Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Evasão escolar em questão no Brasil // Modelo ENEM
d_.isabela
constituição federal – registro jurídico mais valioso do país – alude em seu artigo 6 que a educação deve ser um direito inerente a todo cidadão. Entretanto, no Brasil hodierno, percebe-se que tal prerrogativa não se reverbera com eficácia sobre parte da população brasileira, haja vista que pouco sãLeia mais
constituição federal – registro jurídico mais valioso do país – alude em seu artigo 6 que a educação deve ser um direito inerente a todo cidadão. Entretanto, no Brasil hodierno, percebe-se que tal prerrogativa não se reverbera com eficácia sobre parte da população brasileira, haja vista que pouco são mobilizadas ações que visem a redução da evasão escolar, levando jovens sem base e preparação para a vida. Nesse contexto, para remediar a situação, faz-se necessário a imperiosa análise dos principais desafios que resultam no impasse, a citar: as falhas educacionais e o bullying.
Nesse sentido, vale ressaltar que o modelo de ensino atual participa ativamente na conjuntura do impasse, uma vez que é arcaico. Isso porque, tal estrutura educacional é análogo ao utilizado na Revolução Industrial, que empregava um método conteudista e passiva visando formar futuros operários. Sob esse prisma, a falta de dinamicidade na preparação de aulas faz com que haja menos interação entre professores e educandos, fazendo estes sentirem dificuldades e incapacidades na absorção do conteúdo e, ao temer o fracasso, optam pelo abandono escolar. Dessa forma, é nítido que o falho modelo educacional funciona como uma âncora no desenvolvimento dos jovens, pois não cumpre a função de atrair e imergir o aluno ao conteúdo.
Além disso, pode-se salientar que a prática do bullying é um agravante para a permanência da problemática. Nesse exegese, o livro “O extraordinário” aborda a narrativa de uma criança com deformidade facial que terá de frequentar a escola pela primeira vez, consequentemente, aos olhares e julgamentos. Paralelamente à ficção, essa é a realidade de muitos indivíduos que têm de passar pelo mesmo pesadelo frequentemente ao sofrerem piadas, ofensas e até mesmo agressões por conta de seu comportamento ou característica física e, por vergonha de pedir ajuda além da falta de concentração, julgam a fuga acadêmica como aceitável. Assim, conclui-se que tal situação não mais pode se fazer presente na sociedade.
Portanto, é imprescindível a adoção de medidas para a atenuação da evasão escolar. Para isso, urge ao Ministério da Educação em parceria com as escolas, por meio de recursos públicos, a elaboração de ações que modifiquem a estrutura educacional a fim de torná-las menos monótonas e evitar o abandono escolar como, por exemplo, a inserção de atividades esportivas e culturais. Ademais, o Estado, por intermédio das principais mídias, deve elaborar campanhas e propagandas conscientizadoras acerca da prática e consequências do bullying na vida e mente dos jovens. Dessa maneira, torna-se-á possível o cumprimento do direito previsto no artigo 6.
Olá,tudo bem? Vou falar alguns pontos que percebi em sua redação!
See lessParticularmente eu amei seu texto,acho que a estrutura esta muito bem feita,é um ótimo modelo.
Gostei da alusão a revolução industrial em um dos desenvolvimentos,ele foi produtivo e não ficou aleatório no parágrafo.
Citar o livro também foi ótimo,mostra que você teve um bom repertório sociocultural.
A conclusão também está bem completa.