e o tema “Problema da mobilidade urbana no Brasil.”?
obs 2: Você também não contextualizou. Como esse tema se relaciona com a atualidade?
obs 3: Faltou a tese que é o mais importante. A tese é o foco da redação, ela é a sua opinião/problematização do tema proposto. Quais problemas são esses na mobilidade urbana? Quais as causas?
Desenvolvimento – Geralmente o desenvolvimento são divididos em dois parágrafos e é usado para argumentar a sua tese (que é recomendável ser dividida em dois núcleos). Nessa parte, é necessário argumentação e repertórios para comprovar o que foi argumentado. Vamos analisar seu desenvolvimento:
Em primeiro análise, a poluição – o aumento de gás carbônico liberado na atmosfera – é a consequência mais visível devido aos resíduos de combustíveis fósseis, impulsionados pela pressão das indústrias automobilísticas, que além de gerar lucro, gera emprego. (1)
Ademais, cabe ressaltar que, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba são os estados que mais sofrem com a mobilidade urbana.(2) Sendo São Paulo com cerda de 400 km de congestionamento, resultando em uma população estressada e com baixo nível de qualidade de vida.
1- Acredito que você tenha tangenciado o tema no D1. O tema propõe falar sobre os problemas na mobilidade (locomoção), entretanto, você falou sobre a poluição dos automóveis que não interferem na mobilidade e sim no meio ambiente e na saúde.
2- De onde você tirou essa informação? É necessário trazer dados para comprovar o que foi dito.
Conclusão – Aqui é onde você vai finalizar seu texto e trazer uma proposta de intervenção. Geralmente fazemos um rápido apanhado do que foi dito anteriormente e depois é feito a proposta de intervenção. Essa proposta tem que apresentar 5 elementos: Agente (Quem?), Ação (O que será feito?), Meio (Como será feito?), Efeito (Para quê?) e detalhamento (detalhar um dos elementos citados). Vamos analisar sua conclusão:
Deste modo, algo precisa ser feito para solucionar o problema da mobilidade urbana no Brasil por isso, ambientalistas com ajuda da mídia (Agente), estimulem (AÇÃO) através de campanhas (MEIO) o uso de veículos coletivos e alternativos como ônibus e bicicletas (AÇÃO). Para isso é indispensável que além da ampliação de transporte público, ações com implementações de ciclovias e ciclofaixas. Somente assim, esse problema será erradicado.
Acredito que você acabou tangenciando o tema, levando de problemas na mobilidade para problemas ambientais/saúde.
See lessCOMBATE AO ASSÉDIO MORAL NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO
Darlysson_Machado
Não sei se foi um erro na hora de enviar o texto. Mas, cabe ressaltar que: 1- seu texto não segue a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo modelo ENEM. São necessários 4 parágrafos divididos em: Introdução (Introduzir o tema e apresentar uma tese), desenvolvimento (dividido em 2 parágrafosLeia mais
Não sei se foi um erro na hora de enviar o texto. Mas, cabe ressaltar que:
1- seu texto não segue a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo modelo ENEM. São necessários 4 parágrafos divididos em: Introdução (Introduzir o tema e apresentar uma tese), desenvolvimento (dividido em 2 parágrafos e deve ser usado para argumentar a tese) e conclusão (apresentar uma proposta de intervenção para a tese).
Eu dividiria seu texto da seguinte forma:
Introdução – A Primeira Revolução Industrial promoveu diversas mudanças nas relações entre empregado e empregador, as quais tornavam explícitas a subordinação e os maus tratos que os trabalhadores eram submetidos por seus patrões. Nesse sentido, no cenário brasileiro, infelizmente, alguns desses tratamentos negligentes perpetuam-se no cotidiano de vários ambientes de trabalho; exemplificando esse fato tem-se a perpetuação do assédio moral nesses locais. Por isso, é necessário que medidas como a criação de delegacias especializadas e o cumprimento efetivo das leis sejam aplicadas na vivência dos brasileiros, para que o combate á essa violência torne-se concreto.
D1 – Nesse contexto, vale ressaltar que o desamparo governamental intensifica a problemática. Sob esse viés, cabe citar o filme norte-americano, O Diabo veste Prada, no qual a protagonista, Andy, era constantemente humilhada e assediada moralmente por sua chefe- que não possuia limite ao importunar sua secretária-. Dessa forma, é coerente que ao decorrer do longa a atriz principal não tinha a quem ou onde recorrer legalmente para denunciar tais abusos; sendo assim retratado na obra uma realidade não só de Andy, mas de inúmeros brasileiros que vivem as mesmas situações. Logo, é evidente que o descuido estatal e a lacuna de instituições que cuidem desse assunto atrapalham a resolução da temática.
d2 – Ademais, a ausência de um cumprimento eficiente das leis existentes para combater esse entrave torna cada vez mais distante a efetivação de sua solução. Sob essa ótica, é notório que apesar do Código Penal assegurar a criminalização do assédio moral, desde, 2019, a ocorrência desse tipo de agressão ainda ecoa no mercado trabalhista do país, uma vez que a ineficiência da fiscalização ou até mesmo na punição dos assediadores é um episódio recorrente no Brasil.
Conclusão – Portanto, ações para remediar esse quadro fazem-se urgentes. Dessa maneira, o Ministério da Justiça em parceria com o Poder Legislativo, órgãos da União, devem criar projetos que visem minimizar esse problema. Então, a criação de centros de apoio , psicológico e legal, deve ser uma das medidas criadas pelos agentes expostos; por meio de reformas nas delegacias existentes ou pela construção de novas delegações que sejam totalmente instruidas para atender casos da área apresentada – essas mudanças terão o intuito de amparar os assediados-. Além desses mecanismos, o Poder Legislativo deve concretizar e agilizar as fiscalizações, gerenciando um contingente maior de policiais e especialistas para esse campo de atuação. Desse modo, os maus tratos iniciados na Primeira Revolução Industrial começariam a ser dissolvidos.
See lessAs consequências da cultura do imediatismo
Darlysson_Machado
Então, não sou tão bom em correção e é minha primeira vez aqui no site. Mas, vou apontar algumas coisas que observei em cada parágrafo. Em relação a gramática: Assim, dessa forma as pessoas querem tudo para agora. (1) O que pode impactar na nossa saúde mental e em outras áreas importantes, como a edLeia mais
Então, não sou tão bom em correção e é minha primeira vez aqui no site. Mas, vou apontar algumas coisas que observei em cada parágrafo. Em relação a gramática:
Assim, dessa forma as pessoas querem tudo para agora. (1) O que pode impactar na nossa saúde mental e em outras áreas importantes, como a educação.
1- Pude notar que faltou um conectivo para conectar essas duas ideias
Introdução: Achei muito bom o repertório usado para introduzir o tema. Talvez não precisa-se colocar o título em inglês, apenas o que esta em português.
Assim, dessa forma as pessoas querem tudo para agora. O que pode impactar na nossa saúde mental e em outras áreas importantes, como a educação.
Desenvolvimento 1: Achei que faltou um pouco de argumentação e de um repertório para enriquecer seu parágrafo. Em relação a gramática:
Logo, (1) a cultura do imediatismo nos traz a sensação de que estamos vivendo em um “eterno presente”, onde é inútil planejar o futuro já que (4) não podemos prevê -lo e o passado não importa, já que (4) jamais poderá ser alterado. E tudo deve ser resolvido de forma instantânea e a curtos prazos. Por exemplo, uma pessoa imediatista tem uma ânsia constante de ter tudo agora e de resolver todos os problemas imediatamente. (2)O que pode resultar em sérios transtornos mentais, como a ansiedade e depressão. (3) Já que (4) correr contra o tempo pode ser bastante desgastante para qualquer indivíduo.
1- o “Logo” é um conectivo de conclusão usado para concluir uma ideia, então usar para abrir o desenvolvimento 1 não é muito bom.
2 e 3 – O mesmo problema que ocorreu na introdução, a falta de conectivos para ligar as ideias.
4- Você repetiu o “já que” 3 vezes apenas em um parágrafo
Desenvolvimento 2: Faltou um pouco de argumentação, você apenas se apoiou no repertório para falar do tema. Em relação a gramática:
“Não se pode ter os dois. Ou se tem uma educação de qualidade ou se tem o imediatismo.“ Disse Bauman quando entrevistado sobre a cultura do imediatismo. (5) e visto que, os alunos aceitam qualquer informação que estiver a um clique de seu computador. (5) Sem refletir ou questionar.
5- Você trocou a virgula em vários momentos pelo ponto de seguimento.
Conclusão: Gostei da sua conclusão. Recomendo sempre fazer um apanhado do assunto no início, algo bem resumido e conciso.
See less