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A xenofobia em discussão no século XXI
CynthiaSilva121
AnaLor, muito boa noite! Parabéns pela ótima redação! Você realmente escreve muito bem, e esse texto em especial ficou bem estruturado e abordou bem a temática. Vou apenas fazer algumas ponderações pontuais, que na minha interpretação poderiam tirar ponto. 1ºParágrafo: Introdução muito bem estruturaLeia mais
AnaLor, muito boa noite! Parabéns pela ótima redação! Você realmente escreve muito bem, e esse texto em especial ficou bem estruturado e abordou bem a temática. Vou apenas fazer algumas ponderações pontuais, que na minha interpretação poderiam tirar ponto.
See less1ºParágrafo: Introdução muito bem estruturada e lógica. Só identifiquei que na frase “O Holocausto e genocídio…” creio que precisaria colocar o artigo “o” antes de genocídio também, por questão de paralelismo. Ainda nessa mesma frase, “O Holocausto e (O) genocídio de outras etnias justificados sob a ideia de supremacia dos povos arianos é um dos principais legados”, também acredito que precisaria colocar “justificados sob a ideia dos povos arianos” entre vírgulas. Um último detalhe é que em “as diferenças culturais são mais perceptíveis que nunca.” eu fiquei com a impressão de que soaria melhor “mais perceptíveis do que nunca”, mas confesso que sem esse “do”, como você escreveu, está certinho, então não tiraria ponto. Em resumo, você só perderia ponto nesse parágrafo.
2º Parágrafo: Muito bem construído, tanto esse quanto o 3º. Você demonstra um ótimo uso de repertórios. Uma questãozinha que eu mesmo já perdi ponto na C1 é na construção “A hierarquia continua e, consequentemente, a xenofobia também. ”, especificamente em “e, consequentemente”. Já recebi correções no cursinho que fazia que não é bom usar e (que demonstra a ideia de adição) e consequentemente (que demonstra consequência), porque é como se estivesse usando dois conectivos de uma vez. Confesso que não concordo muito com isso, mas só repassando para você evitar, para não arriscar né. Nessa situação, orientaram-me que pode escrever, exemplificando na sua redação, “A hierarquia continua, consequentemente, a xenofobia também. ” Mas fica meio estrainho né kkkk
3º Parágrafo: Como falei, bom uso de repertório. Nesse caso não achei que ficou, mas nas próximas cuidado com o uso demasiado de citações, para não ficar muito carregado o texto. Nesse caso, não achei que ficou exagerado não.
4º Parágrafo: Aqui, novamente tem a questão de usar duas expressões juntas em “atual momento de globalização e, também, outros momentos…”. Nessa, em especial, como tanto “e” como “também” expressão a ideia de adição, você realmente não precisaria usar os dois, só o “e” já bastaria. Além disso, nos elementos da proposta de intervenção, só senti falta do detalhamento (não sei se alguns corretores consideram a primeira frase de retomada do tema como detalhamento, mas na dúvida é sempre bom adicionar uma mais explicita ao longo da proposta). Só para você ter noção, eu identifiquei assim:
“Assim, espera-se que a ONU (AGENTE), por meio de campanhas e discussões entre os países (MEIO), consiga propagar a ideia de união e entendimento entre os povos para a qual foi criada (AÇÃO). No âmbito interno, cada país (AGENTE) deve ser capaz de acolher estrangeiros e combater qualquer sinal desse preconceito (AÇÃO) por meio de campanhas públicas (MEIO) a fim de erradicar tal fenômeno (FINALIDADE).”
Então tiraria ponto na C5 por não ter certeza do detalhamento. Um último detalhe é tomar cuidado com a repetição (você repetiu “por meio de”, poderia substituir um deles por “mediante”).
Sendo assim, atribuiria a nota 880 ou 920
C1 120 ou 160
C2 200
C3 200
C4 200
C5 160
Novamente, parabéns pela redação e continue assim! Basta se atentar a alguns detalhezinhos que tenho certeza de que você alcançará o 1000 logo logo. Não desista jamais! :)
Brasil desigual
CynthiaSilva121
Caro andre15, boa tarde! Fiquei com dúvida se sua redação seguiu o modelo Enem ou de outro vestibular, pois não apresentou proposta de intervenção (requisito do Enem). De toda forma, vou pontuar algumas considerações que serviram para ambos (caso seja para Enem ou para vestibular). Primeiramente, evLeia mais
Caro andre15, boa tarde!
See lessFiquei com dúvida se sua redação seguiu o modelo Enem ou de outro vestibular, pois não apresentou proposta de intervenção (requisito do Enem). De toda forma, vou pontuar algumas considerações que serviram para ambos (caso seja para Enem ou para vestibular).
Primeiramente, evite usar primeira pessoa (por exemplo, em “Se nossos impostos”, seria bom mudar para “Se os impostos dos brasileiros”), porque os textos dissertativos precisam ser impessoais, portanto em primeira pessoa.
Além disso, evite usar expressões de coloquialismo, como em “bolsos gordos” e “olhem para o próprio umbigo”. Mesmo que coloque entre aspas, não é bom usar, pois o texto fica próximo da oralidade e pode perder ponto. Ademais, você usou uma estatística (“favorecer em 50%”) sem ter citado a fonte. Sempre que quiser usar dados, é importante citar a fonte para dar embasamento. Quanto a isso, no geral senti falta do uso de mais repertórios… nas redações é importante usar conhecimentos de outras áreas do saber, como citações de filmes, livros, ideias de pensadores, dados estatísticos, etc. Por fim, tente problematizar mais os próximos temas escolhendo poucos argumentos, mas que você desenvolva bem. Um modelo legal é assim:
Introdução (Apresentação do tema com alguma alusão -> Problematização do tema -> Tese sobre causas ou consequências do problema)
Desenvolvimento 1 (Frase com um argumento sobre a causa do problema -> alusão que comprove a causa -> aprofundamento)
Desenvolvimento 2 (Frase com outra causa, repetindo o modelo do Desenvolvimento 1, ou Frase com apresentação da consequência do problema -> alusão que comprove a consequência -> aprofundamento)
Conclusão (no caso do Enem, com proposta de intervenção, ou no de outro vestibular, apenas retomando o que foi abordado)
Enfim, é apenas umas sugestão de modelo, mas há muitos outros na internet que explicam direitinho o passo a passo. Sugiro que pesquise depois, tanto em sites de vestibulando, quanto em vídeos no YouTube (recomendo muito o canal da Débora Aladin, do Umberto Mannarino, Dudow, enfim tem vários).
No mais, continue se empenhando, pois só treinando que nós melhoramos! Grande abraço :)
Os desafios de transportes públicos de qualidade no Brasil
CynthiaSilva121
Geovanna Leite, boa tarde! Parabéns pela ótima redação! Você demonstrou saber estruturar muito bem o esquema do texto e apresentou alusões bastante contundentes. Apenas gostaria de pontuar alguns equívocos que, na minha interpretação, encontrei ao longo do texto: Antes de tudo, cuidado com a transcrLeia mais
Geovanna Leite, boa tarde! Parabéns pela ótima redação!
See lessVocê demonstrou saber estruturar muito bem o esquema do texto e apresentou alusões bastante contundentes. Apenas gostaria de pontuar alguns equívocos que, na minha interpretação, encontrei ao longo do texto:
Antes de tudo, cuidado com a transcrição/digitação do texto! Sei que por ser escrita virtualmente, algumas coisas passam batido, mas tente ao máximo escrever com o espaçamento certinho, com o uso de maiúsculas e minúsculas. Mesmo que no papel esses problemas não aconteçam, é importante treinar como se estivesse no dia do Enem mesmo (falo porque em alguns pontos faltou dar o espaço entre duas orações, e Fontainebleau, por exemplo, ficou em minúsculo)
1º Parágrafo: Ótima esquematização, seguiu o modelo Alusão -> Problematização -> Tese. Só algumas coisinhas da C1, você sem querer colocou 1888 ao invés de 1988, e procure sempre usar desse ao invés de deste. Tem umas regras chatinhas de que só pode usar este/deste quando tiver paralelismo com esse/desse e aquele/daquele (resumindo bem, só pode usar em frases como “José e Pedro escreveram uma redação. Aquele (José) tirou 1000 e este (Pedro), 900.”) Enfim, na dúvida use sempre esse/desse, mas sugiro que dê uma olhadinha na internet depois para conferir o que estou falando ;)
Outro detalhezinho, mas que não tira ponto não, é que “haja vista” não precisa ser seguido por “que”, então fica de sugestão para as próximas… nessa você poderia ter escrito, por exemplo, “haja vista a área supracitada não ser vista pelo governo como fator essencial”.
2º Parágrafo: Ótimo parágrafo de desenvolvimento, só com alguns errinhos de espaçamento que não vou descontar, e o problema do este novamente, que sugiro substituir por esse (“Tendo em vista esta perspectiva…”). Fora isso, ficou show.
3º Parágrafo: Muito bom também, sua argumentação como um todo ficou bem legal. Só pontuaria que faltou uma vírgula em “nota-se que pessoas com melhores condições financeiras tendem a se deslocar com carro próprio(AQUI) enquanto os demais indivíduos ficam submetidos os veículos públicos.”; mais a frente, eu acho que não precisaria do entrementes, porque ele passa a ideia de nesse ínterim, quando você quis passar a ideia de consequência (até porque depois você coloca “, como consequência,…”), então eu colocaria só “Consequentemente, o fluxo elevado de…”
E aqui vou emendar com um problema gramatical que apareceu no 4º parágrafo também, em relação à gerundismo (por favor, pesquise depois o que é, porque se for explicar esse texto vai ficar maior que a sua redação kkkk). Ele ocorreu em “ocasiona engarrafamentos nas grandes cidades, TORNANDO-se outro problema…”, e, no 4º, em “para atender toda a população TRAZENDO…” e em “para o uso da população no transporte diário, TENDO como intuito…” (nesse último, por exemplo, você poderia só ter escrito “no transporte diário, com o intuito de …).
Fora isso, sua redação ficou muito boa, e a proposta de intervenção ficou completinha.
Sendo assim, eu atribuiria a nota 880 (seria 920 sem os errinhos de espaçamento)
C1 120 (160 sem os errinhos de espaçamento)
C2 200
C3 200
C4 160
C5 200
Você realmente escreve muito bem, só precisa se atentar mais a alguns detalhes que logo logo chegará no 1000. Você está no caminho, continue assim!
A democratização do acesso ao cinema no Brasil
CynthiaSilva121
Ayohitmanbang, obrigado pela correção!!! Se não for pedir muito, você poderia especificar onde errei as vírgulas? tenho dificuldade de identificar meus erros :/ Agradeço muito pela correção! Sobre os filósofos, vou tentar variar os repertórios na próxima. (ignore as próximas frases, é só para dar oLeia mais
Ayohitmanbang, obrigado pela correção!!!
See lessSe não for pedir muito, você poderia especificar onde errei as vírgulas? tenho dificuldade de identificar meus erros :/
Agradeço muito pela correção! Sobre os filósofos, vou tentar variar os repertórios na próxima.
(ignore as próximas frases, é só para dar o número de caracteres para enviar a resposta laeejefjenbepjdnbpwjenpjenbdpjenpejaenpjdn)
A democratização do acesso ao cinema no Brasil
CynthiaSilva121
Paulinho, agradeço pela correção! Você se importaria de especificar quais erros você encontrou? Sempre tenho dificuldade com a competência 1, mas quase nunca identifico onde estão os erros kkkk Se puder mostrar onde eu me equivoquei, ficarei muito agradecida! :) (ignore as próximas frases, é só paraLeia mais
Paulinho, agradeço pela correção! Você se importaria de especificar quais erros você encontrou? Sempre tenho dificuldade com a competência 1, mas quase nunca identifico onde estão os erros kkkk
See lessSe puder mostrar onde eu me equivoquei, ficarei muito agradecida! :)
(ignore as próximas frases, é só para dar o número de caracteres para enviar a resposta laeejefjenbepjdnbpwjenpjenbdpjenpejaenpjdn)
O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA
CynthiaSilva121
Caro(a) Leeitee, bom dia! Sua redação está bem estruturada, pois seguiu o modelo de 4 parágrafos, Introdução -> Desenvolvimento -> Conclusão. Porém, notei alguns probleminhas que vou pontuar em ordem: 1º Parágrafo: Bom uso de alusão, mas senti falta de problematizar o tema. Nesse caso, seria iLeia mais
Caro(a) Leeitee, bom dia!
See lessSua redação está bem estruturada, pois seguiu o modelo de 4 parágrafos, Introdução -> Desenvolvimento -> Conclusão. Porém, notei alguns probleminhas que vou pontuar em ordem:
1º Parágrafo: Bom uso de alusão, mas senti falta de problematizar o tema. Nesse caso, seria interessante adicionar uma frase falando especificamente da situação no Brasil, para já adiantar que você abordará a falta de leitura em nosso país. Um modelo legal para a introdução é primeira frase de alusão ao tema, segunda frase problematizando e terceira frase com sua tese (nesse caso, você fez a primeira e a terceira, mas faltou problematizar). Além disso, quanto à gramática (competência 1), faltou colocar o nome do filme entre aspas (No filme “Mãos Talentosas”); e na frase “Ben Carson é um menino que obrigado pela mãe…” faltou colocar uma vírgula (deveria ser “Ben Carson é um menino que, obrigado pela mãe…”).
2º Parágrafo: Você utilizou bem um repertório, eu só sugeriria para inverter a ordem das frases, de modo a colocar a alusão como frase do meio e a comparação com a Índia como última frase. Sobre a gramática, atente-se de que nome de país é sempre maiúscula (Índia), e eu achei que você sem querer personificou esse país, o que perde ponto por tornar o texto subjetivo. Na frase “A índia, por exemplo, é o país que mais dedica horas de seu dia lendo livros.”, ao invés de falar que é o país que mais dedica horas, você deveria falar algo como “é o país em que a população mais dedica horas…”. Sei que parece bobo, mas alguns corretores podem implicar, sabe.
3º Parágrafo: Novamente, você problematizou bem, com boas alusões de dados. Só faltou você especificar de onde você tirou esses dados, ok? Sempre que for citar estatísticas precisas, é importante mencionar a fonte, senão perde ponto na competência 3. Outro detalhezinho é que eu dividiria a frase “Além disso, a taxa de analfabetismo no Brasil é alarmante, cerca de 6,8 % da população é analfabeta, sendo equivalente a 11,3 milhões de pessoas.”, para destacar mais o argumento que você quer falar. Poderia ficar assim, por exemplo: “Além disso, a taxa de analfabetismo no Brasil é alarmante, o que contribui para o problema. Afinal, segundo (tal fonte), cerca de 6,8 % da população é analfabeta, equivalente a 11,3 milhões de pessoas.”
4º Parágrafo: Aqui faltou alguns elementos essenciais da proposta de intervenção (o que perde ponto na competência 5). Só para relembrar, precisa especificar Agente, Ação, Modo, Finalidade e Detalhamento. Vou transcrever o parágrafo para mostrar o que é cada elemento:
“Portanto, é necessário que o Ministério da Educação (AGENTE) tome providências para melhorar o quadro atual (FINALIDADE), como incentivar a leitura de crianças e jovens desde a alfabetização (AÇÃO), além de construir novas escolas em locais de difícil acesso como meios rurais, periferias, etc (AÇÃO). Somente assim esse quadro será melhorado.” Assim, você observa que faltou especificar o meio e o detalhamento. Você perde 40 pontos para cada elemento que deixa de colocar, então cuidado nas próximas!
Sendo assim, eu atribuiria a nota 760
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 160
C4 – 120
C5 – 120
No geral, você demonstra que tem um bom conhecimento de como estruturar a redação. Só precisa se atentar mais com os detalhes que mencionei, especialmente com o uso de repertórios de dados com fonte, tentar problematizar mais o tema, propor uma medida de intervenção completa e alguns detalhezinhos de gramática. Mas continue firme, que você tem um grande potencial pela frente!
Alimentação no século XXI, o desafio da obesidade (Obs: colocar a nota)
CynthiaSilva121
Caro Tiago, bom dia! Sua redação está bem estruturada, mas com alguns problemas gramaticais (Competência 1) e de argumentação/coesão (Competência 4). Vou pontuar as considerações que tive indo na ordem dos parágrafos: 1º parágrafo: na frase “impõe como preceito, o direito a...” o uso dessa vírgula nLeia mais
Caro Tiago, bom dia!
See lessSua redação está bem estruturada, mas com alguns problemas gramaticais (Competência 1) e de argumentação/coesão (Competência 4).
Vou pontuar as considerações que tive indo na ordem dos parágrafos:
1º parágrafo: na frase “impõe como preceito, o direito a…” o uso dessa vírgula não deveria ocorrer. É um equívoco que se repetiu mais à frente em “Visto que, o consumo…” e ainda no segundo parágrafo em “Isso ocorre, porque…” e em “Causando assim, uma imensa…” (nessa, em especial, ocorreu o equívoco de gerundismo também, que poderia ser evitado com alguma estrutura como “Com isso, ocorre como resultado uma imensa…”). Ainda no erro da vírgula, no segundo parágrafo, ele ocorre em “Gerando então, uma…” (no qual também ocorre gerundismo).
2º parágrafo: além dos equívocos com o uso da vírgula que já mencionei, a primeira frase não ficou muito bem estruturada… sugeriria uma mudança para deixar mais clara a sua argumentação, mais ou menos dessa forma: “Inicialmente, cabe mencionar a cultura* (eu mudaria para hábito), que muitas pessoas têm, de inserir comida ultraprocessada como uma das causas do problema.” Sobre isso, tive uma certa confusão para distinguir esse argumento do utilizado no 3º parágrafo, que o consumo de alimentos industrializados é a principal causa da obesidade. Para mim, você utilizou uma argumentação muito parecida no 2º e no 3º parágrafo. Por isso, sugeriria que pensasse em mudar a estruturação, para as próximas redações, no sentido de abordar uma causa do problema no 2º parágrafo e uma consequência do problema no 3º, para não correr o risco de ficar repetitivo, sabe? Além do que com duas causas, você precisaria elaborar duas soluções na proposta de intervenção, o que é mais difícil do que ter que elaborar apenas uma, no caso de um modelo causa-consequência.
Por fim, um último probleminha gramatical que encontrei no 2º parágrafo foi em “Isso ocorre, porque as empresas se aproveitam da falta de tempo que a maioria de nós tem para as refeições e nos bombardeia com propagandas desses produtos.” Ao usar “a maioria de nós” e “nos bombardeia”, você acaba se incluindo e o texto perde o caráter de objetividade/terceira pessoa, pois vira primeira pessoa do plural. Sendo assim, tente utilizar construções como “que a maioria dos brasileiros” e “e os bombardeia”.
A parte dos probleminhas que mencionei, creio que não houve muitos equívocos além desses, e sua redação ficou muito bem estruturada. Destaco ainda que sua proposta de intervenção ficou completinha, parabéns!
Dessa forma, atribuiria a nota 840
C1 120
C2 200
C3 120
C4 200
C5 200
Você está no caminho Tiago, basta que se atente mais à gramática e à escolha da argumentação! Continue firme que esse é o caminho!